A Volkswagen do Brasil inicia no dia 01/01 de 2015 uma nova campanha publicitária do up!, desta vez enfocando a segurança e o prazer ao dirigir que o modelo aos motoristas e passageiros. Além disso, anuncia que o modelo será vendido com IPI reduzido e preço de nota fiscal de fábrica 2014.

Volkswagen up! - IPI Reduzido - Nota Fiscal de Fábrica - 2015

O comercial de TV, que reproduzimos abaixo, será exibido na televisão aberta a partir da próxima sexta-feira, dia 01/01/2015, e procura enfocar aspectos racionais que sustentam a decisão de compra do modelo: segurança e o fato de ser divertido de ser conduzido.



Um aspectos ressaltados no vídeo acima é que o up! será vendido com preço de nota fiscal de fábrica 2014 e IPI reduzido. Apesar de a Volkswagen não informar quais serão esses preços, é provável que o modelo possa ser encontrado com bons descontos a partir de janeiro. Além disso, como a empresa informa que o IPI será reduzido, fica a expectativa de que seus valores não serão elevados com a apreciação do IPI em janeiro.

Volkswagen up! - IPI Reduzido - Nota Fiscal de Fábrica - 2015

Essa é a segunda campanha criada para o modelo, que foi lançado em fevereiro de 2014 com o comercial “Have Fun!” embalado por uma versão especial da música “Girls just want to have fun” (veja aqui).

Volkswagen up! - IPI Reduzido - Nota Fiscal de Fábrica - 2015

Entretanto, a campanha inicial foi criticada por revendedores da marca por ser excessivamente "emocional" e não relacionar as vantagens técnicas do up! perante seus concorrentes, como o fato de ser o carro mais seguro da categoria tendo obtido classificação 5 estrelas pelo órgão independente Latin NCAP.

up!

O up! está disponível no mercado brasileiro em carroceria de duas ou quatro portas, sendo o primeiro automóvel feito no País a obter cinco estrelas no Latin NCAP (veja detalhes aqui), organização que avalia a segurança dos veículos. O modelo obteve a melhor qualificação possível tanto na proteção para adultos quanto na para crianças – cinco e quatro estrelas, respectivamente.

Volkswagen up! - carroceria com aço de alta resistência

Para tornar o up! tão seguro foram aplicados recursos técnicos de construção e cálculos avançados para detecção de acidentes, resultando na melhor e mais avançada carroceria produzida no Brasil (veja detalhes de aspectos construtivos do up! clicando aqui). Toda a estrutura da carroceria foi desenvolvida para absorver a energia do impacto – cada parte da carroceira tem de ter determinado valor de resistência e rigidez. O up! tem 75% de seu peso composto por aços especiais, que possuem diferentes graus de resistência, conforme a necessidade – trata-se da aplicação do material correto no local certo.

Volkswagen up! 2015 - Preço reduzido

Além disso, o up! é equipado com o motor 1.0l MPI de 3 cilindros totalflex, da família EA211, eleito o “Motor do Ano 2014”. O motor desenvolve potência de 82 cv (etanol) e torque máximo de 10,4 kgfm. Graças a esse motor, o compacto Volkswagen é um dos modelos mais econômicos fabricados no Brasil, com a classificação “A” no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular do INMETRO (veja dados de desempenho e consumo do up! clicando aqui).

Volkswagen up! - carroceria com aço de alta resistência

Outra referência que chegou com o modelo Volkswagen foi em relação ao baixo custo de reparabilidade: ele tem o melhor índice geral no CAR Group 2014 – o melhor da história do levantamento feito pelo Cesvi.


O up! inovou também na oferta de transmissão automatizada (I-Motion). Ele foi o primeiro entre os modelos nacionais com motor 1.0l a contar com essa tecnologia e o modelo mais barato do Brasil a oferecer opção de transmissão automatizada (vídeo abaixo com test-drive do up! i-motion).



A Volkswagen investiu R$ 1,2 bilhão para produzir o up! em Taubaté. A nova unidade de Pintura é um exemplo de inovação e tecnologia, capaz de reduzir o consumo de energia e água em 30% e 20% respectivamente, por veículo produzido.


O up! está sendo avaliado por nossa equipe em um teste de longa duração - acompanhe o teste clicando aqui.

113 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. A Volkswagen investiu R$ 1,2 bilhão para produzir o up!... Só o up!?

    Tomara que não... gastar tudo isso só para produzir esse carro que vende pouco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O valor do investimento está correto e a fábrica de Taubaté tem capacidade para produzir mais de 12.000 Up/mês.

      Quem sabe agora, com esse desconto de preço de NF e IPI reduzido, FINALMENTE, teremos o Up com preços mais competitivo no mercado.

      Eu venho afirmando há um bom tempo no blog que a VW não iria suportar as vendas tão baixas do Up por muito tempo.

      Dito e feito, e acho que quem esperou até agora para comprar o Up poderá se dar bem.

      Excluir
    2. O configurador de preços do site VW já está bloqueado e acho que essa promoção vai ser para valer.

      Estou chutando Move Up 4P completo (ar, direção, trio elétrico e som) saindo por uns R$34K e o Take, na mesma configuração, por uns R$32K.

      Veremos!

      Excluir
    3. RASEC FK30 de dezembro de 2014 13:47
      Baseando-se em vendas, que são o melhor indicador do mercado, vemos que a Volkswagen está ficando para trás ano após ano no Brasil. E isso é bom para o consumidor brasileiro, pois ela é uma montadora atrasada e que vende produtos ruins. Quanto mais a Volkswagen perder mercado, melhor para nós, consumidores.

      Muito boa sua colocação, RASEC. O prejuízo da Volkswagen é bom pros consumidores?

      Excluir
    4. Será Rasec? Acho que o move completo tinha que ser máximo 32000 e o Take uns 29990. O ka passa impressão de carro maior, mais família. A família pode ter só o ka mas nunca só um up!

      Excluir
    5. Nesse preço aí, passo a considerar o up! Em minhas pesquisas para a troca do carro em 2015. Sendo inclusive o favorito um move up completo a 34 mil.

      Excluir
    6. Edu,

      Não sabia dessa campanha e ontem em uma CSS VW para pesquisar os preços do Up.

      O Move Up 4P completo (ar, direção, trio elétrico e som) estava saindo por R$37K, preço final à vista, cor sólida, e eu reclamei que estava caro.

      Aí o vendedor me disse que era para eu esperar até 02/01 porque "iria virar a tabela e os preços ficariam melhores".

      Especulei o que seria preços melhores e ele acha que vai conseguir esse mesmo Move Up completo, na cor metálica, por uns R$35K.

      Aí melhora, ou não?

      Excluir
    7. Não amigo ,Além do UP ,está sendo estudado outro modelo o suv taiguan ,que seria a mesma plataforma do UP ,para concorrer com duster e ecosport .Além de compartilhar o Gol G7 com São bernardo do campo e o novo Voyage.

      Excluir
    8. Quando comprei o meu Take, paguei 33,5 e o Move 35,5.

      Excluir
    9. Rasec
      Por 35 mil completo mais som e metálico com 4 portas melhora bastante. Vai ficar próximo do ka, mas acho que ainda não vai vender tanto. O up é visto como carro pequeno e uma família não o compraria. Um ka sim!

      Mas esse povo tbm não quer vender. Semana passada citei um up pelo site da vw em 3 css e até hj NENHUMA entrou em contato comigo. A Fiat entrou em contato pois votei um palio fire. O vendedor veio me falando de preco de site e já falei que por 29990 penso em comprar. Acima disso melhor ir de ka ou up.
      O ka tbm cotei mas a vendedora me passou preco de 36990, 1000 reais acima. E ainda disse, se quiser é esse preco e estou a disposição kkkk Depoia dizem que o mercado ta ruim e não vendem. Esses vendedores de carro acham que estão com o rei na barriga.

      Excluir
    10. Edu,

      Acho que é por aí mesmo. Não sei se com essa redução de preços da promoção o Up vai resolver o problema das vendas ruins do carro, mas acho que poderá dar uma melhorada, tipo um aumento de 30% nas vendas, SE OS PREÇOS FOREM ESSES QUE ESTAMOS ESPECULANDO.

      Vamos aguardar!

      Excluir
    11. Quem sabe agora a Volks vai conseguir desovar os estoques desse monstrinho caro, esquisito e com interior de carrinho de brinquedo!

      Excluir
    12. Talvez nem baixando o preço o up! venda bem. O carro simplesmente não atende as necessidades da grande maioria dos brasileiros e é considerado feio. Além disso, em uma pesquisa da 4Rodas sobre peças de reposição da carroceria numa eventual batida, o up! teve o preço mais alto entre os compactos de entrada, simplesmente o dobro do novo Uno.

      Excluir
    13. O investimento de 1,2 bilhões foi para modernizar a fábrica inteira e adequá-la à produção também do Gol G7 e Novo Voyage. Todos os modelos da fábrica foram favorecidos com a reforma e compra de centenas de robôs de última geração, inclusive no custo de produção. Para ter uma noção, a fábrica que produzirá Audi A3 e Golf VII custou muito menos. A fábrica pode produzir cerca de 10~12mil unidades de Up!, se a linha de produção for operada em 3 turnos.

      Eu, particularmente, não acredito em preços muito mais baixos que os atuais, mas sim em muita "propaganda" e pouca diferença real no preço.

      Excluir
    14. Fato 1: 1.2 bilhão de reais é troco para uma empresa que fatura mais mais de R$ 800 bilhões de reais por ano em âmbito mundial.
      Fato 2: mesmo sendo troco, o dinheiro investido não é dela. É dinheiro emprestado do BNDES, ou seja, dinheiro também oriundo dos impostos pagos pelos haters...

      Excluir
    15. É... dona VW! Vai ter de abaixar muuuuito o preço do seu mico UP! Foi a maior bola fora ter tirado o Gol G4 de linha. Era uma carroça, mas vendia bem. Já esse Up patinou nas vendas desde que foi lançado e vai continuar assim, já que não teve boa aceitação pelo mercado. É bom pensar em desconto maior, senão o up vai continuar enfeitando (ou enfeiando?) os show room das concessionárias!

      Excluir
    16. Ricardo, no ano de 2013, a VW vendeu cerca de 55mil unidades do G4. Ou seja, vendia menos que o próprio Up! e custava muito menos.

      Excluir
    17. "Fato 1: 1.2 bilhão de reais é troco para uma empresa que fatura mais mais de R$ 800 bilhões de reais por ano em âmbito mundial.
      Fato 2: mesmo sendo troco, o dinheiro investido não é dela. É dinheiro emprestado do BNDES, ou seja, dinheiro também oriundo dos impostos pagos pelos haters..."

      1-Empresa que é boa, sabe que perder dinheiro tem dois reflexos: 1o. saúde financeira de qualquer empresa depende disto e nenhum diretor admite isto; 2o. Empresa que perde dinheiro também representa imagem suja.
      2-BNDES ou não, um dia ela terá de pagar. Ou acha que é de graça o empréstimo e COM JUROS?

      Como este cara é burro. Deve realmente estar no colegial, supletivo ou não tem estudos mesmo. Vá alisar seu golzinho com orbital, mané.

      Excluir
    18. Vale lembrar que o objetivo de uma empresa é lucrar. Dito isso, vale a pena observar os balanços financeiros das marcas para saber quem está acertando e quem está errando no desempenho da atividade de empresa. Na América do Sul, o prejuízo da Ford, apenas nos 9 primeiros meses, foi de praticamente 1 bilhão de dólares. A GM obteve, no mesmo período, quase 700 milhões de reais em prejuízo, na América do Sul, com o Brasil respondendo por 80% do resultado.


      Falando dos resultados em âmbito mundial, o lucro da GM este ano recuou mais de 50%, em relação ao ano passado, nos 9 primeiros meses do ano, atingindo lucro líquido de US$ 1,96 bilhão.

      A Ford obteve 835 milhões de dólares de lucro líquido nos 9 primeiros meses do ano, recuo de 34,4%, em relação ao ano passado.

      O grupo Fiat obteve lucro líquido de 174 milhões de euros nos 9 primeiros meses deste ano.

      A grupo Volkswagen, nos 9 primeiros meses do ano, atingiu lucro líquido de € 8,6 bilhões(cerca de 10,5 bilhões de dólares), aumento de 29% em relação ao ano passado.


      Os balanços são objetivos e mostram como as empresas estão se saindo no mercado. No caso, GM e Ford precisam rever suas estratégias na América do Sul, especialmente no Brasil, principal mercado do continente, pois apesar de venderem bem estão amargando grandes prejuízos.



      http://www.automotivebusiness.com.br/noticia/20794/lucro-da-gm-cai-544-nos-primeiros-nove-meses-de-2014

      http://www.automotivebusiness.com.br/noticia/20794/lucro-da-gm-cai-544-nos-primeiros-nove-meses-de-2014

      http://economia.uol.com.br/noticias/valor-online/2014/10/29/fiat-reverte-prejuizo-e-tem-lucro-de-174-milhoes-de-euros-no-3-tri.htm

      http://www.automotivebusiness.com.br/noticia_det.aspx?id_noticia=20837

      Excluir
    19. John, desculpe mas tenho que me envolver, o governo capta dinheiro a taxa selic (11, 75% ao ano), repassa o dinheiro ao BNDES que o empresta a grandes empresas a 5, 5% ao ano, então companheiro, eu, vc e todos estamos pagando sim.

      Excluir
    20. A fonte do balanço da Ford: http://g1.globo.com/carros/noticia/2014/10/ford-acumula-prejuizo-de-us-975-milhoes-na-america-do-sul-em-2014.html

      Excluir
    21. Marcos, não conheço nada de economia, mas resumindo, essa taxa é subsidiada por nós?

      Excluir
    22. Sim, a taxa do BNDES é a TJLP, que é de 5% a.a e mais nada. Quem vc acha que paga a diferença entre o custo de captação do governo (SELIC - 11,5%) e a TJLP (5%)? Sim, a viúva. Sabe quem financia a viuva? sim, você, com seus impostos, quer você goste, quer você não goste da VW.
      Então ficamos assim: haters acham que a VW ta se dando mal com investimento de 1.2 bi na fábrica de Taubaté, mas se esquecem que quem está bancando a bricadeira são eles...
      Moral da história: quem são os manés? kkkkkk

      Excluir
    23. A ford não teve 1 bilhão de dólares de prejuízo, a ford investiu muito aqui, muito mais do que as outras, renovou toda a sua linha oferecendo projetos realmente modernos e também motorização moderna.
      Falando somente de motores, lançou aqui o 1.0 3 cilindros, o 1.6 tivtc e o duratec 2.0 com injeção direta.
      Hoje a volks tem a melhor linha de carros produzidos no mercosul, não sobrou nenhuma carcaça velha na sua linha de carros e isso custa dinheiro, vamos ver qual será o resultado no próximo ano.

      Excluir
    24. A Ford teve prejuízo de 1 bilhão de dólares, isso é um fato. O investimento na linha de produção dos motores não reflete em 1 ano, pois é algo financiado a longo prazo, não impacta no orçamento de 1 ano dessa maneira. Este ano a Ford só lançou mesmo o Novo Ka e o investimento também foi financiado.

      A Ford vem acumulando prejuízos na América do Sul nos últimos meses, o que demonstra que a empresa não tem sido bem sucedida na atividade de empresa no nosso continente inteiro. Em âmbito global, a empresa também não tem sido muito rentável. Nos 9 primeiros meses, apenas 835 milhões de dólares de lucro líquido é muito pouco para uma empresa do tamanho do grupo Ford. Para ter uma noção, o grupo VW teve um lucro líquido mais de 12 vezes maior(cerca de 10,5bilhões de dólares) no mesmo período.

      Excluir
    25. O assunto da matéria é a promoção da VW com uma possível redução de preços no Up, uma medida que seria vantajosa para todos os consumidores.

      Sabemos que todas as montadoras, não só a VW, se beneficiam dos empréstimos do BNDES com juros subsidiados.

      A GM usou dinheiro do BNDES na fábrica do Onix/Prisma em Gravataí/RS, a Ford, idem, na fábrica do Ka, a Fiat, idem, e por aí vai.

      A diferença entre a GM e Ford em relação à VW é que assim que chegaram ao mercado, Onix/Prisma e Ka se tornaram um SUCESSO imediato de público e de vendas, e o Up, segundo o pessoal do UOL Carros, termina 2014 como o MICO do ano em vendas, não vende sequer metade da da meta da VW (12.000 Up/mês).

      Está aí o Ka para provar tudo isso, que mal chegou ao mercado e já vende o dobro do Up.

      Interessante é o esforço inútil dos fanboys VW em justificar o injustificável ou seja, essa possível redução de preços do Up será boa para todo mundo, inclusive para a VW, que poderá passar a vender mais, diminuindo a enorme ociosidade da fábrica de Taubaté.

      Podem notar que só alguns poucos fanboys VW perdem tempo aqui no blog torcendo para os preços do Up não serem reduzidos.

      Vai entender esses manés!

      Excluir
    26. RASEC FK: você resumiu bem toda essa discussão. Sejam ou não fanboys VW (ou até funcionários da VW!!!), estão tentando "justificar o injustificável". Afinal quem decide que carro é ou não um sucesso é o consumidor, e isso fica bem claro nos números do mercado. E o Up! não vingou como queriam... paciência. Isso já acontece antes na VW, com Pointer e Logus. Aliás, qual montadora não tem um ou mais casos de pouca aceitação?? Pior que toda essa argumentação vazia desses fanboys é o fato de esse site ser patrocinado pela Volks. Até gostava de acessá-lo, mas quando percebi que faz propaganda aberta da volkswagen e é tendencioso em relação à GM e Ford, que são as maiores ameaças à perdida vice-liderança da VW, fiquei decepcionado. Um veículo de comunicação, para ter credibilidade, deve ser, no mínimo, imparcial!

      Excluir
    27. Jorge Danilo,

      Olha a situação, se a VW decide fazer uma promoção e reduzir preços do Up que está encalhado nas CSS e pátios da VW, eu jamais perderia meu tempo tentando justificar os motivos dos preços elevados do carro.

      Se o Up ficar mais barato, todo mundo sai ganhando com isso, seja o consumidor, sejam as CSS e seus vendedores, seja a VW e seus funcionários.

      Melhor ainda, pressão na concorrência.

      Tem cada uma por aqui!

      Excluir
    28. Esse balanço positivo do grupo VW AG deveria ter refletido em nosso mercado, pois até agora o único carro de fato moderno fabricado aqui é o Up! sendo que o restante são projetos oriundos da metade da década passada. Vamos aguardar os próximos anos...

      PS: Não adianta vir com justificativas de outros fabricantes...

      Excluir
    29. Carlos, não é mané!!!!!!!!!!!! Não compra carros. JUSTAMENTE O Q TODOS PENSAVAM. não tem 13 anos ainda...

      Excluir
  2. São estratégias pra tirar o marasmo das vendas do up! e de quebra reconquistar ao menos o segundo lugar no ranking geral de vendas entre as montadoras no Brasil. Acredito que também que em janeiro teremos queimação geral de Gols licenciados agora em dezembro pra garantir o primeiro lugar entre os carros em 2014. Mas acho que Dona Fiat e Tia Chevrolet não vão assistir essa novela de braços cruzados. Espertas e ágeis, já devem ter bala na agulha pra detonar em 2015.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Certamente a Fiat e a Chevrolet estão atentas à esse movimento da VW com o Up e com o Gol e deverão agir em 2015. Ótimo para o consumidor.

      Excluir
  3. Será que agora o UP entra no Top 10, bom mesmo com descontos acho que vende no máximo no máximo 7 mil unidades por mês e isso sendo bem generoso.

    ResponderExcluir
  4. Comparando que a GM está vendendo o dinossauro Celta e classic por R$ 33,000,00

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na real ele é vendido completo por 29, pelo menos no Vale do Paraíba.

      Excluir
    2. Em sp todo é esse preço, diferença de 8 mil reais para o Up...

      Excluir
  5. A Volks não é boba nem nada ,Esse ano estava sendo a maturação do carro ,Agora em 2015 que vamos ver as vendas do up subir e com preços competitivos .Ou alguem esqueceu que o onix e o Ka já aumentaram seus preços 2 x esse mes de dezembro ,ou seja o preço está distancando com o valor do up .O que fiquei sabendo que a volks vai investir maxissamente em propaganda em 2015 para tornar o UP entre os 3 primeiros e dar folego a volks para que lance o gol com um facilit no segundo semestre e ai sim abrir terreno ,para o 1° semestre de 2016,com o lançamento do GOL G7 e o NOvo Voyage no 2° Semestre de 2016

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      Deixa ver se eu entendi: Então a Ford e GM aumentaram preços para ajudarem as vendas da VW? kkkkkkkkkkkkkkkk

      E que a VW não quis vender em 2014? Então o que ela investiu alto em um comercial (Just have fun), em ferramental e produziu acima do que queria vender À TOA?

      BUUHAUAHHUAHUAHUAHUAHUAHU

      Estes fanzinhos só falam asneiras.

      O up não atendem à família brasileira, que quer espaço, conforto e mimos. O carro fracassou nas vendas, mesmo sendo uma versão maior do que a europeia. Brasileiro não liga se é seguro (o Corolla não é líder sem ESP mesmo custando 84 mil reais?) ou se é econômico (Palio, HB20 e Onix não são nenhum exemplo de economia)...?

      Excluir
    2. Na prática o Onix é oferecido com uns 4 mil de desconto.

      Excluir
    3. Resposta ao John Petrucci .Você é o burro ou que ,que não entendeu a minha colocação.A GM e a FORD aumetaram o seus preços para cobrir o rombo de prejuizo com recall , e agora no começo de 2015 que vamos ver a diferença de valores entre o UP e o KA e Onix .
      É outra se vc em vez de preferir segurança pra sua familia ,prefere MIMOS ,kkkk ,o que é que posso fazer

      Excluir
    4. WTT

      A VW teve tantos recalls quanto a Ford. E, já que você não sabe, é mais barato se fazer um recall em um projeto novo do que parar toda uma linha de produção (funcionários e maquinários parados e sem produtos à venda= altíssimos custos). Em suma: Por que há tantos recalls ultimamente? Pois é mais barato para as empresas quando se vendem os produtos e os consertos ou reparos são feitos sem que a linha de produção pare e com o produto final já vendi.

      Sim: eu me preocupo com a segurança. Teu carro tem 6ab, ESP, ASR, suspensão multilink e são 5 estrelas? Os meus dois carros têm tudo isto e são 5 estrelas (dois no euro).

      Estou falando do consumidor brasileiro - tenha discernimento e entenda que, para eles, o up! é um mal negócio perto de HB20, Onix, Ka e, até mesmo, Gol ou Fox. up é um MICO de mercado e não vingou no Brasil - talvez nem vingará com promoções, pois não atende aos desígnios dos brasileiros.

      Excluir
  6. Muito bom, resta ver os preços! Tenho interesse em trocar meu Uno Mille Way por um Move Up! completo porém o preço do up! me desanima, vamos ver se será nessa promoção que meu Uninho vai embora! Vontade não me falta em adquirir o up!, é um carrinho muito interessante, anda bem, é econômico, bem acabado e seguro porém o preço sempre me desanima, se o up! completo na versão Move fica na casa dos dos 35K sem dúvidas levo um para casa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hoje temos 3 carros que prestam nesta categoria, hb20, ka e up, excetuando estes três carros não existe nada que realmente preste no mercado, opte por um destes três.

      Excluir
    2. Etios? Tirando o fator beleza que tbm não é o forte do Up o Etios éum bom carro.

      Excluir
    3. Também tô pensando em trocar de carro agora em 2015. Tenho um celta e tô pesquisando alguns usados e zeros. Pretendo gastar até 40 mil. Move up! completo a 34 mil entraria em minha lista de preferidos. Economizar esses 6 mil seria bom demais. Vamos aguardar os preços do up! em 2015.

      Excluir
  7. Quem te viu, quem te vê dona VW.....cansou de enfiar a faca no brasileiro, agora vai começar a melhorar os preços!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Diria que hoje em dia a VW é uma das montadoras que menos enfia a faca no brasileiro, não estou defendendo a VW nem nada mas depois de ver o Onix 1.0 básico chegando na casa dos 39K o up! por 41K parece de graça.

      Excluir
    2. Vale lembrar que os preços praticados nas concessionárias Chevrolet são abaixo da tabela do site (para dar a ideia de um grande desconto oferecido). Aqui em Recife o LS está sendo oferecido por R$ 34.990, o LT por R$ 36.990 e o LT com My Link por R$ 38.990. Valores do último sábado, na Auto Nunes.

      Excluir
    3. Cara, o Onix tem dois poréns: 1-Compra-se por uns 5K a menos da tabela; 2-Ele atende muito melhor à família brasileira, aos desígnios do brasileiro.

      Que o up! seja mais seguro ou econômico, isto pouco importa para o consumidor. Ele quer outras coisas. Quer mais espaço, conforto, status e conveniência...

      Excluir
    4. Atende porque grande parte do consumidor brasileiro é ignorante e desinformado quando o assunto é carro. Eu não vejo aonde um Onix entrega status, entrega status é de desinformado para quem compra o carro, conforto também não vejo a superioridade do Onix, ele em relação a mimos não entrega o mínimo mimo. Espaço eu também não vejo grande superioridade do Onix sobre o up!, sinceramente, não tem o mínimo motivo que justifica a compra do Onix, quer um carro com mais espaço que o up!, conforto e "status" vá de HB20, Etios, Ka etc.

      Excluir
    5. O único "mimo" que o Onix entrega é uma limitada central multimídia (Mylink), pois nas versões com preços similares ao do Up!, não há um mísero computador de bordo.

      Eu considero o Onix mais confortável que o Up!, mas nada de tão gritante. Além disso, o visual mais parrudo do Onix transmite mais status.

      No mais, o problema do Up! é o visual sem graça mesmo, pois o espaço interno é similar ao do Uno cujo qual vende praticamente o dobro.

      Excluir
    6. Pois é... Depois de olhar os três, descartei o Onix. Estou entre o HB20 e o KA. Não fechei negócio porque aqui em Recife tanto a Hyundai como a Ford não tem as versões que estou procurando (HB20 Confort Plus 1.0 | Ka SE Plus 1.0). Meu limite é de 38k.

      Excluir
    7. Bom, tanto o HB quanto o Ka, serão boas escolhas. O que pode pegar para o lado do HB, é a rede de concessionárias ai na sua região que provavelmente deve ser bem menor que que a rede Ford.

      Excluir
    8. São duas excelentes opções Marcelo, eu particularmente escolheria o Ka.
      Abçs.

      Excluir
    9. O problema do Up! é que ele não conquista o consumidor típico da VW que é o consumidor masculino e que gosta de esportividade no veículo e o Up é um city car que não tem esportividade nenhuma. E ai a Vw tem que roubar clientes de outras marcas e isso é muito dificil!

      Excluir
    10. O Onix tem custo de manutenção mais em conta; seguro baratíssimo; cesta de peças barata...

      O HB20 não é tão mais seguro do que o Onix. Lembrem-se: HB20 também foi 03 estrelas no Latin Ncap. A Hyundai patrocinou outro teste, cedendo 5 carros para o latin, então a nota subiu em apenas 01 ponto. Não pensem que HB20 é um bom carro. É do mesmo nível de Onix.

      Antes que citem: Onix só foi testado uma vez - ganhou pontos em novembro porque, a partir de agosto, ganhou um tal aviso de cinto (vejam que os dois testes de colisão têm o mesmo video e o aviso de que não foi feito segundo teste).


      A Hyundai, assim como a Ford com o Ecosport, deu carros "especiais" para serem testados. Não convencem: Agiram de má-fé.

      Excluir
  8. Bota esse carro por R$19.900 (completo) que ele vai vender. Caso contrário, tem tudo para sair do top 20 no início de 2015

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 19 mil eu não diria, mas 25 mil reais tá de bom tamanho pelo que o Up oferece! E olha é o consumidor que ainda não aprovou o Up! Isso é fato! O mercado já deixou isso bem claro. O Up! foi o maior mico da Volks nos últimos anos e se o preço não cair drasticamente, acredito que 2015 será pior ainda para esse carrinho!

      Excluir
    2. O UP é caro pelo que oferece: compacto mais seguro e moderno do país, motor em alumínio, direção elétrica, nota máxima no Latin Ncap. Melhor câmbio manual da categoria. melhor motor 1.0 do país. Menor índice de reparabilidade. O carro 1.0 mais econômico e de melhor desempenho e de melhor dirigibilidade do país. Sistema isofix. Porta-malas com abertura elétrica. ESS (alerta de frenagem). E-flex (que dispensa tanquinho de combustível). Confort blinker (das luzes indicadoras de direção). Alerta de não colocação do cinto. / Espelhos elétricos com luzes repetidores de seta, computador de bordo, encosto de cabeça para todos os ocupantes.
      "Barato" é Celta por 35 mil (preço de tabela).
      "Barato" é Onix por 39 mil.
      "Barato" é Palio versão "Rua" por 33 mil.
      "Barato" é KA por 36 mil.
      "Barato" é Uno 1.0 que completo sai por 33 mil.
      Se o UP deveria custar 19 mil, esses outros deveriam custar quanto? Uns 15 mil?

      Excluir
    3. Acho o Up! caro e com visual tanto externo quanto interno, sem graça. Entretanto, é um carro com construção moderna e de qualidade e com um powertrain muito bom. Diria que por até 35k seja um bom valor para uma versão completa.

      Excluir
    4. Comentário de Andre Poa mais que perfeito. Considerando o Up! sozinho é um veiculo caro pra ser popular, mas comparando as latas de lixo que tem no nosso mercado é uma joia e diga-se de passagem muito barato. Pq pagar caro por coisa boa não é o melhor dos negócios, agora pagar caro em coisa velha é um péssimo negócio

      Excluir
    5. Só que a única versão decente do Up! é a versão Move e custa completa quase 40 mil e ai é uma carro pequeno 1.0 e quase a preço de sedan 1.4 e 1.6. Eu mesmo já fui n concessionaria duas vezes e desisti do Up! Ele não conquista nem pelo emocional e pelo racional só conquista pela 5 estrelas do crash teste, pq pelo preço tbm não.

      Excluir
    6. Mais um que concorda que o Up é um carro caro pelo que oferece.

      Move Up 4P completo não pode custar mais de R$35K e o Take Up 4P completo, R$33K.

      Usando as palavras do colega Oswaldo de Donato lá em baixo: "Passando desse valor, já não faz mais sentido."

      Excluir
    7. Ford ka um "lixo" e co.parado a celta e onix a entendi....
      Andre Poa sempre elogia o Ka e agr fala asneira...
      O ka nao tem crash test (esta errado) mas o ka é um excele tr carrinho que bate de frente com hb20 e up...
      Lembrando que ele trouxe tecnologias inovadoras...

      Excluir
  9. Agora sim, espero que isso realmente aconteça, Move completo por uns 33, seria muito interessante , com certeza seria a melhor opção no seu segmento.

    ResponderExcluir
  10. O meu move, completo, com M&M, native e pintura metálica, saiu por exatos 38k, bem razoável, levando-se em conta a modernidade, segurança e economia que o carro oferece!
    Torço pro up ser "O" carro de entrada mais vendido do Brasil

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito pequeno para um automóvel para atender ao público brasileiro.

      Excluir
    2. É um carro bom para jovens solteiros ou casais sem filhos e também para ser usado em circuito urbano ou em viagens curtas.

      Excluir
  11. Isso eh pra ver como da pra melhorar o preço pro consumidor, boicotar funciona, o carro não sai do pátio a montadora tem que baixar o preço. Eu comprei um New fiesta 1.6 SE ano passado com IPI reduzido, na época não chegou a 46 mil com adicional da cor preta inclusive.... hj ta custando o absurdo de 51 conto quase, mais de 10% de aumento em um ano nem a inflação deu isso....Depois o marcola, fernandinho beira mar, elias maluco e companhia que são os ladrões!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ue, mas não era você que estava fazendo campanha para ninguém comprar carro 0km?

      Excluir
    2. KKKKKKK queria vender o usado batido e com motor retificado dele que as revendas não estavam dando mais que 10 mil

      Excluir
    3. Eu não recomendo comprar carro zero mesmo, soh comprei pq tenho regalias com a Ford a empresa que eu trabalho tem convenio e funcionário ganha desconto em alguns modelos geralmente 10%. Agora quem não tem essa possibilidade eh melhor não comprar mesmo. Escolhi o fiesta 1.6 16v câmbio manual pq eh o campeãozinho, carrinho atentado anda bem, 130 cv economico, leve e bonito e o seguro pra mim ficou em 850 cruzeiros

      Excluir
  12. Meu vizinho de prédio é engenheiro lá da VW de Taubaté. A própria tem muitos carros parados e já era esperada uma campanha forte para desovar o estoque 2014. Como há logística e programação, eles interromperam em setembro para darem mais espaço para o Gol (o novo peladaço).

    Infelizmente, este up! está down - micou...

    ResponderExcluir
  13. Boa noite!

    Sei que aqui é um blog de carros, más gostaria de uma ajuda de alguém para descobrir qual é a música desse novo comercial do up! eu achei ela demais.
    Por favor me ajudem.
    Quanto ao up! em sí, não preciso comentar nada, acho que agora ele vai deslanchar e também tenho um. Sei o valor que o pequeno notável tem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc tem microfone no seu computador ? Se sim entre nesse site http://www.midomi.com
      Rode o video do up e na hora da musica aperta no lado do log9 do site com o microfone ligado e as caixinhas de som que ele vai descobrir o nome da musica... :)

      Site bem bacana sempre uso!!!

      Excluir
  14. Tenho um Move completo 4P, exceto rodas de liga, GPS, couro e pintura metálica(o meu é pintura sólida). Paguei 35 mil nele. Tô muito satisfeito com o carro, mas acho que ele só compensa na versão Move, até uns 36 mil no máximo. Passando desse valor, já não faz mais sentido.

    O que eu peguei veio com o essencial e até um pouco mais(ar, direção elétrica, trio, som original, chave canivete, alarme, divisória no porta-malas), ao meu ver fiz um bom negócio. O que mais me atraiu no carro foi, primeiramente, o nível de segurança, a construção geral muito bem executada, a dirigibilidade e a economia, sem contar o motorzinho esperto e a transmissão de engates perfeitos. Não me arrependo mas, como disse acima, 35-36 mil é o limite para um carro desse porte, categoria e motor, na minha opinião.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paguei 35 no meu, é igual ao seu acrescido de vidros e travas elétricas e rodas de liga. No mais faço minhas as suas palavras. Excelente carro para o uso diário.

      Excluir
    2. Caraca, fala onde vcs compraram, 35 mil num Move com todos esses opcionais? Tá barato pra caramba!"!

      Excluir
    3. O carro é perfeito pra uso urbano e na estrada ele vai muito bem também(logicamente, dentro das limitações de um 1.0).

      O meu, eu comprei em Julho deste ano, na época em que as vendas de carros estavam bastante fracas, por isso consegui uma condição especial, mas também porque encontrei o Move com esse pacote já pronto, no pátio da montadora(através da concessionária Amazon no Belém/SP). Só tinha 1 nessa configuração. Se fosse pedir um com os mesmos itens, ficaria mais de 36 mil. Além disso, pagaram muito bem no meu carro anterior(um C3 2011).

      Excluir
    4. Oswaldo,

      Move Up 4P completo por R$35K é preço correto desse carro, como vc mesmo afirma e eu sempre comento por aqui.

      "Passando desse valor, já não faz mais sentido."

      Mandou muito bem!

      Excluir
  15. Não sou nenhum expert em carros, porem eu acredito que muitos de voces que falam mal desse carro não fizeram ao menos um test drive. Tenho um High Up I-Motion e estou muito contente com o carrinho. Foi a opção que mais me agradou nesta faixa de preço. Não é o mais bonito, porem é muito gostoso de se dirigir. Antes dele tive um Uno Sporting 1.4 (2012/2013) e posso afirmar que esse motor 1.0 do Up não fica pra tras, na verdade nem vejo muita diferença.

    Pra quem quer comprar, eu recomendo. Pra quem quer só reclamar, compra um do concorrente e seja feliz!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tenho um Golf highline, já fiz o test-drive no up! antes e depois de ter meu Golf e continuo achando o up! um sonho de carro para o dia-a-dia.

      Carrinho perfeito pra andar na cidade. Grande por dentro e pequeno por fora, com a firmeza e precisão esperados de um projeto europeu do grupo vw. Entra em qualquer servidão e acha fácil vaga pra estacionar.

      Pra mim na versão take 2p com direção elétrica e ac tem um CxB imbatível.

      Excluir
    2. Excelente comentário, Luis Oliveira. O Up é um carrinho muito bem acertado e bom de dirigir. Parabéns pela aquisição.

      Excluir
    3. O problema não é a qualidade técnica do up!. Acredito que o erro da VW foi direcionar o carro para uma categoria de entrada, pra substituir o Gol G4. O up! tem um sistema construtivo caro, sobre base idem, é pequeno para uma família, seu estilo é moderno mas sem sal, interior espartano demais. Por mais que baixem o preço, não acho que vá conquistar a grande maioria dos consumidores de entrada. O up! como carro de nicho, o segundo carro da família, é perfeito.

      Excluir
  16. Eu não pago mais que 32/33k em um Up move completo. Para pagar 35k, eu pago 36k no Ka completo. E nessa faixa de 35/ 38k têm muitos carros interessantes, exemplo do Nissan March 1.6 SV, é um bom carro, econômico, com excelente motor, e que dá para comprar por 37/38k.
    Vou trocar de carro em 2015, mas sem pressa. Aguardando uma boa promoção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é o preço do Up está fora da realidade o carro tem pontos positivos como a segurança, mas tem outras economias de acabamento e qualquer opcional joga o preço nas alturas. A Vw deveria adotar pacotes fixos de opcionais que barateariam o produto.

      Excluir
    2. Arthur, acho que é por aí mesmo.

      A versão Move Up, por exemplo, que concorre como Ka SE 1.0, deveria ser vendida só na versão 4P completa (ar, direção, trio elétrico e som) por R$35K, até porque o Ka SE 1.0 completo é mais espaçoso que o Up e é vendido por R$36K.

      A versão Take Up continuaria a ser oferecida em 2P e 4P, atendendo os consumidores que querem o carro pelado e bem mais barato.

      Excluir
  17. se eu conseguisse um take, 4 portas, com ar, direção e vidros eletricos por 25 mil, eu comprava

    ResponderExcluir
  18. Gosto muito de carros (meu tio é dono de um autocenter em BH). Cresci no meio de graxa e ferramentas, daí meu gosto pelo assunto. Observei que mulher não opina aqui, mas gostaria de expressar minha humilde opinião: os comentários do site parecem guerra comercial: de uma lado os "fanboy" da volks, querendo vender seu produto (ou justificar a compra que fizeram, para não parecer que fizeram mau negócio). De outro lado, aqueles que não concordam com aquelas opiniões, até porque é apenas questão de diferentes pontos de vista. Creio eu, nesse caso do Up!, que é muito clara a situação. NÃO GOSTO do Up!, já digo, para mim o design é estranho (feio, para ser exata). O carro não é nada confortável e para completar, aquele painel espartano e aquele volante de aro fino não dá vontade nem de entrar no carro. Quanto à mecânica não posso criticar, é um belo avanço em relação a esse motorzinho ultrapassado do gol e voyage atuais. Penso que, além de preços mais dentro da nossa realidades, a Volkswagem deveria fazer uma melhoria no visual externo e naquele painelzinho de fusquinha. Aí sim, o Up! iria decolar...

    ResponderExcluir
  19. Perfeito Jaque! Só acrescento às suas sgestões de melhoras no Up o que todos, menos a Volks, já estão carecas de saber. Se não baixar em milhares de reais os preços praticados o carro vai continuar com o troféu de Mick Up! E a Volks, para tristeza de um cinquentão como eu, em busca do quarto lugar.

    ResponderExcluir
  20. Preços de NF 2014 é o seguinte. Tira uns R$ 3,500 do preço sugerido em 2014.

    Tipo:

    take-up 2 portas: R$ 24.500 reais.
    High-up + Ar condicionado 4 Portas: R$ 36.500.
    BWR I-Motion: R$ 39,100

    Isso aí seria o preço de NF 2014 para o up!.


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como a VW fala em IPI reduzido, então os preços acima seriam os praticados em janeiro.

      E são muito competitivos, já que o Ka, por exemplo, deve subir para R$ 37,500 no mínimo na versão SE, por conta do IPI.

      Ou seja, o up!, mesmo não sendo concorrente do Ka, mas do Gol, e mesmo o up! sendo bem superior ao Ka (mais performance, menor consumo, mais espaço interno na dianteira, 5 estrelas no latin ncap, mais porta-malas, etc), teria a versão High-up! com ar-condicionado 1 reais mais barata que o Ka mais barato do mercado.

      Ocorre que a High-up! com ar condicionado é muito superior ao Ka em termos de itens, já que traz sensores de estacionamento traseiros, rodas de liga-leve, volante revestido em couro, setas integradas nos retrovidores, computador de bordo com infotrip e mais 10 funções, e uma s[erie e outros itens que não tem no KA,

      Ou seja, High-up! completo por R$ 36,500 contra Ka SE por R$ 37,500. Mesmo sendo de categoria inferior, mas sendo superior em tudo e ainda com 5 estrelas no Latin NCAP e mais outros intens, sendo 1 mil reais mais barato, quem comprar o Ka assinará atestado que nõa sabe comprar carro,.

      Excluir
  21. E...o Xing Ling da Volks não fez muito sucesso mesmo rs
    é bem difícil ver esta montadora baixar seus preços mas talvez tenha q mudar de idéia se não quiser ver sua caixinha com rodas empoeirando no pátio da montadora rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Xing Ling??? Você só pode esta de brincadeira!!!!

      Os modelos Volkswagen up! e Golf atingem altos índices de satisfação dos proprietários dos veículos neste ano, de acordo com a pesquisa “Os Eleitos”, realizada pela revista Quatro Rodas em parceria com o instituto TNS. Os dois modelos da Volkswagen ultrapassaram a marca dos 100 pontos, superando as expectativas dos clientes antes da compra do veículo.

      O Volkswagen up! já celebra um grande "título": é o carro mais barato de se reparar no País. O hatch obteve classificação 11, a menor já registrada no índice Car Group de reparabilidade do Cesvi Brasil (Centro de Experimentação e Segurança Viária).

      Novo compacto da Volkswagen obteve melhor resultado desde o início dos testes do Latin NCAP

      VW Up! foi o melhor entre os populares no Ranking Folha-Mauá 2014, Com motor 1.0 de três cilindros (82 cv), o pequeno VW foi o primeiro colocado em seis das oito categorias das quais participou. Em duas medições de consumo (urbano com gasolina e rodoviário com etanol), a façanha foi ainda maior: o compacto ocupou todas as posições do pódio, em diferentes versões avaliadas..

      Excluir
    2. "O Volkswagen up! já celebra um grande "título": é o carro mais barato de se reparar no País. O hatch obteve classificação 11, a menor já registrada no índice Car Group de reparabilidade do Cesvi Brasil (Centro de Experimentação e Segurança Viária)."

      O mesmo Cesvi que teu o título ao 308? Cara, Celta, Civic, Corolla, Fit, Cruze, Focus, Ka (para citarem-se alguns!) não foram avaliados por este tal Cesvi.

      Se clicar no site e optar por estes modelos, vai ver que no ícone do CAR GROUP terá a legenda ND, pois não foram testados (dados NÃO DISPONÍVEIS).

      http://www.cesvibrasil.com.br/site.aspx/comparativo-de-veiculos

      Portanto, este argumento é falho por conta dos indicadores: Não são todos modelos testados, apenas parte deles.

      Valeu!

      Excluir
    3. É simples, basta apenas as montadoras liberar seus carros para o teste, muita tem medo de fazer esse tipo de teste.

      Excluir
    4. Acha mesmo que a Honda tem medo de liberar o Civic? Os dois LXS foram o carro mais barato de se manter que eu já tive...

      Excluir
  22. Atenção gente, Up não tem barra de proteção nas portas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seu comentário não procede.
      Aqui, neste outro post, vc poderá ver as barras de proteção (que no UP são reforçadas e usam aço de alta resistência e a solda é a laser).
      http://www.car.blog.br/2014/10/volkswagen-up-detalhes-de-projeto-que.html
      Não se deixe enganar pelos haters que comentam aqui no blog.
      Já alguns carros da concorrência apresentam carroceria desalinhada (portas, capô, tampa do porta-malas e o painel se solta). Além disso, não há nenhuma informação sobre testes de segurança (crash test).

      Excluir
  23. Até agora não vi esse comercial em lugar nenhum. Alguém viu?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o comercial vai sair amanhã em rede nacional, provavelmente no horário nobre.

      Excluir
  24. A volks achando que ia fazer o brasileiro engolir goela abaixo esse carrinho, só porque tem uma estrutura superior e um motor 3 cilindros econômico. Tinha tudo para revolucionar mas pecaram muito ao deixar o "carro" miudinho (lembra muito o carro do Mr.Bean) rodas de liga que parece um ralo de banheiro e um painel de fusca e o pior de tudo: Cobrar mais de 35k em uma versão completa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara eu adoro o carro do Mr. Bean para andar na área urbana, gosto é relativo, agora o Up é um carro ideal para empresas, autoescola e pessoas q gosta de carro pequenos. O Up vai ser o novo Uno, um carro que sempre vendeu bem, porem nunca foi líder de vendas. O meu chefe tem um Jetta e um Up, no horário comercial ele só sair com o Up e pra ir para casa ele vai de Jetta.

      Excluir
  25. Vamos imaginar a hipótese da VW ter sucesso nessa campanha, e o up finalmente começar a vender bem. Nesse caso, ele vai vender pelos descontos oferecidos, bem como ipi reduzido, ou porque o carro é bom e etc.? Para os concorrentes, quando as fábricas fazem promoção de venda, tipo juros zero, venda para locadoras e etc., isso é desespero da fábrica. E para o up, como vai ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carro ou qualquer produto é como drogas, o traficante tem que vender o produto barato para conquista os clientes, então o erro da Volks foi esse, se eles tivesses colocado o Up básico por R$ 23,000,00 em fevereiro, a historia seria outra, hj teria o dobro de Up rodando e o dobro de cliente elogiando ele. O antigo presidente da VW era burro e tinha um zoi grande, parece que esse novo presidente deu conta que o Up tem que concorrer com o Clio, Palio Fire e Celta.

      Excluir
  26. Na verdade, o up! vender pouco só significa uma coisa: grande desinformação da população. É só ver os concorrentes com preços similares e fazer uma comparação. Mas, para um povo que massivamente compra carro ''torto'' montado em uma instalação já bem conhecida por entregar carros campões de falta de qualidade, por causa de botãozinho iluminado no painel, tá de excelente tamanho. É hora de o comprador informado aproveitar e se beneficiar com os descontos!

    ResponderExcluir
  27. Galera, Boa Tarde!

    Acabou de passar a nova campanha do up! Na Globo e no intervalo do SP TV.
    Ficou muito legal a campanha e com certeza melhor que a primeira.
    Só não consegui descobri qual é a música do vídeo.

    ResponderExcluir
  28. A VW errou desde o inicio com o UP! errou feio nos itens de série na versão de entrada (nenhum item de serie) e as versões com kit sobrevivência (ar, dir, ve, te) invadiram preços de carros de categoria superior.
    Agora a coisa ficou feia, se reduzir preço vão acabar de queimar o carro.

    ResponderExcluir
  29. Ja notaram que os menos favorecidos reclamam sempre de precos, assim acrescentam muitos adjetivos...se podem adquirir o bem ,adjetivos positivos se nao,adjetivos negativos.
    ( importante lembrar que este é o automovel mais acessivel da montadora )

    ResponderExcluir
  30. Salvo quando é sonho!... um objetivo quase impossivel de alcancar sendo assim so pontos positivos.

    Quantos ups kas onix e outros veiculos populares da para se comprar comparando a uma BMW M6?

    Por volta de 200 unidades.

    E mais!... os donos nao se incomodam com preco.

    Tudo é questao de SER pra TER e nao Ter pra SER.

    ResponderExcluir
  31. Isso é pra ver se vende pelo menos um pouquinho!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem