A Volkswagen AG confirmou nesta semana que adquiriu 5% das ações da QuantumScape Corporation - uma startup do ramo de baterias criada por ex-pesquisadores da Universidade de Stanford em 2012. A participação acionária vem com uma opção que permite à VW ampliar sua fatia no futuro.
A montadora alemã pretende avançar no mercado de veículos elétricos (EV), que - segundo a maior parte dos analistas, é o futuro da indústria automobilística.
Através do investimento na QuantumScape, a segunda maior montadora do mundo está entrando em um empreendimento que tem potencial de revolucionar o mercado de baterias de carros elétricos.
Com a QuantumScape, a Volkswagen passará a produzir baterias em estado sólido, à prova de fogo e que fornecem muito mais autonomia que as baterias de íon-lítio usadas atualmente em carros elétricos. Os testes que mostram a viabilidade de uso dessas baterias em carros elétricos serão concluídos no meio de 2015, quando então a VW poderá exercer suas opções e aumentar a participação no controle da startup.
De acordo com Martin Winterkorn, CEO da Volkswagen, há grande potencial nessa nova tecnologia, possivelmente aumentando a autonomia dos carros elétricos para até 700 Km. Essa autonomia é mais que três vezes a oferecida pelo atual e-Golf, e quase o dobro da fornecida pelo Tesla Modelo S - atual carro elétrico de produção com maior autonomia.
As baterias de estado sólido darão à Volkswagen uma vantagem sobre Tesla. A nova tecnologia será usada pelas marcas de luxo da empresa, incluindo Audi e Porsche, que então terão modelos para competir diretamente com o Modelo S.
A notícia de aquisição de parte da QuantumScape foi interpretada positivamente pelos investidores da Volkswagen, que registrou aumento de suas ações de 2.33%. Enquanto isso, as ações da Tesla caíram 2%.
VW compra ações de empresa de baterias de estado sólido
Fabio Mendes
Pós-graduado em Engenharia de Computação (POLI-USP - Escola Politécnica da USP);
Graduado em Engenharia Civil (EE da Universidade Mackenzie - SP); Cursou Engenharia Metalúrgica na Escola Politécnica da USP (até o 4º ano);
Pós graduado em Administração Pública; Graduação em andamento em Ciência Política (UnB - Universidade de Brasília)
Seria com os novos modelos de bateria, o começo efetivo da eletrificação da frota, pois o e-Golf passaria a ter autonomia de 700 km o que torna-o mais atraente ao Mercado. Contudo, eu ainda prefiro a formula do Audi A3 e-tron, com motor 1.4 turbo e elétrico plug-in, como carro para cidade e longas viagens.
ResponderExcluirCada vez é mais frequente reportagens na TV e revistas sobre carros elétricos, parece ser uma tendência irreversível, um caminho sem volta para a mobilidade individual nas grandes cidades. Pena que o Governo brasileiro insiste em não querer "premiar" os carros 100% elétricos ou os plug-in como Golf e Audi respectivamente, mas apenas os híbridos como Prius, por exemplo.
A Volkswagen mandou muito bem em comprar essa empresa. Golf elétrico com autonomia de 700 Km....será matador.
ResponderExcluirEssa tecnologia parece muito promissora. E a VW será a única dona dela, e enquanto as outras marchas terão que usar bateria de íon-lítio, ela terá a vantagem das baterias de elétrons.
Ao que parece o futuro chegou. o que faltava para carros elétricos era autonomia.
Só precisa ver quanto tempo demora para recarregar...se for em menos de 20 minutos estará decretado o fim do carro a gasolina.
E quem tem ações da Petrobrás pode vender, pois não valerá nada em um mundo de carros elétricos e limpos.
E, como sempre, a VW na frente.
Eu ainda acredito que a principal matriz energética nos próximos 40 e 50 anos, será proveniente do petróleo ainda...
ExcluirSe o e-Golf com autonomia de 700 km chegar no Brasil a preços sem taxas de importação, se puder, serei serio candidato a um. O problema ainda são as longas viagens, como e onde recarregar; exemplo, tenho uma viagem de 2 mil km para fazer no fim-de-ano, eu não poderia faze-la hoje num carro 100% elétrico, impossível.
ExcluirEm um primeiro momento os carros elétricos se prestam mais ao uso em cidade, já que as pessoas deslocam-se no máximo 250 Km por dia. Então deixa o carro carregando à noite e usa durante o dia inteiro em cidade, sem poluir, totalmente silencioso.
ExcluirAgora para estrada precisa mudar toda a infra-estrutura, ou ter baterias com grande autonomia e com capacidade de carregar em alguns minutos.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirBom saber disso,espero que com o tempo,o preço das baterias também caia,nas estradas poderiam ser colocados terminais de recarga ao lado de restaurantes e postos de combustível,caso as baterias vinguem,a VW podia lançar versões elétricas do Golf Sportsvan e Golf Variant e já com esse novo tipo de Bateria .
ResponderExcluirPostar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.