A Grupo Volkswagen, segundo maior fabricante de carros do mundo, está fazendo estudos para analisar a viabilidade de entrar na Fórmula 1, sendo que tal trabalho está sendo conduzido pelo ex-chefe da equipe Ferrari - Stefano Domenicali, que foi contratado pela Audi da VW no início deste ano.
O interesse da Volkswagen na F-1 está aumentando em função do sucesso de marketing alcançado pela Mercedes-Benz, campeã de 2014 com Lewis Hamilton. Coincidência ou não, a Mercedes-Benz ultrapassou a Audi nos EUA em 2014 e está reduzindo a diferença de vendas para a subsidiária de carros de luxo da VW em âmbito global.
Há uma questão pessoal, porém, que impede a Volkswagen de entrar na F-1: a difícil relação entre Ferdinand Piech (Chefe do Conselho de Administração do Grupo VW) e Bernie Ecclestone (chefe supremo da F-1). Um deles teria que deixar a posição atual para a VW entrar na F-1. Ecclestone tem 84 anos.
A Volkswagen fez parte do grupo de F-1 que decidiu sobre as novas regras de motores turbo híbridos introduzidos na F1 nesta temporada, mas decidiu não entrar naquela época - e, publicamente, sua postura não mudou desde então.
Internamente, porém, membros graduados do Conselho de Administração da Volkswagen entendem que a Fórmula 1 seria uma ferramenta promocional global mais eficaz do que os seus atuais programas de automobilismo.
Segundo Eddi Jordan, ex-chefe de equipe da F-1 e atual analista da BBC, "O Grupo Volkswagen Audi é o segunda maior fabricante de automóveis do mundo e, como tal, precisa estar na Fórmula 1. Mas a VW não entrará enquanto o esporte permanecer sob o controle de Bernie Ecclestone, pessoa que o chefe do Grupo Ferdinand Piech não gosta em nível pessoal e profissional. Martin Winterkorn está sendo preparado como sucessor de Piech e ele sempre acreditou que a F1 é uma grande plataforma para as marcas do grupo. Em conversas privadas, ele já declarou que a VW deve fazer parte da F-1. Se a VW entrar na F-1, será com sua própria equipe, e com um carro projetado e fabricado na Alemanha."
A Volkswagen atualmente tem três principais programas de automobilismo - com Audi e Porsche no Campeonato Mundial de Endurance, Audi no Touring Car Championship alemão (DTM) e Volkswagen no Campeonato Mundial de Rally.
O valor global de publicidade obtido pelas aparições da Mercedes-Benz na televisão durante a temporada de F-1 de 2014 foi de US$ 2,8 bilhões de dólares. Isso é cerca de 60 (sessenta) vezes mais do que a Volkswagen obtém com os seus três programas juntos, que, segundo especialistas, retorna em torno de US $ 30 milhões de dólares/ano.
A Mercedes-Benz gastou, em termos líquidos, US$ 165 milhões de dólares na F-1 em 2014, caso se leve em conta os recursos de patrocínio externo e os valores pagos pela FIA. Enquanto isso a Volkswagen gastou US$ 390 milhões de dólares nos seus programa no DTM, WEB e Rally.
Ou seja, a Mercedes-Benz gastou US$ 165 milhões e obteve retorno publicitário de US$ 2.8 bilhões de dólares. A VW investiu US$ 390 milhões, e teve como retorno US$ 30 milhões. Enquanto a Mercedes-Benz lucrou mais de US$ 2.6 bilhões, a VW perdeu US$ 360 milhões com suas operações no automobilismo.
Alguns rumores apontam que a Volkswagen pode comprar a Red Bull Racing e a Toro Rosso. Piech tem uma relação de amizade muito próxima com o proprietário da Red Bull, o milionário austríaco Dietrich Mateschitz. Entretanto, fontes internas da VW apontam que a ideia de comprar a Red Bull já foi colocada de lado, e que se a empresa entrar na F-1, será com uma equipe própria sediada na Alemanha.
Fonte: BBC
Volkswagen estuda entrar na Fórmula 1 com a Audi
Fabio Mendes
Pós-graduado em Engenharia de Computação (POLI-USP - Escola Politécnica da USP);
Graduado em Engenharia Civil (EE da Universidade Mackenzie - SP); Cursou Engenharia Metalúrgica na Escola Politécnica da USP (até o 4º ano);
Pós graduado em Administração Pública; Graduação em andamento em Ciência Política (UnB - Universidade de Brasília)
Tem que planejar muito bem antes de entrar. Para não fazer besteira.
ResponderExcluirA Mercedes está em um patamar tão acima, que acho difícil que alguma equipe ou empresa consiga super-la nos próximos 5 anos.
Mas uma coisa é fato: as vendas da Mercedes estão subindo e muito. Bem mais que Audi e BMW. Certamente que a F-1 tem efeito nisso aí...
Pois é, eu adoraria ver a Audi na F1...
ResponderExcluirEu tb gostaria, mas vencer na F-1 não é para qualquer um. A Mercedes mesmo está como fornecedora de motores desde 1997, e só foi se aventurar em ter equipe em 2010, e mesmo assim comprou uma pronta, que tinha sido campeã em 2009, a Brawn, que era a antiga Honda.
ExcluirAliás, Honda e Toyota são exemplos de fracassos retumbantes como donas de equipe na F-1, e a Toyota nem com motores foi bem.
E todas as equipes de sucesso na F-1 tem base na Inglaterra. Até mesmo a Ferrari que venceu tudo de 2000 a 2004 tinha base na Inglaterra.
Aí vem esses rumores de que a VW quer uma equipe alemã com carro fabricado e projetado na Alemanha? Muito arriscado.
O certo para a Audi seria comprar a RBR e a STR mesmo.
Mas o mais certo mesmo seria começar fornecendo motores. E depois compraria a equipe.
Começar tudo de uma vez, com carro, motor e equipe e ainda com as coisas feitas do ZERO e ainda na Alemanha? Duvido muito que daria certo. Até mesmo para o segundo maio fabricante de carros do mundo. Nunca é demais lembrar que o maior fabricante de carros do mundo tentou e se deu mal.
Bem que a VW poderia colocar um Up! Pra disputar a F1. Kkkk
ResponderExcluirNossa! Que engraçado!
ExcluirParabéns a Mercedes que sabe investir no automobilismo e tem lucro, diferente da VW que investiu US$ 390 milhões para ter retorno de míseros US$ 30 milhões
ResponderExcluirÉ bom ficar de fora mesmo!!!
Audi já domina o DTM.. Que venha a F1
ResponderExcluirAudi domina a DTM E A
Excluir24 Heures du Mans que venha a formula 1 Audi sempre teve mais motor que a mercedes
Audi padrão Ayrton Senna de qualidade não esqueçam
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