Com base em imagens de protótipos da nova geração do Volkswagen Gol, o designer Bruno Miguel, editor do site Bruno Carros (clique aqui para acessá-lo), criou as projeções exclusivas para o Car.Blog.BR para o modelo que chega ao mercado em 2016.
O Novo Gol 2016 adotará a nova identidade visual que a Volkswagen apresentou no lançamento do Golf Sportvan (veja aqui), que traz um visual mais sofisticado, mas mantendo a tradição dos modelos da marca de oferecer um desenho sóbrio, elegante e que dura muito tempo no mercado sem necessidade de constantes facelifts.
Já nas laterais se observa uma clara inspiração do Polo europeu, sobretudo nas lanternas traseiras. Um aspecto que fará referência ao Golf é a coluna "C" espessa - tradicional elemento de design que caracteriza o icônico hatch médio alemão. Entretanto, a VW está ousando um pouco mais no Novo Gol ao adotar um vinco lateral mais pronunciado - reforçando tanto o aspecto mais esportivo desse modelo.
Outro ponto que ficará caracterizado pelo novo visual do Gol 2016 é a subida de nível do modelo. Com a chegada do Volkswagen up! no segmento sub-compacto e de acesso à marca, o Gol ficará mais sofisticado, posicionando-se entre o up! e o Novo Fox.
Em termos mecânicos, o modelo terá como novidade a adoção do motor tri-cilíndrico 1.0 EA-211 no up! e Polo Bluemotion. Versões mais caras adotarão o novo 1.0 TSI Turbo de 101 cavalos, além do quatro cilindros EA-211 1.6 16V, coom 120 cavalos. Especula-se também uma versão GTI com o novo motor 1.4 TSI Flex com potência em torno de 150 cavalos que será fabricado em São Carlos para equipar o Golf TSI e o Audi A3 nacionais.
O interior do Novo Gol 2016, assim como aconteceu com o Novo Fox 2015, terá inspiração no sóbrio, elegante, funcional e ergonômico interior do Golf 7, sendo que os modelos mais caros adotarão inclusive o mesmo volante.
A nova geração do Volkswagen Gol terá sua produção iniciada no final de 2015 com disponibilidade de mercado prevista para 2016.
Novo VW Gol 2016: projeções antecipam linhas da geração 7
Fabio Mendes
Pós-graduado em Engenharia de Computação (POLI-USP - Escola Politécnica da USP);
Graduado em Engenharia Civil (EE da Universidade Mackenzie - SP); Cursou Engenharia Metalúrgica na Escola Politécnica da USP (até o 4º ano);
Pós graduado em Administração Pública; Graduação em andamento em Ciência Política (UnB - Universidade de Brasília)
Bom demais para ser verdade. Com as novas motorizações e se confirmado o visual, tem tudo para continuar na liderança. Agora eu pergunto onde vai ficar o Fox na história? Atualmente já se tem o UP que mesmo sendo de categoria inferior é melhor que o Gol e o próprio Fox.
ResponderExcluirLiderança... Faltam poucas unidades para o Pálio conseguir já a liderança em 2014... Se cada um comprar um paliozinho, ele será o campeão, apesar do motor manco, fraco, defasado e câmbio molenga.
ExcluirFaçamos uma força para ele!
Não gostei dessa projeção, acredito que a Volks vai se empenhar para apresentar um design melhor para poder competir com HB20, Onix e Ford Ka. Contudo, o interessante é a adoção do novo motor, isso sim é avanço. Já era hora de aposentar essa motor defasado que equipa os atuais Gol e Voyage. Pelo menos esse novo não tem aquele problema que afetou tantos consumidores: a famosa "alergia" a etanol que os modelos G5 apresentavam e que fez muita gente procurar outras marcas, como foi o meu caso!
ExcluirE sobre a nova geração do Fox, quais as novidades?
ResponderExcluirO Fox é uma carta fora do baralho. Seria ótimo se fosse substituído pelo Taigun.
ExcluirPolo europeu vai ter uma nova geração em 2016 na europa da plataforma MQB que provavelmente vai vir aqui no brasil como nome Fox
ExcluirSeria o ideal, uma vez que a VW já matou o Polo.
ExcluirCaio__SP tem uma atração especial pelo Fox. Seu sonho é vê-lo fora de linha. E que tal trazer o Polo Europeu com nome de Fox? Ou você acha que a VW vai matar o nome Fox Cross Fox que já figurou por muito tempo como o 3º mais bem vendido para ressuscitar o Polo que ela matou recentemente. A VW não é a GM que mata um carro este ano e traz de volta no próximo. Que mata um lançamento com menos de 2 anos.
ExcluirDeve ser uma atração sexual.
ExcluirO Caio_SP tenta tirar o Fox de linha e o RASEC (eu odeio o Golf) tenta tirar o Golf de linha. Rsrsrsrsrsrsr
Agora o CARLOS4CARROS tenta tirar todos os carros de todas as outras montadoras, fora a Volks, de linha! Rsrsrsrs
O Fox era para ser um carro de entrada de baixo custo abaixo do Gol. Mas incrivelmente e por escolha do próprio consumidor foi alocado acima do Gol, achando o carro uma maravilha. A VW achou isso ótimo, muito mais lucro numa gambiarra de baixo custo, ainda mais com o CrossFox que possui preço de carro médio. Principalmente, agora que o Fox foi elevado para compacto "premium" para substituir o Polo. Não entendo como o consumidor brasileiro aceita essa aberração.
ExcluirTambém é bom lembrar que hoje o Fox é o carro mais antigo da VW, possui o mesmo projeto desde 2003!!! Nem atualizado vai ser, já que acabou de receber um facelift e ainda ficará mais uns 3 anos no mercado. Serão ao todo ~14 anos num mesmo projeto.
Em 2016, a VW fará o lançamento mundial do Taigun que será um compacto SUV global na plataforma NSF mesma do UP!. Se vier para o Brasil, torço para que venha, não fará mais sentido manter o Fox que é um compacto altinho e tem uma proposta muito próxima do Taigun.
Não ligo para nomes, e sim para qualidade de um produto. Se a VW trouxer o Polo Europeu com nome de Fox será ótimo para o consumidor brasileiro. O que precisamos exigir dessas montadoras, qualquer que seja, é mais qualidade. Geralmente os carros globais são os que mantém uma qualidade acima da média. Seria ótimo se no Brasil tivéssemos somente carros globais. Mas isso seria sonhar demais.
A Ford está indo pelo caminho certo, a maioria dos seus carros já são globais. Mas sabe que ainda tem um abacaxi que se chama Ecosport, mas em breve estará corrigindo isso.
Já a Chevrolet, está indo na contramão. Tinha bons carros e hoje só carroça. Tirou um excelente carro de linha que era o Sonic. O único decente que sobrou é o Cruze.
Quanto a Fiat melhor nem comentar. Essa precisa atualizar praticamente a frota toda.
A Honda é um exemplo a ser seguido. Hoje é a montadora com carros mais novos no mercado e todos são globais. O mais velho é o Civic que data de 2011. Porém deixa a desejar em equipamentos. Os carros são caros e pelados. Nem tudo é perfeito.
Se o consumidor brasileiro começar a exigir carros com mais qualidade, as carroças não teriam mais espaço e certamente estariam com os dias contados.
O Caio_SP não tem nada de hater, ele tem comentários bons e pertinentes.
ExcluirHater é o RASEC, que odeia o Polo (polossauro), Golf (carrinho problemático) e todos os carros da Volkswagen. Ele tem que se tratar.
tem tudo pra continuar sendo o carro mais vendido pra locadoras e auto escolas
ResponderExcluiragora q eu li com atençao....fan boys ainda sonham com uma versao GTI que nao chega nunca....acho que jah vai pra mais de uma década de especulação..
ResponderExcluirTá com a bunda do ka, da Ford... kkkkk
ResponderExcluirOU É O kA QUE ESTÁ COM A TRASEIRA DO GOL ,TODAS MONTADORAS COPIARAM O GOL ,OLHE NO ONIX,SANDERO,KA ETC
ExcluirJá se esqueceu do lançamento do Ka... o carrinho até ganhou apelido KaGol!
ExcluirEntão a Ford roubou o projeto da bunda do gol 2016... kkk
ExcluirÉ, pelo jeito, teremos a tais novas gerações do Gol e do Fox.
ResponderExcluirAgora é torcer para que, pelo menos, esses carros sejam montados na mesma plataforma do Golf, a MQB, como já ocorre com o Polo europeu.
Parece que a ideia da VW é aproximar o Gol cada vez mais do Polo europeu, até aí tudo bem, só não entendo qual a vantagem em se desenvolver uma solução caseira (Gol) sendo que já existe um projeto global (Polo) pronto e de sucesso comprovado.
ExcluirNa Europa o Polo é concorrente do Fiesta, que a Ford já nacionalizou, será que não seria mais fácil e prático simplesmente adequar o projeto do Polo europeu à realidade do nosso mercado?
Vai entender a VW!
FK,
ExcluirPenso exatamente da mesma forma que você! Seria bem mais prático para a VW caso ela lançasse logo de uma vez o Polo europeu no Brasil do que tentar deixar o Gol no nível do Polo. Este Gol, com tanto investimento (plataforma de custo acima da média brasileira e motores modernos, além de itens de série bem caros), não ficaria mais caro e inviável do que um Polo novo? Acredito que o Gol terá preço acima do New Fiesta. Pessoalmente, acredito que o próximo Gol será uma espécie de Polo mais simples especialmente para o consumidor brasileiro (típico da VWB).
Abçs.
Nao nao ocorre no polo Europeu, o polo la continua na plataforma PQ25. MQB so 2017
ExcluirSeria bom demais o polo ser fabricado no Brasil em sua geracao atual na Europa. Esse investimento todo tem um simples nome. Custos, a VW quer desenvolver um carro com visual moderno porem sem o esmeril alemao pra ser lucrativo pra marca. O polo e muito caro pra ser fabricado aqui no Brasil entao nao interessa a marca. Ja o gol pode adotar o visual do polo so que uma carroceria mais singela ja que o Brazuca nao da valor a soldas a laser, nem aco carbono nem chapas de aco com espessura variavel. Entao ta ai golzinho bem abrasileirado.
ExcluirDeveria trazer o polo importado pra quem entende de um bom carro ter a opcao de compra, e o gol pra quem quer um carro apenas bonito.
Porque se tirar o nome de gol não vende, kkkkkk
ExcluirThyago,
ExcluirSe o brasileiro desse valor apenas a qualidade construtiva, soldas a laser, carroceria em aço de alta resistência e modernidade do projeto (isto é, um carro realmente bem feito), o Golf tava vendendo 10 mil carros por mês, pois ninguém compraria outro hatch, ou sedã, ou Suv.
Só que o brasileiro tem outras prioridades quando compra um carro, como painel futurista estilo nave, design arrebatador, central multimídia que pegue televisão digital e rodão "da hora".
ExcluirO polo hatch 1.6 de 48 mil (ar condicionado, vidros, travas e retrovisor elétrico, rodas de liga leve) era muito melhor em tudo que o Ônix 1.4 desse valor, inclusive em qualidade de construção e acabamento. Mas não tinha o "Mylink" do Ônix, nem esse design mais chamativo...então não vendia.
ExcluirGrande parte dos brasileiros não compra carro racionalmente.
Marcos
ExcluirNem tem como comparar Polo (mesmo defasado) com o Onix. E tem Onix com preço de tabela de 55 mil reais. Olhando por esse lado, o Polo era até "barato".
Marcos,
ExcluirTenho que tirar o chapéu para o seu comentário.
O Polo europeu ainda não usa a plataforma MQB do Golf, mas vai usar.
ExcluirO Polo é um sucesso de vendas, ele é atualmente o segundo carro mais vendido da Europa, atrás apenas do aclamado, superpremiado e imbatível Golf Mk7 The Very Best, que vende duas vezes mais que o Polo.
Eu também gostaria que o novo Polo viesse para o Brasil, com o motor 1.0 TSI e o câmbio DSG7, mas o preço dele ia ficar em torno de 60 mil reais.
Poderia muito bem trazer o Polo europeu e manter apenas no nome do Gol. Mas implementar a plataforma PQ25 realmente seria desnecessário a esta altura, custo muito elevado para pouco tempo, sendo que a plataforma MQB já está sendo implementada para o Novo Golf nacional.
ExcluirSeria mais vantajoso para a VW importar o Polo do México até ter condições de fabricá-lo aqui já na plataforma MQB. SQN!
A VW foi mais esperta e colocou o Fox e Voyage (top de linha) no lugar do Pólo e Pólo sedan. Isso gera muito mais lucro com zero de investimento. Só falta agora colocar uma telinha multimídia no Voyage. Só duvido que os proprietários do Polo/Polo Sedan aceitem isso. É bem provável que migrem para outras marcas ou subam de nível para Gol/Jetta.
Por que idolatram tanto o Golf e sempre escrevem the very best nas frases?
ExcluirPorque os fanboys tão acostumados com concorrência fraca, como a do Focus do teto mole e freios a tambor aí acham que o carro deles é o melhor do mundo
ExcluirNDA e Caio SP,
ExcluirExato, a nova geração do Polo que chega em 2016 será montada na plataforma MQB, mesma data da chegada do novo Gol ao nosso mercado, ou seja, seria muito mais fácil a VW simplesmente nacionalizar o projeto do Polo, mantendo por aqui o nome de Gol e com faixa de preços nivelada com o Fiesta.
Agora, como muito bem escreveu o colega Caio, Voyage e Fox top de linha no lugar do Polo hatch/sedã, ninguém merece!
Fiesta e Polo são concorrentes em quase todo o mundo e falando no primeiro semestre de 2014, o Fiesta se mantém no top 10 mundial (posição 8) à frente do Polo, que está na posição 11.
ExcluirAté jun/14, a nível mundial, o Fiesta registrou aumento de 3,2% nas suas vendas, enquanto o Polo teve queda de 8,0%.
Pura especulação!
ResponderExcluirExatamente, nada confirmado, muito menos essa projeção.
ExcluirEm relação ao GTI, acho muito difícil, ainda mais com os valores de carro hoje, ele iria invadir território que não lhe pertence.
Sim! Isso é apenas uma projeção. Já foi divulgado aqui que a VW adiou a nova geração do Gol e apenas fará um facelift mantendo a plataforma PQ24. Ou seja, essa nova geração com plataforma MQB ainda vai demorar pelo menos uns 3 anos... quem sabe lá por 2018!
ExcluirPor acaso, mas só por acaso em uma eventual, quem sabe, um dia, pode ser, que saiu igual, vai ser aquela bagatela de 55k em 2016, (porque hoje já temos coisas piores por 50k né) ai já não é mais um popular, como dito pelo RASEC, vai mais próximo do Polo
ResponderExcluirJá 2016
ResponderExcluirA traseira me lembrou a da BMW Série 1 atual e a frente ficou no estilo do Passat 2015, eu particularmente achei o design externo bem bonito! Resta ver o design interno se vai agradar também. Porém, na minha opinião a VW quer subir o Gol de nível para deixa-lo mais próximo do Polo, na minha opinião seria mais viável para a VW trazer logo o Polo Europeu do que tentar refinar o Gol mas se de fato for isso creio que haverá uma pequena chance de existir sim uma versão GTI, o difícil vai ser o preço que vai ser salgado!
ResponderExcluirMais bonito que o Golf
ResponderExcluirFicou bonita essa projeção. Essas rodas (provavelmente aro 16), a traseira semelhante à do Polo europeu, esse interior com tela multifunção (provavelmente com GPS), ar condicionado digital, volante multifunção. Imagina esse carro com o motor TSi 1.4 Turbo de 140 cv? Sensacional! Mas e o preço? Teria preço de Golf. / Acredito que o Novo Gol será mais simples, mais popular, menos equipado.
ResponderExcluirMera especulação
ResponderExcluirBonitão. Será q vem a versão GT mesmo? Tomara.
ResponderExcluirO Gol G5 chegou causando um certo impacto na época do lançamento(base de Polo na seção traseira da plataforma, e de Seat Ibiza do meio para a frente), boa rigidez estrutural e enfim, motor e câmbio na transversal, além de bom acabamento e montagem de qualidade, visual bonito, etc. Não duvido que a VW surpreenda novamente, tendo em vista que o mercado nesse segmento está bem acirrado.
ResponderExcluirO novo Gol terá um grau maior de sofisticação em sua montagem, não duvido disso.
a pataforma do gol g5/g6 e assim; quase toda do polo com excacao do piso do portamalas q e a mesma do g2/g3/g4 eixo traseiro do g4 e o dianteiro igual ao do audi a1 ja nessa nova geracao o g7 usara tudo do up! em sua plataforma, mas claro q sera alongada pro gol, voyage e saveiro
ResponderExcluirA plataforma do UP! é a NSF. E segundo a reportagem, o novo Gol receberá a plataforma MQB do Golf.
ExcluirAcho que vai continuar pelado com foco nas vendas corporativas, desde o tempo daqueles gol chaleira gol bola, G3.... que rachavam no meio quando eram rebaixados eh assim. Essa eh a proposta do carrinho, gol eh um carro simples sem luxo pra consumidores classe c e d. A volks poderia se arriscar um pouco mais trazer um polo europeu pra america latrina e manter o gol apenas pra vender pra empresas, a estrategia deu certo agora em dezembro que o gol foi vendido em grandes lotes para locadoras de minas gerais, li em outro blog que em MG o gol vendeu mais de 200% do que em novembro, q acho garantiu a posição de carro mais vendido.
ResponderExcluirNao acredito numa versao com motor 1.4 tsi! Pense bem um carro desenvolvido na mesma plataforma do golf e com o msm motor e ainda com central multimidia etc ? Msm que use materias de qualidade inferior vai chegar bem proximo (se nao invadir) o terreno do golf e o fox nessa historia? Vai ter comcorençia interna . Acredito sim q possa vir com o motor do up e ate msm a versao turbo dele mais o 1.4 tsi duvido muiito
ResponderExcluirNa Alemanha, o Polo GT possui motor 1.4 TSi e tem preço mais elevado que o Golf Trendline e Confortline 1.2TSi. E ainda eles tem o Polo GTi com motor 1.8 TSi que possui preço próximo ao Golf Highline 1.4 TSi. Se for seguir a linha alemã, é bem provável que o Gol possa ter uma versão com motor 1.4 TSi, porém será mais caro que a versão de entrada do Golf nacional.
ExcluirQuanto ao Fox, é bem provável que saia de linha para dar espaço para o Taigun. Mas isso ainda vai demorar, já que acabou de receber um facelift.
É a traseira do KA todinha! Quem diria. Volkswagen copiando a Ford! Ford está criando alunos!
ResponderExcluirPangaré OU É O kA QUE ESTÁ COM A TRASEIRA DO GOL ,TODAS MONTADORAS COPIARAM O GOL ,OLHE NO ONIX,SANDERO,KA ETC
ExcluirO golzinho serviu de exemplo para todas as montadoras
ExcluirTodos os carrinhos populares são cópias do golzinho
Traseira do ka ? sqn
ResponderExcluirCliquei porque li novo golf. Pensei comigo mal comprei já vai mudar? Mas gostei. O gol ficou muito bonito. Vai se manter o mais vendido por muitos anos. Minha filha comprou um hb20 muito bom carro bem acabado, bonito e espaçoso. Soube que o hb20 agora é o mais vendido do Brasil.
ResponderExcluirHB20 é bem acabado. Um bom automóvel. Beleza é subjetiva, para alguns, ele é bonito, para mim não é. Espaçoso não é, para mim também. Achei-o acanhado. Creio que, se a Hyundai, tivesse sido generosa no espaço,mantendo o preço, ele seria imbatível.
ExcluirNão o considero em minha futura compra.
O VW Fox me decepcionou um pouco. Esperava mais. A traseira não gostei.
O VW up! é interessante, mas o preço é um tanto abusivo. Outros modelos possuem preços mais condizentes, tais como o Ford Ka e o próprio HB20. Se baixar o preço, torna-se um produto interessante.
Espero que o novo VW Gol não me decepcione.
EU QUERO ESSE GOL...
ResponderExcluirNOVAMENTE SERÁ REFERENCIA PARA AS OUTRAS COPIAREM...
O QUE ESTAMOS VENDO HOJE, SÃO PROJETOS MELHORADOS COPIADOS DO GOL, MAS O CAMPEÃO VAI VOLTAR... E A NOVA GERAÇÃO, SERÁ PARAMETRO PARA A HYUNDAI, FIAT, GM E FORD COPIAREM...
Parei de ler quando li "NOVAMENTE SERÁ REFERENCIA PARA AS OUTRAS COPIAREM..."
ResponderExcluirPor mais incrível que pareça, sim é verdade. Os rivais do Gol sempre buscam inspiração nele porém quase nenhum rival do Gol consegue ter um desempenho tão surpreendente nas vendas, em qualidade concordo que vários rivais do Gol são melhores (tais como HB20, Etios dentre outros) porém nas vendas o sonho dos rivais do Gol é vender tão bem quanto e muitas vezes para isso algumas montadoras usam o Gol como base para desenvolver rivais para ele.
ExcluirAbçs.
O Gol foi líder de mercado no Brasil por mais de 27 anos (no varejo e para frotistas), no entanto, desde a chegada do Onix e do HB20 ao mercado as vendas do Gol não param de cair, ano após ano.
ExcluirGM e Hyundai foram muito claras em afirmar que o Onix e o HB20 chegavam ao mercado com o objetivo de bater o líder Gol e na época muita gente por aqui achava isso impossível.
Pois bem, em 2014 a liderança do Gol nas vendas no varejo (consumidores como nós) já foi para o espaço e o que ainda segura as vendas do Gol, como sabemos, são os frotistas.
Balanço de 2014:
Excluir1) o carro mais vendido no Brasil no varejo é o Onix, seguido pelo HB20;
2) o Gol é o carro mais vendido no Brasil para frotistas, seguido pelo Palio.
Verdade, a Hyundai copiou tanto o Gol que saiu um carro simplesmente que não tem nada a ver com o mesmo e que a plataforma serviu como base pro i20 Europeu, agora o Gol nunca serviu em nada pra VW lá fora, só pra remeter lucros diante de um produto ruim e obsoleto que só vende pelo nome.
ExcluirSó estes fanboyolas da VW pra achar que o mundo gira em torno da VW, chama os outros de haters, mas são os mais haters que existem, não perdem uma oportunidade de falarem mal das outras montadoras.
E mais a as geraçoes 5 e 6 do gol podem ter uma carinha "bonitinha" e servir de "inspiraçao para os rivais, so q em qestao de resistencia nao e grande coisa nao . Moro na zona rural e esse carros literalmente desmontao . Olha q as estradas por aqui sao ate boas, na frente o parachoque abre e da a impresao que esta pendurado,as carenagens do paralama quebram as travas etc. O carro se acaba logo,a versao g5 tem uma revenda pessima, pra ter ideia um gol g4 do msm ano se consegue um valor bem maior de revenda. Esta na hora da vw mudar esse projeto e costruir um carro um pouco mais resistente, pq por aqui gol ta perdendo espaço para palio estrada e corolla . Isso msm corolla muita gente esta preferindo comprar um corolla usado na faixa de 30 ,40, 50k do que um gol novo
ResponderExcluirPelos valores cobrados pela atual geração, este novo gol vira pelo valor proibitivo do novo golf.
ResponderExcluirComprar qualquer carro é furada, sempre caro, desvaloriza horrores e o custo de manutenção é absurdo.
A VW nunca ia deixar o modelo em clay assim, pra analise de todos, se ela fosse realmente do novo gol... acordem! Tá mais pra Golf Sportsvan, coisa que o Gol nunca vai ser. Nego viaja!
ResponderExcluiralguem conhece ou tem 1.4 tjet fiat pra me falar sobre ele
Postar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.