A Chevrolet do Brasil promoveu alterações estéticas e mecânicas no Cruze Sport6 2015 procurando com o visual colocá-lo em condições de competir com Focus e Golf, e endereçar um aspecto apontado como ponto fraco do modelo: desempenho aquém do esperado.
O modelo mostrado nas imagens Chevrolet Cruze Sport6 LTZ 2015 pintado na cor Cinza Mond metálica, com preço sugerido de R$ 86.400 reais.
A principal alteração acontece na dianteira que agora conta com nova grade com elementos cromados nesta versão LTZ e incorpora uma assinatura de LED diurna na parte superior dos nichos dos faróis de neblina.
Na lateral a única alteração são as novas rodas de alumínio de 17 polegadas com desenho exclusivo da versão. A versão LT (veja aqui) também vem com rodas de 17 polegadas, porém com desenho diferente.
Na traseira não se observa alterações em relação ao modelo vendido até agora, evidenciando uma timidez nas alterações promovidas pela Chevrolet.
Timidez esta que tem explicação no fato de que o design do Cruze é um dos pontos de maior satisfação entre seus consumidores.
Interior
O interior no Cruze Sport6 2015 ficou mais sofisticado graças ao novo revestimento em couro marron nesta versão topo de linha com costuras pespontadas. O LT vem com revestimento opcional em couro preto.
O Cruze LTZ já vem bem completo e não oferece opcionais.
Todos os itens são de série, como retrovisores com rebatimento elétrico, retrovisor eletrocrômico, sistema multimídia MyLink com tela touch-screen e GPS.
Além disso, esta versão 2015 traz funcionalidade que permite ligar o carro antes de entrar nele. Por meio do controle remoto. O sistema é inteligente e só permite acionar o motor quando a chave esta dentro do carro.
Permanecem fazendo parte da lista de itens de série controle de tração e estabilidade, ar-condicionado digital, direção com assistência elétrica, quatro airbags, sistema de som com conectividade Bluetooth/USB/MP3 e com possibilidade de ser comandado pelo volanta multifuncional. Vidros travas tem ajuste elétrico nas quatro portas.
Mecânica
A Chevrolet do Brasil alterou o ajuste do motor 1.8 16V e da transmissão automática de seis marchas para dar maior vivacidade ao Cruze.
Apesar de não haver alteração na potência máxima, que permanece em 143 cavalos, o Cruze LTZ 2015 ficou 1,2 segundo mais rápido na aceleração de 0 a 100 Km/h, que agora é concluída em 11,3 segundos.
As retomadas estão mais ágeis não somente em decorrência da melhora na curva de torque, mas também pelo fato de a transmissão estar mais rápida nas trocas - 0,5 mais rápida nas trocas ascendentes, e 0,7s mais ágil nas descentes.
A nova transmissão automática do Cruze agora também permite reduções duplas e triplas, melhorando muito a agilidade do carro em retomadas para ultrapassagens, quando o Cruze reduz com maior rapidez para ganhar velocidade mais rápido.
Dados de Desempenho
Aceleração de 0 a 100 Km/h: 11,6 segundos
Retomada de 40 a 80 Km/h: 5,1 segundos
Retomada de 80 a 120 Km/h: 8,6 segundos
Velocidade máxima: 196 Km/h (dado da fábrica)
O Cruze 1.8 16V é cerca de 3 segundos mais lento que o Golf 1.4 TSI (veja detalhes deste carro aqui) e 2,5 segundos mais lento que o Focus 2.0 Powershift.
Consumo de gasolina
Ciclo urbano (cidade): 11,1 Km/l (VW Golf 1.4 TSI faz média de 12,2 Km/l)
Ciclo rodoviário (estrada): 13,3 Km/l (VW Golf 1.4 TSI faz média de 17 Km/l)
Os dados de consumo e desempenho do Cruze 1.8 16V AT 2015 e do Golf 1.4 TSI são da revista Quatro Rodas, e mostram que o Cruze é mais lento e bebe 28% mais em estrada e 10% mais em cidade.
Conclusão
O Chevrolet Cruze Sport6 disputa a liderança do segmento de hatchs médios com o Ford Focus, e, agora, com os aperfeiçoamentos introduzidos na linha 2015 fica em melhor forma para enfrentar o Focus e também o VW Golf.
Ficha técnica – Chevrolet Cruze Sport6 LTZ 2015
Motor: dianteiro, transversal, quatro cilindros, 16 válvulas, 1.796 cm3, comando duplo variável, flex; Potência: 140/144 cv a 6.300 rpm; Torque: 17,8/18,9 kgfm a 3.800 rpm;
Transmissão: câmbio automático de seis marchas, tração dianteira;
Direção: elétrica;
Suspensão: independente McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira;
Freios: discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira, com ABS; Rodas: aro 17″ com pneus 225/50 R17;
Peso: 1.410 kg;
Capacidades: porta-malas 402 litros, tanque 60 litros;
Dimensões: comprimento 4.510 mm, largura 1.790 mm, altura 1.477 mm, entre-eixos 2.685 mm
Novo Cruze Sport6 2015 LTZ: fotos, detalhes e ficha técnica
Fabio Mendes
Pós-graduado em Engenharia de Computação (POLI-USP - Escola Politécnica da USP);
Graduado em Engenharia Civil (EE da Universidade Mackenzie - SP); Cursou Engenharia Metalúrgica na Escola Politécnica da USP (até o 4º ano);
Pós graduado em Administração Pública; Graduação em andamento em Ciência Política (UnB - Universidade de Brasília)
Bom carro, com bom pacote de equipamentos para o seu preço (86.400).
ResponderExcluirMas nessa faixa de preço pode-se comprar um Golf Highline DSG Elegance (88.000), com motor 1.4 TSI e câmbio DSG de 7 marchas, o melhor carro do segmento.
Também considero uma boa opção o Focus Titanium 2.0, que custa 85.200 reais e é bem completo. O único problema é que vai sofrer uma reestilizacão em meados de 2015.
80k tava muito bem pago.
ResponderExcluirÉ um belo carro! Vem bem recheado de equipamentos, mas com esse desempenho está eliminado de minha lista.
ResponderExcluirMesmo assim ainda prefiro, o focus ou golf, sao melhores que este chevrolet, e sao mais equipados.
ResponderExcluirComo eu já tinha dito na matéria do Cruze sedã, a maior vantagem do Cruze sobre alguns rivais é o preço e os equipamentos, coisa que se repete no modelo hatch, tem bons descontos e tem bons equipamentos, sem falar na manutenção e no seguro que não é tão caro, em questão de carro não há dúvidas que o Golf é melhor, porém, o seguro do Golf é exorbitante e a manutenção também, o Focus também possuí a manutenção muito cara juntando com o péssimo pós-venda fica difícil, mas como eu disse, em questão de carro, não há duvidas que o melhor hatch médio é o Golf.
ResponderExcluirTenho que concordar. A VW trouxe um Golf muito bem equipado, tirou algumas coisas do Golf Mexicano, mas ainda continua sendo o melhor custo beneficio. O Focus tem o melhor motor aspirado do Brasil, ótimo torque e potência, mas só vale a pena na versão Titanium PowerShift que vem com o My Ford Touch, pois nas outras versões, a falta de uma central multimídia em um carro com esse preço não condiz, fora o péssimo acabamento da Ford nas outras versões, novamente, só é melhor nas Titanium. O Cruze vai precisar melhorar muito, a Chevrolet não traz do melhor dele para nós brasileiros, como o motor Turbo dele nos EUA, e ainda tem a cara de pau de dizer que PENSA em trazer o futuro novo Cruze pra cá. Realmente, nosso mercado vale menos que o mercado chinês.
ExcluirAcho que o maior erro da GM com o Cruze/Sport6 no Brasil é não repetir a mesma fórmula que já faz sucesso lá nos EUA:
Excluir1) versão LS de entrada com motor 1.8, câmbio manual;
2) versão LT com motor 1.4 turbo, câmbio manual ou AT6;
3) versão LTZ com motor 1.4 turbo, câmbio AT6.
A versão LS 1.8 do Sport6, completa, teria que ficar na faixa dos R$60K, para brigar com o Focus 1.6 e o Golf 1.6 Trendline que deve chegar em 2015.
Concordo Rasec, pra brasileiro é de qualquer jeito, fazer o que? Aceitam e compram rindo né? ...
ExcluirSe não fosse esse consumo do cruze eu até arriscaria nele.
Exatamente, Rasec.
ExcluirA Chevrolet do Brasil não da a minima para o consumidor, era para o Cruze ter todas essas versões aqui também, não só esse 1.8 LTZ e LT.
Highlanders elegance por esse preço???
ResponderExcluirMe fala aonde vc achou?
Não existe Golf no mercado.
Na minha cidade chegaram 4 Golf esse fim de semana.
ExcluirUm Highline DSG Elegance sem teto, que está sendo ofertado por 88 mil (1000 a menos que o valor de tabela).
Um GTI básico com teto, que é vendido por 106 mil.
Dois Comfortlines básicos, vendidos por 69.900.
Fui ontem de manhã conferir esses preços.
Todos esses Golf vão vender muito rapidamente, com certeza, pois são versões de muita procura.
Highline
ResponderExcluirO Golf na versão Confortline fica bem aquém com as lanternas comuns, aquela lanterna não é apenas um detalhe, cria uma diferença absurda de beleza e nível tecnológico
ResponderExcluirTambém concordo! Se não tivéssemos conhecido as lanternas com Leds, talvez não teríamos essa impressão. Sem os leds parece ser outro carro!
ExcluirConcordo plenamente. Vi um confortline aqui perto de casa, mas caramba, é muito estranho as lanternas comuns, distoa totalmente do carro, arranca toda a agressividade do carro.
ExcluirEngraçado que quando o assunto do post é algum concorrente das carroças da VW, Fazem questão de ficar comparando toda hora, e fazendo questão de apontar os pontos negativos comparando com as carrocinhas Vwanas, quando se fala em Golf, UP, Gol Monster não é tocado o nome de outros carros no post. Palhaçada!
ResponderExcluirApesar do Cruze não ser uma boa opção nessa faixa de preço, esse vem bem completo e é uma proposta a se pensar visto que com 85k só se pega um Golf versão pé de boi.
Golf pé de boi, por 85k?
ExcluirNão se iludam com o custo x benefício do Cruze, GM só presta pra carro pé de boi. Meu pai adquiriu um GM Cruze Sedan LTZ há um pouco menos de um ano e o carro vive indo para a assistência da concessionária. Ninguém aguenta mais, toda hora é um probleminha aqui, outro ali e fora os recalls que a própria GM convoca. Tem dia que o volume do som aumenta sozinho, ou rangido no disco de freio dianteiro esquerdo, etc... Isso dá no saco! Realmente o seguro não ficou alto, mas é tanto estresse que lá em casa dizemos que "o barato saiu caro". Engraçado que eu possuo um GM Celta Life 2008, é uma carroça, mas não dá um defeito sequer, nenhum mesmo. Apenas fazemos as revisões em dia e ele nunca deixou ninguém na mão na rua.
ResponderExcluirgosto do cruze mas esse ai tem cromado demais na frente e as rodas nao agradou a antiga era mais bonita, acho q deveria era mudar essas lanternas traseira com a luz redonda nao combina muito bem
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