O mercado automotivo brasileiro conta com apenas duas opções de peruas: a Fiat Weekend e a Volkswagen SpaceFox. A Fiat venceu a disputa desse segmento de mercado, tendo emplacado em 2014 18.211 unidades de Sation Wagon.
No mês de dezembro o Fiat Weekend já registrou emplacamento de 844 unidades.
O Volkswagen SpaceFox+ SpaceCross ficou na segunda colocação, com 10.198 unidades vendidas no ano, e 629 no mês de dezembro.
O Fiat Weekend é vendido no Brasil em três opções: Attractive 1.4 Flex (R$ 46.760 reais); Trekking 1.6 16V Flex (R$ 48.860 reais) e Adventure 1.8 16V Flex (R$ 58.060 reais).
Volkswagen SpaceFox fora de linha?
Já o Volkswagen SpaceFox recebeu uma reformulação estética este ano, sendo apresentado oficialmente em 15 de outubro em opções Comfortline, Highline e SpaceCross (veja detalhes aqui).
Ocorre que desde então a Volkswagen não liberou a lista de preços do SpaceFox e o modelo não pode nem sequer ser configurado no site da Volkswagen, já que seu configurador on-line redireciona para a página de ofertas da Volkswagen.
Temos informações também que a Volkswagen suspendeu a produção do veículo e nenhum SpaceFox sai da linha de montagem há algum tempo, mas não temos como precisar se produção será retomada ou o modelo será descontinuado.
Fiat Weekend liderou mercado de Station Wagon em 2014
Fabio Mendes
Pós-graduado em Engenharia de Computação (POLI-USP - Escola Politécnica da USP);
Graduado em Engenharia Civil (EE da Universidade Mackenzie - SP); Cursou Engenharia Metalúrgica na Escola Politécnica da USP (até o 4º ano);
Pós graduado em Administração Pública; Graduação em andamento em Ciência Política (UnB - Universidade de Brasília)
Realmente é estranho, a VW apresentou ele no salão, fez um belo estardalhaço, mas só começou a vender o Fox mesmo.
ResponderExcluirDe certa forma acho que o salão foi apenas fazer cena, esse segmento de carro não faz sucesso no Brasil, então toda essa demora pode ser por que não irá vender mêsmo, pois eu fico imaginando, se o Fox já beira os 70 mil, o SpaceFox passaria dos 70, o que o deixaria impraticável.
Queria mesmo era que a VW explodisse todas as unidades do Fox e trouxesse o Polo lá da Alemanha para vender aqui, ficaria satisfeito com isso.
A Palio Weekend Attractive dourada da primeira foto, mesmo tecnicamente antiquada, ainda é um carro com seus atrativos.Ocorre que a Fiat pode por ele uma verdadeira fortuna. Mais cara que Punto e Idea em modelos equivalentes. Não faz nenhum sentido, pois ela não passa de um Siena EL 1.4 em versão sw. Se esse carro pode ser comprado por cerca de 35k, até 40k estaria muito bem pago pela Weekend. Ou seja, só doido compra a sw. Acredito que o grosso das vendas seja da Adventure, cujos preços são ainda mais insanos, mas ao menos ostenta o visual pseudo off-road, a suspensão elevada e o motor 1.8 16v como bons diferenciais.
ResponderExcluirNão sei qual a porcentagem de unidades são vendidas a frotistas, mas tenho a impressão que a politica de preços leva em consideração principalmente esse tipo de cliente - e também os compradores de "crossover" para a Adventure, mas esses aceitam pagar qualquer valor.
ExcluirO mesmo acontecia nos últimos anos de produção da Parati, quando uma Surf "completa" chegava a 50 mil reais - um absurdo pra um carro defasado que tinha nenhum atrativo relevante, além da suspensão elevada que também poderia ser adquirida em modelos mais básicos, só tinha apliques plásticos e adesivos. Porém, a versão de entrada 1.6 equipada com AC e DH partia de 23 mil com todos os descontos a frotistas; na mesma época, Weekend 1.4 e Meriva 1.4 com os mesmos equipamentos partiam de 31 mil reais com os mesmos descontos.
Pare de inventar e aceite.
ExcluirVelhos tempos que no mercado barsileiro ,Tinham Sw Ipanema,Parati ,Belina que eram carros robustos tanto para o trabalho ,qto para familia ,hj em dia são carros sem identidade ,muda todo o ano ,ficou sem graça
ResponderExcluirQuantas coisas não ajudei meu pai, vizinhos, parentes a carregarem em suas Paratis, Belinas, Passats Variant (incluindo Quantum), Ipanemas, Caravans, Elbas...
ExcluirDe SW se faz qualquer tipo de "carreto" na hora do desespero hahahah Basta rebater os bancos traseiros e amarrar a carga, esses carros foram feitos pra isso. Até mesmo pra acomodar bagagens é muito mais prático. Praticidade, versatilidade. Felizmente não sou o único que pensa assim, já que, no mercado europeu, é grande a preferência pelas station wagons.
Aqui no Brasil o pessoal foi migrando pra SUVs de entrada de dimensões internas nada avantajadas ou pras minivans (com ênfase no mini).
Essa família palio antiga tem que ser descontinuada. Um conhecido comprou uma strada adventure e hj andei nela. A falta de ergonomia, a simplicidade e o design antigo do painel me fizeram voltar no tempo!
ResponderExcluiralguem podia fazer uma campanha e me dar uma weekend adventure de presente!!!!!!
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