O Chevrolet Onix, carro que completa dois anos de mercado com recorde de vendas, recebeu classificação três estrelas para passageiros adultos e duas estrelas para crianças, em teste realizado pelo órgão independente de defesa do consumidor Latin NCAP.
O hatch médio da Chevrolet, que teve 14.484 unidades vendidas em novembro, obteve 10,17 pontos para os passageiros dianteiros (de um máximo de 17 pontos) e 20,14 pontos para os passageiros traseiros - crianças (de um máximo de 49 pontos).
Segundo o Latin NCAP, cabeça e pescoço do motorista receberam boa proteção no impacto frontal, o que resultou nas três estrelas - resultado mediano. Já para as crianças, a cadeirinha infantil não conseguiu evitar um excessivo deslocamento para frente no impacto, oferecendo pouca proteção ao pescoço e peito.
Lifan 320 - Reprovado
Outro modelo testado pelo Latin NCAP foi o Lifan 320, que recebeu 0 estrelas. O modelo testado, porém, não conta com airbags, e, portanto, não pode mais ser vendido no mercado brasileir.
GM Onix: campeão em vendas; mediano em segurança
Fabio Mendes
Pós-graduado em Engenharia de Computação (POLI-USP - Escola Politécnica da USP);
Graduado em Engenharia Civil (EE da Universidade Mackenzie - SP); Cursou Engenharia Metalúrgica na Escola Politécnica da USP (até o 4º ano);
Pós graduado em Administração Pública; Graduação em andamento em Ciência Política (UnB - Universidade de Brasília)
Pra que segurança ,O povo brasileiro gosta de botãozinho no painel iluminado .rsss
ResponderExcluirCom certeza....bom é painel futurista...ônix com telão "da hora"...e segurança meia boca.
ExcluirO pior além disso é ver esse carro subir de preço quase que todo santo dia e analisando vemos que não vale aquilo que estão pedindo. A Chevrolet foi a que mais aumentou os preços dos carros, triste! Por ser um projeto novo, o Onix tinha a obrigação de tirar, no mínimo, 4 estrelas nesse teste(vejam bem NO MÍNIMO). Carro pelado, caro, inseguro, motor antigo.... acorda meu povo!!!
ExcluirÉ isso mesmo, Richard... Segurança? Pra quê? Tem pinta de "carrão" e isso é o quanto basta!
ExcluirUm certo ex-usuário deve estar em coma até agora depois do "moderníssimo" Onix ter rasgado o assoalho no crash-test...
Mas tá bom... Tá ruim, mas se tá bom, então tá bom!
O Onix foi melhor que seu Ex-Gol G5, que nem airbag tinha na época que o latinha Ncap testou Man on The Edge...
ExcluirMas pelo menos o Gol não tem telão para distrair o motorista, assim fica mais difícil bater e morrer!
Bosley, Palio e Gol com airbags receberam 3 estrelas também. O que decepciona no Onix é o fato de ser um projeto totalmente novo, recente, utilizando plataforma moderna, mas que não conseguiu sequer superar esses projetos antigos no mercado.
ExcluirProjetos mais recentes, em uma mesma categoria, tem obrigação de superar os mais antigos em termos de segurança, caso contrário, não é possível chamar de moderno. A GM poderia rever a estrutura do Onix para conseguir, pelo menos, quatro estrelas.
Etios, HB20 e Up! são projetos mais recentes e que obtiveram 4, 4 e 5 estrelas, respectivamente. Não dá pra engolir essas 3 estrelas do Onix e como se não bastasse ainda usa um motor 1.0 8v que não é dos melhores. Assim fica difícil chamá-lo de "projeto moderno".
Felipe, claro que o Onix não é um projeto moderno. É um veículo de massa produzido para "países emergentes"...
ExcluirO problema é que seus concorrentes não ficam muito atrás não, principalmente o "Santo Gol", que alguns por aqui consideram muito superior ao veículo da Chevrolet, mas que é muito semelhante a ele em acabamento, estilo e principalmente segurança.
Mas o Up é muito mais seguro que o Ônix, não tem nem comparação!
ExcluirO problema é que seus concorrentes não ficam muito atrás não, principalmente o "Santo Gol", que alguns por aqui consideram muito superior ao veículo da Chevrolet, mas que é muito semelhante a ele em acabamento, estilo e principalmente segurança.
ExcluirA questão é que o Gol é um projeto de 2008, baseado em outro de 1999 (Polo PQ-24), enquanto o Onix é um projeto de 2012, e mesmo assim é 3 estrelas. O up! é de 2011 e é 5 estrelas.
Mas na prática, para o consumidor final, tanto o Onix quanto o Gol são carros inseguros e obsoletos.
ExcluirSua colocação esclarece a situação, mas não atenua o risco que o consumidor terá em utilizar o VW Gol ou o GM Onix. São carros ultrapassados.
E lembrando, o "New" Fox está no mesmo barco. Plataforma PQ24. Mais de 15 anos de mercado, logo, obsoleta, vencida, ultrapassada, defasada (pode escolher o adjetivo).
Em qual mercado sério o FOX é vendido? Ou ainda, em qual mercado sério (na Europa, por exemplo) a PQ24 é ainda vendida? Não vou nem comentar o preço que é pedido porque beira a irracionalidade.
Na minha opinião, só no Brasil mesmo que a VW deixa de vendar o Polo e mantém o Fox. O Polo é muito mais bem projetado e a diferença de espaço interno é mínima. Sem falar no acerto dinâmico, que é referência até hoje.
Pior que o Bosley tem razão. O Onix de moderno, só tem a idade do projeto (~2 anos), pois de resto, é comparável a qualquer projeto de meados da década de 2000.
ExcluirO Fox, em relação ao Gol, pelo menos, tem soldas a laser e utiliza a plataforma do antigo Polo, que conseguiu 4 estrelas no teste do Latin Ncap. Seria interessante o Latin Ncap testar o Fox para saber se atinge mesmo as tais 4 estrelas.
ExcluirEsse Bosley tá me lembrando o Rasec... Faz comentários "imparciais", mas sempre dando um jeito de "aliviar" a GM e falar mal da VW.
ExcluirGol é um projeto de 2008, que usa uma plataforma de mais de uma década atrás. Então, 3 estrelas se comparado ao Onix, que tinha a obrigação de ser melhor, está "razoável" para as normas atuais. Inseguro por inseguro, Gol é menos pior do que o Onix.
Então, Rasec (ou Bosley?)... Gol pior do que Onix? Onde? Motor? Não é... 1.6, com mais torque, contra 1.4. Acabamento? Sem rebarbas ou peças desalinhadas no Gol e no Onix, repleto de rebarbas e peças mal-encaixadas. Montagem? "Gaps" regulares no Gol e irregulares no Onix...
Dá um tempo, Bosley (ou Rasec)!
Ah, sim Rasec (ou Bosley?)...
ExcluirTô me lixando se o Gol ou a VW, Onix ou a GM (ou qualquer outro modelo ou montadora), ganham ou perdem mercado... Não ganho 1 centavo pra defendê-las mesmo...
Essas montadoras cagam e andam para nós, pois como não são tantas assim, empurram produtos de baixa qualidade goela abaixo.
Para que isso acabe, só o consumidor aprender a descartar os produtos de baixa qualidade, só isso...
Enquanto isso não acontece, o Onix e demais carroças, vendem que nem pão quente.
Depois ainda tem gente que tem a audácia de criticar o up!. Olha esse Lifan 320 que cadeira elétrica!
ResponderExcluirCadeira elétrica mesmo.
ExcluirNem airbag ajudava aí...
ExcluirCadeira à gasolina! Quem tem sabe que o cheiro da gasolina invade o habitáculo.
ExcluirLifan 320 já saiu de linha, essa versão ai provavelmente nem é a atual, que largou a cara de Mini Cooper, aliás, sem Air Bag deveria tomar era -1 de nota.
ExcluirUp! é um subcompacto ótimo, simples porém ótimo, mas como eu não consigo caber dentro dele...
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ExcluirAchei que você dirigia. Eu, com 1,83~1,84m, consigo posição de dirigir com folga, quando dirijo eventualmente o Up! de minha sogra.
ExcluirO Lifan foi péssimo, airbag não faria qualquer diferença ali, pois a estrutura é de péssima qualidade, parece latão. Se não me engano, o Latin NCAP não testa veículos que saíram de linha. De qualquer forma, o "Novo Lifan" deve seguir os passos desse testado, até que prove o contrário.
Os chineses tem muito o que provar com relação à segurança, pois ainda não vi um crash test de modelo popular chinês com o mínimo de segurança. Na hora que eles fizerem um veículo seguro, aí pode ter certeza que promoverão um teste para mostrar a todos que chegaram lá(me refiro à realidade das marcas chinesas no Brasil).
Vale lembrar que não houve um segundo teste: O resultado divulgado hoje apenas somou 0,50 pontos por conta do aviso de cinto de segurança, que virou item de série a partir de agosto - quando o modelo foi testado, não recebeu este ponto pela ausência de tal item.
ResponderExcluirO problema do Onix é a estrutura do painel, de plástico com PÉSSIMA qualidade. O painel, literalmente, causa lesões nas coxas do motorista pois se desprende da estrutura. É plástico ruim, um lixo!
Acho que a estrutura metálica e o processo de montagem desse painel são os maiores responsáveis do que a qualidade do plástico do painel em sim. Se a estrutura em aço tivesse absorvido melhor o impacto, haveria uma tendência do painel permanecer no seu devido lugar.
ExcluirA maioria dos veículos que recebem 3 estrelas tem avanço do painel com danos aos ocupantes. O problema do Onix é que o painel avança sobre os ocupantes e se quebra, podendo causar graves danos as pernas dos ocupantes. Se o painel não avançasse ele teria se saído melhor, mas pra que isso não aconteça a GM precisará rever toda a estrutura.
ExcluirO assoalho também deveria ter sua estrutura(provavelmente as soldas) reforçada, pois foi rompido com o impacto. Basicamente, o Onix é um projeto recente, com plataforma moderna, mas que não consegue superar um simples Palio no quesito segurança. E adicionar esse aviso sonoro é como tapar o sol com a peneira, apenas para ficar melhor na fita.
* em si.
ExcluirBem ponderado, Felipe.
O Onix é hatch médio? Vamos consertar isso aí
ResponderExcluirNossa......
ResponderExcluirDá medo ver esse teste do Lifan!
O volante saiu, literalmente, voando pelo habitáculo!!
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ExcluirEsse Lifan é uma cadeira elétrica mesmo!
ResponderExcluirMas o ônix decepcionou nos testes também.
Carblog demorando pra postar as vendas de novembro.
ResponderExcluiré a vergonha de mostrar os resultados da vw .... deve ter caído para 3 lugar já ...
ExcluirJá sabe por que, né? Antes era de a cada dezena.....
ExcluirOlha não sou defensor de nenhuma montadora,Mais como defensor de carros com qualidade no brasil e GM com o onix é uma palhaçada ser somente 3 estrelas .
ResponderExcluirFiat Palio ,VW gol ,ainda relevam por serem projetos antigos e mesmo assim há 3 estrelas ,mais o onix projeto recente é uma vergonha e o Logan um lixo .Agora só quero ver o test no KA ,será que a Ford está com medo de mostrar .
o VW UP ,pode ter gente que não goste ,mais em termos de segurança não há melhor ,Tomara que os novos carros a partir do up sejamm no minimo 4 estrelas ,Vamos ver as novas gerações do GOL ,PALIO ,UNO,HB 20 etc .Pelo preço que pagamos teriamos que ter um pouco de qualidade .
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ResponderExcluirVergonhoso este resultado. O Onix é um carro novo, com pinta de carrão para a maioria (apesar de eu achá-lo feio externamente) e decepcionante no crash test. A GM é uma brincalhona, e o pior é que o brasileiro mesmo após os resultados dos testes irão continuar a comprá-lo.
ResponderExcluirNa verdade, o consumidor brasileiro é que é o verdadeiro culpado, pois antes de comprar um veículo leva em conta na sua escolha outros pré-requisitos em primeiro lugar. O Onix na Europa, após um resultado desse, iria ser colocado pra escanteio com reflexos direto nas vendas e a GM iria se coçar para agradar o exigente e inteligente consumidor europeu.
Gosto do visual do Onix. Gosto do interior do carro, do painel, dos bancos e até mesmo dos mostradores digitais (que muitos criticam, dizem que é de moto - mas eu acho diferente, foge da mesmice). O carro caiu no gosto do consumidor (vende muito) e a desvalorização é bem pequena Um usado custa quase o preço de um novo. Pontos pro GM.
ResponderExcluirPorém, o Onix tem motor obsoleto. Foi apenas mediano em segurança, só 3 estrelas no crash test (o assoalho do carro chegou a rasgar). A versão 1.0 apresenta um dos piores desempenhos e um dos maiores consumos. A qualidade do acabamento do carro é apenas mediana. E ainda é um dos mais caros da categoria.
Hyundai HB20, Ford Novo KA e Volkswagen UP são muito melhores que o Onix 1.0.
E o Onix 1.4 equipadinho chega a custar 50 mil reais. Com essa grana dá pra pegar New Fiesta 1.6, HB20 Sedan 1.6, Fox 1.6 (com novo motor de 120 cv), Fiat Punto Essence 1.6, etc.
Acho o Onix caro, defasado mecanicamente, inseguro, e ainda perde em desempenho e consumo para os concorrentes. Mas o carro aparenta ser grandão, robusto. E a maioria das pessoas não prioriza segurança, tecnologia, desempenho e consumo. Como dizem os colegas no blog: o negócio é ter um telão "da hora", colocar uma sonzeira (pra escutar o pancadão) e rodão (também da hora), pra chegar "chegando" no "xópin".
O painel de moto não chega a ser feio, só é simples demais. No caso das versões LT e LS, eles suprimiram o computador de bordo e um mostrador analógico para colocar apenas um mostrador digital no lugar de ambos. Isso tudo para economizar alguns reais.
ExcluirUm quadro de instrumentos com dois mostradores analógicos e um computador de bordo no meio, que possibilita também a exibição da velocidade, seria o ideal. O próprio design do quadro de instrumentos possibilitaria o mostrador analógico, semelhante ao conta-giros, ao lado direito do mostrador digital.
É claramente uma solução de baixo custo que suprime um belo mostrador analógico de velocidade, ao lado do computador de bordo. Esse quadro de instrumentos não fica ruim na versão LS, mas nas versões superiores acaba ficando um pouco simplificado demais. Fica pequenininho e pobre para versões mais caras. O pior é que essa economia vai além e um Onix LT de mais de 40mil não tem um simples computador de bordo. Se a ideia fosse só fugir do "comum" teriam colocado um mostrador analógico de velocidade ao lado do mostrador digital.
Na prática, é uma peça única, pequena e que parece simplória, se compararmos com outro mostradores.
Prefiro os "velhos" mostradores analógicos. Mas acho legal ter carros com opções diferentes. Acho o Onix caro pelo que oferece. Os motivos relatei acima. Vejo várias opções que considero mais interessantes no mercado, que custam até menos que o carro da GM.
ExcluirO que ele tem, no caso, é a velocidade na telinha do computador de bordo, enquanto outros modelos tem ambos, o mostrador digital no computador de bordo e o mostrador analógico ao lado direito. É como um "Novo Uno" sem o mostrador analógico ao lado direito da telinha do computador de bordo.
ExcluirUma única coisa que eu gostei no Onix... Os bancos.
ExcluirCosturas benfeitas, tecido de boa qualidade e confortáveis.
Mas é só. O resto do carro, sem chance.
Ainda me impressiona o total desconhecimento (aqui no Brasil) das pessoas em todas classes sociais e nível de instrução, pois continuam comprando carros novos e usados sem utilizar critérios de escolha baseados na segurança passiva e ativa. Pouquíssimos ou mesmo ninguém sabe pra que serve, ou ouviu falar do Latin NCAP. Mesmo aqui nos comentários aparece gente completamente ignorante no assunto, apesar de toda informação disponibilizada pelo CarBlog.
ResponderExcluirÉ muito simples adotar ou mudar de estratégia na escolha de automóveis, é só ir no LNCAP e dar uma "espiada" nos escores. Eu já escrevi aqui, lá em casa, não entra na garagem carro que não tenha obtido 5 estrelas (adultos) no LANCAP, tem carro 5 estrelas pra todos os bolsos.
Quem ainda não adotou este modelo, não sabe o que está perdendo, fica-se mais tranquilo sabendo que o monobloco resistirá a impactos mais fortes num carro "aprovado".
Nada mais a ser falado sobre essa gambiarra do Onix!
ResponderExcluirSó mesmo a ignorância do brasileiro para comprar essa verdadeira porcaria ambulante!
Vexatório para a GM e para o Brasil, comercializar uma bomba ambulante dessa com esse preço extorsivo!
Amigo CaO,
ExcluirCom razão, é uma verdadeira gambiarra este Onix bem ao estilo GMB, no mínimo, para não ofender ninguém. 14 mil e tantos incautos compraram este carro no mês de novembro, inacreditável, só no Brasil acontece isso, lamentável.
Abraço.
Abraço.
E triste também, Eddie!
ExcluirMostra bem o retrato de nosso atraso como consumidor!
Abs
Vocês ainda se surpreendem com isso?
ExcluirEu não...
Pro Brasil, o Onix é ótimo, pois tem tudo o que brasileiro quer...
Carro que poderia destronar o onix é o polo
ResponderExcluirFiz um grupo no Zap Zap quem quiser participar Amantes Dos Carros Turbo 62-92157979 vamos conversar foruns de carros o dia todo expor nossas opnioes e duvidas blz Tudibao Migao
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