O ranking de hatchs médios mais vendidos no Brasil vem apresentado mutações desde o final de outubro, sendo a principal delas o fato de o Chevrolet Cruze Sport6 ter superado o Ford Focus e assumido a liderança no mês de novembro - situação que permanece inalterada no começo de dezembro.

Chevrolet Cruze Hatch 2015

O modelo da Chevrolet teve 1.628 unidades emplacadas no décimo mês do ano, enquanto nos primeiros 5 dias de dezembro já emplacou 491 unidades, mantendo a primeira posição no mês.

Ford Focus Hatch 2015

O Ford Focus ficou com a segunda colocação em novembro ao emplacar 1.508 unidades. Em dezembro já vendeu 372 carros, ficando com a segunda colocação, mas deve fechar o ano como líder, já que a diferença para o Cruze é de cerca de 5.000 unidades no acumulado de 2014.

Volkswagen Golf 2015

O Volkswagen Golf fecha o pódio com 729 unidades comercializadas em novembro, e 140 em dezembro (até o dia 5). No ano o VW já emplacou 15.123 unidades, e deve fechar o ano na terceira colocação, atrás do Cruze.

Hyundai i30 2015

O quarto modelo mais vendido é o Hyundai i30, com 420 unidades transacionadas em novembro e 97 em dezembro. No acumulado de 2014 fica com a quinta colocação.

Peugeot 308 2015

O Peugeot 308 fechou novembro com 420 unidades vendidas, quinto melhor posicionado. Em dezembro já vendeu 85 unidades e no acumulado de 2014 fica com a quarta posição, com 5.236 unidades.

Fiat Bravo 2015

O Fiat Bravo fechou o mês de novembro na sexta colocação, com 200 unidades vendidas - mesma posição no acumulado do ano.

BMW Série 1 2015

O BMW Série 1 surge como líder entre os hatchs médios premium, com 148 unidades somando todas suas versões (116i, 118i e 125iM). Em dezembro a BMW já vendeu 45 unidades do Série 1, e, em 2014, 1.616.

Audi S3 2015

O Audi A3, somando vendas de A3 e S3, ficou com a oitava posição em novembro, com 115 unidades. Em 2014 já emplacou 1.656, ficando à frente do BMW Série 1 no acumulado.

Mercedes-Benz A250 2015

O Mercedes-Benz Classe A, somando as vendas de A200 + A250 + A45 AMG, ficou com a nona colocação em novembro, com 168 unidades. Em dezembro já teve 29 emplacamentos, e no acumulado de 2014 fica à frente de BMW Série 1 e Audi A3, com 2.047 unidades vendidas.

Citroen DS4

O Citroen DS4 fecha o ranking de 10 hatchs médios mais vendidos, com 7 unidades emplacadas em novembro, e 392 em 2014

Ranking (nov) Modelo nov/14 Dez (05) / 2014 Acum/2014
1 Chevrolet Cruze Hatch 1628 491 15771
2 Ford Focus 1508 372 20472
3 VW Golf 729 140 15123
4 Peugeot 308 420 85 5236
5 Hyundai i30 420 97 4800
6 Fiat Bravo 200 61 4173
7 Mercedes-Benz Classe A 168 29 2047
8 BMW Série 1 148 45 1616
9 Audi A3 115 38 1656
10 Citroen DS4 7 0 392

37 Comentários

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  1. Devem estar "queimando" estoque dos modelos Cruze anteriores ao facelift, sendo vendido com bons descontos.

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  2. Incrível é o Golf, sem carros nas lojas para vender e ainda asism em 3º, E pior que estão começando a chegar os mexicanos, mas só se encontra carro com preço de 100k.
    Quando começarem a chegar em peso o Golf mexicano, com versão de 70k bastante disponível tem potencial de vender uns 4.000 / mês...umas três vezes o Focus...mais ou menos a diferença relativa do Golf e fOCUS na Europa...

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    1. 4000 unidades acho bem difícil, pois faz tempo que um hatch médio não atinge esses volumes, mas umas 2500 unidades, talvez seja possível. O incrível é como o volume de vendas dos carros desse segmento anda caindo. Acredito que o consumidor esteja migrando para outros segmentos como os do pseudo SUV's.

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    2. A VWB conseguiu fazer o impossível, perder o "momentum" das vendas do Golf 7 que vinham num crescente, por causa lapso de tempo (de carros) entre a versão alemã e mexicana e mais, a sequencia absurda de "pequenos" aumentos conseguiu afastar os potenciais compradores que migraram para a GMB e suas "promoções" principalmente.

      Hoje o Golf 7 vende 50 % do que poderia vender e vendia, créditos para os executivos da marca alemã no brasil, a VWB tem o melhor produto do Mercado e vende a metade dos lideres do segmento, lamentável.

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    3. Em BH não existe golf em estoque e o mexicano apenas em janeiro ou fevereiro...Um vendedor me disse que a VW apenas partirá para maiores volumes quando for produzido no Brasil e mesmo assim para a versão mais básica...Acredito que será com um motor inferior e menos equipamentos...Segundo um gerente...Esse caro não pode ser vendido mais barato para manter a imagem....Quanto aos carros a diferença é absurda de qualidade e etc...Esse golf vale o seguro caro e etc....Quem gosta de dirigir, avaliar o conjunto e ainda gostar do desenho do carro não dá para levar cruze para casa....Lógico a compra de um carro nunca é apenas pelo lado racional....O golf, no meu caso ganha pela razão e emoção!

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    4. Complementando, o que defini a compra é o orçamento do sujeito, você chega na Ford e GM e leva para casa descontos de 10 mil e pintura preferida, na VW o cara diz que não existe desconto nenhum e que você não pode colocar uma roda sem levar um pacote completo que sai por 5 mil e ainda deve esperar por até 3 meses e com sorte ele chega nessa data e para terminar você sai da loja e o merda do vendedor nem pega o seu número....O resultado é esse....

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    5. Para aproveitar todo o potencial do Golf 7, a VWB tem sim que vender no seu mix modelos menos sofisticados como, o Trend com motor 1.6 16v e cambio 6 marchas, é o único caminho para viabilizar a nova fabrica. Um Golf mesmo com motor aspirado 16 v estará milhas a frente da concorrência, não tem concorrente, resta a VWB saber aproveitar esse potencial da engenharia automotiva no estado da arte.

      Na Css que me relaciono havia na semana passada um TSI 0km em estoque e um GTI Exclusive, que chegará na próxima semana, ambos "made in Mexico".

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    6. Tá viajando....nem o Golf Highline a R$ 67 mil vendia isso. Aliás nenhum hatch médio acho que chegou nas 4mil unidades/mês. Sem falar que o mercado está em queda e esse Golf vai ficar mais caro pois carro só a gasolina vai pagar mais IPI que carro flex. Talvez o Golf nacional consiga recuperar as 2mil unidades/mês. Talvez.

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    7. 4 mil unidades mensais do Golf Trend 1.6 16v, manual, a 63-65k aqui no Brasil? Perfeitamente factível, o que vc encontra hoje por 60k, "carrinhos". Sim, a VWB deve ir na direção de "popularizar" o Golf como faz na Europa com o TSI 1.2 l.

      Existe um Mercado avido por bons carros, acreditem ou não, tem muita gente que pagaria mais para ter um carro longevo e com segurança 5 estrelas como o Golf, para esse tipo de consumidor não será 3-5k a maior que impediria a compra dum Golf Trendline 0km.

      E, para finalizar, há no Brasil muito Mercado para os hatches médios, carros espaçosos, muito estáveis, econômicos, boa visibilidade e ágeis no transito urbano, carro bom de cidade e estrada, qualidades que sedans medios e SUVs não tem.

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    8. A VW do Brasil vem marcando já há um bom tempo, com a demora na atualização dos seus veículos.

      O Golf passou pela 4a (1997), 5a (2003), 6a (2008) e 7a (2012) gerações lá fora, enquanto aqui ficamos na 4a geração de 2002 até 2013 (com um facelift em 2007). A VW simplesmente manteve uma geração do Golf no Brasil por 11 anos!!! Pelo menos começou a importar o Golf 7 em 2013 e começará a fabricá-lo aqui a partir de 2015. Antes tarde do que nunca.

      Outro caso é o Pólo, que lá fora está na 5a geração desde 2009, enquanto aqui a VW manteve a 4a geração até 2014. Não chegou ao absurdo do Golf, mas em vez de atualizar ou mesmo importar a 5a geração, simplesmente tirou de linha um dos melhores compactos premium do mercado. Para piorar a situação, quer deixar o Fox e Voyage como substituto do Pólo e Pólo Sedan. Mas o consumidor não está aceitando isso, como pode ser observado pela queda nas vendas de Fox e Voyage.

      Resultado dessa letargia e enganação é a perda imediata de muitos consumidores que estão migrando para outras marcas, principalmente para Toyota e Honda.

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    9. Fox e Voyage cobriram o Polo somente no preço.

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    10. Acho quase impossível um hatch médio vender mais de 4 mil unidades por mês, por mais barato que seja. Aliás, nem lembro quando foi a última vez que um hatch médio vendeu mais de 4 mil und/mês. Talvez o i30 ou o antigo Astra.

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  3. Acho dificil o golf roubar a liderança do focus ou cruze,o golf é um ótimo carro mas não consegue atrair tanto os consumidores por causa do auto preço praticado na faixa dos 100k aqui em sp e tbem nessa faixa de mercado o que conta msm é o preço pois poucos podem pagar 100k em um hatch médio e os que podem pagar esse valor em um carro acabam migrando para marcas premium como audi,mercedes ou bmw de entrada ou mudam de categoria e vão para uma categoria superior e tem mais o golf já deixou de ser novidade pois vai fazer 2 anos de mercado.

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  4. Golf e up esse mes fazendo mta vergonha....

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  5. Temos que pensar que estamos num país chamado Brasil e aqui não se aplica as preferências globais,a VW não cativa cliente algum,já a Chevrolet da descontos mirabolantes e paparica o cliente com seus produtos "meia boca"e convence o dito cujo a sair com seus automóveis,se o veículo é bom ou ruim ,não vem à questão,o que realmente importa é que brasileiro quer ser iludido,quer ser paparicado,quer levar vantagem(mesmo que seja aparente), e isso conta muito no mercado automotor.Alguém tem duvida que essa técnica de marketing e vendas da Chevrolet é a vencedora?Falo isso pois tenho um Cruze Hatch e um Cross fox (patroa),o primeiro foi uma maravilha adquirir na Chevrolet,com seus descontos ,mimos e excelência no atendimento(mesmo sabendo que o Golf é melhor,mas o dindim não me permitiu compra-lo),o segundo foi uma peregrinação(só comprei porque a esposa acha bonitinho e não abria mão,mas vale um gosto que desgosto).Mas finalizando, as vantagens da Vw limitam-se à tradição da marca e só...atendimento,desconto e vontade do consumidor fica em segundo plano,daí a explicação de clientes estarem migrando para outras marcas(mesmo sabendo que sejam inferiores)ao invés de permanecerem na Vw.

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    1. Concordo,neste mercado quem tem o menor preço e as melhores condições ganha o jogo,um vizinho meu comprou um cruze sport lt aut e um dia desses conversando ele falou que como fica na média 3 anos com um carro não compensaria pagar tanto em um golf e ele falou que se daqui a 3 anos o golf estiver no valor de 65 a 70k ele compra um,mas agora por 85k,90,100k ele achou muito fora da realidade,e acho que pelo menos 80% da população deve pensar como ele.

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  6. o fator que pesa na venda de um carro é;
    carisma da marca como o Corolla, ai ele entra num nicho de mercado, ou seja a potencialidade de sua venda é restrita ao poder aquisito do Brasileiro
    e outro mais importante é o fator PREÇO
    esse é forte, veja que a FIAT vende o Pailo 2 portas por R$23.900,00 sem pechinchar ou seja vc pode ganhar mais se a FIAT pagar bem o seu usado(e olhe ela faz), ai o negócio fica imperdível
    por ex a GM esta ofertando o Cruze Hatch e Sedan com 50% de entrada e o restante em 48 ou 50 x,
    lembra que o Focus antes de mudar também ofertou o modelo antigo com um bom desconto
    Como carro é um produto muito caro para nós, o fator preço é inquestionável
    no caso do Golf se vc quiser um equipado ele salta e chega facil a R$100.000,00 ou mais(se usar as novas tabelas)
    isso ja foi amplamente dito aqui
    na minha opinião fator preço pesa muito na venda, e ai a VW esta mal pois seus produtos estão acima dos concorrentes no fator preço, e não adianta dizer que são isso ou aquilo, são ótimos
    se não tem preço competitivo, não vende!!!

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  7. Chega, desisto de tentar entender o mercado brasileiro... Um carro com um motor MANCO desses, que acelera num sofrimento de dar dó assumindo liderança é demais pro meu cérebro processar.

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  8. Tenho um familiar que comprou um Cruze hatch (sport) automático. O carro tem seus prós: acho bonito, tem um porta-malas muito bom (pra hatch), uma direção leve, é seguro(dos GM acho q é o único que foi bem nos crash test), o seguro contra roubo é mais barato que o do Golf (por exemplo), a manutenção tbm é mais em conta. O interior do carro é bem bonito.
    Já o desempenho deixa um pouco a desejar. O carro é lerdo pra arrancar, sofre pra subir ladeiras. Mas depois que embala, na estrada, vai embora. O consumo fica em torno de 11 km/litro (gasolina) na estrada, com ar ligado o tempo todo. Pra quem não liga muito pra desempenho, é uma boa opção.

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    1. Falou tudo,mesma opinião,sou dono de um.

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    2. Fabiano
      Não é só escolher o carro. Outras coisas como custo do seguro e manutenção tbm contam.
      O seguro de um carro (da mesma categoria) pode custar o dobro do concorrente. A manutenção também. Isso deve ser levado em conta. O cara pode ter o melhor carro da categoria (que passa dos 240 km/hora), daí chega na hora de renovar o seguro é uma paulada. Na hora de fazer a manutenção, outra paulada.

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    3. Concordo, André. Tem muitos que compram o carro não tem possibilidade de pagar o seguro e as revisões. Não é a toa que existem tantos carros judiados no mercado de usados.

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    4. Tem muito, SDS
      Tem cara que compra um carro de 80 mil e não faz seguro, não faz as revisões (nem as que estão dentro da garantia). E tem cara que mora mal e compra um carrão, sem ter onde guardar, e deixa um carro de 80, 100 mil reais dormir na rua. O cara nem ao menos paga uma garagem pra deixar o carro. Conheço um cara que comprou um Hyundai Veloster, o cara mora nesses prédios populares (tipo minha casa, minha vida) e o Veloster "dorme" no relento, chuva, exposto ao sol num terreno (recuo de pista) na frente dos prédios. Total falta de planejamento e de prioridades.

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    5. não é bem assim , brasileiro odeia levar na css na revisão e um susto na hora d epagar a conta
      isso é broxante, algumas marcas ja entenderam isso, e trabalham com preço fixo e sem alinhamento e balanceamento, pois na minha ficha do meu carro isso ta escrito e por isso nem oferecem, ah em tempo tenho um Honda Civic, que gstei na 1ª Revisão R$280,00, pago no cc em 2x
      ai é fácil

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    6. Por isso, a grande maioria não poderia nem pensar em comprar um carro de grande porte, pois está sujeito a ter esses "sustos" no momento das revisões. Mas como muitos querem "pagar de gatão", com carrão e por ai vai, nem dão a devida atenção nesse aspecto.
      Uma coisa que está me chamando a atenção é os custos com seguro que estão cada vez mais onerosos (principalmente aqui em SP). Não tenho certeza, mas li em alguma fonte em que apenas 22% da frota de veículos aqui no Brasil possuem uma apólice de seguro.

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    7. André:
      Aqui tem vários que fazem esse tipo de coisa, moram no terreno do sogro, compram dois carros, sendo que a garagem cabe apenas um. Só reparar em ruas de condomínios de prédios onde as ruas são tomadas por carros dos moradores onde em seus apartamentos só existem apenas uma vaga. Situação que foi agravada pelo rodízio de veículos municipal. No final das contas, falta muita racionalidade do povo.

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    8. SDS, o transporte público no Brasil não ajuda. Os ônibus lotados, etc. E as pessoas se atiraram a comprar carros (muitos, sem planejamento). Esquecem que não é só o valor do carro, mas tem manutenção, seguro, gasolina, pedágio, estacionamentos, etc.
      E muita gente ainda associa carro a "status". Em vez de comprar um carro mais simples (ou um usado) que caiba dentro do seu orçamento... os caras se atiram em carros caros, prestações altas, muitas vezes não conseguem pagar as prestações ou ficam com um baita carro e não têm grana nem pra gasolina. Em vez de optar por um carro econômico, ainda optam por carros que possuem alto consumo de combustível, manutenção cara e seguro caro.

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  9. A comprar Focus 1.6 eu também iria de Cruze sem receio algum. Quem está aos poucos reagindo nas venda é o novo I30 que na minha opinião deveria vender bem mais, pois ainda é uma opção melhor que Bravo, Peugeot e Focus em suas versões básicas. A questão toda é que a Hyundai estraçalhou a moral de seu próprio carro.

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  10. Com todos os aumentos que teve e a falta de uma versão mais acessivel a vw está conseguindo fazer o golf assim como o fusca serem um carro de nicho ou seja só vende para quem gosta msm do carro.

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  11. Não entendo como alguém compra o DS4, ele é simplesmente o C4 Lounge só que hatch, mesmos equipamentos, e o C4 Lounge tem até coisas a mais, como saída de ar condicionado traseira, de resto é todo igual, até o interior deles é igual.

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  12. Fora que a traseira dele é horrível,na verdade só o interior se salva.

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  13. O Melhor do segmento é o golf, mas tirando esse o focus me agrada mais.

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  14. Focus caiu pq mal lançaram essa versão do focus, anunciaram que tem a próxima encaminhada pra sair ano que vem...se baixassem o valor dessa versao ia vender muito, e seria muito justo jah q ano q vem vai tah defasada, mesmo q seja um carro impecável zero novinho. Vacilo da Ford improvisar um Focus soh pro brasil e ver que a volks trouxe um modelo mais alinhado c o que tem pelo mundo , agora vão ter que correr atras e mecher no carro. A volks fez isso tb no passado com aquele golf medonho que inventou soh por aqui, da até vergonha de ver um nome de tradição colado naquele improviso de carro....parece um golzao um marreco movél

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