A Volkswagen do Brasil propôs congelamento dos salários dos trabalhadores de sua fábrica na Anchieta até 2016. A proposta faz parte de uma série de medidas que estão em negociação entre a empresa e o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC visando alteração nos termos do acordo assinado em 2012 e que previa estabilidade até 2016 e reajustes pelo INPC, mais 2% de aumento real todos os anos.


Com a saída de linha do Gol G4, no final de 2013, que foi substituído pelo up! - fabricado em Taubaté, Kombi (sem substituta) e Polo (que teve produção encerrada no meio de 2014 - veja aqui), a unidade do ABCD terá uma produção 25% menor este ano, representando cerca de 90 mil veículos a menos que em 2013.


A proposta da Volkswagen para os trabalhadores é a de reajuste zero em 2015 e 2016. Mas os salários serão engordados com um abono de R$ 6 372 e outra bonificação de R$ 1 643, que seriam pagas em dezembro do próximo ano. Em 2016, o abono seria de R$ 3 374 em maio e mais R$ 1,5 mil em dezembro.

PDV

Além das medidas na remuneração, a Volkswagen pretende implantar um Programa de Desligamento Voluntário, que seria necessário para reduzir a quantidade de funcionários na unidade em 2.100 trabalhadores - atualmente excedentes.


No primeiro trimestre do ano que vem a fábrica passará a montar o sedã Jetta. Atualmente a unidade é responsável pela produção da Saveiro.

7 Comentários

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  1. Congelar os preços nem pensar né?
    Aumentam todo mês e reclamam que vendem menos.
    .

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  2. O "sonho" de qualquer montadora instalada no ABC paulista, é sumir de lá, mas o sindicato sempre da um jeito de segurar.

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    1. Que sonho que nada! Você acha que se estivesse ruim eles continuariam lá?
      Onde a VW conseguiria tanta mão de obra qualificada fora da grande SP?

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  3. Acho engraçado isso, lucram bastante, mesmo as vendas "caindo", sempre tem carro vendendo a rodo, e mesmo assim, falam em excedente, perda de produção e consequente perda de dinheiro...
    Podia baixar os preços dos carros para vender mais e sair desse aperto, mas não, os preços estão bons, afinal, todos querem o Gol 1.0 pelado na garagem.

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  4. Reflexo do excesso de intervenção. Uma economia saudável tem a livre concorrência e se ajusta sozinha a nova realidade. Mas o governo não permite. Hora baixa IPI para beneficiar as montadoras, hora não permite demissão e ao final os consumidores pagam a conta.

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  5. Sei que não é o assunto. Mas li por acaso que a GM pretende ressuscitar o recente falecido Sonic em 201. Vi também as fotos do carro atualizado que ficou bem legal comparado ao anterior. Será que a GM pretende nacionalizar para substituir o Àgile? Seria uma excelente opção comparada ao Àgile.

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  6. Coitado do Carlos4Patas, vai ficar com o salário congelado...

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