O Volkswagen up! é o modelo de acesso à gama da VW no Brasil, tendo como foco o uso primordialmente urbano, mas nada impede que os compradores possam adotar caracterizações mais esportivas.
É o caso do modelo que mostramos nas imagens, feito com base em uma versão de acesso, Take-up! 2 portas, equipado com ar-condicionado, pintado na cor Vermelho Flash.
Assim equipado o take-up tem preço sugerido de R$ 30.630 reais, mas pode ser adquirido com desconto, abaixo de R$ 30.000 reais.
Ao Take-up! foram adicionadas rodas de 17 polegadas com pneus 195/40 R 17.
Apenas esta alteração deu uma aparência bastante esportiva do up!, ajudado também pela cor Vermelha.
As linhas robustas e os traços sólidos da carroceria do up! permitem que a caracterização esportiva fique harmoniosa.
O interior do Take up! tem ambientação em preto e acaba se harmonizando com o visual mais esportivo do modelo.
O up! com seu motor três cilindros 1.0 de 82 cavalos tem um desempenho superior a modelos "esportivos" de cerca de 30 anos atrás.
O Ford Escort XR-3, por exemplo, adotava motor CHT 1.6 com também 82 cavalos, com o qual acelerava de 0 a 100 Km/h em 14,4 segundos, segundo teste da Revista Quatro Rodas.
Já o up! 1.0 com gasolina faz a mesma prova em 14,2 segundos, evidenciando com o conceito de "desempenho esportivo" é relativo no tempo e no espaço.
Volkswagen up! com rodas de 17" tem visual esportivo
Fabio Mendes
Pós-graduado em Engenharia de Computação (POLI-USP - Escola Politécnica da USP);
Graduado em Engenharia Civil (EE da Universidade Mackenzie - SP); Cursou Engenharia Metalúrgica na Escola Politécnica da USP (até o 4º ano);
Pós graduado em Administração Pública; Graduação em andamento em Ciência Política (UnB - Universidade de Brasília)
Eu particularmente, nunca entenderei como alguem considera esse up com seus 82cv algo esportivo. Da onde veio esta inspiracao? Nem com roda 20polegadas A comparacao com os esportivos dos anos 90 foi a melhor
ResponderExcluirBom final de semana a todos
Foi só uma comparação
ExcluirA versão tsi tem mais de 100 cavalos
ExcluirFicou estranho, é oferecido como opcional ou foi uma mudaça feita por fora?
ResponderExcluirÉ complicado, tem gente que prefere por rodão e rebaixar do que equipar o carro com alguns opcionais essenciais. Já vi gente andando de Celta pelado mas com rodas 18 e rebaixado, sem falar no "sonzão". Mas em questão de design e estética, esse up! ficou bem bonito mesmo! Poderia ter algum doido para fazer swap e colocar o 1.4 TSI do Golf nesse up! Já imaginou? Iria ficar um demônio para andar!
ResponderExcluirImpossível. Não cabe motor de 4 cilindros no cofre do up. O que dá lá é o 1.0 TSi...esse ficaria bom.
ExcluirComenta-se que o Gol GTI vem com o motor 1.4 TSI e com o câmbio manual de 6 marchas. Se for verdade vai ser um foguetinho, e vai vender muito.
ResponderExcluirA rigor, desde 2008 comentam isso; já desisti. Mas um up! 1.0 TSI me agradaria bastante.
ExcluirLi (site da Revista 4 rodas) sobre esse motor TSi 1.0 Turbo de 110 cavalos que poderia equipar o UP. O UP com 82 cv já anda razoavelmente bem, com esse Turbo de 110 cv, aliado a um carro leve, ia deixar o carrinho bem esperto. Aí, sim, com certa esportividade.
ExcluirPois é, o Gol GTI era um carro muito desejado na época e tinha uma boa reputação, ainda me lembro do Gol GTI G3, na minha opinião foi o melhor Gol já fabricado! Bem que na G7 do Gol a VW poderia lançar uma versão GTI nessa configuração! Andaria muito! O mercado brasileiro precisa de esportivos mais acessíveis, o mais barato que temos é o Punto T-Jet.
ExcluirAcho exagerado, desproporcional usar rodas aro 17 no UP. Rodas aro 14 ou 15 já estão de bom tamanho. Aqui na minha cidade (Porto Alegre), rodas esportivas são muito visadas pelos ladrões. Tem acontecido muitos casos do sujeito deixar o carro na rua, principalmente à noite, e quando vai pegar o carro, ele está sem as 4 rodas (suspenso sob pedras). Depois, vemos os "manos" andando de Chevette, Gol quadrado, Escort, Golf anos 90, Kadett, etc, com umas rodas novinhas. Coincidência, não? Acho legal rodas esportivas, acho que deixam o carro mais "descolado", mas prefiro rodas simples, com calotas, pra andar no dia a dia, pois pagar uma grana por umas rodas bacanas e vir um "mano" levar é complicado. No Brasil, tá difícil!
ResponderExcluirAe André, me diz uma coisa. O marcador de combustível do Take é aquela barrinha! Quando vc faz uma viagem por exemplo essa barrinha vai diminuindo gradativamente? Obrigado!!!!
ExcluirSim as barrinhas vão diminuindo gradativamente e o termômetro da agua aparece em números.
ExcluirExato, Leandro.
ExcluirO Take UP usa o marcador de combustível digital, são barrinhas vermelhas que vão apagando aos poucos, conforme o consumo do carro. Eu prefiro o velho marcador analógico, que equipa as outras versões (Move, High), mas já acostumei com esse marcador digital em barra.
Como o Jackson disse, a temperatura aparece digital também (ex: 90°). O painel conta também com indicador de marcha (conforme a velocidade do carro ele indica, por setas, se vc deve aumentar ou reduzir a marcha - visando melhorar o consumo). Apesar de simples, o mostrador é bem prático e funcional, tendo as principais informações e sendo de fácil e rápida leitura. Você pode achar imagens e até vídeos na internet (youtube) com mais detalhes.
Aparentemente é um carro tunado por concessionária, meramente para fins demonstrativos. Até porque pouquíssimas pessoas conseguiriam andar com esse carro nessa altura e com pneu perfil "fita isolante". Eu uso 205/40-17 e graças a nossa excelente pavimentação padrão BR já é um inferno hahahah
ResponderExcluirAchei bonito o up! das fotos, até porque se eu vir a comprar um será parecido com esse, Take de cor sólida com duas portas, mas socado e de 195/40 pra uso diário é inviável (inviável diferente de impossível).
Ridículo.... Carro feio e onde ficou o esportivo... Sim... Na comparação com o xr3 ???? KKKKK por favor, melhora !
ResponderExcluirDepois ficam chorando aos 50 mil trocar os batentes da cx de direção ou estourar a bomba com cavitaçoes... O nosso up tupiniquim não foi calculado para tamanho arraste pelo sistema hidráulico...
O que já vi de carrinhos dos bons com as bombas hidráulicas gritando depois de 20 mil rodados devido a roda-o... Aff !
Nessa ccs não tem eng. ? Pelo menos para explicar q isso não dá para rodar.
O cara gasta uma nota com essas rodas e pneus e é capaz de ter direção sem assistência.
ResponderExcluirNão deixa o carro "amarrado" com essas rodas??
ResponderExcluirÉ impressão ou as fotos deformaram o up!?
ResponderExcluirA traseira, principalmente, ficou desproporcional ao que ele realmente é.
Eu achei horrível!
ResponderExcluirDe esportivo e tucano, só no desejo mesmo!
Affif........
*tunado
ExcluirEu particularmente já me acostumei com o design do up e acho ate "aceitável" nem bonito nem horrível mas diria "correto", agora colocar uma rodas dessas nesse carro e falar que ele ficou com "ar esportivo" é de matar...Da onde ele ficou com ar esportivo?!!!. Meu deus, imagina esse carro andando por ai com essas rodas, será que o consumo e desempenho dele continuariam o mesmo?!!!,Acho que não em, principalmente devido ao peso extra que o mesmo iria ter que carregar das rodas, e ainda mais por ser um veiculo "1.0 ele NUNCA VAI SER ESPORTIVO", a não ser que a Volks traga o 1.0 Tsi , ou colocar o 1.6 16v nele, ai sim ele por ser leve com um motor potente teria ar esportivo, não simplesmente pro ter um "RODÃO DE MANO" no carro ele fica com ar esportivo!!!Aff
ResponderExcluirOnde tem ar esportivo nesse carro, só porque colocou um jogo de rodas maiores?
ResponderExcluirAinda comparar com esportivos dos anos 80, 90, lógico que em motorização tudo
evoluiu, mas esse up! não tem nada, nada de esportivo em sua aparência
Uno 1.6R e Turbo, Escort Xr3, Gol GTi, Kadett GSi, Corsa GSi e tantos outros
nacionais que marcaram época é que podem ser considerados esportivos, alguns
em desempenho, outros em seu estilo diferenciado em relação as versões comuns
O Gol GT 1.8 sim era um esportivo de verdade, com um belo motor AP 800 de mais de 100 cavalos (apesar de a VW divulgar 99 cv por questões tributárias).
ExcluirO Gol GT 1.8 HUMILHAVA o Escort XR-3 sem dó nem piedade, do mesmo jeito que o up! humilha o ka 1.0 hoje.
O Escort XR-3 era apenas um carro "poser", todo enfeitado, mas com um motorzinho boqueta com comando lateral, e que só conseguiu 82 cv pois a Ford estuprou o motor com um Weber 40 de duplo corpo. E mesmo assim o XR-3 tomava um pau bem feio até do Gol CL 1.6...o carro de entrada do Gol...Rá..rá..rá.;
Ford sempre foi carro para quem não entende de carro. Sempre. Os exemplos estão todos aí...XR-3...Del Rey...
O Gol andava mais, principalmente nas versões esportivas (GTS e GTi), mas o Escort era mais confortável. E o XR-3 tinha um visual bem bacana pra época, até teto solar./ O Del Rëy tinha uma suspensão muito macia, mas o motor era muito fraco (apenas 78 cv na versão CHT 1.6). É impressionante como ainda tem muitos Del Rëy rodando pelo interior do RS e SC, carros com quase 30 anos de uso, aguentando o tranco em estradas ruins, muitas vezes de terra. / Até hoje, tem algumas características que se mantêm em cada marca. Nos Volkswagen, os carros são mais "nervosos" e o câmbio de engates curtos e precisos deixa o carro mais na mão (uma condução mais esportiva). / Nos Ford, a suspensão mais macia, que garante conforto. Acho os carros da Volks meio duros (você passa por um buraco e sente o impacto, já os Ford (tive Fiesta e Focus) absorvem melhor a irregularidade do piso.
ExcluirO ponto fraco do escort sempre foi a motorização, mas como carro era melhor, mais espaço, mais silêncio, melhor acabamento e bancos melhores também, o gsi mais ainda, andava um pouco menos do que o gti mas era muito mais carro.
ExcluirMárcio :
ExcluirEu tive um Escort xr3, não me lembro o ano, que vendi com quase 100.000km rodados, sem um defeito grave sequer, só as manutenções de praxe!
Carro sensacional, com ótimo desempenho, acabamento primoroso e super agradável de dirigir! Até hoje sinto falta desse carro!
Também já tive Del Rey e Versalhes!
Era uma época, quando a Ford era sinônimo de qualidade e acabamento impecável!
Boa época aquela, porque hoje em dia....
Nessa época a Ford não tinha qualidade. Tinha apenas um acabamento relativamente bem feito com materiais de boa qualidade, mas a mecânica era de baixíssima qualidade. O motor CHT era fraquíssimo, derivado do motor do Gordini, ultra-mega-antiquado, com comando de válvulas lateral com varetas. Esse tipo de motor não aceitava altas rotações, pois as varetas entortavam. E era um motor muito sub-quadrado, privilegiando muito torque em baixa mas acabava depois de 3.000 RPM.
ExcluirO XR-3 1.6 era um engodo. parecia uma árvore de natal, mas anda menos, bem menos, que o Gol CL 1.6 AP-600 que custava 1/3 do preço.
E a Ford tinha coragem de colocar câmbio automático no Del Rey 1.6 CHT.
O câmbio não era menos ruim. Curso muito longo e impreciso.
Horrível.
O Versailles não era Ford, mas VW. Era um Santana.
Carlos :
ExcluirO Versalhes era da AUTOLATINA, uma joint-venture entre a Ford e a VWB!
O Versalhes era uma Quantun com a qualidade Ford de acabamento, referência, na época!
Abs
Xr3 só era bom para pegar mulher,fazia fila numa noite de balada,agora já para andar tinha que ser ap msm princilpalmente o passat gts pointer e o Gti da primeira safra,nesta época eu tinha um gol star 1.8 90 branco com rodas pingo d´agua do gts e filmadão era show de bola pois andava como o gts.
ExcluirOs Xr3 fórmula e o benneton eram os melhores , o primeiro foi lançado de 91 para 92 e o segundo era 1990,para mim essa foi a geração mais legal do escort ,saudades do Xr3 fórmula vermelho cereja era muito top.
ExcluirE na realidade o Versailles era um Santana bem piorado.
ExcluirFoi uma verdadeira gambiarra que fizeram para lançar esse carro.
Por fora colocaram faróis com um formato ligeiramente diferente, e no lugar da grade preta da VW colocaram uma na cor do carro para imitar o que a Ford fazia no exterior. Só que no exterior a grade dos Ford era na mesma peça do capô, e no Versailles ficou uma aberração dividida com o capõ, dando a clara noção de gambiarra.
O interior era tão ruim quanto. O painel, novamente, tentaram usar o formato geral dos Ford europeus, e adaptaram os elementos do Santana la, como som e saídas de ar. Ficou horrível, com aparência de gambiarra mesmo, pois o painel tinha formato redondo, e os elementos quadrados vindos do Santana não se hamonizavam.
Pior, na parte de baixo via-se a adaptação mal feita do painel do Santana.
Versailles foi uma gambiarra. Nada além disso.
Só teve uma coisa pior: a Royale 2 portas...>Essa foi de matar...uma banheira dessa 2 pprtas...que derrota. felizmente não durou muito.,,.,
Kadett Gs e o Gsi tbem eram legais e foram os primeiros carros com equipamentos inéditos de elétronica embarcada na categoria como Check control,computador de bordo,suspensão traseira reguláveis a ar e ainda um belo painel digital coisa de louco,era o começo da eletronica nos carros esportivos nacionais e isto sem contar que os ultimos Gsi ainda tinham freios a disco nas 4 rodas e ABS.
ExcluirCao, estaas afirmações de que o acabamento dos ford está ruim eu não concordo, e em nenhum lugar estas afirmações são tão insistentes como aqui no carblog.
ExcluirQuando foram lançados focus e fiesta realmente estavam mal montados, a ford lançou os carros antes de a linha de montagem estar bem ajustada mas isso acabou.
O golf tem acabamento melhor do que o focus? Tem, mas o focus não é ruim, o painel tem uma parte enorme emborrachado, as peças internas estão bem alinhadas e até a parte superior da porta é emborrachada, não é material macio mas é emborrachado.
O fiesta atualmente tem o interior bem alinhado e montado, o ka está muito bem montado, tem um interior até mais caprichado do que o do fiesta.
Estas afirmações de que os ford atuais tem acabamento ruim não procede, não é verdadeira.
Márcio santos,
ExcluirAperte o teto de um ford focus na versão S ou Se ( as que eu já entrei). É ridículo! O forramento do teto é frouxo e cede ao apertar, ele AFUNDA mesmo! Coisa bizarra para a categoria.
Todas as portas do ford focus são de plástico oco e duro, sem nenhum emborrachado.
As portas traseiras do focus tem uma minúscula cobertura em tecido(ou couro sintético dependendo da versão), bem pequena mesmo.
O porta luvas do focus é de plástico sem forração nenhuma, assim como nenhum dos porta-trecos( tudo plástico)!
A parte de trás do painel do focus é de plástico duro e áspero (onde encosta no para-brisa).
O que são aqueles caninhos tortos dos apoios de cabeça??!
O capô do focus não tem mola a gás, e sim a velha varetinha de carro popular.
O motor do focus não é coberto, toda a fiação fica aparecendo.
O estepe do focus é de bicicleta...
Enfim, preste atenção nesses detalhes do carro...que vc vai ver que o acabamento do focus é sofrível.
E não é só o Focus não, todos os carros da ford que custam menos de 100 mil reais tem acabamento ruim aqui no Brasil!
ExcluirO ecosport tem um acabamento ridículo, plásticos para todos os lados, peças desalinhadas, forro do teto soltando, etc. O focus e o fiesta também são cheios de plásticos por todos os lados.
O único ford bem acabado é o fusion, com um ótimo soft touch no painel e nas portas (apesar da forração do teto ser mediana, melhor do que o forro lixo do focus mas muito inferior ao tecido premium encontrado no Golf, nos Audi, MB, BMW, etc...
Realmente, o acabamento do Focus S deixa muito a desejar, bem como a Ecosport. Agora achei a versão Titanium do Focus bem acabada.
ExcluirSDS,
ExcluirRepito isso porque fiquei chateado. Fui na ford para fazer o test drive das versões S e Se...me decepcionei com o acabamento.
O Focus antigo era muito mais bem acabado. Aí ainda ter que ouvir vendedor dizendo que é um produto refinado e revolucionário ( com freios a tambor) foi pesado.
Mas o forro do teto é algo que eles deveriam trocar...aquele é bem ruim.
Abraços.
Deveriam ser Orbitais com isulfilm preto bandido e com o adesivo dos Racionais Mc's atrás, e aí tá pronta a viatura pro pancadão.
ResponderExcluirAcredito que o carro exposto serve apenas para chamara à atenção dos clientes. Eu particularmente, não gosto de carros modificados.
ResponderExcluirNossa, só tem dono de Ferrari comentando aqui.
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