Ocorre que a Fiat caiu, mas Volkswagen (queda de 14,7%) e GM (queda de 12,6%) caíram mais. E como a queda da VW foi ainda maior que a da GM, fica aberta a disputa pela segunda posição no ranking de automóveis e comerciais leves.
O primeiro semestre registrou a GM à frente, mas em agosto a Volkswagen retomou a vice-liderança. Entretanto, em outubro a distância entre a alemã e a norte-americana ficou em menos de 2.000 carros, o que representa 0,1% de participação de mercado.
Esse quadro de queda das três maiores resultou em uma redução de participação de mercado da Fiat de 0,3%, VW queda de 1,3% e GM retração de 0,8%.
Quem ganhou
A parcela de mercado perdida por VW, GM e Fiat foi direcionada à Hyundai e à Toyota, já que a Ford manteve-se estável, com participação de 9%.
A sul-coreana Hyundai registrou aumento de 10,7% em suas vendas em 2014 e viu sua participação de mercado elevada a 7%, superando a Renault, que, caindo 1,2%, ficou com 6,9% do mercado.
A Toyota foi outra que avançou, com crescimento de vendas de 7,9%, resultando em participação de mercado de 5,7%.
Ranking - 10 maiores montadoras de automóveis - Brasil
Ranking | Montadora | Acumulado 2014 | Acumulado 2013 | Variação | Market Share |
1 | Fiat | 576283 | 638065 | -9,7% | 21,3% |
2 | Volkswagen | 471664 | 552819 | -14,7% | 17,5% |
3 | GM | 464449 | 537164 | -13,5% | 17,4% |
4 | Ford | 244035 | 276988 | -11,9% | 9,0% |
5 | Hyundai | 189937 | 171597 | 10,7% | 7,0% |
6 | Renault | 187515 | 189776 | -1,2% | 6,9% |
7 | Toyota | 155126 | 143798 | 7,9% | 5,7% |
8 | Honda | 108536 | 112519 | -3,5% | 4,0% |
9 | Nissan | 56221 | 65050 | -13,6% | 2,1% |
10 | Mitsubishi | 48398 | 47937 | 1,0% | 1,8% |
Com informações: [Auto Data]
com o mercado em disputa, a hyundai conseguiu uma boa fatia de mercado com os clientes insatisfeitos da Fiat, GM, VW e conseguiu atrai-los com o HB20. ta ficando boa a disputa espero que melhorem cada vez mais os carros, mais sempre os preços ficaram lá em cima com nosso governo com impostos absurdos e montadoras com super lucros.
ResponderExcluirTodas as chamadas "quatro grandes" perderam participação e as novas ganharam. Muito bom, pois isso mostra que o mercado está se fragmentando, por conta da maior concorrência.
ResponderExcluirA situação é bem pior para a Fiat e GM, que mesmo derrubando seus preços ainda perderam. A VW perdeu, mas foi decorrente da saída de linha da Kombi e Gol G4, e a VW é a mais lucrativa de todas, já que os preços dos seus carros são e devem ser mais caros. Como a VW sempre vende mais caro (e é assim que tem que ser, já que oferece produtos superiores), sua lucratividade foi mantida, enquanto Fiat está vendendo a Ferrari para fazer caixa, e a Ford com preju de 1 bi na América do Sul.
Excluirkkkkkkkkkkkkkkkk
ExcluirBem Célio, é a mesma coisa que paixão por futebol, você defende, briga, discute mas não ganha nada com isso, é uma coisa inexplicável!
ExcluirAbçs.
É Carlos é bem pior mesmo pra Fiat e Gm , as duas são 1° e 2° lugar respectivamente no mercado brasileiro, mas realmente a Volks que é a 3° sendo que antes era a vice líder esta em vantagem sobre ao 1° e 2° lugar!!Meus Deus não sabia que fanatismo deixava as pessoas cegas também e só pra constar a Fiat "NÃO ESTA VENDENDO A FERRARI" e sim colocando 10% da mesma a venda na bolsa de valores, "APRENDA", a não querer mentir sobre fatos!! Segue Link confirmando o que eu falei "http://www.estadao.com.br/jornal-do-carro/noticias/mercado,ferrari-vai-se-separar-do-grupo-fiat-,21666,0.htm" "http://www.forbesbrasil.co/negocios/acoes-da-fiat-chrysler-sobem-19-apos-anuncio-da-venda-de-10-da-ferrari/" "http://g1.globo.com/carros/noticia/2014/10/fiat-chrysler-vai-lancar-acoes-da-ferrari-e-emitira-us-25-bi-em-bonus.html". Então contra "FATOS" não a mentira que se mantenha.
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ExcluirSó me surpreende mesmo a renault, não sei como o duster faz sucesso.. Ô carrinho feio, manco e mal acabado.
ResponderExcluirA Toyota teve um aumento significativo em suas vendas! Meus parabéns!
ResponderExcluirSó não foi melhor por que a Fiat não perdeu uns 2 pontos de participação.
ResponderExcluirEu acho essa capilaridade e pulverização do mercado benéfica para nós consumidores, uma vez que aumenta a concorrência e as montadoras necessitam modernizar seu portfólio se não quiser perder mercado!
ResponderExcluirMas é um movimento de longo prazo, mas muito sadio para o mercado!
Postar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.