Nesse mercado a dominância está com o Toyota Corolla, que emplacou no décimo mês do ano 6.326 unidades, detendo uma participação de mercado de 29%.
O segundo colocado é o seu conterrâneo japonês, o Honda Civic, que, com 4.038 exemplares emplacados, ficou com 18,5% do mercado.
A terceira colocação cabe ao Chevrolet Cruze - carro reformulado na linha 2015 (veja aqui) -, que emplacou 2.393 unidades, conquistando 11% de participação.
A quarta colocação cabe ao Nissan Sentra, com 1.160 unidades transacionadas, o que representa 5,3% do mercado.
O Volkswagen Jetta, outro que vem aperfeiçoado na linha 2015 (veja aqui), fica com a quinta colocação, com 5,2% do mercado e 1.125 unidades vendidas em outubro.
O sexto colocado é o Ford Fusion, com 972 unidades emplacadas - 4,5% de market share.
O Citroen C4 Lounge, que tem como novidade o motor 1.6 Turbo THP Flex na linha 2015 (veja aqui), teve 849 unidades vendidas, o que lhe deu 3,9% do segmento, e a sétima posição no ranking dos mais vendidos.
O Renault Fluence ficou com a oitava colocação depois de vender 807 unidades e ficar com 3,7% do segmento.
O BMW Série 3, que soma as vendas de 316i, 320i, 328i e 335i, estabelece-se como o 9º sedã médio mais vendido do mercado brasileiro, com 711 unidades comercializadas no mês e 3,3% do mercado.
Fecha a lista de dez mais vendidos do Ford Focus Sedã, com 643 unidades transacionadas e 2,9% do mercado.
Ranking - 19 sedãs médios mais vendidos - outubro de 2014
Ranking | Modelo | out/14 | Participação |
1 | Toyota Corolla | 6326 | 29,0% |
2 | Honda Civic | 4038 | 18,5% |
3 | GM Cruze Sedan | 2393 | 11,0% |
4 | Nissan Sentra | 1160 | 5,3% |
5 | Volkswagen Jetta | 1125 | 5,2% |
6 | Ford Fusion | 972 | 4,5% |
7 | Citroen C4 Lounge | 849 | 3,9% |
8 | Renault Fluence | 807 | 3,7% |
9 | BMW Série 3 | 711 | 3,3% |
10 | Ford Focus Sedan | 643 | 2,9% |
11 | Fiat Linea | 613 | 2,8% |
12 | Mercedes-Benz Classe C | 545 | 2,5% |
13 | Audi A3 Sedan | 374 | 1,7% |
14 | Mitsubishi Lancer | 315 | 1,4% |
15 | Kia Cerato | 296 | 1,4% |
16 | Hyundai Elantra | 211 | 1,0% |
17 | Peugeot 408 | 201 | 0,9% |
18 | Audi A4 | 142 | 0,7% |
19 | Mercedes-Benz CLA200 | 88 | 0,4% |
Focus sedan vende menos do que o irmão maior Fusion, que mico!
ResponderExcluirÉ o Corolla voltou estraçalhando...é mérito da toyota, tem ótimo pós-venda e os seus carros são confortáveis e tem fama de inquebráveis.
http://en.m.wikipedia.org/wiki/Shift_time
ResponderExcluirO problema do Focus Sedan é ter um estilo e interior "mamãe quero ser Hyundai"...muito espalhafatoso e pretensamente esportivo.
ResponderExcluirO consumidor desse segmento é conservador, gosta de carros sóbrios e elegantes, como o Corolla e o Jetta.
Prezado,
ExcluirA Hyundai quem copiou a Ford no interior e no estilo Kinetic.
* A atual geração do Focus nasceu antes da atual geração do Elantra;
* O painel do Ford foi inspirado no Ford Grand C-Max europeu, de 2007;
* O painel do Elantra também foi inspirado no Grand C-Max;
* O desenho do Focus é inspirado em dois carros da Ford: Mondeo 2007 (que é basicamente o atual Fusion com outra frente) e Fiesta 2007 (conhecido no Brasil new Fiesta).
Portanto, a Hyundai copiou a Ford.
Sobre o Corolla ser líder: Concordo com o motivo. Afinal, 90% dos compradores de sedãs médios têm mais de 40 anos, e preferem carro espaçoso, confortável e com um bom status (carro de doutor...).
O Focus é a antítese do Corolla: Tem melhor desempenho, tem pegada esportiva, tem um acerto de chassis fenomenal para curvas, tem posição de dirigir esportiva e uma dirigibilidade muito acima da média no segmento.
Não à toa, a maioria dos compradores de Focus está abaixo dos 40 anos, mais precisamente na faixa dos 30 aos 35 anos (o meu caso - tenho um novo Focus sedã 2015 2.0 SE Powershift e uma A200 Urban 1.6 Turbo na minha garagem - tive um Jetta TSI antes dela).
Prezado,
ExcluirA Hyundai quem copiou a Ford no interior e no estilo Kinetic.
* A atual geração do Focus nasceu antes da atual geração do Elantra;
* O painel do Ford foi inspirado no Ford Grand C-Max europeu, de 2007;
* O painel do Elantra também foi inspirado no Grand C-Max;
* O desenho do Focus é inspirado em dois carros da Ford: Mondeo 2007 (que é basicamente o atual Fusion com outra frente) e Fiesta 2007 (conhecido no Brasil new Fiesta).
Portanto, a Hyundai copiou a Ford.
Quem conhece, sabe.
Sobre o Corolla ser líder: Concordo com o motivo. Afinal, 90% dos compradores de sedãs médios têm mais de 40 anos, e preferem carro espaçoso, confortável e com um bom status (carro de doutor...).
O Focus é a antítese do Corolla: Tem melhor desempenho, tem pegada esportiva, tem um acerto de chassis fenomenal para curvas, tem posição de dirigir esportiva e uma dirigibilidade muito acima da média no segmento. Não à toa, a maioria dos compradores de Focus está abaixo dos 40 anos, mais precisamente na faixa dos 30 aos 35 anos (o meu caso - tenho um novo Focus sedã 2015 SE Powershift e uma A200 Urban 1.6 Turbo na minha garagem - tive um Jetta TSI antes dela).
John Petrucci,
ExcluirO Focus é mais esportivo do que o Corolla realmente, tem motor mais forte, faz curva melhor, etc.
Mas o Corolla também ganha em muitos itens como acabamento( só a parte da frente do painel do focus é emborrachada, a parte de trás e todas as portas são plástico duro, diferente do Corolla), desvalorização (pelo fato de vender muito pouco o focus sedan tende a desvalorizar muito mais do que o Corolla), pós-venda( o do Corolla é sensacional, comparável a de marcas premium), fora a aura do carro, sempre tido como referência entre os sedans medios.
Mas concordo que o novo focus é um carro bem bacana e muito mais gostoso de dirigir do que o Corolla, que é meio lerdão...
Cogitei comprar um focus hatch, mas acabei levando a referência do segmento, o Golf Highline.
Obs. Meu sócio tem uma A200 Urban 2014 prata, carro muito bacana e que anda bem, apesar de eu ter enchido ele pra comprar um Golf ou uma Bmw 118i, carros que eu acho mais divertidos.
Abraços.
O pós venda da Toyota é fenomenal, mas a desvalorização do Focus novo é bem baixa segundo a molicar - o antigo era diferente. Mas quem se importa, afinal de contas? Paguei menos do que um Corolla XEi e tenho muito mais (na tabela, meu carro é 78 mil, mas paguei 73.500, em um carro mais completo e mais divertido do que o Xei).
ExcluirO acabamento do XEi é bom, mas do GLi é um lixo (risos).
O A200 é fenomenal. Eu pensei no Golf, mas o alto valor pedido ficou basicamente perto de um MB, ai não tive dúvidas! Acho que foi complexo de tanto ouvir que era o dono do Voyaginho (meu ex-Jetta TSI) em posto de gasolina, estacionamento ou em qualquer outro lugar público...kkkkkkkkkkk Brincadeiras à parte, o A200 foi uma boa escolha pelo desconto que tive também... saiu por 90K.
Pois vc fez um negócio nota 10! Mercedes a200 Urban por 90 mil, foi um desconto gigante. Por esse preço eu compraria.
ExcluirTambém me dei bem, comprei meu Golf Highline Elegance manual alemão por 70k, agora ele está custando 81k 0km e perdeu alguns itens sendo feito no México.
Pois é! Minha mãe pagou 108 mil nela, mas não gostou da altura em relação ao solo (pegava muito em lombadas e, principalmente, na rampa da garagem). Achou melhor vender e eu fiquei com ela por 90K, sendo que a tabela era 102K em junho - descontão. Carrão! A melhor é a alavanca de câmbio na coluna kkkkkkkkk
ExcluirNormal o Corolla ser o mais vendido! Em compensação o Focus Sedã está vendendo muito pouco! Quase atrás do Linea!
ResponderExcluirO Civic está perdendo o folego. A Honda precisa fazer uma atualização de verdade, pois eu já o considero um carro "manjado", embora seja muito bom.
ResponderExcluirCorolla disparado, Civic já não inspira quanto antes. Cruze ainda mostra um excelente fôlego. Jetta vamos ver se o problema é de disponibilidade quando for nacionalizado. O Sentra poderia avançar ainda mais, pois é um carro de qualidade e a versão atual está bonita. O C4 tem motor top, mas é para os ricos não pelo preço de compra, mas sim pela condições de manutenção e revenda.
ResponderExcluirA receita do Corolla é simples:
ResponderExcluirPegue um carro que não quebra=confiabilidade, acrescente a força da marca=tradição, adicione um excelente pós-vendas, similar aos melhores pós-vendas europeus=tranquilidade, some baixíssima desvalorização e fácil revenda=retorno, misture tudo no liquidificador e adicione umas pitadas de conforto, dirigibilidade exemplar, segurança 5 estrelas, economia e baixíssimos custo de manutenção e seguro ;
A seguir ligue o liquidificador e o resultado será esse mostrado na matéria!
O Corolla não tem concorrentes à altura!
Se o cara quer uma pegada mais esportiva, vai de Focus, Jetta TSI ou C4 THP... Ai o Corolla fica meio fora da briga. Valeu!
ExcluirÓtimo post cao-rj! E concordo co seus argumentos.
ExcluirFiz o test drive nesse Corolla novo e realmente ficou muito bom. Achava o antigo totalmente sem sal em dirigibilidade, mas esse novo realmente está muito melhor, principalmente o funcionamento do câmbio.
Merece ser o mais vendido. Mas o meu dinheiro eles não vão ver tão cedo.
Acho-o muito caro pelo que oferece. R$ 82.000,00 num XEi pra mim é demais pelo pouco que oferece. Paguei mais caro pelo meu Golf TSi DSG, mas pagaria novamente tendo em vista o conteúdo e o prazer que me proporciona.
Como usado, já com certa desvalorização natural, acho imbatível. Mas zero eu não compraria.
abraço,
Marcelo Schwan
Marcelo,
ExcluirO seu Golf é Highline DSG elegance com teto panorâmico, não é? Quanto vc pagou nele, 85k?
Ele está custando 92.500 no site da Volks atualmente, sendo que já é o mexicano, sem Auto-Hold, sem freio de estacionamento eletrônico,etc.
Quem comprou o alemão na época do lançamento se deu bem, pois os preços não param de subir.
Abraços.
Richard 1,
Excluirexato, o meu é um Highline Elegance DSG com teto, branco, rodas Madrid. Paguei na época R$ 85k mais R$ 2.100 do Supaglas.
E o meu é Alemão sim. Foi um dos primeiros por aqui em SJC. Comprei dia 28 de setembro, no lançamento e recebi o carro dia 5 de novembro.
Plenamente satisfeito.
abraço,
Marcelo Schwan
Estranho, paguei no meu TSI Highline teto DSG rodas geneva 81k no dia 30/01/2014, e ainda deram IPVA e emplacamento, isso em Brasilia.
ExcluirAcho que o meu tb não saiu caro. Paguei 91.5 k em janeiro deste ano. Só que é o exclusive DSG com teto. Ainda ganhei o emplacamento. Na última vez que olhei o preço no site da VWBR estava quase 101 k.
ExcluirJuliano farias,
Excluiro seu é Elegance também? A tabela quando comprei era de exatos R$ 84.770,00, que foi o que paguei.
Max,
3 mil de desconto no seu. Quando comprei o meu, o seu eram 10 mil a mais que o meu, 94.800. Eu queria os faróis com LEDs diurnos, mas não peguei por causa dos bancos de couro.
O Elegance hoje custa 92,5 k.
abraço,
Marcelo Schwan
Isso mesmo Marcelo, o meu é um elegance.
ExcluirQuando comecei a pesquisar aqui em Brasília, o maior preço que achei foi 84.500
Com muita persistência, consegui achar de 83k, 82k e por fim, na Saga VW, achei por 81k.
Juliano Farias,
Excluirviva a concorrência!
Aqui em SJC só tem uma concessionária VW e as das cidades próximas são do mesmo dono, então...
abraço,
Marcelo Schwan
Também sou de SJC (risos). Fui um dos primeiros a testar o novo Golf na original Dutra, mas infelizmente não deu negócio pois achei muito caro na época com seus pacotes a preços exorbitantes - levei um Jetta TSI usado, com baixa km, teto, chave presencial,etc... por menos de um Golf com teto e couro, o que achei mais negócio (e realmente foi).
ExcluirA honda tem que dar uma repaginada total no civic pois o modelo atual já cansou e a toyota só esta colhendo os frutos de um trabalho bem feito e o corolla oferece ainda Xenon,bancos eletricos e ainda conseguiu alta classificação em segurança,ou seja,é o carro que se pode comprar de olhos fechados.
ResponderExcluirA Honda está é feliz da vida, a própria marca avisou que quando lançasse Novo Fit este passaria a ser o mais vendido da marca no Brasil. O Novo City também deu um pulo nas vendas. O canibalismo dentro de casa ficou inevitável, pois os 3 estão com valores muito próximos e o Civic é o único que não é novidade. A Honda relaxou em relação a liderança do Corolla e agora está gozando com Fit e City, pois vale muito mais a pena ficar vendendo carrinho compacto "premium" por 70mil do que ficar empurrando Civic de entrada com promoções, que é um médio com suspensão traseira independente. Acredito que a Honda não atualizou o Civic justamente por querer mamar um pouco em Fit e City, que são compactos com preço de Civic.
ResponderExcluirO civic e o focus tem suspensão multilink. São os únicos sedans.
ExcluirNos hatches medios tem o Golf e o focus.
O segmento dos hatches está com mais tecnologia embarcada que o dos sedans, pois possui carros com Start Stop (Golf), Park assistence ( Golf e Focus), Detector de fadiga (Golf), Piloto Automático adaptativo ( Golf), luzes internas de LED, bloqueio do diferencial, câmbio de dupla embreagem (Golf e focus), saídas de ar para o banco traseiro (Golf), freio de mão eletrônico ( Golf), Auto Hold (Golf), DLA( Golf), etc...
Os sedans aí citados não tem nada disso. O único turbo é o C4 lounge THP, carro bem bacana e com bom desempenho.
Se eu tivesse que dar 100k num carro nunca deixaria de comprar um corolla altis por um simples golf,porque o corolla tem confiança adquirida durante anos,o seguro não é caro e a assistencia técnica é dez,já o golf é como diz um amigo meu é modinha ou seja o pessoal compra porque é novidade porque daqui a um tempo o golf vai virar carro de funkeiro.
ExcluirSe você tivesse R$100.000 você poderia comprar um Golf e ainda sobrava uns R$30.000, para investir, e quando chegar a terceira idade comprar um Corolla.
ExcluirSe a Toyota tem fama de carro inquebrável, a Volkswagen tem fama de engenharia alemã, de plataforma compartilhada com a AUDI, e os motores mais avançados.
Jetta também tem multilink de série e também tem turbo, Richard.
ExcluirSó o Jetta TSI tem multilink, turbo e DSG.
ExcluirO jetta comfortline tem eixo de torção na traseira, câmbio tiptronic e motor 2.0 de 116cv.
Não: A partir da linha 2014, todos Jettas vêm com multilink, inclusive o 2.0 Flex. Veja que o recall do eixo de torção só chama os anteriores a 2013, justamente por este motivo.
ExcluirNão sabia disso. Que bom que o Jetta comfortline está vindo com Multilink agora. A volks devia vendê-lo com o motor 1.4 TSI de 25,5 kg de torque do Golf e com o câmbio DSG de 7 marchas, assim ficaria uma das melhores opções entre os sedans, muito divertido de dirigir. Acho o Jetta muito bonito e espaçoso, com porta malas gigante e visual sóbrio. Carro muito bacana.
Excluir"[...] Fit e City, que são compactos com preço de Civic..."
ResponderExcluirPor que a Honda não vende o Civic com preço de Luxo? Faça como a Toyota e o seu Corolla: alto no preço e baixo nos equipamentos...
Para mim, a Honda quis é ser (mais) esperta ao oferecer um modelo defasado, esperando que o consumidor caísse na sua jogada. O Civic sóv ende com desconto na minha cidade, R$6.000,00 a menos que o equivalente ao Corolla.
Muito melhor para a Honda vender carros compactos, com plataformas mais baratas, acabamento fraco e menor custo de produção. O Honda resolveu economizar no Civic e abrir caminho para Novo City e Novo Fit, que estão com preços nas alturas, e deixar as novidades pegarem o patamar de preço do Civic. Passado esses dois lançamentos, aí sim surge o Novo Civic, com preço no patamar do Novo Corolla e com apelo de novidade.
ExcluirA Honda sabe o que faz, o brasileiro é que não. Se reformulasse o Civic iria ofuscar o lançamento de Fit e City, o que acabaria prejudicando diretamente os dois modelos e não poderia fazer esse "reposicionamento de preços", deixando os compactos atuarem ainda mais na faixa dos médios pra depois se sentir à vontade para subir o preço do Civic reformulado. Todos os movimentos da Honda são friamente calculados.
A Toyota realmente precisa vender o Corolla mais caro, é uma geração completamente nova, estranho seria se custasse menos que o Civic. Entretanto, Corolla não tem preço de Premium, só o Altis atinge um patamar superior, mas é mosca branca e bem mais completo que os carros Premium com valor próximo.
Estamos de acordo. Civic, hoje, vale menos que o Corolla e isso se revela no volume das vendas e no preço final. Dizer qual o motivo, pura especulação.
ExcluirAcho muito bonito esse Novo Corolla. E falar bem do Corolla chega a ser repetitivo. Todo mundo já sabe sua fama de ter confiabilidade mecânica (de inquebrável/não dá dor de cabeça), de ser um dos sedans mais econômicos, gostoso de dirigir, bom de mercado (revende fácil e rápido). É referência quando se fala em sedan.
ResponderExcluirVc falou tudo agora porque quem tem corolla ou civic dificilmente compra outro carro em casa minha esposa já teve 2 corollas e um civic e há 2 meses atrás comprou um corolla altis brindado ela tem tanta confiança no pós venda que só compra ou honda ou toyota.
ExcluirQuis dizer blindado,erro de digitação.
ExcluirO que Fusion está fazendo nesta lista?????
ResponderExcluirEntão coloquem o Accord, 508, Sonata, Malibu, Camry e Optima também, oras...
Fusion é sedã de outra categoria, acima da dos médios - é o médio grande, assim como todos os demais supracitados!
O fusion ta fora da categoria dele, mas vende bem.
ExcluirO peugeot 508 vendeu 65 carros esse ano, foi o carro que menos vendeu 0km no Brasil na 240 posição.
Malibu vendeu 103 unidades o ano todo, Toyota camry 113 unidades, Accord e Optima venderam 200 unidades cada. Sonata não é mais vendido.
O Fusion vendeu 10.400 unidades esse ano, só no ultimo mês vendeu 972 unidades, mais do que a soma de todos os carros supracitados durante todo o ano.
Penso que uma pessoa tem que comprar o carro que mais lhe agrada depois de conhecer bem cada uma das melhores opções, e não ficar nessa de o mais vendido. Quem faz isso não tem medo de ser diferente e não vai ficar igual macaquinho imitando os outros, e com tantas boas opções neste segmento com certeza olharia mais de perto as características de outras opções.
ResponderExcluirFalam muito de os mais vendidos aqui no país tupiniquim, enquanto em outros países desenvolvidos os carros que estão mais abaixo na tabela apresentada ficam no topo. Honda Civic em outros países figura entres últimos da categoria enquanto Ford Focus lá em cima.
Vai comprar um carro compre o que mais lhe agrada em todos aspectos que você acha relevante e esqueça essa de ser igual a todo mundo.
Onde assino caro Léo Parker?!!!falou pouco mas falou tudo!!!
ExcluirConcordo em partes. Volume de vendas nem sempre é parâmetro para medir a qualidade de um carro. Entretanto, é uma interessante característica para se estimar a desvalorização do carro, pois isso deve entrar nas contas quando no momento em que for adquirir um carro, ainda mais em um país onde tudo é vendido com preços fora da realidade do seu povo. Essa é minha visão.
ExcluirEu realmente vejo que se criou uma confiança ao redor do corolla que é fogo. Visto que mesmo o carro sendo o único do segmento que não tem nenhuma versão sua nem a top com controles de tração e estabilidade, itens hoje encontrado ate em carros "compactos", e mesmo assim vende que nem água, tudo isso devido aos seus clientes fieis que não trocam o corolla por nenhum outro médio nem pra test. O Jetta vendeu bem por que estava com uma ótima promoção de 70 mil o jetta flex com cambio automático, ai vale a pena, mesmo o jetta "aspirado" tendo o motor defasado que tem. Eu só não entendo o por que de o Focus e o C4 lounge venderem tão mal assim, são dois belos sedans médios que oferecem vários itens de segurança e comodidade no seus carros bem mais que o corolla e o civic e mesmo assim vende menos!!!!
ResponderExcluirA verdade é que o civic já era.....!!!!!!!.
ResponderExcluirVamos ver ano que vem ,quando o corolla esta comendo poeira vocês diziam que ele se renovaria e voltaria a liderança e agora ironicamente acham que a honda vai ficar parada assistindo de camarote e se dando por vencida kkkkkk ,logo vem a resposta ,nos EUA ela já foi dada com a volta a liderança .
ExcluirNão existe outro carro igual..... Isso sim corolla e corolla. Tenho um e só troco por outro.....
ResponderExcluirExperimente a concorrência... Garanto que não se arrependerá...
ExcluirPensando racionalmente o corolla pode até ser a melhor escolha, mas quem disse que carro tem que ser somente "razão"???
ResponderExcluirentão depende também de sua disponibilidade de caixa (óbvio) e de seu grau de aversão ao risco-prazer, afinal sem correr riscos não há novos prazeres..
Fusion sedan médio? eu heim
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