A Volkswagen Saveiro Cross Cabine Dupla foi eleita a melhor picape no Prêmio 10 Best, promovido pela Revista Car and Driver - Brasil, cujo evento de premiação ocorreu ontem (26), em São Paulo. O 10Best norte-americano relacionou o Golf nos dez melhores carros de 2014 nos EUA (veja aqui).

Saveiro Cross Cabine Dupla

De acordo com a publicação, a Saveiro Cabine Dupla “surgiu como um produto mais bem-acabado frente à concorrência. Afinal, uma cabine dupla deveria ser um carro de passeio com caçamba. Cinco lugares mais espaço para carga. É o que a Volkswagen fez”. Ainda segundo a Car and Driver, graças aos recursos de tecnologia que oferece de série, “a Saveiro Cross Cabine Dupla se posiciona como a última fronteira entre os veículos com tração dianteira, antes de chegar ao 4x4”.

Saveiro Cross Cabine Dupla

A Saveiro Cross Cabine Dupla é equipada com o novo motor 1.6l MSI, da família EA211. Com até 120 cv (etanol), esse motor conta com quatro válvulas por cilindro, sistema de partida a frio aquecida (que dispensa o tanque auxiliar de combustível), coletor de escape integrado ao cabeçote, bloco e cabeçote de alumínio, comando variável de válvulas, duplo circuito de arrefecimento e duplo comando válvulas integrado à tampa do cabeçote.

Saveiro Cross Cabine Dupla - interior

No que tange aos itens de série, a Saveiro Cross Cabine Dupla é equipada com volante multifuncional revestido de couro, coluna de direção ajustável em altura (30º) e distância (50 mm), exclusiva rodas de liga leve de 15 polegadas (com pneus 205/60 R15 de uso misto) e faróis com a função Coming & Leaving Home, HHC (Hill Hold Control) ou controle de assistência de partida em rampa, entre outros.

Saveiro Cross Cabine Dupla - painel

O utilitário Volkswagen oferece freios a disco nas quatro rodas com 280 mm de diâmetro na dianteira e 232 mm de diâmetro na traseira. Além de ser eficiente, esse sistema confere mais conforto ao motorista, uma vez que os novos freios demandam 60% menos força para realizar a mesma desaceleração.

Saveiro Cross Cabine Dupla - interior

Outro aspecto é o que os freios da Saveiro Cabine Dupla têm melhor comportamento térmico (maior resistência ao fading, ou seja, perda de eficiência causada por aquecimento) do que os demais sistemas utilizados no mercado e conta com a função BAS (Brake Assist System ou Sistema de assistência à frenagem).

Saveiro Cross Cabine Dupla

Esses freios da Saveiro Cross Cabine Dupla adotam ABS com função off-road. Esse recurso reforça os freios em estradas não pavimentadas. Ativado pelo botão off-road no painel, o software de controle do ABS e do ESC provoca um curto travamento da roda, criando uma “pequena cunha”, com o material do piso, à frente do pneu, o que ajuda a reduzir o espaço de frenagem nessas condições de piso “solto”.

Saveiro Cross Cabine Dupla

Ainda no campo dos sistemas de segurança, a Saveiro Cross Cabine Dupla conta com controle de estabilidade (ESC). O modelo Volkswagen incorpora de série esse recurso, que reconhece um estágio inicial de que uma situação de rodagem crítica está para acontecer. Compara os comandos do motorista com as reações do veículo a esse comando. Se necessário, o sistema reduz o torque do motor e freia uma ou várias rodas até atingir a condição de estabilidade.

Saveiro Cross Cabine Dupla

Há, ainda, o ASR (Antriebsschlupfregelung) – Controle de tração – e o EDS (Elektronische Differenzialsperre) – Bloqueio eletrônico do diferencial. O ASR auxilia o motorista a arrancar ou acelerar o veículo sobre um piso de baixa aderência, graças a uma série de sensores e uma central eletrônica. O sistema atua gerenciando o torque motriz e a frenagem individual da roda que destraciona, auxiliando na aderência dos pneus em qualquer condição de utilização.



Já o bloqueio eletrônico do diferencial, em trilhas ou em situação de baixa tração em uma das rodas motrizes, aciona o freio da roda com menor tração, transferindo o torque para a roda com maior tração, proporcionando assim melhor eficiência à saída do veículo. Esse sistema de “tração inteligente” funciona de forma automática, sem necessidade de o motorista acionar um botão no painel. Além disso, o sistema atua em curvas e em velocidade de até 80 km/h.

5 Comentários

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  1. Ainda sou mais a Fiat Strada. Pela mecânica principalmente. Trabalho em um empresa onde há os 2 modelos e a Strada nunca deu problema. Já a Saveiro me deixou na mão mais de uma vez. Falo por experiência própria, para quem é frotista ou precisa de uma picape para trabalho pesado, a Fiat Strada é a melhor opção!

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  2. Isso não é picape, é apenas um gol cortado.

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