O Ministério da Justiça abriu processo administrativo contra a General Motors do Brasil, motivada pela negativa da montadora norte-americana em efetuar em recall em 139.252 unidades do Vectra, produzidas entre 1996 e 1998, e que apresentavam risco de curto-circuito no chicote da bomba de combustível, que poderia causar um incêndio.
Chevrolet Vectra 2003
Segundo reportagem Rede Brasil Atual (veja aqui), ao menos 30 casos de incêndios e explosões com Chevrolet Vectra foram denunciados, deixando cinco mortos e cinco feridos em estado grave.

Chevrolet Vectra - Explosão

O Ministério da Justiça identificou que a GM tomou conhecimento do problema em 1998 e inclusive emitiu um boletim de informações técnicas às suas concessionárias para que reparassem os Vectra com defeito, mas a marca não realizou uma chamada pública de reparo a seus clientes, o que motiva o processo.

Chevrolet Vectra - Explosão

A GM já se posicionou sobre a questão em maio, informando, por meio de nota, que "alguns casos referidos na reportagem [da Rede Brasil Atual] estão sub judice, onde a GM do Brasil tem consistentemente refutado qualquer alegação inverídica sobre seus produtos. Desse modo, prefere não se manifestar sobre eles, para não prejudicar o apropriado andamento dos trabalhos judiciais, e confirma que observará, como sempre observou, a decisão final do Judiciário brasileiro. A GM do Brasil esclarece, ainda, que a fabricação de seus veículos observa rigorosamente as normas brasileiras de segurança veicular e os mais altos padrões de qualidade da indústria."

Chevrolet Vectra - Explosão

Caso condenada, a General Motors do Brasil terá que pagar uma multa de R$ 7 milhões de reais.

Fonte: UOL

21 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Ah.....GM!!!
    Sempre GM se envolvendo em recalls e ainda tem a cara de pau de declarar que seus carros seguem "os mais altos padrões de qualidade "......
    Sei, sei.....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E outra:
      5 mortos!
      Um verdadeiro escândalo!
      Por causa da incompetência e descaso de uma montadora que deveria zelar pela vida de quem confiou na marca, cinco vidas foram sacrificadas!

      Excluir
    2. Eu não sabia que desde aquela época (1998) a GM já tinha esses problemas graves com recall. Hoje, nem se fala. Toda semana tem recall de algum carro da GM.

      Excluir
    3. Essa semana foi de qual modelo?

      Excluir
  2. "Chevrolet: Conte Comigo". Conte comigo para te vender uma bomba. Literalmente.
    Que absurdo isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O "Conte Comigo" acabou virando "Vire-se Sozinho"...

      GM hoje nem montadora "below average" chega a ser.

      GM? Passo. Nem de graça...

      Excluir
  3. Vai falir de novo, recall atrás de recall.

    ResponderExcluir
  4. Gente, na minha opinião, a Chevrolet acabou. Nada restou daquela gloriosa Chevrolet que existiu até o final dos anos 90. É como se a Chevrolet antiga tenha deixado de existir. A única salvação talvez poderia ser a "união" da Chevrolet com a Opel, mas não acredito que isso acontecerá.

    Hoje, pra mim, carro é: Toyota, Hyundai, Volkswagem, Honda, Nissan e Ford (estou excluindo marcas de alto luxo) Essas marcas vc pode dizer que tem um carro de verdade

    As outras são segunda linha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Consideraria a Mitsubishi também nessa lista, mas tirando isso concordo com você Rodrigo!

      Excluir
    2. Lembrem também da falência da cidade de Detroit causada pela Gm...

      Excluir
    3. Isso é verdade,década de 90 ela fazia carros de sonho,ao contrário de hoje.

      Excluir
  5. Esse Vectra foi um dos últimos carros interessantes da GM. GM que marcou época com carros como Opala, Monza, Omega, linha Corsa, Astra, Zafira e com o próprio Vectra. Dos carros atuais da GM Brasil, só se salvam o Cruze e a S-10. O resto são carros de baixa qualidade, mecânica obsoleta e medíocres em segurança. Esse Vectra era um dos carros mais desejados nos anos 90 e início dos anos 2000. Hoje, vejo esses Cobalt, Onix, Spin, Agile e dá até uma tristeza. A GM parou no tempo (ou regrediu).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. GM para mim é uma marca totalmente dispensável.

      Até o Astra, que foi o último carro decente da marca. Depois...

      Blargh!

      Excluir
    2. E ainda fechou com o Astra em chave de ouro, vendendo a última versão como 140cv e depois os donos descobriram que na verdade eram 128cv, haja vista um erro de projeto no mapeamento utilizado na injeção. Até hoje a GM não tomou a iniciativa de chamar os proprietários, mesmo admitindo o problema.

      Excluir
  6. Absurdo total! Só de pensar que ainda há vários carros em circulação ainda... Uma pena, pois esse Vectra foi um dos melhores carros fabricados aqui na década de 90.

    ResponderExcluir
  7. Eu sempre acompanho esse Blog e é incrível que todos que comentam sempre criticam a GM. Eu sou um deles. Mas o que é mais incrível são as vendas desta marca. O Famigerado Celta ainda vende bem. É poi isso que ela continua produzindo seus lixos, porque tem gente que compra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É pq quando vamos na concessionária das outras marcas só vemos lixo e lixo caro! A VW mesmo só tem 2 carros que prestam Up! e GOLF!

      Excluir
  8. Eu aprendi a dirigir em um Celta,esse carro já devia ter dado linha faz tempo.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem