A Ford do Brasil lança oficialmente o Novo Ka+ 1.0 e o Novo Ka 1.5 - duas novas versões da linha de compactos com o objetivo de aumentar sua participação no segmento mais competitivo do mercado, que responde por 60% do volume da indústria automotiva brasileira.
Anteriormente, a montadora já tinha apresentado os modelos 1.0 hatch (Ka - veja teste de longa duração com esta versão clicando aqui) e 1.5 sedã (Ka+) e agora completa a linha - que já soma vendas acumuladas de cerca de 17 mil unidades em dois meses.
Com a ampliação da linha, a Ford oferece o Ka com carroceria com quatro portas (sedã) ou cinco portas (hatch), com o mesmo nível de conteúdo e séries, mas com a diferenciação dos motores.
Novo Ka+ 1.0
O Novo Ka+ 1.0 tem preço inicial a partir R$37.890 na versão SE. Essa versão é equipada com o motor Ford 1.0 TiVCT, de três cilindros, com 85/80 cv e torque de 105/100 Nm com etanol e gasolina. Segundo o INMETRO, o consumo é de 8,9 km/l com etanol e 13 km/l com gasolina na cidade, e 10,4 km/l com etanol e 15,1 km/l com gasolina na estrada.
A versão SE vem equipada com: ar-condicionado, direção elétrica, vidros elétricos dianteiros, travas elétricas com controle remoto, som MyConnection com rádio AM/FM, USB, Bluetooth e MyFord Dock, airbag duplo, freios ABS com EBD e CBC, limpador e desembaçador traseiro, ajuste de altura da coluna de direção, indicador de troca de marcha e abertura elétrica do porta-malas.
A versão SE Plus inclui vidros elétricos traseiros e o sistema de conectividade SYNC, com rádio, CD e MP3-player com Bluetooth, controles no volante e comandos de voz para celular e áudio, leitor de SMS e download automático da agenda de telefones, por R$39.890.
O equipamento incorpora também a Assistência de Emergência – que faz uma chamada automática para o serviço de emergência 192, o SAMU, em caso de acidente com acionamento dos airbags ou do corte de combustível do veículo – e o AppLink para acesso a aplicativos do celular por comandos de voz.
A versão de topo SEL oferece ainda controle eletrônico de estabilidade e tração (AdvanceTrac), assistente de partida em rampas, rodas de liga leve de 15 polegadas e pneus 195/55 R15, faróis de neblina, computador de bordo, alarme volumétrico, ajuste de altura do banco do motorista, grade dianteira com aplique cromado e lanternas traseiras escurecidas, por R$42.490.
Novo Ka 1.5
O Novo Ka 1.5 dá um toque de esportividade ao modelo, que agora conta com o motor Sigma 1.5 16V Flex, com potência de 110/105 cv e torque de 146/143 Nm com etanol e gasolina.
Com tal propulsor, o Novo Ka 1.5 faz 7,9 km/l com etanol e 11,5 km/l com gasolina na cidade, 9,5 km/l com etanol e 13,6 km/l com gasolina na estrada.
O Novo Ka 1.5 segue a mesma estrutura de versões da linha. Seu preço parte de R$ 40.390, na versão SE. A versão SE Plus sai por R$ 42.390 e a SEL, por R$ 44.990.
Segurança
A carroceria do Novo Ka, segundo a Ford, tem estrutura ultrarreforçada, com a aplicação de aços de alta resistência e reforços no assoalho, longarinas, colunas e travessa frontal para proteção do habitáculo.
Porta-objetos
O interior conta com 21 porta-objetos e tomada de força e entrada USB no console, porta-copos e latas, uma rede multiuso do lado do passageiro e o MyFord Dock – compartimento para acomodar celular ou aparelhos GPS no painel, disponível na versão de entrada SE.
Vendas iniciais
As vendas iniciais do hatch, Ka 1.0, com cerca de 17.000 unidades emplacadas em setembro e outubro, mostram o potencial da nova linha no mercado brasileiro. Segundo a Ford, nas vendas no varejo, direto ao consumidor, o Novo Ka já está os três carros mais vendidos em outubro.
Como resultado, a Ford cresceu tanto no segmento de compactos como na participação total de mercado, que passou a 9,7% em outubro. As suas vendas totais no segmento cresceram de 8.818 em agosto para 13.578 em setembro e chegaram a 15.474 em outubro.
Ford Ka+ 1.0 e Novo Ka 1.5: lançamento, preços e consumo
Fabio Mendes
Pós-graduado em Engenharia de Computação (POLI-USP - Escola Politécnica da USP);
Graduado em Engenharia Civil (EE da Universidade Mackenzie - SP); Cursou Engenharia Metalúrgica na Escola Politécnica da USP (até o 4º ano);
Pós graduado em Administração Pública; Graduação em andamento em Ciência Política (UnB - Universidade de Brasília)
A Ford merece aumentar sua participação no mercado nacional, pois foi a única que remodelou todo seu portfólio, tirou antigas gambiarras, como old Ka e Fiesta Rocam, e oferece, em toda linha, prdoutos em igualdade aos seus pares europeus!
ResponderExcluirColhe os frutos de uma estratégia certeira em investir em modernidade e segurança, pois o mercado, cada dia mais, está mais e mais exigente!
GM e FIAT que se cuidem....
Isso aí, cao.
ExcluirAcho que a linha toda da Ford é interessante. Desde o carro mais barato (Novo Ka) aos mais caros (como Fusion e Edge).
Concordo, Cao-rj! E dou sugestão à VW para que faça o mesmo. A linha de hatches ficaria perfeita com Up!, um novo Gol (totalmente) baseado no Polo europeu, mas fabricado no Brasil e Golf VII. Não são necessárias gambiarras como o novo Fox com sua medonha traseira de Voyage, opções de motores ultrapassados, projeto mecânico antigo e preço nas alturas. Quanto a GM e Fiat não vou nem comentar, estão no tempo dos dinossauros ainda. A coitada da Fiat nem câmbio automático consegue fazer.
ExcluirEsse lance de "carros alinhados" com o exterior acho a maior bobagem. Nos EUA a maioria das fábricas tem produtos próprios para o mercado dos EUA e ninguém reclama. Aqui como somos colonizados então achamos o máximo ter carros line up igual ao da Europa.
ResponderExcluirIsso não interessa. O que interessa é o carro ser bom. Exemplo . O gol e local e tem 3 estrelas . O march e global e tomou bomba. Qual a vantagem? O vw gol e local e tem 3 estrelas . O KA tb e local mas até agora a Ford não informa como ele foi no teste de impacto. E o KA e uma adaptação tb em cima da plataforma do New Fiesta . E só vende no Brasil. Então o KA de global não tem nada. Mas isso não é necessariamente ruim. Desse que o carro fosse bom . Mas parece que não é tão bom assim né?
Carlos :
ExcluirQuando me refiro a igualdade nos nossos automóveis com os europeus, me refiro, estritamente, ao conceito de boa construção e segurança máxima!
Afinal de contas, o que é bom, tem que ser copiado, não é?
Abs
ai o buraco é mais embaixo rs r srs
Excluiro Ka é na realidade o antigo Fiesta, só que adaptado( encurtaram)
Pegaram um motor antigo com bloco de ferro fundido e colocaram um cabeçote mais moderno em aluminio, novamente gambarria
Visto que um motor de concepção realmente moderna tem uma eficiencia maior(menor consumo de combustivel)
Coisa que o Ka não demonstra ele perde em consumo para o UP
Quanto ao fato do March tomar bomba, no teste de impacto, simples o nosso March tem diferenças com o Micra(March europeu), e vide a questão do Datsun Go, leia a matéria
então vão me malhar mas é a realidade
Nivaldo Pucci, vamos colocar os pingos nos is:
Excluir1 - Motor ''fox'' 1.0 da Ford não é antigo, foi lançado em 2012 na Inglaterra. Usa o Bloco de ferro fundido para diminuir na vibração de um motor tricilíndrico;
2 - A plataforma do novo Ka vem do new Fiesta, do ''Rocam'' não tem nanda;
3 - O Up! pesa 100 kg a menos, não seria difícil que o carro da VW fosse o mais econômico.
o detalhe que muitos como vc não aceita é a velharia do motor do Ka sendo o seu corpo em ferro fundido o que significa isso?, que limitações isso leva?
ExcluirPor que Todos os carros modernos usam o bloco em aluminio?
O Fox e Up eu afirmei com o novo motor e não o antigo que equipa o Fox
Quanto ao Up ser mais leve ah ah, vc confirmou que ele tem um projeto moderno aonde a redução de peso(no caso peso morto ou tara) contribui negativamente para o veículo, coisa que se o Ka fosse um projeto moderno ele seria mais leve
- O motor 1.0 da Ford, o mesmo do Ka, foi eleito o melhor 1.0 da Europa por 2 anos consecutivos;
Excluir- O Ka tem peso e dimensões próximos de seus concorrentes ( Gol, HB20, Onix, Sandero, Novo Palio);
- O Up! concorre com o Novo Uno e o Celta;
- Mais importante do que utilizar alumínio ou ferro fundido no bloco do motor é que ele venha com duplo comando variável de entrada e saída (mais potência, menor consumo) e ainda a injeção direta (que deve ser introduzida em todos os carros do Brasil a partir de 2017).
Vergonha a Ford ficar evitando a divulgação de resultados de crash tests de seu último lançamento. Atingindo pior colocação que o up! seria propaganda extremamente negativa, mas aparentemente 'incógnitas' não atrapalham vendas, então deixam como está, pois o consumidor brasileiro ainda não exige. Os tempos estão mudando, e segurança cada vez mais é levada à sério, sendo o resultado de crash test indicador confiável. Somente dizer que a estrutura é 'ultrarreforçada' não garante nada... afinal de contas, certamente o tal Datsun Go não possui propaganda relatando que sua estrutura desintegra em impactos. Na verdade deveria ser um exemplo da marca por ser o último modelo lançado, mas compete aos consumidores exigir isso.
ResponderExcluirSaudações!
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