O Ford Focus liderou as vendas de hatches médios em outubro, com uma participação de 26,9% no segmento. Com esse resultado, o veículo mantém sua vantagem no acumulado do ano, que continua a liderar com 26%. Até outubro foram vendidas 15.626 unidades do Focus.
"Os hatches médios são um dos segmentos mais importantes para a formação de imagem das marcas, por serem carros com alta tecnologia e muito desejados, numa faixa intermediária do mercado”, diz Fernando Pfeiffer, gerente de Produto da Ford.
O Ford Focus recebeu cinco estrelas de segurança do Latin NCAP, e traz itens como motor 2.0 Direct Flex, de 178 cv e sistema de estacionamento automático.
Além do motor 2.0, o Focus também é vendido com o motor 1.6 TiVCT Flex, de 135 cv, de alumínio e com duplo comando de válvulas variável.
No campo dos sistemas ativos de segurança o Focus conta com direção elétrica com compensação de deriva, transmissão sequencial PowerShift, o controle eletrônico de tração e estabilidade (sistema AdvanceTrac) e suspensão traseira independente Multilink.
O Focus vem equipado de série com sistema de conectividade SYNC, com conexão Bluetooth, USB e comandos de voz.
Sua lista de opcionais inclui GPS, câmera de ré, chave com sensor de presença para acesso e partida Ford Power, sistema de estacionamento automático, seis airbags, bancos com ajuste elétrico, ar-condicionado automático e digital com controle individual de temperatura para motorista e passageiro, sensor de chuva, faróis de xenon com iluminação auxiliar em curvas, luzes diurnas de LED e teto solar.
A Ford já confirmou a chegada da versão reformulada do Focus (vídeo acima) ao Brasil no segundo semestre de 2015 (veja detalhes aqui).
Ford Focus lidera entre os hatchs médios em outubro/2014
Fabio Mendes
Pós-graduado em Engenharia de Computação (POLI-USP - Escola Politécnica da USP);
Graduado em Engenharia Civil (EE da Universidade Mackenzie - SP); Cursou Engenharia Metalúrgica na Escola Politécnica da USP (até o 4º ano);
Pós graduado em Administração Pública; Graduação em andamento em Ciência Política (UnB - Universidade de Brasília)
Merecido,pois é um ótimo carro.
ResponderExcluirExcelente carro. Confortável, seguro. Acho que junto com o Golf, são os 2 melhores hatch médios do mercado. O Golf com uma condução mais esportiva e o Focus com uma ótima dirigibilidade e uma suspensão muito acertada.
ResponderExcluirCom certeza é um bom carro. Está muito acima da média do segmento. Acredito que quando for renovado em Julho de 2015 aqui no Brasil virá ainda melhor, com aperfeiçoamentos.
ExcluirCaro amigo André!!
ExcluirAcho o focus ate um bom médio, mas ficar no mesmo patamar do Golf?!! Já não o acho tão bom quanto hatch da Volks, não tem comparação, o design desse Golf é bem mais sóbrio, o Golf tem um desempenho, acabamento e refinamento bem melhores que o Focus, eu coloco assim caro amigo, nessa categoria o Golf não tem concorrentes, e o focus também não tem pelas suas qualidades, mas a diferença dos dois é um abismo imenso, visto que o Focus deveria vir mais refinado pro nosso mercado pra poder "tentar" competir com o Golf em pé de igualdade, nem sempre vender mais quer dizer que o produto é melhor, bom pelo - essa é minha opinião!!!!Abs
Luis Gustavo,
ExcluirO Golf Alemão é muito melhor do que o Focus argentino em todos os aspectos, desempenho, câmbio, segurança, dirigibilidade, acabamento, consumo, espaço interno, construção, tecnologia, etc.
Mas nem por isso o Focus é ruim. Ele tem seus defeitos, como todos os carros, mas é um carro muito bom.
O Focus 2.0 powershift é melhor que o I30 1.8, do que o Cruze 1.8, do que o Bravo 1.8, do que o 308 2.0...ele é muito bom.
A suspensão do focus é ótima, bem macia e adaptada ao Brasil. A dirigibilidade dele é muito boa e ele está bem atualizado no seu segmento.
Abraços.
Mas vc tem razão, nem sempre vender mais quer dizer ser o melhor.
ExcluirO Golf é o melhor Hatch médio disparado e não é líder de vendas. O Tiguan é o melhor Suv não premium, e não é líder de vendas.
Abraços.
Luiz Gustavo
ExcluirConcordo que o Golf é mais carro no geral, tem melhor desempenho, 7 air bags, freio de estacionamento eletrônico, câmbio DSG de 7 marchas.... enfim, o carro é sensacional, é a referência no segmento hatch médios. A Volkswagen caprichou nesse carro.
O Focus é um bom carro (não chega a ter o nível do Golf), mas tem ótima dirigibilidade, suspensão bem acertada, é mais barato, o custo do seguro é menor, ele tem os seus trunfos.
Acho que os proprietários de ambos os carros estão bem servidos.
Abs
Com certeza caro André!!
ExcluirO focus é um excelente médio, tanto é que não é líder do segmento atoa, e tem mais como ja citei em outro post meu se eu não tiver "bala" pra comprar um golf daqui a um tempo, com certeza vou de Focus fácil, pois tirando o Golf acredito que não a duvida em qual é o melhor. Eu mesmo acho o Focus sedan Titanium, muito lindo e completo, eu como agora possuo uma familia composta por 02 filhos acredito que não poderei me manter no meio dos Hatch infelizmente!!hehe. A não ser quando meus filhos ja estiverem maiores ai sim, mas agora preciso de um carro com um bom porta malas e com certeza vou olhar pro focus sedan com carinho, apesar de muitos criticarem sua alta desvalorização entre outros. Pra mim isso é um dos fatores que menos importa, o que importa no meu ver , são nessa ordem: 1º- minha segurança e da minha familia, e isso o mesmo oferece de sobra, com controles eletronicos de tração e estabilidade, uma estrutura 5 estrela no latin e com 6 air bags, então acredito que eu e minha familia estaremos bem tranquilo com um focus. 2°itens de comodidade e desempenho, o focus tem vários mimos dados pro seu dono, como só pra exemplificar um comando por voz no qual você controla desde a temperatura do ar bi-zone , ate a informações pro GPS, tudo por comando de voz sem ter que colocar a mão no equipamento, isso foi só um exemplo mas acredito que já mostra bem o que o focus e capaz de fazer por seu proprietário e 3º e ultimo, o desempenho do focus e show de bola, não da pra comparar ao golf e ao C4 lounge THP, mas comparando com os aspirados nenhum tem o desempenho nem próximo do focus, então caro amigo concordo plenamente que quem tem um focus tem que estar muito satisfeito com o carro que tirando o Golf no segmento dos médios o mesmo não deve nada pra nenhum outro nem no segmento dos sedan médios!!Abs
É um bom carro sem dúvidas, com a suspensão macia e gostoso de dirigir.
ResponderExcluirPeca em acabamento e espaço interno, mas é muito superior a grande maioria dos hatches medios, ficando atrás somente do Golf 1.4TSI.
Infelizmente não se encontra as versões mais baratas do Golf nas concessionárias (ou melhor não se encontra mais nenhuma, visto que estamos em uma entresafra na espera do Golf mexicano).
Acredito que quando o Golf Mexicano 1.4TSI estiver disponível em grande quantidade, principalmente nas versões básicas, ele vai brigar com o Focus pela liderança do segmento, local que este se encontra por ser um bom carro e muito mais barato do que o Golf alemão.
O Focus vai ser minha opção de compra se eu não tiver condições de adquirir um Golf, pois na minha opinião o Golf é o melhor Hatch médio a venda hoje no nosso mercado, só não esta na liderança do segmento por não dar conta dos pedidos e também pelos preços absurdos que a Volks esta pedindo pelo mesmo, eu penso assim, o Golf esta num nível muito acima dos seus concorrentes, e se a Volks manter esse Golf por 5 a 6 anos no mercado o mesmo ainda seria um dos melhores se não a melhor opção, a Volks tem suas falhas, que as vezes são enormes, mas no caso do Golf ela esta de parabéns, um veiculo com o nível do Golf hoje no mercado só os Hatch Premium tem condições de competir em pé de igualdade com o Golf. O Focus no meu ponto de vista é um belo veiculo, tive o prazer de dirigir um titanium e me sentir numa nave, pelo menos na versão titanium não tinha falha no acabamento, um rodar bem solido, fora que é uma delicia de dirigir , mas não se compara com o Golf, pois fiz um teste drive no Golf no mesmo dia e a diferença é abissal, muito grande mesmo, mas isso também não tira o mérito da Ford por trazer pro nosso mercado um belo Hatch que pra sua infelicidade nasceu na mesma categoria e época desse Golf, ai não tem como comparar os dois!!Abs
ResponderExcluirO Golf é uma delícia não é? Dirigiu um Highline com câmbio DSG? Esse motor 1.4 TSI é um espetáculo...26 kgfm de torque em 1500 giros, um tesão!
ExcluirCaro Richard!!
ExcluirEu dirigi um Highline com cambio DSG com pacote Premium, e digo que realmente é uma "delicia" dirigir esse carro, ainda mais no modo sport, no qual o vendedor da concessionário me deixou "degustar" um pouco, você cola no banco na primeira arrancada é impressionante o que esse modo faz, fiquei imaginando uma pessoa dirigindo esse carro no modo sport numa pista própria pra acelerar, deve ser muito bom mesmo, e o star/stop muito eficiente, e a passagem de marcha desse cambio DSG é fenomenal, muito rápida e precisa, os bancos com regulagem elétrica ate da espessura do estofado do banco é de se louvar, alem disso tem regulagem elétrica também pra avanço e recuo do banco alem de altura, ou seja, simplesmente um carro a parte nessa categoria,fora que o design desse carro me encanta acho muito sóbrio e alem disso é muito bonito. Mas é como eu disse o Focus é um belo médio também simplesmente deu "azar" de ser da mesma categoria do Golf!"!!
Postar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.