As vendas somadas de up! (97.325 unidades vendidas jan-set/2014), Skoda Citigo (31.796 unidades vendidas em jan-set/2014) e Seat-Mii (18.141 unidades vendidas jan-set/2014) totalizam 147.262 veículos transacionados no acumulado de janeiro a setembro de 2014.
Esse número é suficiente para garantir ao modelo da VW a liderança de vendas do segmento de carros sub-compactos - também conhecido como mini-cars - no Velho Continente.
O segundo colocado nesse ranking é o Fiat 500, com 139.762 unidades comercializadas no acumulado janeiro a setembro de 2015 - avanço de 16% sobre 2013.
A terceira colocação ficou com outro modelo da Fiat, o Panda, com 113.292 unidades transacionadas no período.
O quarto colocado é o Hyundai i10, com 63.708 unidades vendidas.
O Renault Twingo - carro que recebeu nova geração este ano na Europa - ficou com a quinta posição no acumulado de 2014, com 58.959 unidades vendidas nos primeiros nove meses de 2014.
O Ford Ka vendido na Europa logrou êxito em aparecer na oitava colocação graças às suas vendas acumuladas de 42.364 unidades entre janeiro e setembro de 2014.
No mesmo período de 2013, o compacto europeu da Ford registrou 35.911 emplacamentos, o que significa dizer que registrou um avanço de 6% no período.
Essa evolução do Ka registra movimento inverso à tendência geral do mercado de sub-compactos, que caiu 1%.
Ranking - 23 carros sub-compactos mais vendidos - Europa - jan/set de 2014
Ranking | Modelo | Jan-Set/2014 | Jan-Set/2013 | Δ (2014 / 2013) |
1 | VW up! + Seat Mii + Skoda Citigo | 147262 | 154888 | -5% |
2 | Fiat 500 | 139762 | 120956 | 16% |
3 | Fiat Panda | 113292 | 118704 | -5% |
4 | Hyundai i10 | 63708 | 47957 | 33% |
5 | Renault Twingo | 58959 | 59782 | -1% |
6 | Toyota Aygo | 49848 | 47736 | 4% |
7 | Lancia/Chrysler Ypsilon | 48416 | 43342 | 12% |
8 | Ford Ka | 42364 | 39911 | 6% |
9 | Opel/Vauxhall Adam | 42079 | 35387 | 19% |
10 | Smart Fortwo | 41707 | 49406 | -16% |
11 | Kia Picanto | 40559 | 38606 | 5% |
12 | Citroën C1 | 36778 | 45450 | -19% |
13 | Peugeot 107 | 24169 | 43870 | -45% |
14 | Suzuki Alto | 22451 | 21627 | 4% |
15 | Mitsubishi Space Star | 14846 | 10500 | 41% |
16 | Peugeot 108 | 13499 | 0 | new |
17 | Suzuki Splash | 11154 | 12493 | -11% |
18 | Opel/Vauxhall Agila | 10376 | 11052 | -6% |
19 | Chevrolet Spark | 9767 | 29489 | -67% |
20 | Toyota iQ | 3247 | 4415 | -26% |
21 | Tata Indica | 254 | 586 | -57% |
22 | Nissan Pixo | 128 | 3033 | -96% |
23 | DR1 | 8 | 178 | -96% |
Total do Segmento | 934633 | 939368 | -1% |
E o Golf? Vendeu quantas unidades até agora? Provavelmente vendeu bem mas bem mais do que o Fiat 500 correto?
ResponderExcluirGolf é líder disparadíssimo na Europa, e ele concorre na categoria compactos. Na realidade o up! está na categoria micro-car. Sub-compacto está o polo e o fiesta.
ExcluirO Up pra conseguir vender mais que o Fiat 500 na Europa tem que somar toda seus irmãos?!!!E mesmo assim vende "somente" 8 mil unidades a mais?!!Ai depois os outros falam que o focus é o carro mais vendido do mundo e tem "gente" que fala que só o é por ser considerado duas carrocerias no acumulo de vendas. Ué por que no Up pode ser considerado 3 modelos de carros e a Ford não pode considerar duas carrocerias com o mesmo nome?!!vai entender né!!!
ResponderExcluirPois é Luis, é que fundamentalistas e absolutistas enxergam só pontos positivos na marca que amam e só pontos negativos na marca que odeiam.
ExcluirPor curiosidade, globalmente, quanto vendeu a linha Panda/Uno, já que é para chamar os irmãos?
ResponderExcluirShow de bola esse modelo street da foto, por dentro e por fora! Em especial, os bancos com detalhes amarelos... e certamente esconde um TSI sob o capô...
ResponderExcluirPois é Célio, mas outro dia disseram aqui a seguinte pérola: "- É que praticamente todo Fiat na Europa é chamado de 500...". Agora vamos encarar os fatos, o 500 é um grande sucesso mundial !
ResponderExcluirJá que somaram a "família up!" deveriam somar a "família Aygo" também.
ResponderExcluirVW up!, Seat Mii e Skoda Citigo são o mesmo modelo: plataforma, câmbio e motor, com emblemas diferentes, montados em fábricas diferentes (Alemanha, Espanha e Eslováquia). Mas, é o MESMO modelo. Detalhes nos bancos, adesivos ou cores ocorrem.
ResponderExcluirEslováquia?
ExcluirExatamente Célio !
ExcluirOlhando esse ranking diria que a Fiat está nadando de "braçada" sobre a concorrência, bom desempenho no mercado Europeu, acreditava que fosse o contrário...
ResponderExcluirNão sei o que a Fiat fez para algumas pessoas aqui, simplesmente elas odeiam a marca ! Outro dia fiz um comentário parecido com o seu e até hoje estão me crucificando e chamando de fiateiro, sendo que tenho três carros e nenhum é da Fiat. É como se fosse um crime falar a palavra Fiat aqui.....nem Freud explica !!
ExcluirBoa conta: 301.470 veículos do grupo Fiat. Porém, entre sub-compactos, city cars e assemelhados. E, as outras categorias?
ExcluirEsse é um problema crônico da FIAT. Ela vende apenas nas categorias de carros pequenos. Mesmo no Brasil, o Bravo, o Punto e a Idea estão com vendas em baixa.
Renagade pode mudar essa história de carros compactos. Contudo, vai entrar numa categoria que tem um espectro muito grande de concorrentes. Alguns bem sucedidos e outros acomodados no seu posicionamento: Duster, EcoSport, Tracker, Tucson, TR4. Virão outros juntos com ele: 2008, HR-V (mais algum?). Outras montadoras sinalizaram modelos novos, mas aparentemente desistiram: ix25, Taigum.
ExcluirPena que a VW se contenta com o Cross Fox. O preço subiu e ficou mais feio nesse último facelift. Poderíamos ter outro modelo melhor à disposição.
A GM, com o Tracker, envia do México uma boa proposta, mas pelada e caríssima para um compacto elevado.
E com crescimento forte já que o 1º colocado perdeu um pouco de fôlego, segundo o ranking.
ResponderExcluirEu já tive carros da Fiat e não tenho nada a reclamar, só tenho elogios, a respeito do up ser líder no ranking Eu discordo, pois está somando com seus primos de terceiro grau
ResponderExcluirEu tenho um Mille. Já tive outro Mille Electronic e Siena 06 marchas. Contudo, estou decepcionado com a marca. Os carros estão muito defasados em relação à concorrência: motor,câmbio, segurança e acabamento. Meu próximo modelo, com os modelos ofertados pela Fiat hoje, não será Fiat, muito menos GM e Renault. Todas ofertam modelos defasados. Ford e VW ofertam produtos melhores, não muito, mas são melhores. O VW up!, feio, mas é seguro, com motor e câmbio mais modernos e econômicos.
ResponderExcluirEspero que o Renagade mude a história. Mas, estou em dúvida. O Peugeot 2008 é uma proposta interessante para mim,pois não será muito grande (4.1 mts). Vai depender do preço final entre os dois.
E o Up! em 1º também não é um sucesso? Porque é tão difícil para os que odeiam a VW admitirem isso?
ResponderExcluirPostar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.