O lucro da Volkswagen no terceiro trimestre de 2014 surpreendeu o mercado financeiro, por ter ficado acima da média das expectativas do mercado. O resultado é atribuído à forte demanda por modelos da Audi e da Porsche na Europa e na China.
O lucro total do conglomerado alemão no trimestre, antes do pagamento de juros e impostos, subiu 16%, para 3,23 bilhões de euros (4,1 bilhões dólares). Tal número representa uma lucratividade de 6,6% sobre a receita bruta no trimestre, que foi de 48.9 bilhões de euros (avanço de 4,1% sobre 2013). O número também veio acima até mesmo da previsão de lucratividade da empresa para 2014, que era ficar no intervalo entre 5,5 e 6,5%.
O número do terceiro trimestre confirma a previsão de que a receita global da VW em 2014 deve superar em mais de 3% os 197 bilhões de euros registrados em 2014.
Como reflexo da alta lucratividade, as ações da Volkswagen subiram 4,8% na Bolsa de Valores de Frankfurt. No ano, porém, as ações da empresa acumulam queda de 17%. O valor de mercado da VW é de 80 bilhões de euros.
Recorde de vendas
As vendas da VW no terceiro trimestre subiram 4,1% para um recorde de 2,43 milhões de automóveis, com crescimento na China e Europa compensando declínios nas Américas. Assim, a VW está no caminho certo para atingir um alvo de vendas de 10 milhões de carros este ano - quatro anos antes do previsto.
As vendas trimestrais de modelos da Audi e Porsche, que representam cerca de dois terços dos lucros do Grupo VW, subiram 7,2% e 25%, respectivamente, para 429.250 e 47.800 carros. Até agora, a Audi vendeu 1,3 milhões de veículos em todo o mundo, um salto de 10% sobre 2013, enquanto as vendas da Porsche subiram 13%, para 135.600.
A Audi, segundo maior fabricante de carros de luxo, tem conseguido diminuir a diferença de vendas para a BMW graças ao Audi A3 Sedan. A Audi registrou no terceiro trimestre um aumento de 6% no seu lucro operacional, para € 1.16 bilhões. O lucro operacional da Audi nos primeiros nove meses do ano subiu para € 3.8 bilhões de euros.
A marca Skoda também registrou crescimento de 77% no lucro operacional do terceiro trimestre, para € 226 milhões de euros - resultado à elevada demanda pelo Rapid.
O lucro operacional da marca core, a Volkswagen, maior unidade do grupo em vendas e receitas, vem caindo, com vendas estagnadas nas Américas, altos custos fixos e gastos com tecnologia, como a plataforma modular MQB (detalhes aqui).
Dessa forma, para estimular o aumento da lucratividade da divisão VW, a empresa traçou um plano de redução de cursos de € 5 bilhões de Euros até 2017.
VW: lucros disparam com demanda por Audi e Porsche
Fabio Mendes
Pós-graduado em Engenharia de Computação (POLI-USP - Escola Politécnica da USP);
Graduado em Engenharia Civil (EE da Universidade Mackenzie - SP); Cursou Engenharia Metalúrgica na Escola Politécnica da USP (até o 4º ano);
Pós graduado em Administração Pública; Graduação em andamento em Ciência Política (UnB - Universidade de Brasília)
Que bom, talvez este lucro permita que os cabeça de chucrute decidam trazer outros carros para o Brasil, por exemplo, o polo europeu. Mas como nas contas as furrecas dela aqui no Brasil devem dar um lucro absurdo, vamos continuar com as mesmas opções nos mesmos preços estratosféricos. Só tiro deste contexto o Up! e o Golf 7, se bem que este último deve dar prejuízo, já que o preço dele era subsidiado para manter o mesmo valor de venda da Europa.
ResponderExcluirA VW se tornará a maior do mundo porque ela é a mais lucrativa entre as grandes. E como é a mais lucrativa, ela investe mais em carros melhores e em aumento de produção.
ResponderExcluirOs carros da VW são basicamente carros premium com preço de populares. São mais caros que o demais generalistas, mas mais baratos que os premium. E é assim que tem que ser, já que qualidade superior deve ser mais caro mesmo.
O up!, por exemplo, superior em tudo ao KA, que é de categoria superior. Então o up! é mais barato que o KA, mesmo sendo mais rápido, mais econômico, mais seguro, com mais espaço para passageiros dianteiros e bagagen, andar muito mais e gastar menos.
Então o lucro que o up! dá para a VW é muito maior que o KA da para a Ford, e o up ainda vende bem mais que o KA em nível global.
Então, só digo: parabéns VW.
Carlos Desisto, Vc é o Bobo da corte, assim com eu muita gente entra aqui so pra rir com esses seus comentários...kkkkkkkk
ExcluirEssa bola de cristal é novinha, 0km, ops, zero previsões. Quem sabe?
ExcluirÉ verdade, eu só entro no blog pra ver os comentários do Carlos4carros. kkkkkkkk
ExcluirCarlos Desisto, Vc é o Bobo da corte, assim com eu muita gente entra aqui so pra rir com esses seus comentários...kkkkkkkk
ResponderExcluirA VW colhe os frutos de uma estratégia comercial exemplar, aliado aos rígidos e eficientes padrões alemães de administração e pesquisa!
ResponderExcluirCaso único no mundo, no setor, a apresentar lucros operacionais em níveis absurdos!
Uma potência que deve ser seguida por todas as concorrentes que, em tempos de resultados negativos ou pífios, como PSA, Fiat, Ford e até as japonesas, que se espelhem na alemã!
Postar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.