O Centro de Experimentação e Segurança Viária (Cesvi Brasil) divulgou os vencedores do prêmio Car Group 2014, atribuído aos veículos com menor custo de reparação após uma colisão de baixa velocidade.

Volkswagen up! - custo de manutenção

O vencedor geral do prêmio foi novamente o Volkswagen up!, que obteve o melhor índice de reparabilidade entre todos os veículos do estudo, com classificação 11 no CAR Group 2014.

Volkswagen up! - custo de manutenção

Quanto menor a pontuação (em uma escala que vai de 10 a 60), menor será o tempo e o custo de reparo do veículo.

Volkswagen up! - custo de manutenção

O compacto da Volkswagen atingiu o melhor resultado não apenas dentro da categoria, mas também entre todos os veículos de diferentes segmentos avaliados pelo CESVI Brasil (base Janeiro de 2014).

Volkswagen Saveiro - custo de manutenção

A montadora que auferiu mais prêmios foi a Volkswagen, que registrou além do up! - vencedor global -, a Saveiro foi a campeã na categoria picape compacta cabine simples pelo quarto ano consecutivo.

Volkswagen SpaceFox 2015

O SpaceFox venceu no segmento de station wagon compacta pela segunda vez seguida.

Volkswagen SpaceFox 2015

Outros fabricantes que receberam condecoração são os seguintes: Citroën, Ford, Peugeot, Renault, Suzuki e Toyota.

Categoria Marca Modelo Classificação Car Group
Hatch Compacto Volkswagen up! 11



Categoria Marca Modelo Classificação Car Group
Hatch Compacto off-road RenaultSandero Stepway 31


Categoria Marca Modelo Classificação Car Group
Hatch Médio Peugeot 308 27




Categoria Marca Modelo Classificação Car Group
Hatch Médio Off-Road Suzuki SX4 41



Categoria Marca Modelo Classificação Car Group
Minivan Compacta Citroen C3 Picasso 29




Categoria Marca Modelo Classificação Car Group
Minivan MédiaCitroen C4 Picasso 34



Categoria Marca Modelo Classificação Car Group
Picape compacta Volkswagen Saveiro 25



Categoria Marca Modelo Classificação Car Group
Sedan Compacto Toyota Etios 14



Categoria Marca Modelo Classificação Car Group
Sedã médio Peugeot 408 25




Categoria Marca Modelo Classificação Car Group
SW Compacto Volkswagen SpaceFox 28


Categoria Marca Modelo Classificação Car Group
Utilitário Furgão Curto Ford Transit 60



Categoria Marca Modelo Classificação Car Group
Utilitário Esportivo Ford EcoSport 38




Categoria Marca Modelo Classificação Car Group
Utilitário Esportivo Off-Road Suzuki Jimny 36

36 Comentários

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  1. Não precisa falar mais nada!
    Creio que já esteja mais do que provada a qualidade, segurança. desemprenho, consumo, acabamento e dirigibilidade do nosso Pequeno Notável Volkswagen up!, que liderou em todas. Além de ser o carro mais seguro do Brasil e o único compacto com a nota máxima no Latin Ncap, também é o veículo que foi "O Eleito pela Revista Quatro Rodas", A melhor compra até os 35.000 também pela Quatro Rodas, o veículo com o maior índice de satisfação entre os Brasileiros, o melhor carro compacto do Brasil, O Melhor compacto pelo Jornal do Carro e pelo Jornal O Estado de São Paulo, e melhor em consumo pelo InMetro e creio que esteja esquecendo algo, mas por aí já deu pra perceber e deixar bem claro, a qualidade e superioridade do Volkswagen up!, que se tornou o recordista absoluto do CESVI. Parabéns Volkswagen, pois além do up! tem também a pickup Saveiro e a Spacefox entre os condecorados e também foi a montadora que mais ganhou prêmios pelo CESVI.
    O que dizer de tudo isso sobre o up!.. Simplesmente tudo nele é up!

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    1. Nada como ter a segurança de que na eventualidade de uma avaria vc não terá que vender o rim para arrumar o seu carro. O up! está de parabéns, com apenas 11 pontos fica claro que é o carro de manutenção mais barata do brasil.
      E legal que a VW tem meta de atingir um indice de 1 dígito, então podemos esperar redução de preços de peças ndo up!.
      Agora, o que me deixou assustado foi o custo do EcoSport, 36!, mais de 3 vezes mais caro que o do up!. Bom, como o novo KA deriva do EcoSport, então o custo de manutençaõ do ka deve ser similar, ao redor de 35...então..quem comprar o novo KA pode esperar para gastar mais com manutenção, com gasolina e se contentar com um carro com menor desempenho, mais barulhento e muito mais inseguro...

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    2. Show de bola! É o pequeno notável mais uma vez dando uma coça na concorrência!

      Pra contribuir, Luiz Lima, mais alguns prêmios do up!:

      O up! foi eleito o World Car of the Year 2012... MELHOR CARRO DO ANO NO MUNDO EM 2012. E foi seguido pelo Golf em 2013 e pelo Audi A3 em 2014. Ou seja, só dá VW, a melhor do mundo atualmente, disparada...

      up! melhor carro de acordo com satisfação do leitor na Europa (classificação geral, na frente de Jaguar, Lexus, Volvo e Mercedes, de acordo com 15 mil leitores) e melhor na categoria city car - JD Power
      http://jovempan.uol.com.br/noticias/carros/volkswagen-e-eleito-o-melhor-automovel-por-motoristas.html
      http://www.whatcar.com/car-news/2014-jd-power-survey-volkswagen-big-winner/1296353

      up! melhor equipamento de som.
      http://quatrorodas.abril.com.br/blogs/longaduracao/2014/08/25/controle-de-qualidade/

      melhor carro até 31000 Car and Driver
      http://caranddriverbrasil.uol.com.br/carros/especial/compra-certa-ate-r-31-mil/8220

      melhor veículo entre 26900 e 39990 Autoesporte
      http://revistaautoesporte.globo.com/Fotos/fotos/2014/05/autoesporte-de-junho-guia-qual-comprar-2014-traz-mais-de-200-carros-avaliados-em-15-categorias.html

      melhor hatch de entrada Motorvício
      http://www.motorvicio.com/2014/08/volkswagen-golf-e-up-eleitos-os.html

      Saudações!

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  2. Não querendo ser estragra prazer, mas esse índice é meio furado. Quando fui fazer o reparo no parachoque dianteiro do meu move, me assustei com o preço ( somente o parachoque era 1274 reais na Frankurt Ceasa), pode ser que agora esteja mais barato, pois foi logo no inicio do lançamento que tive esse problema.

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    1. Acho que veículo 'lançamento' tem os preços superfaturados mesmo. Quando comprei o meu, me lembro de perguntar se realmente era barato pra arrumar, pois o índice de reparabilidade era o melhor, etc, e a vendedora falou ''as peças custam mais ou menos mesma coisa que Gol, mas o preço tá diminuindo''.... de qualquer forma, esse índice é super conceituado... deve valer pra alguma coisa!

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    2. Tô com você não concordo com esses números da CESVi

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    3. SDS e demais, podem não concordar com os números do Cesvi. Ok. Mas TODAS as seguradoras do Brasil concordam, e usam esses números do Cesvi para calcular seus prêmios de seguro.
      Ou seja, são empresas que determinam seu lucro ou prejuízo com base em tais número, e consideram tais números bem confiáveis.

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    4. SDS, trabalho com auto peças há 25 anos e jamais um lançamento vai ter preços competitivos com carros que esteja em linha há mais tempo no mercado. A começar por um simples simples filtro de óleo, veja o preço do filtro do up1 e compare com o do palio fire, só pra começar. É justamente no lançamento que as CSS ganham lucram mais, por que elas não tem a concorrência da peças oem vendidas no mercado paralelo. Só a partir de 1 ou 2 anos que os preços melhoram...isso se, o carro for vendido em grande escala. Se não.... Não sejamos cegos. isso é mais uma propraganda

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    5. Acho que o Geancarlos já erespondeu.
      Quando recebe esses folders de propagandas de autopeças, vejo que as peças de carros como o Fiat Mille, Corsa Classic, Gol G2 (bolinha) são bem mais baratas (no geral) do que peças de carros mais novos. Estou citando lojas de autopeças, não css, onde tudo é mais caro. A tendência é o carro se popularizar e as peças chegaram às autopeças, o que reduzirá os preços. / Mas como disse o carlos, esse índice é usado até mesmo por seguradoras para fazer o cálculo do seguro, o que não deixa de ser bom. Ponto pro UP.

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    6. Isso é verdade: o preço de seguro do up! é bem mais em conta do que o de outros automóveis. Quando fui fazer o seguro, fiz estimativas de preços com vários corretores, e não é raro falarem que ''o seguro do up! é barato'', o que é verdade pois comparei com preços de seguro de automóveis de mesmo valor e é significativamente mais em conta... ou seja, do preço pago pelo up! zero ainda tive um retorno de grana devido ao seguro mais baixo. ESSE CARRINHO É SÓ PONTO POSITIVO!!!. E com certeza os preços das peças irão baixar com o tempo...

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    7. Este comentário foi removido pelo autor.

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    8. Dei uma olhada no site da CESVI, e levam em conta preço de peças sim ''que classifica os modelos de acordo com sua reparabilidade e custo de peças", mas então leva em conta outros fatores também. O automóvel danificar menos peças em uma batida já influencia para chegar a um melhor índice, por si só...

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    9. André, as seguradoras usam esses pra calcular o seguro. Mas não por que são boazinhas. É pra calcular direitinho, pra não dar margem pra prejuízo?!.
      Um amigo meu, comprou a van sprinter 515 e um mês depois deu cochilo, virando-a. Não estragou muito, mas como era recém lançadas, algumas peças eram bem caras e não tinham a disposição, além de ter que arranja outro carro para o cliente não ficar na mão. Eles preferiram da PERDA TOTAL. Poucos meses depois ele a encontrou com outro motorista, q falou que tinha comprado a preço de banana. Quem paga o pato?

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    10. Geancarlos, eu analiso o preço do seguro antes de comprar um carro. O meu UP ficou em R$ 1.299,00, no meu perfil (Azul seguros, grupo Porto Seguro). Isso, que tenho muitos bônus (mais de 10 anos fazendo seguro e nunca precisei usar), o que deu um bom desconto. / Sou cauteloso na direção, evito deixar o carro estacionado na rua, rodo em média 10 mil km/ano. Em 15 anos que dirijo, só tive uma pequena batida, onde tive que trocar o para-choque dianteiro de um Palio que tive. / Antes do UP, tive um Focus 2008 que tinha o seguro barato. Descartei, na época, comprar um Golf e Astra (usados) pois o seguro desses carros era quase o dobro do Focus, aqui em Porto Alegre. / Mas duvido carro mais barato de manter que o Uno Mille. Pra começar, os pneus aro 13 que vc compra por menos de 150 reais, cada. / Não vou comparar em qualidade, segurança dos carros, mas o Uno Mille é imbatível em ter o menor custo de reparação (pelo menos, foi o que tivemos de experiência com carros de familiares).

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    11. As linhas sóbrias e sem vincos do Up! facilita e muito o trabalho dos reparadores, traduzindo em menor custo de reparo. Entretanto, suas peças deveriam ser mais baratas, bem como as do Gol que diga-se de passagem, já teve manutenção mais barata. Agora o que não da para engolir são dois representantes da PSA na lista.

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    12. A VW só pode estar dando descontos nas peças para seguradoras para conseguir esse índice na Cesvi.
      De uma passadinha na VW e cote umas 10 peças básicas de um gol e as mesmas peças para o up!, vai ver que para o consumidor final não é o mais barato do brasil, para as seguradoras pode ser pelo motivo que já falei.

      Sobre meu seguro no up!, o mais barato que consegui foi R$1.950,00 pela AZUL, detalhe que meu antigo carro era R$1380,00, um salto de quase 600 reais.

      No meu caso ficou longe do "mais barato", fazer o que hehehe

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    13. A VW só pode estar dando descontos nas peças para seguradoras para conseguir esse índice na Cesvi.

      Os preços das peças consideradas no Cesvi não tem nada a ver com as peças nas seguradoras. Ou seja, a sua intervençao não passa de uma orelhada,

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    14. Não me apego a índices e sim a fatos reais que ocorrem com minha pessoa, e até o momento desde o valor do seguo o up! está sendo mais caro, isso é o que pesa no meu caso e não sua "orelhada" alheia no meu comentário!

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    15. Faltou mencionar que o cálculo do Cesvi é feito em colisões de 15km/h, acima disso...

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  3. O interessante é que para os outros veículos que se faz a pesquisa no CESVI (http://www.cesvibrasil.com.br/site.aspx/comparativo-de-veiculos), todos eles tem índices de visibilidade, de furto, de segurança e de danos a enchente e que devem afetar o índice final de reparabilidade. O interessante é que no caso do Up! nenhum destes itens foi definido. Mas pode ser que não afete em nada, rsrsrsrs!

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  4. tudo isso é baboseira, explico;
    na questão de reparabilidade o que vale é o valor das peças, coisa que as pessoas não analisam
    ou seja cote quanto custa aqueles intes basico de uma reparação, como um para choque, paralama
    farol, etc
    ai sim vc tem a verdadeira noção do custo
    uma vez a minha esposa atropelou um motociclista, o nosso carro era um civic 2011, isso foi em 2012(interior SP), e conversando com a oficina credenciada da Porto Seguro( a vantagem é que vc tem 30% de desconto) ele me contou ( o dono) na época um parachoque do Gol era R$790,00 e do Civic ele pagou R$490,00
    isso é que vale . pois no final o custo quem banca é vc(franquia, ou seja até oumenor que o valor é vc quem paga) e na época não saiu R$700,00
    O resto é bla bla bla que nunca termina

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    1. Faltou tudo. No fim quem paga é o cliente mesmo. Se meu post for aprovado. Conto o caso de uma Sprinter de um amigo nosso.

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  5. Cadê os Fiat, tendo em vista que os Fiateiros colocam o custo de manutenção como a principal, senão a única vantagem da italiana?

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    1. Sem haterismo ou apaixonite. Trabalho com auto peças. Dos carros em linha hoje. O Palio fire ainda é o de menor MANUTENÇÃO. Estou falando do preço das peças. A Cesvi fala em REPARABILIDADE, que é o conserto para o caso de COLISÃO. Mas se quiser comprovar, é só fazer uma lista de uma cesta básica de peças e fazer a pesquisa de preços. Aí você não levará em conta esses números da Cesvi.
      Vamos tentar. Posso te passar os preços de uma lista q você fizer.

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    2. É sério que os fietistas falam isso?
      Só os PF então, porque se existir uma possibilidade de comprar peças com desconto pra PJ (geralmente pra frotistas), o preço das peças originais dos GM nacionais é simplesmente imbatível.
      Aliás, algum PF ainda compra esses carros de entrada da Fiat? Simplesmente não tem justificativa lógica...

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    3. Tem uma coisa importante, citei acima que o Fiat Mille tem peças baratas (fato), mas é um carro que se vc bater num acidente maior, o carro se desmancha. Morre todo mundo que tá dentro. O mesmo acontece com Palio fire, Celta, Classic. São os "famosos" bateu-morreu.
      Prefiro pagar um pouco mais pelo carro e pelas peças e andar num carro seguro. A vida e a segurança dos meus familiares não tem preço. Isso, justifica a escolha pelo UP.

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    4. Boa essa... acho que o CESVI deve levar esse tipo de coisa em conta... se o up! é o mais seguro, então é provavelmente o que vai danificar menos peças em batida... então mesmo que uma peça de Mille seja mais em conta, se vc estiver em um up! talvez nem tenha que trocar a peça tamanha a rigidez estrutural do carro!!!

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    5. O termo reparabilidade é bem mais completo do que a simples verificação dos preços de peças avulsas. Como já disseram ai: se em uma batida não tão violenta o Fiat se desmancha todo do que adianta? Outro ponto a considerar é a durabilidade. Particularmente nem passo perto de entender como a Fiat consegue vender tanto mesmo ponderando o padrão brasileiro de pensar.

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    6. Exato, Jhoneribas!
      Reparabilidade não leva só o preço de determinada peça, e sim, é um conjunto de fatores que compõe uma cesta básica de peças.
      Um desses fatores, é a solidez estrutural da carroceria, ou seja, em um determinado veículo, caso tenha um monobloco reforçado, os danos, em eventuais colisões, serão bem menores de um veículo que não a tenha.
      Exemplo:
      Peguemos um up! e um celta, por exemplo!
      Num exemplo hipotético, imaginemos que cada um deles se envolva numa colisão, a 20km/h, velocidade referencial para o cálculo do índice!
      O up! teria muito menos danos que o celta, o que oneraria muito mais o reparo do celta, ou seja, entre os dois, o índice de reparabilidade do up! seria bem menor!
      Outro quesito medido é quanto a durabilidade de peças, o que pressupõe um baixo índice de reparabilidade para a peça que tenha mais qualidade na sua fabricação, tanto em manufatura, quanto ao material empregado!
      Como os materiais das peças do up! são de altíssima qualidade, tem, neste quesito, baixíssimo custo de reparabilidade!
      E por aí vai.....
      Ou seja, quem trabalha no ramo, sabe que reparabilidade não se resume, simplesmente, ao preço da peça, que, por si só, pode ser mais cara que outra de outro modelo, mas sua troca seria mais raro de uma que seja mais barata!
      Resumindo :
      O que determina o cálculo do índice de reparabilidade do CESVI tem um único critério: A QUALIDADE DO VEÍCULO!

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  6. Boa!

    Em resumo: na prática o que importa é ter o carro mais seguro do mercado e com preço de seguro baixo devido ao tal índice divulgado pelo CESVI...

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  7. Tô pensando em entrar no consórcio de um.

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  8. Uma coisa eu posso afirmar, o fato de o Up! não ter um design espalhafatoso como os Hyundais e os novos carros da Honda, facilita muito a vida dos reparadores e por consequência, reduz o custo de reparo. Nesse aspecto, é posssível concordar com o índice.

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  9. Olá, pessoal!
    Encontraram meu up!......
    Isto é, o que sobrou dele, pois só sobrou a carcaça!
    Depenaram o carro, levando motor, rodas, portas, painel, etc
    O carro foi encontrado na periferia de Ponta Porã, no Mato Grosso do Sul e, segundo a Polícia local, provavelmente, foi pra desmanche e as peças serão vendidas no mercado negro!
    O carro só foi encontrado, pois, não se sabe o porquê, os meliantes ativaram o rastreador (que eles desligaram, após meu caseiro, sob ameaças, desliga-lo)!
    A seguradora foi avisada e, creio eu, após a conclusão do inquérito policial, previsto para conclusão em 30 dias, começar os trâmites de reembolso.
    A Tókio Marine assumiu o Termo de Busca e Apreensão e será responsável, a partir de agora, pelo transporte e destino do "carro" até o Rio, onde corre o Inquérito Policial, ou seja, formalmente, a seguradora assumiu meu prejuízo e vai me ressarcir em 110% da FIPE, corrigido até o efetivo pagamento!
    Provavelmente, quando retornar ao Brasil, final de novembro, vou comprar outro up!
    Abs a todos

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    1. Correção :
      O carro será transportado até Minas, onde corre o Inquérito Policial, e não o Rio!

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    2. Que bom que vão te ressarcir muito bem! Claro que ninguém quer que isso aconteça... e o principal é que ninguém se machucou... mas que tem um ponto positivo, isso tem... é ter o prazer de pegar um up! zerinho pela segunda vez!

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    3. Isso aí, Luiz!
      Pensei em dar uma olhada no New Ka hacht, pela boa impressão que tive quando testei os carros, mas a infinidade de problemas de acabamento apontados nas redes sociais e ao péssimo pós-venda da Ford, além da excelente experiência que tivemos com o up!, aki na Europa, me fazem voltar ao up!
      Mas desta vez vou pegar a versão que mais gosto: a highup e em cor metálica!
      Na volta ao Brasil, final de novembro, compro o carro!
      Abs

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