Continuamos o teste de longa duração no VW Up! - programa começado há quatro meses (veja detalhes aqui).

Volkswagen Up! - teste longa duração

Há mais de um mês iniciamos o uso do automóvel visando a economia de combustível , com velocidades mais baixas e evitando as freadas bruscas. O carro tem respondido bem diminuindo sensivelmente o consumo. Há 40 dias abastecemos o Up! só com gasolina a fim de contabilizar o consumo médio em percurso misto.

Volkswagen Up! - teste longa duração

Hoje fizemos uma viagem de 140 km com dois passageiros utilizando o Think Blue -aplicativo do Maps and More que monitora a velocidade e as freadas e vai indicando o consumo ao vivo do carro. Na Rodovia Dutra onde foi feito a maior parte do percurso o consumo ficou entre 16 e 17 km por litro, segundo dados do computador de bordo - que consideramos um tanto otimistas, já que na prática o consumo está em torno de 15,5 Km/l, em percurso 60% urbano e 40 % estrada.

Volkswagen Up! - teste longa duração

Em duas pequenas serras que atravessamos o consumo ficou entre 9.0 e 10.0 km/litro. Na cidade o consumo fica entre 14.0 e 15.0 km/litro.

Volkswagen Up! - teste longa duração

Os índices que o up! vem apresentando consideramos bem econômicos e coerentes com as metas da Volkswagen para este modelo.

Volkswagen Up! - teste longa duração

Cabe ainda uma observação: como os dias estão quentes, em torno de 29 graus, usamos continuamente o ar condicionado, que foi bem eficiente durante todo percurso.

Volkswagen Up! - teste longa duração

Entendemos que sem o uso do ar condicionado ele renderia mais.

Volkswagen Up! - teste longa duração

Sobre eventuais defeitos ou ocorrências, até gostaríamos de ter algo para reportar, mas o up!, desde que teve seu vidro corrigido (veja aqui) está perfeito, sem ruídos, com ótimo rendimento e sem qualquer defeito ou problema.

47 Comentários

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  1. Apenas por curiosidade, neste caso, quando é citado um percurso 60% urbano e 40% estrada, qual foi a cidade em que o carro rodou? Pelas fotos, posso imaginar que foi em Campos do Jordão. Bom, este consumo é bem semelhante ao do meu FIT 1.4 (só gasolina).

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    1. Também seria bom se informassem a velocidade que o carro rodou na dutra, Já que o consumo depende bastante da velocidade. Todo caso, se foi acima dos 100 km/h também avjo que está muito bom, ainda mais quando comparado aos antigos 1.0. Para efeito de comparação o fiat 500 cult da minha esposa, com três pessoas a bordo e com ar condicionado ligado , marcou cerca de 15 km/L na média, andando a uns 100 km/h na maior parte do tempo abastecido com gasolina.

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  2. A borracha da porta do passageiro dianteiro está torta ou é impressão minha?

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  3. Os números com AC são ótimos! O meu chega a fazer 18km/l em circuito urbano sem ar. Além disso, um carro rodando perfeito e sem defeito algum é também o meu caso, e até onde sei, é a regra para o 'pequeno notável'. Visto os inúmeros defeitos apresentados pelos novos Ka, o up! reina sozinho no mercado de hatches de entrada... um show!

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    1. Toma info!

      O up! foi eleito o World Car of the Year 2012... MELHOR CARRO DO ANO NO MUNDO EM 2012. E foi seguido pelo Golf em 2013 e pelo Audi A3 em 2014. Ou seja, só dá VW, a melhor do mundo atualmente, disparada...

      up! melhor carro de acordo com satisfação do leitor na Europa (classificação geral, na frente de Jaguar, Lexus, Volvo e Mercedes, de acordo com 15 mil leitores) e melhor na categoria city car - JD Power
      http://jovempan.uol.com.br/noticias/carros/volkswagen-e-eleito-o-melhor-automovel-por-motoristas.html
      http://www.whatcar.com/car-news/2014-jd-power-survey-volkswagen-big-winner/1296353

      up! melhor equipamento de som.
      http://quatrorodas.abril.com.br/blogs/longaduracao/2014/08/25/controle-de-qualidade/

      up! menor custo de manutenção
      http://www.car.blog.br/2014/08/volkswagen-up-e-lider-no-ranking-de.html

      up! duas portas.
      http://www.car.blog.br/2014/05/volkswagen-up-2-portas-o-show-de-erros.html

      up! o melhor entre ka, march, etios
      http://www.car.blog.br/2014/08/trocando-o-celta-por-um-hatch-compacto.html

      up! melhor hatch de entrada O Estado de São Paulo
      http://www.car.blog.br/2014/08/volkswagen-golf-vence-eleicao-de-melhor.html
      http://www.car.blog.br/2014/08/volkswagen-up-e-o-melhor-carro-do.html

      melhor compra até 30000 quatro rodas
      http://quatrorodas.abril.com.br/melhorcompra/2014/novos/carros-ate-30-mil-reais.shtml

      melhor carro até 31000 Car and Driver
      http://caranddriverbrasil.uol.com.br/carros/especial/compra-certa-ate-r-31-mil/8220

      melhor veículo entre 26900 e 39990 Autoesporte
      http://revistaautoesporte.globo.com/Fotos/fotos/2014/05/autoesporte-de-junho-guia-qual-comprar-2014-traz-mais-de-200-carros-avaliados-em-15-categorias.html

      melhor hatch de entrada Motorvício
      http://www.motorvicio.com/2014/08/volkswagen-golf-e-up-eleitos-os.html

      mais rápido e mais econômico 1.0 Quatro Rodas
      http://www.car.blog.br/2014/09/volkswagen-up-hatch-compacto-mais.html

      http://quatrorodas.abril.com.br/blogs/longaduracao/2014/07/28/rito-de-inauguracao/


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    2. Luiz, também sou dono de um up!, mas não vamos forçar a barra, pois é dar "pano para manga" para os "espiritos de suíno" de plantão.

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    3. Não tenho duvida Luiz, que o Up é a única opção sensata, racional, hoje no mercado de compactos, talvez pudesse colocar o HB20 como segunda opção. É o carro para quem se preocupa com a redução de consumo de combustível e ter segurança máxima para os padrões atuais. Sds.

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    4. Mentira? EBD é o que? No crash test: 15,86 ptos em 17 para adultos e 39,54 em 49 para crianças é o que? Airbags extra-size norma europeia, é o que? Pré-tensionadores dos cintos dianteiros? Estrutura indeformável, parece dizer alguma coisa para vc? Num carro de 27k, queres mais o que?

      Informe-se primeiro, estude, antes de emitir opinião, por favor.

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    5. Ele se referiu às 5 estrelas do EuroNcap e do LatinNcap (pontuação máxima, por isso o termo "segurança máxima "),
      Jonathan!
      Imagine, num exemplo hipotético, dois carros, um com controle de tração e estabilidade, porém com 4 estrelas em crashtest e outro sem esses itens, porém, com nota máxima em crashtest, ou seja, 5 estrelas e, ainda, com ISOFIX!
      Os dois se envolvem numa colisão grave, e ambos batem, violentamente, num poste!
      Qual carro, na sua opinião, teria seus ocupantes saindo ilesos do acidente?
      É por aí que se percebe a importância de uma célula blindada, protegendo os ocupantes e crianças, contra maiores danos!
      Ter segurança máxima em um automóvel, pode ser a diferença entre a vida e a morte, e é isso que o colega Eddie quiz dizer, quando escreveu o termo!

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    6. Exatamente CaO,

      Vc foi didático, talvez eu precise melhorar meus textos! Abraço

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    7. Espírito de porco, Eddie!
      Qualquer coisa que se post aki, falando das qualidades do up!, é motivo para, sem embasamento nenhum, colocar algum defeito no carro!
      Inclusão digital tem dessas coisas.....
      Liga não
      Abs

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    8. Ish... o moderador apagou rs. Mas de qualquer forma, não sei se os senhores vão concordar comigo, mas a Ford oferece os controles de estabilidade e tração no novo ka, porém apenas nas versões top de linha que na minha visão não passa do famoso "me engana que eu gosto", pois nós sabemos que as versões mais procuradas serão as de entrada com propulsores 1.0L e 1.5L.
      Na minha opinião, os controles de estabilidade e tração deveriam ser ofertados ao menos como opcional desde as versões de entrada. Resumindo, a Ford inovou, porém não democratizou esses itens que serão no futuro mandatórios em nossos veículos.

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    9. Inclusão digital, Eddie, dá nisso!
      O sujeito posta asneiras, contraargumentando um elogio ao carrinho, sem nenhum embasamento!
      Liga não.....
      Abs

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    10. Olá, SDS!
      Era um sujeito daqueles que invadem os blogs, para passar o tempo e provocar discussões e insultos!
      Um saco, esses haters, viu!
      Abs

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    11. SDS e CaO,

      Pena que foi deletado o comentário do rapaz.

      Mas vc SDS foi na veia, com sua observação; enquanto a VW democratizou os padrões de segurança, isto é, um Up de 27k tem exatamente os mesmos recursos e dispositivos de um Up de 43k, a Ford aplicou no Ka o "me engana que eu gosto". Lamentável. Abraços

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    12. Mas isso também não é exclusividade do New Ka, Eddie!
      O novo Fox só oferece tais itens, na versão topo de linha, a highline!
      Aliás, não entendo qual seria o problema em oferece-los, de série ou como opcionais, desde as versões de entrada! Seria uma questão de custos, ou, como já li em vários blogs, comentando não ser itens imprescindíveis num carro?
      Se alguém souber a resposta, agradeço!
      Segundo o protocolo do EuroNcap, o ESP é o item mais importante em segurança ativa e o segundo em segurança total (atrás apenas da segurança passiva), por isso da sua obrigatoriedade, desde janeiro, na Europa.

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    13. Pois é Cao, também não compreendo. É a mesma situação da dupla Air bags e ABS até pouco tempo atrás. Mas na nossa república as coisas funcionam dessa forma. Lamentável.

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    14. È CaO,

      o ESP faz falta nos nossos compactos inclusive o Up.

      Outro dia um amigo meu pediu conselho que sedan médio comprar (muitas opções tem hoje), um cut-off levantado foi o ESP/EBD, um sedan de 70-80k tem que ter ESP e no mínimo 4 air-bags, foi nossa conclusão. Abr.

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    15. Pois é senhores, aqui em casa possuímos o tão criticado Cruze em nossa garagem que muito embora tenha um conjunto motriz ineficiente e um acabamento de qualidade inferior aos seus concorrentes, possui esses equipamentos de série. Esperamos daqui uns dois anos, adquirir um Golf, se tudo der certo.

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    16. Dos sedans que pesquisei, antes de comprar o Corolla, dois me chamaram a atenção, quanto ao design, SDS:
      O Cruze e o C4 lounge!

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    17. É Cao, o Cruze é um belo carro, além disso, é um "tanque de guerra", pois nunca deu um problema sequer. Robustez comparável ao dos japoneses.
      Abs

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    18. Descordo de vc SDS, feliz proprietário de um Cruze.
      O interior desse carro, tanto em desing quanto em qualidade de acabamento, é superior ao dos concorrentes.
      O Cruze só peca mesmo no conjunto motriz.

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    19. Caros Cao e SDS!!
      Já tive a oportunidade de fazer test drive no cruze manual e na minha modesta opinião o carro tem um desempenho "correto", pelo - o manual, sempre respondia bem ao meu comando de acordo que eu queria do carro, claro que longe de um desempenho semelhante ao golf por exemplo, não tem nem como comparar, mas de veículos 1.8 e ate uns 2.0 ele bate de frente sim, bom pelo - na versão manual, acabamento gostei muito peças bem encaixadas e sem rebarbas, fora que o seu painel na minha opinião é um show a parte, é como eu digo o que a Gm viajou na maionese foi em aumentar de mais os seus preços, visto que enquanto o cruze lt, antes era vendido abaixo de 65 mil o manual, ele era líder do segmento, agora fica na sombra de focus e golf.

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    20. Luiz:
      O nosso Cruze é automático e acredito que o manual seja melhor. As vezes, eu acho o câmbio meio "burro", na minha percepção, não casou 100% com o motor. Entretanto, possui um desempenho mediano e atende aqueles que não gostam de pisar na "tábua". No mais, é um bom carro, ao contrário do que muitos falam por aqui, que emitem opiniões baseado apenas em comparativos de revistas, sem ao menos conhecer o carro.

      Sr. Vader:
      O acabamento interno do Cruze, no geral, é bom, não apresentando até agora ruídos, além de possuir um painel com desenho muito bonito. Entretanto, considero o acabamento inferior ao Corolla, Jetta e C4 no que diz respeito aos materiais empregados.

      Abs

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  4. Excelente, esse consumo!
    Chegar aos 20 km/l na cidade, ou 24 km/l na estrada, é um consumo cada vez mais comum que consigo!
    Estou agora no etanol, e esse carrinho continua surpreendendo: 11 km/l.
    Realmente, a VW se consolida com o up!, como a única montadora que oferece aos seus clientes, um produto excepcional do ponto de vista da inovação, qualidade, segurança e economia!
    É, de longe, o melhor subcompacto oferecido no Brasil e um dos melhores do mundo, em sua categoria!

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  5. O consumo do meu está por volta de 12-13km/l na cidade e entre 15-16km/l no rodoviário. Com ar desligado e no etanol. Considero esta média bastante satisfatória.

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    1. Muito bom teu consumo, SDS!
      Mas, aki no Rio, não vale a pena abastecer com etanol, que custa, em média, R$ 2,59 o litro, contra R$ 3,49 da gasolina aditivada.
      De vez em quando, abasteço com etanol, para ver como fica o comportamento do carrinho!
      Abs

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    2. Caraca, Cao! Tanto gasolina como o etanol ai no Rio, está um verdadeiro roubo! Fui no Rio no ano passado e estava um pouco mais barato. Aqui em Sampa a gasolina aditivada está na faixa dos R$ 2,85 - 2,95 e o etanol, R$1,67 - 1,85.
      Estou abastecendo somente com etanol, pois no momento está valendo mais a pena.
      Abs

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    3. Caríssimo, SDS!
      Sem comentários.......

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    4. SDS,

      Médias com etanol? Excelente! Abr

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    5. Eddie,

      Isso mesmo, são médias com etanol, claro em vias na condição "freeway". O carrinho me surpreende cada vez mais.
      abs

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    6. SDS,

      A mim também, consegui reduzir a despesa de gasolina em 50% passando do Fox 1.6 pro Up, e sem arrependimento de voltar a rodar num 1.0 litro, o "pequeno notável" é realmente um belo projeto de engenharia. Abr.

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    7. O meu UP faz médias entre 14 e 16 km/litro (gasolina) na cidade. Nada espetacular, mas bom.
      São médias que meus outros carros só faziam na estrada.

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    8. André,

      Vc esquece que a nossa gasolina tem 25% de álcool, medias melhores só com gasolina europeia.

      Falando em % de álcool na gasolina, alguém sabe se os 30% passou, vai ser posto em pratica ou foi derrubado? Sds.

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    9. Olha senhores, eu não ficaria surpreso em receber alguma informação de que estamos consumindo gasolina com mais de 30% de etanol há anos! Pois já analisei gasolina e pasmem, com solventes clorados, querosene e até metanol. Gente de má fé em postos é mato aqui no Brasil, infelizmente.

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    10. Por isso SDS,

      só abasteço no mesmo posto (guardo as NFs e fico de olho no desempenho e estado do óleo do motor), mas quando em viagem longa (mais 1.000 km) aí é loteria mesmo!
      O Golf TSI com autonomia perto de 800 km e o Up com 900 km fica mais fácil ir e vir sem reabastecimento em viagens de média distancia. Abr.

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    11. Pessoal,

      Sobre rodar com etanol ou gasolina, vcs sabem até quando seria vantagem rodar com etanol? Pergunto isso pois com etanol o carro bebe bem mais, então acho seria vantagem somente se o etanol fosse bem mais barato... talvez 60 ou 70% do preço da gasolina... seria isso?

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    12. isso de vantagem vc tem que ver com :
      seu veículo
      Sua forma de dirigir
      E quanto vc paga por cada combustivel
      Essa de 70% é muito genérico, não vale como regra
      O que sei é que se vc misturar gasolina e alccol ai fica legal
      andar só com alccol o motor do seu carro vai vibrar mais, ele fica mais seco no funionamento
      visto que a Bmw no 320 ative flex ela desliga o starstop se no tanque conter mais de 30% de alcool, ai vc tira a conclusão
      nos USA o etanol é o E85 = 85% de alcool e 15 de gasolina, acreditoq ue essa seja o ideal

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    13. show de bola, Nivaldo, obrigado pela info.
      abs

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  6. O meu KA fez 16.13km/l no meu trajeto diário de 60km misto rodovia, cidade, sem ar, essa é uma medição parcial com 1/2 do tanque.
    Domingo fiz uma viagem a cerra catarinense, fui a Serra do Corvo Branco, andei junto de duas Outlander 2014 V6 GT.
    Deu trabalho acompanhar elas, ganham velocidade muito rápido em morros.
    Andei mais de 60km em estrada de chão(20% de baixa qualidade dava pena do Ka) nesse percurso, entre 2º e 3º marcha e ar ligado 95% do tempo.
    Essa viagem teve ~360km rodados, sendo como falei 60km em estrada de chão, nessa situação o KA fez 13km/l. Estou muito feliz com o desempenho e consumo dele fenomenal.

    Outra coisa o carro é muito alto e rápido das estradas de chão super estável, foi uma delicia fazer aquelas curvas de beira de rio e ver a poeira levantar, direção elétrica tornou tudo muito fácil. Essa foi uma viagem bem offroad.

    No final da viajem meu irmão e meu cunhado donos das Outlander falaram que estavam surpreendidos com o desempenho do KA e eu também é claro.

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  7. Claudecir, que mal pergunte, como se deu a negociação do seu seguro?

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    1. Foram dois anos por 2140,00 reais no BB, Ela para ser ~2400,00 eu meio que dei para trás e o cara falou que ia tentar por 1070,00 no sistema ai tivemos que esperar umas 2 horas e foi aprovado. Coloquei a apólice como sendo de até 80000,00.

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    2. Claudecir, qual é o valor da franquia?
      Já estou esperando o meu ka chegar e até agora fiz algumas cotações e todas estão acima de 1.700 com a franquia a partir de R$ 2.000

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  8. Ah. Tranquilo então, um amigo pagou num tempo atrás mais ou menos R$ 900,00 num celta por 1 ano. Então não é essas diferenças todas!

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  9. Putz, com todo respeito ao CAO-RJ que possui um Up! porém não é doente como outros ai e possui uma certa coerência ao abordar o assunto. Mas o blog tá indo nesse ritmo ai mesmo.

    Sugestão para uma próxima nota: "MEU CACHORRO DEFECOU NO BANCO E VW ME DEU UM NOVO NA HORA"

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  10. Pode ser impressão, mas o CPU de bordo do up! é otimista de mais, venho notando isso com certa facilidade, chega a dar mais 1,5km/l do que a média real, quem sabe um ajuste no software minimize isso.
    Meu antigo Cliozinho a maior diferença entre o real e o CPU foi 0,5L e algumas vezes batia certinho, achava bem preciso.

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