A Volkswagen da China enfrenta protestos em todo o país, após os proprietários de seus automóveis terem ficado insatisfeitos com um recall para corrigir um possível problema com a suspensão de veículos Jetta e Beetle (no Brasil o Jetta foi chamado para inspeção no eixo traseiro, veja aqui).

VW Jetta - recall do eixo traseiro

A montadora vai chamar para recall 581.090 veículos New Beetle e Sagitar (nome do Jetta na China) em seu principal mercado para instalar placas de metal no eixo de torção traseiro desses modelos. Essas peças vão ajudar a estabilizar os veículos e emitir ruídos de alerta em caso de rachaduras na peça. Segundo a empresa, o eixo traseiro é seguro e a instalação de elementos metálicos adicionais é como "fornecer uma garantia dupla" de segurança.

VW Jetta - recall do eixo traseiro

Entretanto, os proprietários desses modelos de automóveis não ficaram convencidos e protestaram no domingo nas concessionárias da VW em grandes cidades chinesas como Xangai e Shenzhen. Alguns banners da manifestação diziam que os proprietários estavam com medo de dirigir os carros.

"É como uma bomba-relógio", disse Dai Dushi, um empresário de 36 anos de idade, que participou do protesto em uma concessionária de Xangai. "Estou constantemente com medo que a suspensão traseira vai quebrar e eu e minha família vamos nos machucar, especialmente quando estamos viajando em alta velocidade."

Os proprietários dos modelos VW exigem que a montadora substitua a suspensão inteira ou reembolse os custos com os consertos. Em casos raros, segundo a empresa, é possível que o eixo traseiro se rompa, caso o carro tenha sofrido um impacto lateral e traseiro.

Garantia

Além de instalar as placas de metal em veículos afetados, a Volkswagen vai oferecer uma garantia de 10 anos, como um "gesto de boa vontade", para resolver qualquer problema com eixo de torção traseiro danificado no Sagitar (Jetta) e Beetle. A empresa pediu desculpas pelo recall, que começará em fevereiro.

Um grupo de donos de modelos Volkswagen afetados, questionando a segurança da suspensão existente em seus veículos, contratou o escritório de advogados em Pequim, Law Firm Jingsh, para representá-los. Entre os clientes, 53 disseram que a suspensão traseira de seus carros Sagitar (Jetta) está fora de forma, ou tem descamação ou pintura rachada. A maioria dos Volkswagen que têm problemas com a suspensão traseira não foram envolvidos em acidentes ou atingidos por colisões, como estipula a VW no comunicado de recall.

Explicação "inaceitável"

Segundo os advogados dos consumidores, seus clientes consideram as explicações da Volkswagen para o problema na suspensão traseira como "inaceitáveis".

Recall nos EUA

A Volkswagen também está recolhendo carros nos EUA para resolver o mesmo problema de suspensão, resultando em um total de 1.020.000 veículos nos dois países. Seu último recall na China vem dois meses após reclamações de consumidores solicitado ao órgão nacional de inspeção de qualidade iniciar uma investigação. Em março de 2013, a montadora chamou de volta 384.181 veículos no país para substituir caixas de câmbio com defeito (veja aqui), após a emissora estatal China Central Television ter dado destaque a queixas proprietários sobre carros equipados com a tecnologia de caixa de câmbio DSG de propriedade da Volkswagen.

A China é um mercado chave para o objetivo da VW de impulsionar as vendas globais. Nos primeiros nove meses de vendas do grupo no mercado subiram 15%, para 2,72 milhões, representando mais de um terço das vendas globais da montadora de 7,4 milhões no mesmo período.

Fonte: Auto News

7 Comentários

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  1. Parece que a GM está fazendo escola!
    É tanto recall, em tantas montadoras, que fica difícil escolher uma que não tenha carros com problemas!

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  2. Tem que reclamar mesmo um sistema que era para ter vindo multi-link e veio eixo de torção para economizar custos, e outro, deveria exigir como solução a troca pela suspensão correta.

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  3. E cadê o tal Carlos que diz que VW e Audi não não tem problema algum com recall?

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  4. A Vw deveria substituir sem custo algum todo o sistema do eixo traseiro do Jetta confortline pelo sistema de eixo traseiro da versão TSI - Turbo, ou seja multi-link. Só assim ficaria definitivamenbte resolvida e esclarecida toda e qualqquer dúvida enm relação a possível problema de quebra, afinal trata-se de um veículo que não é barato.....!!!!! Para uma empresa do tamanho da VW isso não seria nada perto do estrago que a falta de atitude ou realização de gambiarras pode trazer. Escute o povo e seus consumidores.

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  5. Também concordo, seria o mais correto a troca do que essa conversa de placa de metal...
    Eu não aceitaria mesmo, correto os chineses em exigirem seus direitos
    A VW não pode esquecer que hoje a China é seu maior mercado e se ela perder clientes,
    credibilidade, sua meta de passar a Toyota como maior montadora global vai para o ralo

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  6. É essa é a diferença de uma cultura de primeiro mundo com a de um pais subdesenvolvido, la eles não querem saber de "GAMBIARRAS" querem o que é certo que seria a troca do eixo por inteiro não colocação de um "ajuste" no eixo, enquanto eles pensam isso , aqui no nosso pais tupiniquim muitos acham que a Volks é a melhor do mundo e ainda acham que a empresa em si esta fazendo um bem e que isso não é um risco de morte e sim uma falha CONTROLÁVEL" e ainda agradecem a empresa pela "brilhante ideia de fazer esse ajuste", faz me rir meus amigos, só pessoas leigas caem nesse de que a Volks é "intocável", kd os mesmos que criticam a GM pelos recalls e a Ford pelas falhas de carroceria??!!. Por que não se pronunciam sobre esse "RECALL GRAVE" que é esse que a volks esta "tentando justificar como ajuste" ao invés de assumir que tem um problema e arrumar bem quietinha e sem justificativas toscas!!!!!

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