A Toyota e a Volkswagen são os dois melhores players do mercado automotivo global, e ambos estão lutando para liderar. Os dois gigantes da indústria automobilística estão se esforçando para cruzar a marca de 10 milhões de vendas para o ano de 2014. A questão é: pode Volkswagen roubar posição de liderança da Toyota?


A Toyota Motors é atualmente a líder mundial no mercado de automóveis. A montadora mantém a primeira posição desde 2008, quando ultrapassou a General Motors. Em 2013, a Toyota vendeu 9,98 milhões de veículos, com a Volkswagen não muito longe em 9.730.000. Para 2014, a Toyota previu vendas de 10 milhões de veículos.


Até julho a montadora japonesa havia testemunhado um aumento no acumulado do ano de 4%. Além disso, suas vendas na China e os EUA subiram 12% e 5%, respectivamente. Enquanto na Europa, a montadora japonesa viu seu crescimento em bases anuais em 8%, apesar da desaceleração econômica após a crise européia.

No primeiro semestre de 2014, a Volkswagen ficou 200.000 veículos atrás de Toyota. Para a segunda metade do ano, a Toyota tem grandes esperanças no território norte-americano, devido ao lançamento de seus novos carros de luxo, Lexus NX SUV e o renovado sedan Camry. A gigante nipônica tenta explorar a crescente demanda por SUV dos americanos.

Embora, por enquanto, a Toyota pode ficar na liderança, uma estatística interessante deve ser anotada. Toyota tem uma taxa de crescimento e apenas 3,8%, enquanto a VW cresce a uma taxa que é quase o dobro, de 7,8%, quando comparadas as vendas globais das duas empresas em âmbito global.

Os trunfos da Volkswagen

A montadora alemã tem vários novos modelos que chegam ao mercado neste ano. No Salão de Paris o presidente da VW, Martin Winterkorn, disse que sua empresa está bem posicionada para atingir as desafiadoras metas de vendas.


Neste sentido, ele disse que a divisão de carros de passeio e de caminhões já tinha alcançado a marca de 7,5 milhões de vendas (de janeiro 2014 a setembro de 2014). A empresa está trabalhando para ampliar sua capacidade de produção no mundo inteiro.

A presença da Volkswagen na China é o seu grande trunfo. Enquanto as vendas da Toyota na China somaram apenas 1 milhão de vendas de veículos em 2013, a Volkswagen vendeu 3,27 milhões de veículos. Em 2014, até agora, as vendas da Volkswagen subiram 18% na China, enquanto a Toyota conseguiu um aumento de 12%, caindo atrás General Motors e Ford.

Volkswagen também superou a Toyota na Europa, testemunhando o crescimento de 7,1%, enquanto a Toyota conseguiu 6,8%. Volkswagen vai lançar novos modelos na Europa, incluindo o Passat.

Um desenvolvimento fundamental para Volkswagen este ano tem sido o Passat - seu sedã mais vendidos. O modelo é o primeiro carro da montadora a oferecer head-up display, indicando velocidade e fornecendo atualizações de navegação. Mas em setembro a montadora perdeu impulso de vendas em os EUA, enquanto a Toyota está esperando desempenho estelar da região. Outros modelos introduzidos em 2014 incluem o Beetle, Jetta, GTI e Golf.


Mas nem tudo está perdido. Um ponto importante a considerar é a crescente importância da Volkswagen no segmento de carros de luxo, que vem prosperando e é líder em mercados lucrativos como a Índia e a China.

Se a montadora alemã é capaz de sustentar os números de crescimento e aproveitar as essas oportunidades, pode em breve ultrapassar a Toyota como a montadora mais popular do mundo.

E este é apenas o começo, pois dada a taxa de crescimento da Volkswagen, ela tem potencial para esmagar a concorrência, batendo recordes sucessivos de vendas na indústria mundial.

31 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Realmente, a VW é um fenômeno e uma das raras do ramo, a ter lucro operacional, o que mostra a solidez do conglomerado!
    Seus produtos se distinguem pela qualidade da montagem e acabamento e por uma gama de motores modernos e com tecnologia de ponta!
    Torço mesmo, para que ela seja a maior do planeta, e continue a oferecer em seu portfólio, cada vez mais, o que a sofisticada engenharia automotiva alemã pode nos brindar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu professor de economia, me falou que as empresas alemãs são bem organizadas e financeiamente e bem conservadoras nas tomadas de decisões.

      Excluir
    2. "VOLKSWAGEN CRIA VERSÃO DE ENTRADA DO GOL POR R$ 27.990
      Nova opção pé de boi terá missão de recuperar terreno perdido para a concorrência"

      Não consegue vencer o Palio Fire com o UP! ? Então recoloca o Gol G4 Pé de boi no mercado...

      "produtos se distinguem pela qualidade da montagem e acabamento e por uma gama de motores modernos e com tecnologia de ponta!"


      Pela primeira vez desde de seu lançamento, o hatch poderá perder o título de modelo mais vendido do Brasil. Para tentar reverter o resultado negativo, a VW lançará mão da versão de entrada Special (foto ilustrativa), que não é comercializada desde 2005.

      A nova opção está disponível a partir de hoje e terá preço sugerido de R$ 27.990 para a carroceria de duas portas e R$ 29.890 para o modelo de quatro portas. Revivendo os tempos de Gol G4 a versão Special oferece poucos itens de série, além dos obrigatórios freios ABS com EBD e airbag duplo.
      [...]

      "A direção hidráulica vendida separadamente custará R$ 1.200, enquanto o kit com limpador, lavador e desembaçador do vidro traseiro sai por R$ 500. Há ainda um kit que inclui ar-condicionado e direção hidráulica com preço sugerido de R$ 2.230."

      Excluir
    3. Esse Golf da foto na cor cinza está muito bonito, ainda não vi um neste tom de cinza.
      A VWB traz demais Golf branco, vermelho, preto e prata, deveria embarcar mais tons de azul e cinza e, o preto perolizado, que só vi em foto.

      Excluir
    4. O blog não mostra que as vendas Globais da VW caíram 20% na Rússia, 19% na América do Sul e 9% na Europa Oriental.
      Só no Brasil o recuo foi de 14%.

      Excluir
  2. Gosto muito do blog e aprecio os carros da VW, mas realmente o último parágrafo não ficou legal. Entretanto, como o blog é particular, o seu dono tem o direito de expressar as opiniões dele e devemos respeitar.

    ResponderExcluir
  3. Eu prefiro a Toyota, visto que o atendimento ao cliente e qualidade dos carros são incomparáveis à VW.

    ResponderExcluir
  4. "VOLKSWAGEN CRIA VERSÃO DE ENTRADA DO GOL POR R$ 27.990
    Nova opção pé de boi terá missão de recuperar terreno perdido para a concorrência"

    Não consegue vencer o Palio Fire com o UP! ? Então recoloca o Gol G4 Pé de boi no mercado...

    "produtos se distinguem pela qualidade da montagem e acabamento e por uma gama de motores modernos e com tecnologia de ponta!"


    Pela primeira vez desde de seu lançamento, o hatch poderá perder o título de modelo mais vendido do Brasil. Para tentar reverter o resultado negativo, a VW lançará mão da versão de entrada Special (foto ilustrativa), que não é comercializada desde 2005.

    A nova opção está disponível a partir de hoje e terá preço sugerido de R$ 27.990 para a carroceria de duas portas e R$ 29.890 para o modelo de quatro portas. Revivendo os tempos de Gol G4 a versão Special oferece poucos itens de série, além dos obrigatórios freios ABS com EBD e airbag duplo.
    [...]

    "A direção hidráulica vendida separadamente custará R$ 1.200, enquanto o kit com limpador, lavador e desembaçador do vidro traseiro sai por R$ 500. Há ainda um kit que inclui ar-condicionado e direção hidráulica com preço sugerido de R$ 2.230."

    ResponderExcluir
  5. Parabéns VW.....certamente será merecedora tendo em vista a constante evolução, apesar de alguns tropeços as vezez, por exemplo a traseira do fox. Já a toyota está há muito tempo calçada na fama de inquebrável conquistada durante alguns anos e que atualmente já não são qualidades que se destacam tendo em vista a qualidade de todos os concorrentes.

    ResponderExcluir
  6. Show de bola, merece um repeteco do comentário!

    Parabéns VW! Esse crescimento é bem merecido, pelo fato de estar sempre revolucionando o mercado mundial de automóveis com o que há de mais moderno.
    Bons exemplos disso, o up! foi eleito o World Car of the Year 2012... MELHOR CARRO DO ANO NO MUNDO EM 2012, e foi seguido pelo Golf em 2013 e pelo Audi A3 em 2014. Ou seja, só dá VW, a melhor do mundo atualmente, disparada...

    ResponderExcluir
  7. "Volkswagen pode superar a Toyota e ser líder em 2014"

    Mesmo que a VW supere os 10 milhões e ultrapasse a Toyota, o mais importante para qualquer player é o balanço do faturamento anual.

    Nesse quesito é que diferencia aquelas mais eficientes e rentáveis ....

    ResponderExcluir
  8. toyota marca carro mais valiosa do mundo,

    ResponderExcluir
  9. O fanatismo do blogueiro pela marca é facilmente notado em duas linhas de leitura, em cada matéria, sobre qualquer marca e qualquer assunto.
    Um pouco mais de imparcialidade ajudaria muito os leitores indecisos, na hora de comprar seu carro.
    No mais, gosto muito das publicações, e me divirto com os comentários.
    Ah .... e esse "esmagar a concorrência" foi a prova cabal.
    Abraços aí Fabio!!!

    ResponderExcluir
  10. Concordo, Gomes!
    Esse "humilhar " ou "esmagar", à la carlos4carros, ficou meio forçado, mesmo!

    ResponderExcluir
  11. Também concordo, Gomes! O blogueiro forçou legal a barra. Somente dá "pano para manga" para os "espíritos de porcos" de plantão comentarem asneiras. Me fez lembrar a parcialidade da revista Veja.

    ResponderExcluir
  12. Gomes,

    Provavelmente vc nunca teve um VW, eu também nunca tive um até 2009, e hoje reconheço (e divulgo) o excelente trabalhos dos alemães e brasileiros da VW.

    Já tive um bom Corolla 1.6 auto, que rodei por dois anos, e honestamente, não troco meu Golf por carro nenhum. Assim, não é fanatismo do CarBlog, apenas o reconhecimento do excelente trabalho da VW. Abr.

    ResponderExcluir
  13. Meu deus quanto fanatismo em um link só!!!!!!aff

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. Eu ja tive 02 Volks( um Gol G5 2009 e um Blackfox 2012) e "CONCORDO" com o Cao, SDS e Gomes, realmente foi forçado muito a barra nesse link. Como ja citei em varios outros post, é uma mania de colocar a Volks num "patamar", onde a mesma não esta e que dificilmente vai chegar um dia. Ja tive carros de 3 marcas das 4 taxada de grandes (Volks, Gm e Fiat), só não tive carro da Ford ainda mais pretendo um dia ter,e posso afirmar com toda a propriedade que "TODAS ELAS" tem que melhorar e muito seus produtos, visto que "TODAS" , possuem suas falhas e nenhuma chegou a excelencia em se tratando de seus veiculos!!!!!

    ResponderExcluir
  16. Esse blog deveria chamar-se Volkswagen Blog.

    ResponderExcluir
  17. Esse blog deveria ser fechado, só posta asneiras

    ResponderExcluir
  18. eu já tive um VW e com muita fé em deus e trabalho nunca mais compro outro..fui premiado com o motor teco teco em um gol g5, fora que tudo é opcional e comprando um carro na VW vc ganha uma bateria de escola de samba no painel

    ResponderExcluir
  19. Eddie,
    Já tive 03 veículos VolksWagen, um Fusca 1.300 (ah e por falar em Fusca, eu passei grande parte da minha vida passeando e fazendo pequenas viagens num, meu pai teve um 76, e ficou com o carro por 2 décadas), um Gol G3 1.016v e um Golf 2003 1.6.
    Então, conheço bem a marca, e sei que faz produtos bons, mas não é essa "Brastemp".
    Todos carros tem seus pontos positivos e negativos, mas aqui, nas matérias do Carblog,são evidenciados somente os positivos dos veículos VW e os negativos da concorrência.
    Estou com 42 anos, e já passaram pela minha garagem, Ford, Fiat, VW, Peugeot e Chevrolet.
    Apesar de já ter criticado muito o Up, no lançamento(era somente para atiçar os defensores, rsrsrs) vou comprar um 2p com ar e direção, ainda não fiz isso por problemas pessoais que tenho que resolver antes.
    abraços.

    ResponderExcluir
  20. O blog não mostra que as vendas Globais da VW caíram 20% na Rússia, 19% na América do Sul e 9% na Europa Oriental.
    Só no Brasil o recuo foi de 14%.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, ele coloca somente as vendas globais (=mundiais), ou seja, apesar de queda nestes mercados, a VW está a passos largos de ser a maior montadora do mundo. Tem gente que precisa fazer aulas de interpretação de texto.

      Excluir
    2. Se a pessoa for alienada e levar em consideração apenas as informações desse blog, é claro que vai acreditar que a VW "está a passos largos de ser a maior montadora do mundo".
      Se mostrassem TODOS os dados, fica obvio que esse sonho está bem distante,

      Excluir
    3. É só pesquisar os números e tendências e verá que a VW caminha para liderança global. Por exemplo, na Europa (maior mercado do mundo) vende quase o dobro da 2ª colocada (Ford) e mais de 3 vezes que a Toyota que é somente a 10ª colocada, na China, a VW vende quase o triplo que a 2ª colocada (Nissan), nos EUA, a VW é discretíssima, mas no geral, fica bem claro que ela é a maior do mundo. Realmente, faltou colocar os números que são bem fáceis de achar.

      Excluir
  21. A VW não era essa maravilha toda, mas realmente está evoluindo muito. Os dois melhores carros vendidos no Brasil - Golf e up! - são da marca (levando em consideração a categoria que atuam, claro).
    Assim que colocar em toda sua linha seus novos motores e lançar a nova geração do Gol e Fox (que já está bom) vai ter os melhores carros em praticamente todas as categorias.
    O que tem que melhorar é essa política de que tudo é opcional, penso na hora de revender o carro se não vai perder dinheiro com os opcionais colocados, já que provavelmente só olham a Fipe, e lá tá o preço da versão sem esses itens.

    ResponderExcluir
  22. Muitos comentários de caráter reacionário por aqui. Alguns trechos do post forçaram a barra, mas vamos ao menos tentar argumentar com dados de forma coerente. Difícil agradar gregos e troianos.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem