O Novo Ka e o Novo Ka+ concorrem como finalistas na premiação Carro do Ano 2015, da revista Autoesporte. Além disso, os dois modelos também estão na lista do Prêmio Americar, da Associação América Latina da Imprensa de Carros.
No caso dos motores, o motor 1.0 12V TiVCT Flex, do Novo Ka e do Novo Ka+, também disputa o título de Motor do Ano.
O prêmio Carro do Ano, da Autoesporte, é um dos mais tradicionais do Brasil e está na 48ª edição. O Novo Ka e o Novo Ka+ concorrem ao título com mais 16 modelos, de diferentes marcas e segmentos. O anúncio público dos premiados será em dezembro.
No Prêmio Americar, o Novo Ka está entre os cinco finalistas na categoria Melhor Carro América Latina. O prêmio é promovido pela Associação América Latina da Imprensa com os votos de jornalistas de 11 países da região. A votação final será no dia 7 de novembro.
O Novo Ka e Novo Ka+ (sedan) foram desenvolvidos no Brasil como veículos compactos globais, e contam com suas opções de motor: 1.0 12V TiVCT Flex e 1.5 16V Sigma Flex. Entre os itens de série, há ar-condicionado, direção elétrica, vidros elétricos dianteiros, travas elétricas, chave canivete com controle remoto e rádio MyConnection com Bluetooth são itens de série, assim como o MyFord Dock – compartimento exclusivo que permite acomodar o celular ou GPS no painel.
As versões topo de linha dos dois modelos, além de freios ABS com distribuição eletrônica e controle de frenagem em curvas, são equipados com controle eletrônico de estabilidade e tração (AdvanceTrac) e assistente de partida em rampa.
Motor do Ano
O motor 1.0 TiVCT Flex do Novo Ka e do Novo Ka+ concorre ao prêmio de Motor do Ano, numa lista com 14 finalistas. Com três cilindros, ele tem potência de 80/85 cavalos e torque de 105/100 Nm com etanol e gasolina.
Com ar-condicionado ligado, segundo o INMETRO, o novo KA faz 8,9 km/l com etanol e 13 km/l com gasolina na cidade, e 10,4 km/l com etanol e 15,1 km/l com gasolina na estrada.
Conta ainda com um sistema de eliminação de vibrações, que em lugar dos contrapesos tradicionais utiliza o desbalanceamento proposital da polia para um funcionamento mais suave.
Novos Ford Ka e Ka+ (Sedan): finalistas Carro do Ano 2015
Fabio Mendes
Pós-graduado em Engenharia de Computação (POLI-USP - Escola Politécnica da USP);
Graduado em Engenharia Civil (EE da Universidade Mackenzie - SP); Cursou Engenharia Metalúrgica na Escola Politécnica da USP (até o 4º ano);
Pós graduado em Administração Pública; Graduação em andamento em Ciência Política (UnB - Universidade de Brasília)
Hoje são os melhores da categoria.
ResponderExcluirConcordo plenamente.
ExcluirA indicação é merecida, já que é um dos melhores lançamentos do ano e o prêmio, tradicionalmente, vai para o lançamento de maior impacto do ano.
ResponderExcluirNa categoria hatch compacto ainda prefiro o HB20, pois aparenta ser menos de "baixo custo" que o Novo Ka, além de apresentar um melhor acabamento e qualidade de montagem. Entretanto, ambos são ótimos produtos no segmento em que atuam e o motor do Novo Ka é consideravelmente melhor quando se compara as versões 1.0(nas versões com motorização maior o motor do HB20 é bem superior).
Também prefiro o HB20.
ExcluirTbm prefiro HB20
ExcluirOntem, vi um KA+ (cor branca) estacionado na frente da css Ribeiro Jung. O carro é meio estranho, parece não ter harmonia. O HB20S em design é bem mais estiloso. Até mesmo o Novo GM Prisma, Fiat Grand Siena e Renaul Logan têm mais harmonia no design. / Acho uma impressão de fragilidade nessa linha KA. E o crash test, nada?
espera esse novo KA ter tempo no mercado ... coisa de 1 ano ... oque vai ter de barulho de plastico batendo nao é brincadeira ...
ResponderExcluirNão merece a indicação pois esse carro não inova em nada. Trata-se apenas de um New Fiesta menos refinado para ficar mais barato, e sem as concessões de estilo para aumentar o espaço interno.
ResponderExcluirPior: em pleno século XXI, como me indicam um carro que nem se conhece seus resultados em testes de impacto? Piada.
Espero que o up! esteja na lista, e se estiver, vencerá tranquilamente, já que o up! sim é um carro revolucionário em todos os aspectos: economia, consumo, segurança, prazer ao digirir..etc.
Rsrsrrsrsr
ExcluirVariação de válvulas na entrada e saída, correia banhada a óleo com troca em 250 mil km sem falar na vibração reduzida do motor aliada com a maior potência na gasolina e no álcool entre os 1.0. Pouca coisa né.
ExcluirDesign com grande unanimidade por parte das pessoas.
Refinamento no aceito da suspensão, direção e freios.
O mais econômico segundo o inteiro.
A indicação é justa.
Não estou fazendo propaganda e nem dizendo que é melhor que um ou outro.
Inmetro *
ExcluirAcerto *
Variação de válvulas na entrada e saída, correia banhada a óleo com troca em 250 mil km sem falar na vibração reduzida do motor aliada com a maior potência na gasolina e no álcool entre os 1.0. Pouca coisa né.
ExcluirO que importa são os resultados. E eles são pífios, já que tomou couro feio do up! em desempenho e consumo.
http://www.car.blog.br/2014/08/vw-up-supera-o-novo-ford-ka-em.html
Design com grande unanimidade por parte das pessoas.
Só entre as pessoas que não conhecem estilo, pois o design do KA fica muito atrás do do up!.
Refinamento no aceito da suspensão, direção e freios.
Suspensão, direção e freios do up! supera o Ka por larga margem, basta dizer que o up! é muito mais silencioso.
O mais econômico segundo o inmetro
Errado. Segundo o INMETRO em estrada. na cidade o mais econômico é o up!.
E o KA é menos econômico em cidade e em estrada segundo 4 Rodas, Carro, Car and Driver, Car Place e Car Blog. E em todos os sites perdeu feio do up!. Fatos.
E o teste de impacto do KA? Cadê?
Realmente Carlos, não merece mesmo a indicação.
ExcluirSem crash test não deveria ter indicação a premio algum, deveria ser condição para tal.
Quando a imprensa automotiva vai levantar o nível, por enquanto é um desserviço indicar este carro para qualquer premio. Talvez no futuro, se a Ford e o LNCAP quiserem.
Vejam o Onix, o qual considero um fracasso em termos de segurança passiva, um projeto recente que obteve três estrelas porque o NCAP foi condescendente, a solda da plataforma rachou, inadmissível para os dias atuais.
Wagner Mendes
ExcluirQuanta bobagem, hein!
O dia que você dirigir um UP, vai mudar de opinião. O carro, além de ser o mais seguro da categoria, passa a sensação de segurança (tanquinho de guerra). E muito esperto, muito ágil. Fora a economia (minha última média do mês: 15,59 km/litro - andando 80% na cidade). É uma compra racional, de quem busca segurança + economia + bom desempenho (pra 1.0) + um bom conjunto mecânico (motor + câmbio) + uma boa dirigibilidade (câmbio curto de engates precisos, boa posição de dirigir) + confiabilidade de uma marca sólida no mercado. / O UP é o carro pra quem busca segurança, economia e um desempenho melhor entre os 1.0. / Ao contrário do que vc disse, é uma compra totalmente racional, não é carro comprado por ser "bonitinho" (lado meramente emocional).
Como vc disse Carlos, o carro não é inovador. Eu postei todos os fatos que mostram o quanto é mais inovador que a concorrência, o o faz merecer ter uma indicação de carro do ano.
ExcluirQuanto a eficiência.... Procure ler mais, quem sabe um dia vc abra sua mente.
Outra, não comparei em nenhum momento o ka com o up.
Isso mostra o nível de fanatismo de certas pessoas.
Concordo contigo Jorge. Você mostrou fatos, não expôs a sua opinião.
ExcluirA VW está renovando a sua linha agora, que por sinal já estava bem defasada - vide Golf IV, Gol G2, Kombi, Polo, carros que já não são comercializados em países de "primeiro mundo" há anos.
Sem falar nos motores de oito válvulas, na direção hidráulica e não elétrica, na ausência de ESP, de air bag lateral/cortina, itens que a concorrência já disponibiliza no mercado nacional há algum tempo (em carros abaixo de R$ 60 mil).
Haja vanguarda! Ou seria ausência dela.
No geral, acho merecido. Agora uma coisa eu falo, esse Ka+ ficou bem sem graça.
ResponderExcluirConcordo, me lembra mto o símbol da renault.
ExcluirA traseira me faz lembrar do antigo fiesta street sedan. O hatch é muito mais bonito.
ExcluirTambém não gostei do design da versão sedã. Na foto da matéria está até legal, mas nas fotos reais(sem photoshop) e, principalmente, pessoalmente não me agradou. É muito genérico e lembra algum carro chinês.
ExcluirRecentemente o Daniel Ribeiro Filho, engenheiro de ampla experiência na área de qualidade automotiva, que até dispensa apresentações, fez uma avaliação do Novo Ka+ 1.5 SEL e acabou indo de encontro com minhas impressões na GranVia sobre a qualidade de montagem:
"Acabamento da carroceria
*este quesito é específico da unidade avaliada.
A tampa do porta malas interfere ao fechar com o pára choque traseiro, já apresentando desgaste nas duas peças. O capô está desalinhado na união com os prolongamentos dos paralamas. As quatro portas têm pontos com desnivelamento entre si e a carroceria, além de folga fixa diferente entre os dois lados. A tampa do porta malas está descentralizada. A qualidade final da pintura é ruim, devido conter várias imperfeições e pontos com impurezas. NEGATIVO"
http://danieltecnodan.com.br/2014/10/07/novo-ford-ka-sedan-1-5-sel/
Também tive essa percepção quando avaliei uma versão hatch e olhe que não sou muito detalhista nesse aspecto. Agora o que me incomoda é a ausência dos resultados do crash test. Ouvi falar que os resultados serão divulgados na mesma época do salão do automóvel. Vamos aguardar.
ExcluirAté isso(hatch bonito e sedan feio) é herança do New Fiesta.
ExcluirNão vi o Ka de perto, mas não me admiro que o KA também tenha desalinhamento dos painéis da carroceria, pois o Focus G3 é um desastre neste quesito.
ExcluirO que está havendo com a Ford, que até o lançamento do Ecosport primou pela boa montagem dos carros? Ou será que a Ford colocou na balança e chegou a conclusão que é mais barato fazer carros assim, considerando que o consumidor padrão latino-americano não repara nesses defeitos de acabamento, a maioria é míope para defeitos de pintura e desalinhamento.
Duvido que o Fiesta e Focus europeus tenham defeitos como apresentados aqui. Lamentável.
O Ecosport europeu, só pra constar, é fabricado aqui?
ExcluirO Ecosport europeu é indiano.
ExcluirSe for eleito, será a piada automotivo do ano. Todo carro deve passar por testes de segurança automotiva. Afinal, com o trânsito matando 40 mil todo ano, essa questão deveria ser essencial. A FORD tem a obrigação de colocar esse modelo no LatinCap urgentemente, antes de a revista avaliar todos os modelos candidatos ao título.
ResponderExcluirNão estou defendendo nenhum modelo em especial, somente uma realidade que afeta milhares de pessoas.
Uma vergonha essa indicação. Atualmente no mundo a segurança é simplesmente essencial, se não o item mais importante a ser avaliado para uma premiação ou durante uma compra. Uma cultura que já existe na Europa.
ResponderExcluirUm carro que não tem resultado de crash test??? - o qual vem sendo evitado à todo custo pela Ford para que o resultado não diminua as vendas...
E com todos os defeitos que vem apresentando, inclusive sai de fábrica com peças completamente desalinhadas... e não é um carro que custe vinte e poucos mil... o mais barato sai por mais de 35k.
Uma vergonha. Mas, depois da Dilma... o novo Ka está de bom tamanho!
Mas e daí... o que importa é que tem um tal aplicativo revolucionário por comando de voz, que 'acha' bares e restaurantes enquanto vc dirige...
ResponderExcluirBom dia!
ResponderExcluirCreio que a indicação não seja justa, pois o KA não tem a nota do Latin Ncap, não é o motor de três cilindros mais potente do mercado, e sinceramente como já informaram anteriormente, o Ka é nada mais e nada menos que om New Fiesta reduzido de tamanho.
Essa indicação nada mais é do que uma propaganda da revista em favor do Ka, pois quando você entra no site da mesma, verá que o cliente tem dúvida em qual carro comprar e a revista informa que sem dúvida o Ka, sem ao menos comparar com os demais 1.0, o que sabemos que não é tão verídico assim.
Enfim, na minha opinião, o carro do ano já foi eleito no decorrer de oito meses, sendo o up! com diversos prêmios de jornais revistas e especialistas, além de ser o melhor em consumo, desempenho e ter a nota máxima no Latin NCap.
é indicado meu amigo, não estão dizendo que o carro foi eleito..Alexandre dias ainda bem que aqui não é assim, imagina se o cara que for comprar um carro se basear por aqui, só teríamos coisa boa nas ruas, só up e Novo(kkk) fox
ExcluirO principal problema do Up! é o seu design que não é uma unanimidade, além do preço elevado das versões top de linha, pois do contrário, teria grandes chances.
ExcluirOlá Luiz Lima,
ExcluirConcordo plenamente com você. Veja o quão revolucionário é, em termos de segurança em suas dadas categorias, up! (5/4 estrelas) e Golf -mexicano- (5/5 estrelas) nos resultados aferidos pelo Latin... e em tantos outros quesitos. Se ambos não estão nas listas acima mencionadas, VERGONHA é a palavra, pois deveriam. O dever nosso de consumidor (quem tem o poder de compra tem o poder...) é exigir isso, para que haja uma mudança no nosso mercado. O que um pai de família - ou qq outra pessoa - tem a obrigação de fazer antes de comprar um veículo é verificar a segurança proporcionada, e temos que mudar essa mentalidade nossa urgentemente, pois os números de veículos vendidos no Brasil não mostram que isso vem acontecendo... ATÉ HOJE.
Por outro lado, a verdade é que o up! foi Melhor Carro do Ano em 2012 - além de inúmeros prêmios na Europa - por ser um automóvel realmente revolucionário. Foi seguido pelo Golf VII e pelo Audi A3 - todos do grupo VW. Veja os resultados de crash test na Europa e ficará sabendo de um dos motivos para tal, entre inúmeros outros. Vc acha que algum veículo sem resultados de crash test entra nessa disputa??? Carro inseguro não vende por lá, e tampouco recebe prêmio disso ou daquilo.
Se querem botar na comparação veículos cujas montadoras fazem de tudo para postergar e até mesmo esconder seus resultados de crash test, com veículos como up!, Golf e A3, é melhor mesmo estes ficarem de fora, pois estão em outro nível.
Poderia mostrar a lista completa de concorrentes de carro do ano 2015 .....
ResponderExcluirTem alguns itens de série legais para a categoria mas a confiabilidade dos carros da Ford deixa a desejar.
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