A Volkswagen do Brasil apresenta oficialmente o Novo CrossFox. O modelo começa a chegar nos próximos dias às concessionárias da Volkswagen. Fabricado em São José dos Pinhais (PR), o Novo CrossFox passa a trazer a evolução do design mundial da marca e oferece ainda mais recursos de segurança e conforto. Os preços são de R$ 57.990 reais na versão com câmbio manual, e chegam a R$ 61.180 reais no modelo automatizado I-Motion.

Novo VW CrossFox 2015

Em relação ao Novo Fox, o Novo CrossFox é mais alto – por causa da suspensão elevada e dos pneus com maior flanco – e comprido (graças ao estepe alocado na tampa traseira). Além disso, o Novo CrossFox ostenta elementos de estilo exclusivos e estreia uma série de inovações em seu segmento.

Novo VW CrossFox 2015

A característica mais marcante no desenho dianteiro do Novo CrossFox são os faróis, mais inclinados. Agora, uma linha cromada horizontal divide toda a frente do veículo, tangenciando a parte inferior dos faróis, característica adotada também no Novo Golf.

Novo VW CrossFox 2015

Outro destaque da personalidade aventureira do Novo CrossFox é a exclusiva grade dianteira com friso cromado e a inscrição do modelo. O para-choque dianteiro possui desenho exclusivo, com a ampla abertura de ventilação, ladeada pelos dois grandes faróis auxiliares, agora em formato retangular.

Novo VW CrossFox 2015

Nas laterais, os destaques são as molduras com insertos em “chrome effect” e as molduras das caixas de rodas. As rodas “Soul” são de liga leve, com 15 polegadas. Seus pneus são nas medidas 205/60 R15. O perfil mais alto do CrossFox é ressaltado, também, pelas barras longitudinais no teto que se estendem sobre todo o teto do carro.

Novo VW CrossFox 2015

Na traseira, destaque para as lanternas, que estão maiores em comparação ao modelo anterior (e agora em posição horizontal). O novo conjunto ótico passa a ser duplo e dividido entre a lateral do veículo e a tampa do porta-malas. As lanternas são escurecidas no Novo CrossFox, ressaltando a esportividade e a identidade noturna característica dos modelos Volkswagen.

Novo VW CrossFox 2015

O para-choque traseiro também é totalmente novo e incorpora retrorrefletores na parte inferior. A inscrição do modelo aparece em baixo relevo sobre uma barra protetora em “chrome effect”. Do lado oposto ao nome do carro, aparece o desenho de uma raposa, alusiva ao modelo aventureiro. Destaque também para o defletor na tampa do porta-malas na cor do veículo.

Novo VW CrossFox 2015

Isso sem falar no estepe traseiro, que conta com o sistema de abertura e fechamento mais moderno da categoria. Destaque para o acabamento em “chrome effect”, que compõe o braço articulado no estepe.


O Novo CrossFox chega também com novidades na oferta de cores: as tonalidades Vermelho Opera, Prata Lunar, Azul Night e a inédita Laranja Sahara estreiam na linha 2015 do modelo aventureiro.

Cabine sofisticada

No interior do Novo CrossFox, os materiais usados no painel e em outras superfícies plásticas internas têm textura especialmente desenvolvida, agradável tanto aos olhos como ao toque.

Novo VW CrossFox 2015

Exclusividade do modelo, a pedaleira tem acabamento de alumínio e as soleiras internas trazem o logotipo CrossFox. Os bancos são revestidos de tecido com embossagem denominado malharia “Kecil” cinza e também trazem a inscrição Cross nos bancos dianteiros. Opcionalmente, o Novo CrossFox pode ter os bancos com revestimento em “Native”.


A suspensão do Novo CrossFox é elevada em comparação à do Novo Fox. O modelo possui acerto específico de geometria de suspensão. Ao todo, o CrossFox é 4,8 centímetros (até o teto) mais alto e 18,5 cm mais comprido (por causa do estepe posicionado na tampa traseira) do que o Novo Fox Highline.

As bitolas dianteiras do CrossFox também têm medidas diferentes, em relação às demais versões do Fox. Isso ocorre porque o modelo aventureiro utiliza pneus maiores, de perfil mais alto. No Novo CrossFox, as rodas “Soul” de 15” são equipadas com pneus 205/60 e as rodas “Country” de 16” são calçadas com pneus 195/55.

itens

Modelo topo de linha, o Novo CrossFox será oferecido exclusivamente com o novo motor 1.6 MSI, da família EA211, de até 120 cv (etanol). Posicionada acima da versão Highline do Novo Fox, a novidade traz de série o novo câmbio manual de seis marchas e conta ainda com a opção da transmissão automatizada I-Motion com a versão 2 de aplicação do software de gerenciamento eletrônico, que proporciona trocas de marcha ainda mais suaves e precisas.

Novo VW CrossFox 2015

Entre os destaques está o sistema TC (M-ABS) Traction Control ou Controle de tração que tem a função de reduzir o escorregamento das rodas durante a aceleração ou quando o veículo começa a destracionar, em curvas acentuadas, controlando eletronicamente o torque do motor.

A linha 2015 do Novo CrossFox passa a oferecer de série as rodas de liga leve 15 polegadas, sistema de som (RCD 320G), volante multifuncional revestido de couro, sistema Park Pilot (sensores de estacionamento dianteiro e traseiro), tapetes adicionais em carpete e a direção elétrica (Easy drive).

Novo VW CrossFox 2015

Outro recurso inédito é a possibilidade de equipar o Novo CrossFox com o sistema de som com navegação (RNS 315), o mesmo que equipa a linha Passat, CC e Tiguan. O RNS 315, na verdade, é uma central multimídia, pois conta com tela sensível ao toque de 5,5 polegadas, sistema Bluetooth integrado, receptor AM/FM com RDS, CD Player com MP3 e WMA e entrada auxiliar de áudio. Também possui um slot para SD-cards, que podem reproduzir mapas de navegação ou arquivos de música em formato MP3, por exemplo.

O novo CrossFox também pode ser equipado opcionalmente com o controlador de velocidade de cruzeiro (cruise control, “piloto automático”), faróis com sistema “coming & leaving home”, sensores crepuscular e de chuva, retrovisor interno eletrocrômico e luz de conversão estática nos faróis de neblina (“cornering light”).

Novo VW CrossFox 2015

Na lista de opcionais o maior destaque fica para o controle eletrônico de estabilidade (ESC, Electronic Stability Control), importante recurso de segurança. O sistema reconhece um estágio inicial de que uma situação de rodagem crítica esta para acontecer. Compara os comandos do motorista com as reações do veículo a este comando. Se necessário, o sistema reduz o torque do motor, freia uma ou várias rodas até atingir a condição de estabilidade.

Há, ainda, o teto solar elétrico e para as novas rodas de liga leve de 16 polegadas com pneus 195/55 R16, oferecida pela primeira vez na história do CrossFox.

Eletrônica avançada

O sistema ESC disponível para o Novo CrossFox traz uma inovação que incrementa sua capacidade fora de estrada. Trata-se da função Off-road, recurso que melhora a frenagem em estradas não pavimentadas. Ativado pelo botão off-road no painel, o software de controle do ABS e do ESC provoca ciclos de travamento da roda, criando uma pequena “cunha”, com o material do piso, à frente do pneu, o que ajuda a reduzir o espaço de frenagem nessas condições de piso “solto”.

O ESC traz outros recursos eletrônicos de assistência para o veículo, como o EDS (Elektronische Differenzialsperre) – Bloqueio eletrônico do diferencial. Em situação de baixa tração em uma das rodas motrizes, o bloqueio eletrônico do diferencial aciona o freio da roda com menor tração, transferindo o torque para a roda com maior tração, proporcionando assim melhor eficiência à saída do veículo. Esse sistema de “tração inteligente” funciona de forma automática, sem necessidade de o motorista acionar um botão no painel. Além disso, o sistema atua em curvas e em velocidade de até 80 km/h.

Há ainda o HHC (Hill Hold Control) ou controle de assistência de partida em rampa. Em aclives acima de 5%, o sistema mantém o veículo freado por até 2 segundos, após o motorista aliviar o pedal do freio. Os freios são liberados progressivamente durante a aceleração, permitindo a partida do veículo com mais conforto e tranquilidade em rampas.

Novo VW CrossFox 2015

O Novo CrossFox quando equipado com o ESC traz uma inovação no sistema de freios, o HBA, ou BAS (Brake Assist System ou Sistema de assistência à frenagem). O módulo do ABS e do ESC reconhece, por meio da velocidade e força de acionamento do pedal de freio, que se trata de uma condição de frenagem de emergência. Nesse momento, o sistema aumenta a pressão no circuito hidráulico e a força de atuação das pinças de freio, buscando a condição ideal de funcionamento do ABS para reduzir o espaço de frenagem.



Há, ainda, o ASR (Antriebsschlupfregelung) – Controle de tração. O sistema auxilia o motorista a arrancar ou acelerar o veículo sobre um piso de baixa aderência, graças a uma série de sensores e uma central eletrônica. O sistema atua gerenciando o torque motriz e a frenagem individual da roda que destraciona, auxiliando na aderência dos pneus em qualquer condição de utilização.

Novo motor 1.6l MSI

Produzido em São Carlos, no interior de São Paulo, o novo motor 1.6l MSI, da família EA211, foi desenvolvido segundo critérios de maior eficiência energética e maior desempenho. Por isso optou-se pela configuração de quatro cilindros e 16 válvulas (4 válvulas por cilindro). Ele passa a equipar o

Novo CrossFox.

Com 1.598 cm³ de cilindrada, o novo motor 1.6l MSI é Total Flex, capaz de rodar com gasolina, etanol ou a mistura dos dois combustíveis em qualquer proporção. Sua potência máxima é de 120 cv (88 kW) a 5.750 rpm, quando abastecido com etanol (E100), e de 110 cv (81 kW) à mesma rotação, com gasolina (E22).

Novo VW CrossFox 2015

O torque máximo é de 16,8 kgfm (165 Nm) com etanol e 15,8 kgfm (155 Nm) com gasolina, ambos a 4.000 rpm. Já a partir de 2.000 rpm mais de 85% do torque máximo está disponível. Essa ampla faixa de distribuição do torque melhora o desempenho em baixos regimes (por exemplo, em cidade) e dá ótimo fôlego para retomadas de velocidade.

Nova transmissão manual de seis marchas

Além do novo motor, o Novo CrossFox traz a inédita transmissão manual de seis marchas. Desenvolvida tendo como base a caixa manual de cinco marchas MQ200-5F (reconhecida pela sua precisão de funcionamento), a nova transmissão de seis marchas (MQ200-6F) é apenas 4,2 centímetros maior e tem 3,2 kg a mais do que a MQ200-5F, que tem 33,5 kg.

Transmissão I-Motion com trocas ainda mais suaves

A transmissão I-Motion oferecida como opcional para o Novo CrossFox, que recebeu a versão 2 de aplicação do software de gerenciamento eletrônico, que proporciona trocas de marcha ainda mais suaves e precisas.
No momento da troca automática de marcha em D (Drive), em décimos de segundo, o sistema reduz gradativamente (de forma parabólica) o torque do motor, que retorna assim que a próxima marcha é engatada. Essa característica proporciona maior conforto nas trocas de marcha em todas as condições de uso do veículo.

Além das trocas de marcha de forma automática, a transmissão I-Motion permite trocas manuais em modo sequencial, acionado por meio da manopla de câmbio ou por paddle shifts instalados atrás no volante multifuncional (o mesmo utilizado do Novo Golf). Dessa forma, o motorista pode dirigir de forma mais esportiva, aproveitando toda a potência e o torque do novo motor 1.6l MSI.

Novo VW CrossFox 2015

Além disso, na versão I-Motion, a partida do motor é assistida, o que significa que não é necessário manter a chave acionada para que ela se processe – basta um leve toque na chave para a ECU (Unidade de Comando Eletrônico do Motor) comandar todo o processo de partida. Como pré-requisito, o motorista deve aguardar a indicação do instrumento combinado para efetuar esse procedimento.

Novo VW CrossFox 2015

Também é destaque nessa transmissão o “Upshift Abort”, mapeamento específico para o novo motor 1.6l MSI. Isto é: o sistema identifica da melhor forma possível o momento de uma retomada de velocidade e aborta, por exemplo, a troca para uma marcha superior, mantendo a rotação do motor elevada para disponibilizar mais torque e potência para uma ultrapassagem. Esse recurso é resultante da nova estratégia de comunicação entre a ECU e a TCU (Unidade de Controle Eletrônico da Transmissão).

26 Comentários

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  1. Só não gostei muito da traseira .

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  2. Essa traseira ein.....parece ate um bigode essa faixa prata!

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  3. Ficou muito bonito e é também o que possui o melhor acabamento da categoria. Entre HB20X, Gol Rallye e Sandero Stepway, caso curtisse esses aventureiros, compraria esse CrossFox com ESP com toda certeza.

    As rodas e os apliques ficaram de muito bom gosto, mas eu não compraria nenhum desses aventureiros, pois costumam ser caros demais para o que oferecem.

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  4. O que vai dizer o quão vale a pena comprar esse carro: Preço. Se ultrapassar 65k já tera gente reclamando, com razão.

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    1. Está na matéria:

      Os preços são de R$ 57.990 reais na versão com câmbio manual, e chega a R$ 61.180 reais no modelo automatizado I-Motion.

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    2. Custa 9 mil reais a mais que a versão Highline apenas por ter suspensão elevada e plásticos de proteção? Tem algum diferencial para a versão Highline além disso?

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  6. Gostei, mas particularmente prefiro a SpaceCross!

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  7. Não gosto de carros de passeio com essas maquiagens off-road
    Sem dizer que o Fox já foi bonitinho, mas essas novas lanternas traseiras...sem chance
    Mas bem, essa é a minha opinião, tem quem goste...

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    1. O Fox antes era todo redondinho, a traseira era um pouco afeminada. Achei bem melhor o design atual, a traseira é muito parecida com a do Tiguan e a dianteira lembra o Golf.

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  8. 58 mil num fox "maquiado"?To fora por mais 9 mil saio de golf confortline , muito mais carro que esse "lançamento" segundo a volks, mas que na verdade não passa de mais um "gambiarra" feita pela mesma!!!

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  9. design meio carregado... preço meio salgado... talvez pessoalmente mude de ideia...

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  10. Quando nenhum SUV decente (se é que isso existe) tem estepe na tampa traseira, segue esse estepe ridículo na traseira!

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  11. Tudo que temos subiu em um ou mais degraus no valor de venda. Carro sub-compacto com preço de compacto, carro compacto com motorização 1.6 com preço de carro médio 1.8/2.0 e assim por diante. Esse fox aí tá com preço de carro médio. Agora é só esperar o aumento da gasolina e estará tudo certo.

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  12. eu achava caro pra caralho pagar 50 mil em um fox highline agora 60 mil so por ter uns plasticos a mais e suspensao elevada ? ta de brincadeira 10 mil reais a mais jurava que ia vir com controle de estabilidade de serie .... quem tem coragem de pagar 60 mil em um fox se tem golf por 67 com motor turbo infititamente superior ?

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  13. quem tem dinheiro compra o que gosta ,não adianta ficar comparando dizendo que com mais tantos reais compraria outro carro ,olha o tanto de marcas e modelos que temos atualmente

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  14. Sou muito mais um Fit com 5 mil a mais, é outro carro, é Honda, é muito melhor, atendem muito melhor, não vão te pelar na hora da revisao como ocorre na volks, e o carro dura bem mais, sei pq já tive os dois e agora só tenho honda na garagem.

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  15. Tenho um crossfox ano 2013 prata egito, e estou muitíssimo satisfeito. Este modelo 2015 mexeu ainda
    mais comigo, especialmente com o novo design das lanternas traseiras e com o câmbio de 6 marchas.
    Já estou de olho no bichinho.

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    1. E aí? Temos um CADDY 2015 ATS que custou $34,000.00 (25 salários mínimos) isto é que é carro! Isto aí por R$60.000,00 (78 salários mínimos) ou é bobo e gosta de ser enganado ou é mesmo patético! É só votarem em quem faz a vontade do eleitor em brasília ou não comprar (deixe encalhar que as montadoras respeitam os consumidores!...

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  16. Pessoal, estou a exatos 22 dias com meu novo cross I-motion e fiz minha primeira viagem,além das novas tecnologias impostas ao mesmo,é um foguetinho na estrada e detalhe estava usando gasolina imagine no álcool, não liguem para essas dores de cotovelo paguem R$:60.000,00 e sejam felizes!!!
    OBS: Esse é um comentário para quem está com dúvidas se compra ou não

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    1. Guerreiro, ontem (16/01) fui a uma concessionária VW em Contagem (MG) e os Crosssfox que estavam lá não estavam equipados com ESC e muito menos com o HHC (controle de assistência de partida em rampa. Inclusive testei um I-Motion e diquei decepcionado pela ausência do assistente de rampa. Achei curioso e o vendedor também não soube explicar. O seu possui estes dispositivos?

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  17. Gente, comprei um e posso falar, o carro é muito bom. Algumas coisas para reclamar (pelo valor pago 57.990), falta um dispositivo para abertura da tampa de abastecimento, a buzina é dura, faltou LEDs diurnos. Agora, é um ótimo carro, estou muito satisfeito. A criança anda na estrada!!!!!

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  18. e um foguetinho , mais bebe que e uma beleza e um tremendo beberrao.

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  19. Recentemente adquiri um modelo 14/15 com 21.300 km rodados. Meu primeiro VW ...
    Minha decepção ficou por conta do barulho interno dos plásticos do painel bem como da suspensão, um tanto ruidosa. Não sei se acontece nos demais ou é um caso pontual .No mais, o carrinho é show de bola ! Extremamente econônico.

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