A Volkswagen do Brasil reduziu temporariamente o preço do Volkswagen up! 2 portas, versão de acesso, take-up!, neste mês de setembro de 2014, para R$ 26.900 reais.

Volkswagen up! 2 portas - take

O valor representa um desconto de R$ 620 reais sobre o preço sugerido do veículo, que é de R$ 27.520 reais.

Volkswagen up! 2 portas - take

Além da redução no preço, o up! pode ser adquirido com financiamento subsidiado com taxa de juros "zero", com entrada de 60% e o saldo em 12 parcelas fixas, com o pagamento da primeira parcela agendado para dezembro.

Volkswagen up! 2 portas - take - interior

Nessas condições, o up 1.0, 2 portas, ano/modelo 14/15, com preço à vista de R$ 26.900, pode ser financiado com entrada de R$ 16140 (60%) e + 12 prestações mensais de R$ 960,53, resultando em um valor total de R$ 27666,36.

Volkswagen up! 2 portas - take - interior

O Volkswagen up! 2 portas, versão take-up, conta com rodas de aço de 13 polegadas com calotas, lavador e desembaçador do vidro traseiro, banco do motorista com ajuste milimétrico de altura, alerta sonoro de faróis acesos, alerta visual e sonoro de não utilização do cinto de segurança, cintos de segurança dianteiros com pré-tensionador, espelhos retrovisores externos com comando interno manual, limpador do para-brisa com temporizador, para-sol com espelho para o passageiro e os equipamentos de segurança obrigatórios por lei: ABS e duplo airbag dianteiro.

72 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Efeito Pálio fire!
    Com ar e direção fica quase o preço do Fiat.
    Opção interessante para quem busca uma opção mais moderna, com design moderno, motor moderno sem o tanquinho, com ISOFIX e, principalmente, a segurança 5 estrelas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não vejo nada melhor nessa faixa de preço.

      Excluir
    2. Boa tarde a todos. Gostaria de parabenizar o site e fazer uma pergunta um pouco off topic. Onde consigo comprar uma cadeirinha com isofix no Brasil? Já procurei em todos os sites e nao encontrei. Obrigado.

      Excluir
    3. Cadeirinhas com ISOFIX foram lançadas e em seguida, proibidas no Brasil, por falta de regulamentação, embora já homologadas!
      Distorções do Brasil!
      As minhas, comprei no exterior.

      Excluir
    4. Boa pergunta, essa do Marcus, como ainda não me decidi, qual carro comprar, eu pensava que seria fácil encontrar essas cadeirinhas, eu quero comprar de acordo com o carro que eu pegar; estava vendo no site da Hyundai, na parte de acessórios e achei bem caro!

      Excluir
    5. O Brasil é uma piada pronta. rsrsrsr

      Excluir
    6. Cadeirinha isofix no site da VWB por 3k, caro, muito caro, mas a segurança do "filhote" vale isso e muito mais.

      http://vwbr.com.br/Acessorios/acessorio/cadeira-infantil---de-9-a-18kg

      Excluir
    7. Fiz o test drive no up e em outros 1.0 de 3 cilindros e o desempenho nem se compara aos 1.0 de quatro cilindros (mesmo o onix que é o mais potente). A única coisa que achei ruim no carro é este acabamento em metal na parte de dentro da porta, pois já tive um ka (de 1° geração) e arranhava muito fácil este acabamento. Com relação ao espaço, não tive problema, já que 90% do tempo é só eu e minha esposa (não temos filhos) e só fazemos viagens curtas com o carro em época de férias. Ainda vou testar outros carros da mesma faixa de preço (de 40 mil), mas o carrinho com certeza é show de bola.

      Excluir
    8. Obrigado pelas respostas. Absurdo a proibiçao. A cadeirinha que vou precisar em dezembro é para recem nascido. A do site ds vw nao serve. 3 mil tambem é um assalto. Da para ir a miami e comprar.

      Excluir
  2. Excelente preço para um carro que é, segundo o Jeremy Clarkson (mais importante jornalista automotivo do planeta, editor do Top Gear), a "melhor opção de carro pequeno, (...) e uma obra de engenharia descomplicada, bem sucedida e belamente construída".

    http://www.car.blog.br/2014/06/vw-up-e-melhor-que-renault-captur-diz.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carlos vc vai perder muito dinheiro, já q antes você dizia ´´ tá é barato``. Você nunca torceu pelo consumidor, somente pela VW. Olha aí que se não comprar como baixa os preços

      Excluir
    2. calma lá né amigo... o UP que ele fala é o europeu, que tem mais itens de segurança que o nosso.

      Safety And Security
      ESC (Electronic Stability Control), including ASR and EDL

      só isso já muda muita coisa.

      Excluir
    3. e o freio de emergência...

      https://www.youtube.com/watch?v=nZeoaFFWrP8

      Excluir
    4. Na realidade o up! brasileiro é até melhor que o do jeremy Clarkson.
      O up! brasileiro tem mais espaço no porta-malas, é homologado para 5 pessoas e ainda tem tanque maior, com mais autonomia.
      Não adianta: o up! é disparado o melhor do segmento.

      Excluir
    5. É muito melhor o nosso up! Carlos. Aproveita e mostra ele por Jeremy Clarson quem sabe ele não faz uma reportagem do nosso up! pro mundo inteiro.

      Excluir
    6. Não esquece de converter o preço em dólar pro Jeremy Clarson saber quanto é aqui!

      Excluir
  3. Carlos escreveu há pouco tempo que NENHUMA montadora reduz o preço sugerido de seus carros, principalmente se for um lançamento, não é Carlos?

    Tirando a provação as declarações bizarras do colega, eu considero mais honesto reduzir o preço sugerido do que os descontos aleatórios, pois no segundo caso os consumidores menos desenformados ou marinheiro de primeira/segunda viagem paga o valor cheio por um carro superfaturado além do "superfaturado" preço Brasil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A VW não reduziu o preço do up!, apenas está fazendo uma promoção nacional. E, de mais a mais, o up! 2 portas take já era e continua a ser vendido por R$ 25.900 em muitas concessionárias. O valor de R$ 26.900 vale nacionalmente, e é um preço com desconto. O preço sugerido não foi alterado.

      Excluir
    2. Ele disse coisa pior. Disse que o preço do up estava baixo e que deveria aumentar. Ainda bem que ele não trabalha no setor que define os preços senão o mesmo já estaria na rua. rsrsrsrs

      Excluir
    3. Positivo! Confirmei no post acima.

      Excluir
    4. Nem perco tempo a dá replica aos comentários do Carlos, só o instigo ás vezes, na esperança de que o cidadão seja menos ...

      Excluir
  4. efeito ka ! tem q abaixar mais para colocar os opcionais não fique acima de 30k!! nesta versão de entrada, ou esses preços já possui ar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nesse preço não possuir ar. Com ar sobe para R$ 29.700...excelente tb,

      Excluir
    2. Preço péssimo para um carro duas portas. Esse preço deveria ser para o 4 portas e vir com no mínimo direção! Vai continuar vendendo pouco.

      Excluir
  5. Pálio disparou nas vendas e o UP! está vendendo menos do que nos meses passados, basta acessar a Fenabrave. Acredito também na influência momentânea do Ka, carro que eu acho muito feio externamente, eu particularmente prefiro o desenho externo do UP!, porém no interior, ainda que pese o fato de materiais de baixa qualidade, o interior do Ka me agrada mais, a não ser que seja comparado com no mínimo a versão High UP!, essa eu prefiro em detrimento do Ka.

    Se analisarmos o mercado, ainda tem o Novo Uno, vem a Chery com o novo Celer, New March, esse segmento de compactos nunca esteve tão agitado, quanto mais concorrência, melhor.

    Na minha avaliação a VW está sendo amadora, ela deveria utilizar a prática do "Dumping adaptado", ganhar mercado e simplesmente excluir diversos concorrentes da disputa, não sei se resta tempo para fazer isso com o fenômeno Ka, vejo como a disputa de Marina Silva x Dilma, claro em termos genéricos, pois a onda novo Ka está ecoando forte.

    Hoje eu vi 3 Unidades do novo Ka na Avenida das Américas, fiquei impressionado como em tão pouco tempo o veículo ganhou a simpatia do consumidor, isso sem comercial, apenas pela grande expectativa muito bem pensada pelo Marketing da Ford, criaram uma espécie de Mito sem ao menos demonstrar as potencialidades, foi perfeita a tática, tirei lições deste episódio.

    Outubro será revelador para medirmos a tendência do mercado, a VW não é estúpida, diminuiu o valor do UP! tendo em vista as vendas já aquém da expectativa com o modelo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pálio disparou nas vendas e o UP! está vendendo menos do que nos meses passados,

      Mentira. A média de vendas do up! em setembro é a maior do ano e ele vai bater o recorde este mês. Inclusive, para a primeira quinzena já vendeu mais.
      E tem mais: o up! tá na frente do KA, ultrapassou o Corolla novamente, a abriu distância do KA, já que o up! está vendendo mais que o KA diariamente...
      Isso são fatos.

      Excluir
    2. ``mentira´´ é um termo técnico q tanto que vc usa? Poderia ser mais educado e substituir por ´´Você está equivocado....´´

      Excluir
    3. Mentira ? Eu me recordo do seriado Chaves quando perguntavam a ele se sim ou não ele fazia com a cabeça um gesto negativo e respondia sim como vice-versa, tive essa sensação agora, basta pegar os números e conferir, seus Números estão equivocados, a média do UP! não é a maior do ano, tanto prova que mês passado ele vendeu menos que em julho, mas pode ter certeza que o Ka passará o UP!, não se esqueça que o ka foi lançado agora e já está praticamente na mesma média de vendas do VW, recorda-se dos primeiros meses de venda do UP? Números bem insignificantes.

      Basta esperar o final do mês, o UP! deve ficar por volta de 6 mil unidades, 50% menos do que o planejado pelas vendas, por isso os "descontos" DEVERÃO aparecer, é uma demonstração fatídica de uma estratégia muito mal elaborada.

      O UP! tem por obrigação vender mais do que o corolla já que tem vocação de carro de entrada ou popular, como queira, ser ultrapassado por carros bem mais caros e ter o pálio fire na liderança sinaliza algo no mínimo curioso.

      O Fiat custa 28,990 " completo", as pessoas com menos recursos estão comprando por isso com financiamentos a perder de vista, por isso o sucesso de um projeto da década de 90. Do outro lado o UP! apenas com Ar e Direção sai a 29,990

      Outros automóveis do grupo estão no mesmo caminho, vide números bastante tímidos de Voyage, Gol e Fox, além claro de castas como Golf, Jetta & Cia que estão perdendo terreno.

      É como foi na 2º Guerra Mundial, veremos quanto tempo o 3º Reich terá munição para combater na linha de frente, leia-se veículos de entrada

      Excluir
    4. Novamente, para uma análise mais precisa de volume de vendas, deve se separar Pálio, Gol, Uno e Onix em suas versões com motor 1.0l. O fato que ultimamente o brasileiro para ter status, está comprando carro com motores acima de 1.0l, pois motor de baixa cilindrada (ou "1000" como popularmente e conhecido) não transmite essa sensação de "status". As vendas do Up! estão até boas, a VW que foi otimista demais em suas previsões.

      Excluir
    5. Trocentos anos se passaram e Gol fora campeão vendendo 1.0 e 1.6, com 2 gerações simultaneamente. Acredito para concorrer com o up! que só tem motor teria q ser um carro desenvolvido como tal, somente com motor 1.0. Ou uma categoria específica q ele se encaixe ele.. Dessa forma, em si falando em vendas vai ter sempre um quê. PF x PJ, gerações diferentes, blá blá

      Excluir
  6. se a vw quiser vender o feinho dela, pode reduzir ainda mais, já disse, o carro pode ser moderno mas é feio que dói, e carro feio só vende se for mais barato que a concorrência

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, o Uno é lindíssmo. O Clio, então, uma obra de arte. O que dizer do Celta? Verdeira aula de design...Todos lindíssimos....

      Pálio disparou nas vendas e o UP! está vendendo menos do que nos meses passados, b

      Mentira. A média de vendas do up! em setembro é a maior do ano e ele vai bater o recorde este mês. Inclusive, para a primeira quinzena já vendeu mais.
      E tem mais: o up! tá na frente do KA, ultrapassou o Corolla novamente, a abriu distância do KA, já que o up! está vendendo mais que o KA diariamente...
      Isso são fatos.

      Excluir
    2. abriu distancia do ka? nos ultimos dias o ka só tem se aproximado do up no números de vendas, e olha q nem começou o comercial na tv rsrs

      Excluir
    3. E nunca é demais lembrar que o up, mesmo com redução de preço, é mais caro que seus concorrentes e mesmo assim o mais vendido no varejo (mercado onde o design importa). O up!, no mercado de verejo, vendeu mais que o Uno (segundo colocado no segmento sub-compacto) em três dos últimos 4 meses. E este mês vai superar o Uno novamente, e por larga margem, no segmento de varejo.

      Excluir
    4. abriu distancia do ka?

      Sim. Abriu. Em 16/09 o up estava com 134 carros à frente do KA. Em 17/09 essa distância se ampliou para 178 carros.

      Excluir
    5. é a minha opinião, ou não posso achar um carro feio? e to pouco me lixando o que acha esse Jeremy Clarkson, o carro é feio com a opinião dele do mesmo jeito...cara chato... no mais, vc tem que melhorar sua propaganda pra vender esse feinho ai, não está obtendo muito resultado com seu discurso ai kkkkk

      Excluir
    6. o ka vai vender mais que o up ja no primeiro mes de vendas!

      Excluir
    7. ai o mimimi de QI e de vendas no varejo, seu carrinho vai levar sapeco do uno e do ka no mesmo mês kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      Excluir
    8. o ka vai vender mais que o up ja no primeiro mes de vendas!

      Mãe dináh não vende carros.
      Os fatos: up! vende até hoje mais que o KA e ontem vendeu bem mais. fatos.

      Excluir
    9. Nossa carlos como vc é infatil. Entao a pessoa que acha o up feio tem deficit de QI ? Vc deve estar de brincadeira neh ?

      Excluir
    10. Tem 13 anos, já passou dessa fase..

      Excluir
    11. Eu não acho feio!
      O design de vanguarda do up! é simpático, tem linhas limpas e elegantes que, realmente, foge da mesmice que temos aqui, ou seja, design rebuscados e cheio de vincos!
      A proposta do up!, por fugir do tradicional à que o brasileiro está acostumado e como é uma proposta nova, assusta e marca novos paradigmas e conceitos em design automotivo!
      Brasileiro tem que aprender e valorizar a simplicidade do bom gosto do up!
      Um dia, quem sabe, chegaremos lá!

      Excluir
  7. Eu acho o Up! um carro fantástico, tecnicamente superior a maioria dos carros nacionais. Compraria um sem pensar duas vezes.
    Porém, para a maioria das pessoas que pergunto sobre o sub compacto alemão, falam que ele é feio e que não cabem 3 pessoas no banco traseiro.
    Além disso, muita gente se desanima quando entra no carrinho, criticando o interior do carro, confundindo simplicidade com inferioridade. Explico: apesar de a qualidade de montagem do painel e do Up! em geral ser muito melhor que a do Novo uno, a maioria das pessoas acham que o painel do Uno é bem melhor que o do Up!.
    Sei lá, posso estar enganado, mas penso da mesma forma que o CAO-RJ: que a maioria da população brasileira não está preparada para entender e ter um produto como o Up!.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na realidade o up! é um carro de design e proposta tão revolucionária que ele leva tempo mesmo para ser entendio pelo consumidor médio.
      Mas isso é previsto pela VW. A VW faz carro pensando em longo prazo, com design que fique atual por longos anos, sem alterações.
      O up! é assim, um design sóbrio e elegante que tem uma curva ascendente de aceitação mais lenta, porém uma curva de contemporaneidade muito maior. Observe que a Fiat precisa mexer no visual do Uno a cada 2 anos. A Hyundai idem com seus carros.
      A VW não. O ciclo é muito mais longo, no mínimo o dobro de tempo e não raro o triplo.
      Com o up! é a mesma coisa. A curva de aceitação do design está subindo e se acelera a medida que mais carros chegam às ruas.
      A estratégia da VW com o up! é perfeita.

      Excluir
    2. Concordo com o CAO e com você Eric.
      Aliás, em outra reportagem já escrevi sobre isso. Naquela oportunidade lembrei que mais importante que um painel "enfeitado" era a qualidade do aço, dos demais materiais e da rigidez torcional.
      Como preciso trocar meu carro do "dia a dia", certamente irei comprar um UP!
      Comentários sem embasamento técnico, eu desconsidero. Gosta do UP! quem entende e gosta de carro e não aqueles que gostam de "aparecer" no carro.

      Excluir
    3. Nessa faixa de preço, nem tem o que falar (comparar com Palio Fire? Uno?).
      O espaço interno do UP! não é ruim, acomoda com tranquilidade 4 adultos (assim como seus concorrentes). Seu espaço interno é melhor que Celta e Clio, por exemplo.
      Nenhum carro compacto tem proposta de carregar 5 adultos com conforto, talvez só o Renault Sandero faça isso, talvez. / O UP! é um carro compacto urbano. Quem quer espaço pra levar 5 adultos com conforto, tem que optar por uma minivan ou um sedan espaçoso. / O UP! é muito bom na sua proposta, seguro (referência em segurança na categoria), muito econômico, o motorzinho surpreende pelo bom desempenho e é muito gostoso de dirigi-lo, e também uma barbada pra estacionar. Sem falar que adota um motor moderno, 3 cilindros, bloco em alumínio, dispensa tanquinho de partida a frio, já vem com isofix desde a versão mais barata.

      Excluir
    4. Finalmente um comentário coerente...

      O Eric também vê o que vejo... Brasileiro não quer saber de segurança ou de carro bom de dirigir.

      Quer aparecer pro vizinho e mostrar que trocou de carro. Não importa se é mal construído, tem interior repleto de rebarbas e portas desalinhadas.

      O Up! é um carro urbano e sua proposta é essa: simplicidade, mas com qualidade.

      Quer espaço? Compra carro médio. Quer carro mais barato? Compra carro usado.
      Não gostou? Não compre.

      Os haters só repetem que o Up! é feio e falam groselha sem sequer conhecer o carro.

      Mas é típico do brasileiro mesmo... Viver de achismos. Estudar e analisar as coisas detalhadamente, ninguém quer.

      Excluir
  8. Redução temporária significa que tem prazo para voltar a subir? Se sim, qual será esse prazo? Tal redução vale para todos os modelos do Up?

    ResponderExcluir
  9. Vendo Palio Fire, Clio e Celta, o Up é bem melhor, porém a VW parece que não sabe vender ele, ela deveria correr atrás do consumidor PJ e oferecer condições melhores que a concorrência pra ver se deslancha esse carro pra os frotistas e depois com o tempo vai ganhando o consumidor PF, deveria focar onde o G4 era forte e fazia volume de vendas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A VW vendendo só a pf lucra mais... ainda é novidade. Talvez ela venha depois, resta ver se o pj vai querer..

      Excluir
    2. VW não oferece vantagem nenhuma!! Nunca ofereceu nem vai oferecer.

      Excluir
    3. Só oferece vantagem as montadoras cujos carros representam desvantagens.
      O up! é uma vantagem em si, afinal ele é 26% mais econômico que o segundo carro mais econômico, que é o KA, segundo a 4 Rodas.
      O up! tem desempenho muito superior, sendo 1.2 segundo mais rápido que o segundo melhor, que é o KA, no 0 a 100, segundo a 4 Rodas.
      O up! é mais de 4 segundos mais rápido em retomadas, que o segundo melhor, que é o KA, segundo a 4 Rodas.
      O up! é o carro mais seguro fabricado no Brasil, sendo superior até mesmo que o Ford Focus, carro que custa 3 vezes o up!.
      O up! também é disparadamente o carro de reparo mais barato, segundo o CESVI.
      Ou seja, o up! é uma vantagem comprá-lo. Muitas, por sinal.

      Excluir
    4. Esqueceu de dizer que para a maioria das pessoas aqui o up é o mais feio também.

      Excluir
    5. No Brasil, a maioria das pessoas gosta de funk, pagode e sertanejo universitário.
      A maioria gosta de assistir a novelas, Faustão, Gugu e Big Brother.
      A maioria gosta de votar nos velhos políticos corruptos.
      A maioria não gosta de ler, não gosta de estudar, não gosta de cultura.
      Nosso país tá nessa "mercadoria" por ter um povo (maioria) tão ignorante, alienado e composto por analfabetos funcionais.

      Excluir
    6. Esqueceu de dizer que para a maioria das pessoas aqui o up é o mais feio também.

      Na realidade, a maioria das pessoas acha o up! bonito, já que o up! é o líder de vendas no segmento sub-compacto no Brasil para consumidores finais.
      E para consumidores finais o design é importante. Logo, como o up! é o líder de vendas para consumidores finais, essas pessoas que o compram o acham bonito, o que de fato ele é.

      Excluir
    7. Ele é tão lindo que não vende! Até o etios em alguns estados vende mais que o up. Assim como o new ka em MG é top 3 logo o up será top 3 x -1.

      Excluir
    8. E não adianta alguém considerar o up a melhor coisa do mundo pois quem assina o cheque não compra por esse valor e pronto! Mesmo com 9 estrelas, taxa zero, carência para pagamento, ataque massivo na mídia, etc, etc, etc

      Excluir
    9. Ta certo. Só não entendo essa frescura de ficar comparando novo ka com Up!. Achou o Up! feio e tals, não compre! É muita "fanboyasagem"

      Excluir
    10. Comparar estrelas de sub compacto com médio e grande porte não acho correto, a diferença estrutural e peso é grande.

      Excluir
  10. Calma gente, o Carlos só entra para colocar álcool e acender o fósforo. O Up! é um carrinho concebido para o transporte urbano, sendo um dos mais modernos disponíveis no nosso mercado. Como tal, realmente não precisa ser bonito e, na verdade, não é mesmo. Não tem o que falar deste painel. Até o painel do meu Fit 2004 é mais da hora do que esse... Agora, é econômico, anda bem, a proposta é válida, basta estar com o preço condizente com a mesma. Acho que a simplicidade dele atrapalhou um pouco, muitas pessoas acham que outros carros que são inferiores a ele dão a impressão de serem mais robustos e luxuosos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, eu acho o painel do Up fantástico, de uma simplicidade e praticidade impar. Provavelmente vc nunca dirigiu o Up no dia-a-dia, absolutamente tudo está ao alcance das mãos num "involucro" ou área de acesso bastante compacta, sem desviar a visão da estrada, fácil. Vc não precisa baixar a cabeça para regular o ar-con, no Sandero p.ex. vc literalmente para de prestar atenção na via baixando a cabeça procurarando botões. Além, o painel do Up que remete ao Fusquinha, um show, nota 10 pro design da VW AG.

      Excluir
    2. A simplicidade do interior do Up! provavelmente foi fruto de limitações de budget no momento em que o carro foi projetado, uma vez simples, o ferramental e custos de manufatura são reduzidos. Eu particularmente achei uma solução bem racional e prática.

      Excluir
  11. Respostas
    1. Pois é mesmo, no Up (qqr versão) a regulagem de altura do banco do motorista é milimétrica igual ao Golf GTI que custa 120k.

      Nada parecida com a do Gol Trend, que tem uma mola ridícula, que vc regula na base do solavanco.

      Excluir
    2. Sim, mas muitos carros tem regulagem milimétrica. O Gol que é exceção.

      Excluir
  12. Um verdadeiro pé de boi, cadê o ar condicionado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pra quê Naylthon, tem gente que não liga pra isso, principalmente no sul do pais em pequenas cidades, com trajetos curtíssimos.

      Pra que pagar mais, se nunca irei utilizar, este é o raciocínio.

      Excluir
  13. Com esse preço melhorou, mas ainda falta o AC pra ficar redondo. Por esse mesmo valor, evidentemente. E viva a concorrência!

    ResponderExcluir
  14. O carro é um novo fusca Perm estão cobrando caro por ser novidade daqui a pico será vendido pelo preço justo que é completo por 30k

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem