Em agosto 2014, de acordo com dados da V.D.A. (Verband der Automobilindustrie) e V.D.I.K. (Associação Internacional de Fabricantes de Veículos Automotores), comercializou-se na Alemanha 213.092 - queda de 0,4% em relação ao mês correspondente do ano passado. Nos primeiros oito meses do ano, porém, as vendas ano foram de 2.021.609 de unidades - aumento de 2,6% sobre o mesmo período de 2013.
O Golf é tradicionalmente o carro mais vendido do mercado alemão, mas o crescimento de vendas de 64,9% em agosto de 2014 sobre agosto de 2013 talvez não estivesse nem nos mais sublimes sonhos dos mais otimistas dos executivos da Volkswagen. Só em agosto e só na Alemanha a VW vendeu quase 20.000 unidades do Golf - 19.599 exemplares em homenagem à precisão.
A nova geração do Passat já mostra a que veio, com crescimento de vendas de 29,9% sobre 2013, com 5.367 unidades vendidas só em agosto.
A terceira colocação coube ao redesenhado Polo (veículo que saiu oficialmente de linha no Brasil, veja aqui), que emplacou 5.291 unidades no oitavo mês do ano - crescimento de 5,5% sobre 2013.
Ranking dos 50 carros mais vendidos - Alemanha /Agosto de 2014
Ranking
|
Modelo
|
ago/14
|
Acumulado 2014
|
Variação
|
1 | Volkswagen Golf | 19.599 | 156.086 | 64,90% |
2 | Volkswagen Passat | 5.367 | 48.279 | 29,90% |
3 | Volkswagen Polo | 5.291 | 42.663 | 5,50% |
4 | Opel Corsa | 4.835 | 36.179 | 23,80% |
5 | Audi A3 | 4.442 | 43.424 | -26,60% |
6 | Ford Focus | 4.157 | 36.127 | 53,40% |
7 | BMW 3 Series | 4.146 | 39.550 | -25,10% |
8 | Mercedes C Class | 3.759 | 36.042 | -15,30% |
9 | Audi A4 | 3.562 | 32.813 | -15,30% |
10 | Skoda Octavia | 3.532 | 35.512 | 10,00% |
11 | Volkswagen Tiguan | 3.394 | 44.112 | 12,80% |
12 | BMW 1 Series | 3.199 | 32.404 | -19,20% |
13 | Mercedes A Class | 3.055 | 24.416 | -31,70% |
14 | Mercedes E Class | 2.966 | 30.581 | -24,20% |
15 | Seat Leon | 2.868 | 26.041 | 113,40% |
16 | Skoda Fabia | 2.850 | 24.785 | -5,60% |
17 | Opel Astra | 2.761 | 31.914 | -17,20% |
18 | Audi A6 | 2.683 | 26.647 | -19,30% |
19 | Mercedes B Class | 2.624 | 26.024 | -27,30% |
20 | Volkswagen Touran | 2.531 | 34.553 | 3,10% |
21 | BMW 5 Series | 2.450 | 26.997 | -36,30% |
22 | Mini | 2.389 | 21.311 | -10,20% |
23 | Ford Fiesta | 2.163 | 29.788 | -17,90% |
24 | Hyundai i10 | 2.156 | 12.117 | 100,90% |
25 | Ford Kuga | 2.145 | 16.861 | 62,50% |
26 | BMW X1 | 2.053 | 15.571 | 11,50% |
27 | Seat Ibiza | 2.046 | 17.257 | -12,80% |
28 | Volkswagen Transporter | 1.957 | 21.825 | 18,20% |
29 | Audi Q3 | 1.863 | 17.148 | -22,00% |
30 | Volkswagen Up! | 1.830 | 28.554 | -28,50% |
31 | Ford C-max | 1.801 | 11.278 | 2,90% |
32 | Toyota Auris | 1.783 | 12.418 | 11,60% |
33 | Opel Adam | 1.776 | 14.792 | 44,90% |
34 | Nissan Qashqai | 1.712 | 16.369 | -18,80% |
35 | Renault Clio | 1.615 | 16.553 | -3,40% |
36 | Mercedes GLA Class | 1.613 | 10.034 | |
37 | Renault Twingo | 1.595 | 12.516 | 35,90% |
38 | Hyundai i30 | 1.583 | 16.157 | -12,20% |
39 | Audi A1 | 1.575 | 17.926 | -29,80% |
40 | Opel Mokka | 1.571 | 17.332 | 24,80% |
41 | Skoda Yeti | 1.532 | 14.991 | 6,20% |
42 | Dacia Duster | 1.487 | 10.744 | 21,60% |
43 | Audi Q5 | 1.482 | 14.045 | 1,40% |
43 | Hyundai i20 | 1.482 | 11.411 | -14,60% |
44 | Skoda Rapid | 1.479 | 12.868 | 327,50% |
45 | Hyundai ix35 | 1.451 | 11.810 | -2,50% |
46 | Mazda CX-5 | 1.435 | 13.087 | -17,70% |
47 | BMW 4 Series | 1.402 | 10.960 | |
48 | Toyota Yaris | 1.348 | 13.060 | 1,40% |
49 | Fiat 500 | 1.320 | 10.287 | -10,20% |
50 | Mazda3 | 1.264 | 10.102 | 215,20% |
Marcas
A líder de mercado na Alemanha é a Volkswagen, com participação de 22,7% - aumento de 1.1% sobre agosto de 2013, e 0,6 pontos melhor do que no primeiro semestre. As vendas totais foram de 46.095, um robusto avanço de 15,5% sobre agosto de 2013.
A Mercedes-Benz foi a segunda marca mais vendida em agosto, com participação de mercado de 8.7% - queda de 14,2% sobre o mesmo período de 2013.
A Audi fecha o top 3 alemão, com participação de 7.8% - queda de 17,9% sobre 2013.
Ranking
|
Marca
|
ago/14
|
2014 Acumulado
|
Variação sobre 2013
|
Participação
|
1 | Volkswagen | 50.057 | 472.198 | 13,80% | 22,00% |
2 | Mercedes | 19.813 | 189.226 | -14,20% | 8,70% |
3 | Audi | 17.759 | 175.955 | -17,90% | 7,80% |
4 | BMW | 17.092 | 156.861 | -2,70% | 7,50% |
5 | Ford | 15.867 | 151.092 | 6,90% | 7,00% |
6 | Opel | 15.351 | 150.944 | 8,10% | 6,70% |
7 | Skoda | 12.115 | 115.228 | 12,20% | 5,30% |
8 | Hyundai | 7.942 | 64.915 | 6,30% | 3,50% |
9 | Renault | 7.372 | 73.492 | -10,90% | 3,20% |
10 | Seat | 6.948 | 60.961 | 5,20% | 3,00% |
11 | Fiat | 5.680 | 62.789 | -6,60% | 2,50% |
12 | Toyota | 5.326 | 45.979 | -8,20% | 2,30% |
13 | OTHERS | 4.800 | 41.238 | -11,90% | 2,10% |
14 | Citroen | 4.451 | 44.582 | -2,50% | 2,00% |
15 | Dacia | 4.343 | 37.194 | -6,20% | 1,90% |
16 | Mazda | 4.314 | 36.883 | 17,20% | 1,90% |
17 | Nissan | 4.147 | 42.697 | -7,20% | 1,80% |
18 | Kia | 3.966 | 36.547 | -18,60% | 1,70% |
19 | Peugeot | 3.768 | 39.176 | -11,10% | 1,70% |
20 | Mini | 2.389 | 21.311 | -10,20% | 1,00% |
21 | Mitsubishi | 2.121 | 14.423 | 48,30% | 0,90% |
22 | Volvo | 1.992 | 20.431 | 41,40% | 0,90% |
23 | Honda | 1.972 | 14.440 | -1,50% | 0,90% |
24 | Suzuki | 1.922 | 17.832 | -3,00% | 0,80% |
25 | Porsche | 1.492 | 16.743 | 37,30% | 0,70% |
26 | Smart | 1.122 | 15.421 | -5,00% | 0,50% |
27 | Land Rover | 909 | 10.165 | 41,40% | 0,40% |
28 | Jeep | 849 | 5.807 | 40,80% | 0,40% |
29 | Subaru | 414 | 4.042 | 4,30% | 0,20% |
30 | Alfa Romeo | 247 | 2.238 | -15,10% | 0,10% |
31 | Jaguar | 224 | 3.179 | -30,70% | 0,10% |
32 | Infiniti | 166 | 872 | 514,8% | 0,10% |
33 | Chevrolet | 102 | 5.234 | -95,50% | 0,00% |
34 | SsangYong | 92 | 659 | 43,80% | 0,00% |
35 | Iveco | 91 | 623 | 13,60% | 0,00% |
36 | Ferrari | 78 | 594 | 56,00% | 0,00% |
37 | Lada | 73 | 665 | 7,40% | 0,00% |
38 | Lancia | 72 | 950 | -39,50% | 0,00% |
39 | Maserati | 71 | 760 | 173,1% | 0,00% |
40 | Lexus | 67 | 739 | -42,70% | 0,00% |
que pena que estamos no brasil,esse golf é o carro, mas temos o Gol e Fox por aqui kkkkkkkkkk
ResponderExcluirE por que não temos aki esse Pólo alemão????
ExcluirÉ prá chorar, mesmo!
A resposta é simples, custo. No país dos impostos elevados, sem educação e infraestrutura deficiente, está cada vez mais inviável desenvolver, fabricar e vender um veículo.
ExcluirPoderiam importar, pelo menos, SDS!
ExcluirAte poderiam, mas os preços seriam proibitivos para a categoria em que se encontra. Resumindo, seria um "sonic" da vida em termos de volume de vendas.
ExcluirIncrível. Se a VW vendesse só o Golf na Alemanha, ela ainda assim seria líder. O Golf sozinho vende mais que o todos os modelos da Mercedes-Benz juntos.
ResponderExcluirAs vendas de Golf sozinhas são maiores que as da Renault, Hyundai e Fiat somadas.
Mas na boa, a VW merece e muito esse sucesso. Esse Golf mesmo é um carro tão à frente de seu tempo, que a Ford só vai igualá-lo com mo Focus depois de 2020...e até lá o Golf já estará andando sozinho em condução autônoma.
Concordo com vc Carlos, esse Golf Highline TSI é uma verdadeira maravilha automotiva, com um conjunto muito prazeroso e acertado, acabamento refinado e consumo baixo. A ford vai ter que melhorar muito o focus no quesito acabamento(simplesmente ridículo) e motor (trazer o ecoboost) para chegar aos pés do Golf Highline turbo!
ExcluirA Fiat apenas com 1 carro na lista (Fiat 500 na 49ª posição). Já no Brasil, a Fiat é líder em vendas. Palio Fire o carro mais vendido do país.
ResponderExcluirE o up! é o carro sub-compacto mais vendido da Alemanha, isso que já está no mercado há 3 anos. O up! é realmente um sucesso planetário, o que é mais que merecido, pois ele está para os sub-compactos assim como o Golf está para os médios.
ExcluirAham....e por que não aparece na lista ?
ExcluirAparece, Leandro!
ExcluirEm 30o lugar, no geral e 2o na categoria, atrás, somente, do HB10
* corrigindo: Hyundai i10
ExcluirDesculpe, tens razão. Passou despercebido.
ExcluirO Golf vende 5 vezes mais que o Focus na Alemanha. 5 vezes mais!!!!
ResponderExcluirA VW vende mais Golf na Alemanha que a Ford vende Focus nos EUA, sendo que a Alemanha tem 80 milhões de habitantes e os EUA 310 milhões.
Na toada que está, acho que o Golf vai vender mais que o Focus nos EUA também. Quem viver verá.
O hyundai i10 que é o subcompacto mais vendido. Além do mais, as vendas do golf são contabilizadas junto com as do jetta. Portanto, ele ñ vende 5 vezes mais que o focus.
ResponderExcluirE as dos Focus também. Então o Golf vende sim 5 vezes mais que o Jetta.
ExcluirCorrigindo. E as dos Focus também são somadas. Então o Golf vende sim 5 vezes mais que o Focus.
ExcluirVeja a diferença do Top ten da Alemanha para o nosso. E a Mercedes colada nos dono da casa. Será que estaremos vivos para ver o Brasil ser um país de 1º mundo.
ResponderExcluirA Mercedes também é alemã, mas não está colada na VW, pois vende menos da metade desta.
ExcluirA Mercedes também é alemã, mas não está colada na VW, pois vende menos da metade desta.
ExcluirDificilmente, jhoneribas!
ExcluirInfelizmente, ainda vão passar várias gerações para chegarmos lá!
E a fórmula é uma só, resumida numa palavrinha simples:
EDUCAÇÃO!
Alemanha dizimada por 2 guerras e Coréia do Sul pela pobreza extrema, são só dois exemplos de como investir macissamemente em educação é a porta de saída da miséria do terceiro mundo!
*maciçamente
ExcluirConcordo plenamente. A educação "de verdade' e neste quesito estamos perdendo feio. Os pivetes de hoje de de chinelo na cara dos professores.
ExcluirCarro fantástico. O que é aquilo no para choque embaixo da placa do golf ?
ResponderExcluirDeve ser o sensor do Front Assist.
ExcluirAinda não andei em um Audi, Mercedes ou BMW similar. Mas o Golf se comparado com algo simular da GM, FIAT, FORD, TOYOTA, HIUNDAY, ETC, está muito além destas.
ResponderExcluirSem duvidas o Golf Highline está muito acima desses aí. Pra concorrer de igual pra igual só o bmw 118i e o A3 ambition.
ExcluirSugiro a aqueles que tem condições de adquirir o seu alemão o mais rápido possível. Ele veio com preço subsidiado pela vw e merece uma atenção especial. Daqui a pouco entra o Golf 7 1.6 e aí danou-se tudo, ele vai pegar o lugar do 1.4 TSI, que deve, ao meu ver, ganhar algumas cifras a mais.
ResponderExcluirBem provável, pois até o Fox está querendo encostar no Golf.
ExcluirJá era não tem mais golf alemão ... tem gente que comprou 1 mês atrás e já vai receber mexicano !!!! o valor do alemão está até mais alto, eu vendo o meu por 95k rsrs
ExcluirPostar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.