O Jaguar XE é um sedã de dimensões similares às do BMW 3, com tração traseira, e que estará à venda nos EUA em 2016, para competir com BMW série 3 sedan, Mercedes-Benz C e Audi A4. Além disso, será o carro mais acessível da Jaguar, com preço na faixa de US $ 44.000.
A Jaguar só deu detalhes sobre uma versão - o modelo S topo de gama equipado com um 3.0 litros com supercharg V-6, com potência de 340 cv associado com uma transmissão automática de oito velocidades, com capacidade de acelerá-lo de 0 a 100 Km/h em 4,9 segundos. O XE S tem uma velocidade máxima limitada eletronicamente em 250 Km/h. A tração traseira é opcional.
O Jaguar XE é um veículo fundamental para a Jaguar atingir sua meta de vender 750 mil veículos por ano até 2020, junto com a Land Rover. Sua meta de longo prazo é atingir 1 milhão de carros. No ano passado, a Jaguar vendeu 76.668 carros em todo o mundo e 16.952 nos Estados Unidos.
Nova arquitetura, nova fábrica, nova família de motores
O novo Jaguar XE faz uso intensivo de alumínio em sua carroceria, e será fabricado em uma instalação totalmente nova, resultado de um investimento de US $ 2,5 bilhões, na Inglaterra.
O Jaguar XE é ligeiramente mais curto que o novo Mercedes-Benz Classe C, mas maior que o BMW Série 3. Da mesma forma, a distância entre-eixos também é intermediária entre os dois alemães.
O uso de aço de alta resistência na carroceria do Jaguar contribuiu para que o peso total do carro fosse reduzido em 110 quilos.
A Jaguar disse o XE também usará sua nova família de motores de quatro cilindros modulares denominados Ingenium, que serão produzidos em uma nova fábrica de motores em Wolverhampton, Inglaterra.
Eles são os primeiros propulsores que a empresa desenvolveu por conta própria neste século.
Segurança, sistemas de informação e entretenimento
A Jaguar informou que o XE conta com o novo sistema "All Surface Progress Control", que funciona como um piloto automático a baixas velocidades. Ele controla o sistema de freios e motor até 32 Km/h para melhorar a tração em pisos escorregadios.
O XE também tem head-up display de laser de alto contraste, que fornece informações sobre o pára-brisa, incluindo a velocidade e o sistema de navegação.
Um novo sistema de frenagem de emergência autônoma usa informações de uma câmera que capta imagens tridimensionais para aplicar os freios e evitar acidentes. O sistema também reconhece sinais de trânsito e tem uma função de advertência de saída de pista.
Um sistema de controle de cruzeiro adaptativo tem monitoramento de ponto-cego e estacionamento semi-automático, além de detectar tráfego traseiro.
O XE também tem um novo sistema de infotainment chamado Jaguar InControl com uma tela de 8 polegadas sensível ao toque, Bluetooth e conectividade USB e áudio streaming. Usando um app de smartphone, o sistema InControl permite configurar remotamente o ar-condicionado, travar ou destravar as portas e ligar o motor. Aplicativos de smartphones também podem ser acessados através da tela sensível ao toque.
Vendo o conjunto da obra, ainda prefiro a trinca alemã e a sueca Volvo. A escolha entre essas quatros marcas fica a critério do gosto de cada um.
ResponderExcluirSó para justificar minha opinião, cito interior estilo Camaro do Jaguar, que, longe de ser feio, não traz a sofisticação e a indentidade própria dos interiores de Mercedes, BMW, Audi e Volvo.
Na última reportagem desse blog sofre o Land Rover Discovery, sugeri que seria interessante essa marca desenvolver um sedã para competir os alemães e com a Volvo.
ResponderExcluirUm colega, de forma muito pertinente, me lembrou que a Jaguar pertencia ao mesmo grupo da Land Rover e, por isso, havia concorrentes ingleses para os alemães e para a Volvo.
Vendo agora esse novo sedã da Jaguar, volto a pensar em um carro de três volumes com o DNA/identidade Land Rover, ou seja grade dianteira, lanternas traseiras, design e, principalmente, o interior.
Se a Porsche fez um SUV, porque a Land Rover não poderia fazer um sedã, não?
ExcluirA questão é que enquanto as vendas de sedãs estão caindo no mundo inteiro, as de SUV estão subindo, então acredito que a Land Rover deve aumentar a sua oferta de SUV, em mais variedades, para cobrir uma ampla faixa de mercado, pois assim terá maior retorno de seus investimentos.
Peça para uma criança de 5 anos desenhar um carro, e ela desenhará um sedã.
ExcluirDesde que me conheço por gente, sempre se fala no fim dos sedãs. Foi assim com as stations, minivans, SUVs e agora Crossovers. Mas os sedãs sempre permanecem. Sempre serão vendidos.
Meu sogro tem uma Pajero Full, meu cunhado uma Frontier e eu um C200. Vamos fazer uma viajem longa no fim do ano. Minha cunhado disse: "que gostoso, nós viajando de carro". E eu retruquei: "o único que vai de carro sou eu, vocês vão de utilitário".
A Jaguar já tentou se aventurar nesse mercado de sedãs compactos de luxo há uns 15 anos atrás com uma versão Jaguar do Mondeo, que tinha tração dianteira, e aí colocaram no Jaguar tração integral para não queimar o filme. Não resolveu. O público não "comprou" o X-Type como um Jaguar, e entenderam que era um Ford mesmo, sem tirar nem por. E o resultado foi um fiasco.
ResponderExcluirAgora, de fato, melhorou, mesmo sob a administração da Índia.
Mas, sinceramente, não sei se será suficiente para chegar em Serie 3, A4 e Classe C.
Concordo.
ExcluirSe o XF com motor de 240cv custa R$ 199.900,00, acho que esse novo XE, com o mesmo motor, custará abaixo disso.
ResponderExcluirfalem o que quiserem, mas que ficou um belissimo carro ficou
ResponderExcluiraudi a4 perto dele vira um voyaje quadrado 91
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