O segmento de sedãs compactos do mercado automotivo brasileiro traz um quadro que aponta para mudanças em suas posições relativas no ranking de vendas nesta primeira quinzena de julho, trazendo o Fiat Siena na liderança, mas já ameaçado pelo Voyage, que superou o Prisma.

Volkswagen Voyage 2015 Evidence - Preto

O sedã compacto da Voyage emplacou 3.640 unidades até o dia 14/08/2014, ficando a apenas 8 unidades do líder, ficando na segunda posição geral do ranking dos sedãs.

Fiat Siena EL 2015

O Fiat Siena, nome que computa dois carros diferentes - Fiat Siena EL e Fiat Grand Siena - manteve-se líder, com 3.648 carros - uma vantagem estreita de apenas oito carros.

Chevrolet Prisma 2015 - vendas

A terceira colocação no mês está com o Chevrolet Prisma, que, com 3.274 veículos emplacados no mês, foi superado pelo Voyage, mas mantém-se como segundo mais vendido no ranking anual.

Hyundai HB20S 2015 - vendas

A quarta colocação no mês e no ano cabe do Hyundai HB20S - versão sedã do HB20 - que teve nos primeiros quatorze dias de agosto 2.140 unidades transacionadas.

Chevrolet Cobalt 2015 - vendas

O quinto sedã compacto mais emplacado foi o Chevrolet Classic, com 2.088 unidades.


A sexta colocação coube a outro modelo da GM, o Cobalt, com 1.837 veículos entregues.

Novo Renault Logan 2015

O Novo Renault Logan figura na sétima colocação, com 1.650 unidades.

Toyota Etios Sedan 2015

O Toyota Etios Sedan aparece na oitava colocação, com 1.054 unidades vendidas.

Nissan Versa 2015

O Nissan Versa fica na nona colocação, com 570 unidades emplacadas nas duas semanas de agosto.

Volkswagen Polo Sedan 2015

Fecha o ranking de dez sedãs compactos mais vendidos do Polo Sedan, com módicas 297 unidades comercializadas.

Ranking - Sedãs compactos mais vendidos (classificação pelo dado de agosto)

Ranking Modelo Vendas (até 14/08/2014) Acumulado 2014
1 Fiat Siena 3648 67517
2 VW Voyage 3640 49016
3 GM Prisma 3274 51031
4 Hyundai HB20S 2140 33127
5 GM Classic 2088 29492
6 GM Cobalt 1837 26799
7 Renault Logan 1650 27372
8 Toyota Etios Sedan 1054 15509
9 Nissan Versa 570 7072
10 VW Polo Sedan 297 3058
11 GM Sonic Sedan 70 2662
12 JAC J3 Turin 69 1307

41 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Onix e Prisma caíram nas vendas porque a GM não está fazendo, este mês, promoção nacional com descontos de 4~5mil em toda a linha Onix. Todos os meses anteriores foram marcados por promoções, tais como: "Desconto de Funcionário para Todos" e "Preço de Concessionária para Todos". A atual promoção nacional da GM, "Lote Premiado", não tem o mesmo apelo.

    Mês passado era possível entrar no site "precochevrolet" e fazer encontrar o Onix LT com pintura metálica por 36mil, o 1.4 LT era encontrado por 39mil(preço do 1.0 LT). Esse mês, além de aumentarem o preço, não estão fazendo uma promoção desse nível. Porém, tem uma novidade: agora é possível equipar a versão LS com ar condicionado por apenas 1700 reais(barato em relação aos 2,8mil pedidos pelos concorrentes).

    Acredito que mês que vem a GM joga mais uma promoção dessas ou ainda nesse mês.

    ResponderExcluir
  2. O fato é que o Voyage pode não ser o melhor que seus concorrentes em nenhum ponto específico, já que Prisma e Logan tem mais espaço, Siena 1.6 tem ligeiramente mais motor.
    Mas o fato é que o espaço do Voyage não é ruim, mesmo sendo menor que Logan, e o motor dele é bom, oferecendo muito mais desempenho que o do Prisma esimilar ao do Siena.
    E ainda tem um ótimo câmbio I-Motion, que não dá tranco, como mostra o BOb Sharp no vídeo abaixo:

    https://www.youtube.com/watch?v=m03Sorg8J6s#t=259

    E o Voyage já está no mercado há 6 anos, e mesmo assim dá uma canseira em todos os novinhos em tudo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Voyage e classic têm que ser aposentados já o siena vende bem mesmo sendo antigo.

      Excluir
    2. O Siena não vende tão bem assim. Lembre que são contabilizadas duas gerações do Siena (Siena 1996 e Grand Siena 2012).

      Como o Grand Siena é a segunda geração do Siena, não faz sentido manter o Siena em linha. Já deveria ter sido aposentado!

      Excluir
  3. o que me agrada mais desses ai e o hbs,seguido de prisma e gran siena , voyage nao vejo graca e nenhuma vantagem , e o corsa sedan e uma piada de muito mau gosto kkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  4. sentir uma ''certa'' humildade no comentario do Carlos ai rs... (como disse uma certa), sera um milagre? rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aguarde..... ele pode ter um recaída a qualquer momento, rs

      Excluir
  5. O Voyage em minha opinião é o mais bonito e o mais bem acabado em seu segmento, só faltava um motor melhor, controle de tração e estabilidade além de freio a disco nas quatro rodas ah e é claro, uma bela central-multimídia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O problema dele são apenas 3 estrelas no latin ncap...
      Aí eu fico com o HB20S que é 4 estrelas...

      Excluir
    2. Ou o Etios Sedan, também com 4 estrelas.
      na boa, o Voyage pode até ser bonzinho, mas 3 estrelas no Latin NCAP mostra que seu tempo já passou.

      Excluir
    3. Isso aí Carlos continue assim. Sincero

      Excluir
  6. Ainda tem vendedor que tem coragem de chamar de Mini Jetta.... kkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já ouvi isso! Vendedor sem noção! O Voyage não tem absolutamente nada haver com o Jetta!

      Excluir
    2. Os vendedores da Chevrolet chamavam o Prisma antigo (derivado do Celta) de mini Vectra há alguns anos (no auge do Vectra). Tem que rir pra não chorar!

      Excluir
  7. O que me chama atenção, é que ainda tem gente com coragem de comprar um classic, que aliás, também é razoavelmente bem vendido no Mercosul!
    Não dá prá entender, com toda a informação disponível hoje em dia, alguém, em sã consciência, dispender mais de 30k nesse, digamos, "meio de transporte "!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é. O Classic é um clássico e muita gente com a cabeça mais "antiga" compra esse carro pelo que ele representou há muitos anos atrás. Conheço uma senhora que comprou um recentemente, disse que seu marido teve um no passado e gostava muito, além de ser um carro confiável. A senhora ainda disse que agora está melhor e mais seguro, pois vem com airbags e ABS de série, como o vendedor bem lhe informou, além de ter bons itens de conforto e conveniência de série. A senhora ainda disse que o vendedor garantiu que não sairá de linha tão cedo, ao contrário do que andam dizendo por aí.

      Não quis nem comentar as colocações da senhora, só fiz um sinal de positivo com a cabeça.

      Excluir
    2. Isso é verdade, Felipe!
      Quem ousaria contradizer uma senhora de idade, não?
      Se prá ela tá bom, é o que importa!

      Excluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Nesse seguimento eu iria de New Fiesta sedã, depois de HB20S e por último de Voyage. Claro que se estivesse precisando de um preço menor, por razões financeiras, essa ordem poderia ser modificada de acordo com as propostas e descontos oferecidos em cada um dos modelos.

    Prisma, Logan e Grand Siena ficam abaixo, na minha opinião. O Prisma é manco, mal equipado e mal acabado, o Logan é mal acabado, manco e bebe a mais, o Grand Siena é uma boa opção, mas não me agrada como os 3 citados(New Fiesta sedã, HB20S e Voyage), além de não ter sua segurança testada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que eu não gosto do New Fiesta é a sensação de que o carro não tem solidez estrutural. E não gosto da posição de dirigir do Fiesta e ainda ele tá muito caro, 64k no modelo completo. Então a opção mais lógica na minha opinião nesse segmento é o HB20S 1.6 Automático. 4 estrelas no latin NCAP, excelente.
      O Etios Sedan é uma ótima opção, mas como não recomendo carro manual, então ficaria fora da minha lista de recomendações.
      Voyage 3 estrelas complica, apesar de ser um excelente carro em termos dinâmicos e e etc.

      Excluir
    2. Nesse SEGMENTO é o fiesta sedan, tá?

      Excluir
    3. Escrevi rápido e sem prestar atenção... Acontece.

      Excluir
    4. O New Fiesta é muito apertado e possui preço muito elevado para um compacto.
      O HB20S seria uma excelente opção não fosse a suspensão muito mole.
      O Etios foi muito bem no longa duração da quatro rodas. Porém é feio demais, não tem com encarar! O painel é simplesmente medonho!
      O Voyage está ficando no passado... ainda está na mesma geração desde 2008!!!
      Siena e Classic são jurássicos. Ambos ainda estão na primeira geração. O Siena é o mesmo desde 1997. O Classic é da primeira geração do Corsa que data de 1996!!!

      Excluir
    5. O New Fiesta sedã, de fato, é bem apertado. Para quem precisa de espaço razoável no banco traseiro não é uma opção. O preço da versão de entrada, que já vem bem equipada, é semelhante ao aplicado no HB20 com equipamentos semelhantes.

      O HB20S é uma boa opção, vai bem em todos os quesitos nessa categoria, só escorrega no preço e no acabamento simples. O espaço é razoável, o acerto dinâmico não é bom como o do Voyage, mas também não chega a decepcionar. A segurança é boa(4 estrelas) e o desempenho também.

      O Voyage tem o melhor acerto para quem gosta de dirigir, direção direta, ótimo de curva, comportamento dinâmico extremamente bem acertado, câmbio excelente, é um carrinho muito bom de dirigir. O espaço interno é bom e o desempenho, apesar do motor antigo, não decepciona, a menos que a proposta seja "fazer pega". O problema é que escorrega na segurança, a motorização deveria ser mais moderna e o preço também é bem elevado, embora seja possível conseguir descontos.

      Se fosse comprar um destes, meu ranking de preferência realmente seria este: New Fiesta sedã(caso não precisasse de espaço no banco traseiro), HB20S e Voyage. Só levaria o Voyage em detrimento de um dos dois se precisasse economizar e me fosse oferecido um desconto bastante alto.

      Excluir
    6. Permita-me discordar Caro Felipe, acho que o HB20S e bem melhor acabado que os demais, minha segunda opção seria o New Fiesta, em terceiro o Prisma, em quarto........nenhum dos demais!
      *Opinião minha!

      Excluir
    7. Caro Tiago, pelo visto, você não conhece o New Fiesta sedã, com seu painel emborrachado e bons tecidos nas portas, além da boa montagem. Não confunda New Fiesta sedã com New Fiesta hatch, pois ambos são bem diferentes em termos de qualidade de montagem e dos materiais do acabamento. Um é feito para abastecer os EUA e o outro é feito no Brasil e para o brasileiro.

      Com relação ao HB20, o acabamento é simples, plásticos simples, materiais simples, portas traseiras sem revestimento, botões dos vidros elétricos sem iluminação(exceto motorista), bancos revestidos com tecido de qualidade questionável e áspero.

      O Prisma eu nem consideraria como opção, motor velho 1.4 que com gasolina tem apenas 13kgfm de torque, fica muito atrás dos demais em desempenho. Na versão LT sequer reveste as portas com tecido e falta todo tipo de item básico, enfim, um carro pelado, caro, com motor fraco e que só tem de atraente o design.

      Excluir
    8. Felipe :
      Concordo que o New mexicano é melhor!
      Mas, pelo preço, não estaria fora do segmento de HB20S, Prisma e Étios sedan?

      Excluir
    9. Caro Felipe, pelo preço do New Fiesta Seda pegaria um carro de um segmento superior.
      Claro que o Mexicano e melhor.....mto melhor.
      Mas tbm suponho que vc não deva ter entrado em um, pq vc não deve ter visto que ele tem sim iluminação nos botoes dos vidros eletricos. Em relacao aos bancos discordo de vc outra vez, acho ele bem confortável e de qualidade mta boua. ( claro que não supera os de couro que e disponivel como opcional). Ainda nao tive a oportunidade de andar em um Fiesta Seda, mas no HB20S já, e posso te garantir que não e nada disso que esta falando!

      Excluir
    10. Para quem cogitaria comprar o Voyage, um carro ultrapassado e extremamente caro,.....acho que não tem mto oque falar do Prisma!

      Excluir
    11. O Prisma deixa a desejar no motor. Seria uma boa opção se tivesse o motor 1.6 16V do Sonic. O motor 1.4 não rola!

      Ontem, estive na Chevrolet para ver o Cruze e o Sonic sedan. O Sonic possui um bom design, o interior é bastante agradável e confortável, tem um espaço razoável para um compacto. Possui um bom motor 1.6 16V com torque de 16.3 kgfm @ 4000 rpm. Porém não é nada leve, possui 1239 kg o que deixa a relação peso/torque um pouco elevada, 76 kg/kgfm. A única versão disponível do sedan é o LTZ que infelizmente só vem com cambio automático. Ainda prefiro o bom e velho cambio manual. Está cada vez mais difícil comprar carro com cambio manual. O que desanima é o preço. Estava sendo ofertado por 57k!!! Pelo menos estava um pouco abaixo da tabela que é 61k. Mesmo assim está muito elevado para um compacto.

      Excluir
    12. Caio, tbm acho o motor do Prisma seu "calcanhar de aquiles", mas ainda assim estaria na frente do Voyage em minha preferencia.
      O Sonic e um carro mto bonito, nao fosse seu preço elevado sem duvidas seria uma opcao excelente. E eu tbm compartilho da preferencia do cambio manual, eu não sou mto fã de carro AT.

      Excluir
    13. Thiago, não precisa me garantir nada, pois conheci o HB20S ano passado e achei os bancos ásperos e de tecido de baixa qualidade, as portas traseiras não tinham revestimento, os plásticos são todos simples e ocos. Os botões dos vidros elétricos não tinham iluminação, exceto na porta do motorista, a menos que a Hyundai tenha mudado isso na linha 2015.

      Sobre o New Fiesta sedã, por 53mil você leva um veículo com ESP, bom nível de segurança, roda de liga, painel emborrachado, motor moderno e bom comportamento dinâmico. O HB20S é bem inferior, tanto no acabamento como no comportamento dinâmico, além de não ter ESP.

      Excluir
    14. Sobre o Prisma, eu nem preciso comentar, carro ruim, mal acabado, motor velho, manco e ainda por cima é caro. É um carro 1.4 com preço de 1.6. Até a posição de dirigir do Prisma é alta, do tipo que uma senhorinha baixinha gosta. Enfim, pra quem não entende nada de carro é uma boa pedida.

      Defeitos do Prisma LT 1.4 de R$ 48.150: Motor fraco, ausência de retrovisores elétricos, ausência de um simples computador de bordo, ausência de farol de neblina, ausência de revestimento nas portas, ausência de 3° encosto de cabeça traseiro, ausência de isofix, ausência de crash test para atestar sua segurança, ausência de repetidores de seta nos retrovisores, ausência de regulagem em profundidade do volante, entre outros itens. Enfim... Uma vergonha!! Um carro de quase 50mil que não tem NADA, nem um simples computador de bordo! Só quem não entende nada de carro e quer estar "na moda" compra uma tranqueira dessas.



      O LTZ custa nada menos que 52mil, aí novamente, só alguém muito mal informado levaria um carro de 52mil que não oferece nada além do básico, ainda fica devendo um monte de itens. O Voyage Evidence de 53mil tem a mais: Couro nos bancos e acabamento em alcântara nas 4 portas, melhor qualidade de montagem geral, sem rebarbas, motor 1.6 bem mais disposto, Rodas "16", repetidores de seta nos retrovisores, 3 encostos de cabeça traseiros, faróis duplos, pedaleiras esportivas, além de oferecer uma posição de dirigir melhor e um comportamento dinâmico também superior, mas isso para quem gosta de dirigir.

      A favor do Prisma temos o Mylink e o design mais atual.

      Excluir
    15. O Motor é a parte mais importante em um carro. Um motor fraco acaba com um carro. Entre Prisma 1.4 e Voyage 1.6 é muito mais vantagem o Voyage 1.6 em função do conjunto motor/cambio que é muito bom. O Prisma é bonitinho e só!

      O HB20S 1.6 não é tudo isso que falam. É um carro com um bom design exterior e interior, tem um bom motor, mas que deixa a desejar em termos de qualidade. A suspensão também é muito mole.

      New Fiesta, HB20s, Prisma, Voyage, Versa, City, Logan, Siena e etc... Uns mais caros e outros mais baratos, mas são todos compactos comuns. Não tem nada de premium aqui.

      Compacto Premium ao meu ver é outra categoria que engloba Audi A1, Mini Cooper, Fusca e etc..

      Excluir
  10. Nesse segmento, eu iria de HB20S, design mais "limpo" que o hatch, motor moderno e, principalmente, 4 estrelas, o que o torna, ao lado do Étios sedan, o mais seguro do segmento!

    ResponderExcluir
  11. Gostei da foto do Voyage. Parece mesmo um grande carro!

    ResponderExcluir
  12. Eu na minha humilde opinião não compraria um voyage, nesse segmento iria nessa ordem de : Hb20s , new fiesta sedan, Honda city manual(o automático achei muito xoxo), Grand siena, voyage e prisma por ultimo , iria de hb20s primeiro por que o mesmo alem de um desenho bem legal , tem uma segurança aceitável hoje em dia (4 estrelas no latin) , e tem um baita desempenho e itens de comodidade muito bons, por que o new fiesta não é primeira opção?!! primeiro pelo seu preço proibitivo e segundo pelo espaço interno bem reduzido, isso pra um sedan é um pecado , sei que em acabamento e itens de segurança e comodidade o new fiesta deixa qualquer um no chinelo, é o melhor do seu segmento mas isso custa um preço alto , no mais acho q temos 3 boas opções nesse segmento na minha opinião( hb20s , new fiesta e Honda city) os outros são opções visadas em custo, de não ter bala pra comprar nenhum dos 03 em cima citados!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Honda City é um bom carro. É espaçoso e possui tem um excelente porta malas. Apesar da menor cilindrada (1.5) o carro possui um desempenho muito bom na versão manual. Anda mais que vários carros com motor 1.6. Porém, vem pelado na versão manual (DX ou sport)! Nem radio tem! O pneu é muito estreito 175 no DX e 185 no sport! Muito caro para o pouco que oferece.

      Uma quarta opção seria o Pólo Sedan. A versão comfortiline é bem equipada. É um dos poucos que possui Ar condicionado digital e freio a disco nas quatro rodas. Porém, no Brasil a VW parou no tempo com a quarta geração que é fabricada desde 2002. Enquanto lá fora está na quinta geração desde 2009. Apesar de ter parado no tempo, ainda considero melhor que vários recém lançados.

      Não descarto da lista o Voyage que possui espaço razoável, um bom porta malas. Por ser leve, o conjunto motor/cambio deixa o carro com bom desempenho. A versão highline é bastante completa, porém possui preço um pouco elevado... fica acima dos 50k.

      Excluir
  13. O Siena ser lider neste segmento é algo que nem Drauzio Varela consegue explicar. O acabamento dele é péssimo, Os ruídos - ou "grilos" - começam assim que a garantia acaba, e não é exatamente um carro bonito (é subjetivo, mas eu o acho horrível). Conta a seu favor apenas o bom motor na versão e-Torq 1.8. VW possui acabamento melhor, sobretudo nas linhas mais top.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem