O Volkswagen up! adota um motor 1.0 de três cilindros, que, segundo o fabricante, oferece 82 cavalos @ 6.250 RPM quando abastecido com etanol, potência que cai para 75 cavalos quando abastecido com gasolina, o que sugeriria que o desempenho do up! abastecido com gasolina seria inferior ao do carro usando álcool. Entretanto, os testes que vem sendo divulgados pelas revistas mostram justamente o contrário: o Volkswagen up! tem melhor desempenho com gasolina no tanque.

Volkswagen up! White-up! - Etanol x Gasolina

O fato pode ser comprovado pelos números de desempenho aferidos pela Revista Carro no teste de 100 dias do Volkswagen up!, e que mostraram o compacto da Volkswagen mais rápido nas provas de performance até 100 Km/h quando abastecido com gasolina. A partir de 100 Km/h o carro com etanol passa a levar vantagem.

Volkswagen up! White-up! - Etanol x Gasolina

O White-up! testado pela Carro acelerou de 0 a 100 Km/h em 14,4 segundos com gasolina, enquanto com etanol o tempo foi 0,1 segundos mais lento: 14,5s. Já a aceleração de 0 a 140 Km/h foi completada pelo modelo com etanol em 34 segundos, contra 35,9 segundos do mesmo carro com gasolina.

Volkswagen up! White-up! - Etanol x Gasolina - interior

Quadro comparativo - desempenho e consumo - Volkswagen up! (Etanol x Gasolina)

Modelo Aceleração Retomadas Consumo
0-40 Km/h 0-80 Km/h 0 -100 Km/h 0-120 Km/h 0-140 Km/h 0-400 metros 40-100 Km/h 60-120 Km/h 80-120 Km/h Cidade Estrada
Volkswagen up! (Etanol) 3 9,2 14,5 22 34 19,1 14,1 23 17,8 8,8 15,3
Volkswagen up! (Gasolina) 2,9 9,2 14,4 22,1 35,9 19 14,3 23 17,9 13,4 20
Volkswagen up! I-Motion (Etanol) 3,7 12,1 17,3 27,1 38,9 18,3 13,3 19,9 16,4 9,4 13,6

Aceleração de 0 a 40 Km/h e 0 a 80 Km/h

Volkswagen up! White-up! - Etanol x Gasolina

Nas provas de aceleração a 40 Km;h o up! a gasolina foi 0,1 segundos mais rápido, enquanto na prova de 80 Km/h há um empate.

Aceleração de 0 a 100 Km/h

Volkswagen up! White-up! - Etanol x Gasolina

Na tradicional prova de aferição de performance, o 0 a 100 Km/h, novamente o up! com gasolina foi mais rápido, com 14,4 segundos, contra 14,5 segundos do mesmo carro com etanol.

Aceleração de 0 a 120 Km/h e 0 a 140 Km/h

Volkswagen up! White-up! - Etanol x Gasolina

Já quando a velocidade passa dos 100 Km/h o up! movido a etanol começa a se destacar, sendo 0,1 segundo mais rápido para atingir os 120 Km/h e expressivos 1,9 segundos melhor para chegar a 140 Km/h.

Corrida de 0 a 400 metros

Volkswagen up! White-up! - Etanol x Gasolina

No sprint de 0 a 400 metros o up! mecânico com gasolina foi melhor, com 19 segundos, contra 19,1 segundo dos up! manual com etanol. O melhor dos dois foi, porém, o up! I-Motion abastecido com etanol, com 18.3 segundos.

Retomadas de velocidade

Volkswagen up! White-up! - Etanol x Gasolina

Em provas de retomadas de velocidades os modelos com câmbios automáticos se saem melhor, e, neste caso, o up! I-Motion automático venceu todas as provas. Entretanto, no caso do up! com transmissão manual, o modelo a gasolina foi mais rápido de 40 a 100 Km/h, empatou na prova de 60 a 120 Km/h e foi ligeiramente mais lento (0,1 s) na prova de 80 a 120 Km/h.

Consumo

Volkswagen up! White-up! - Etanol x Gasolina

Nas provas de consumo, evidentemente, o modelo a gasolina se sobressai.: o up! com gasolina é 34% mais econômico com gasolina em cidade, e 23,5% mais econômico com gasolina em estrada.

Conclusão

Em geral os carros equipados com motores flex, que aceitam etanol ou gasolina em igual proporção, apresentam melhor desempenho quando abastecidos com etanol, e melhor consumo com gasolina. No caso do Volkswagen up!, porém, ele se sobressai também em desempenho quando abastecido com gasolina.



Tendo em vista que é mais vantajoso abastecer com gasolina que com etanol na maior parte do país, a afinação do motor do up! privilegiando o uso de gasolina é adequada, já que beneficia o combustível mais usado pelos consumidores.

59 Comentários

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  1. Não sei não...

    Temos que levar em consideração as variações que podem ocorrer numa produção em série.

    Fora as condições atmosféricas e os locais dos testes... Isso influi bastante nos resultados.

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    1. Exatamente! Senti que o carro apresenta mais disposição na cidade quando abastecido com etanol, pois o ganho em torque e de quase 1kgfm. Desempenho na cidade, na minha opinião e mais relevante, uma vez que a proposta do carro e urbana.

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  2. É aquilo que eu digo, não foi feito o teste no mesmo dia e nas mesma condições é balela.
    Não tem como um motor que ganha 7CV e quase 1kgmf de torque a mais no etanol andar menos que gasolina.
    A conclusão da matéria se baseando em dados distintos de revistas também é falha, motor afinado para gasolina que tem menos cv e menos torque? É Claro que isso não existe.
    Prefiro dizer que os motores Nissan são afinados para o equilíbrio gasolina x etanol.
    Poxa, esse tipo de matéria é aquelas que nem precisariam ser publicadas pois vai contra a realidade, é só pensar um pouquinho e ver que não é possível esse resultado em um teste sério...

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    1. A conclusão da matéria se baseando em dados distintos de revistas também é falha,

      A única falha aí é você, que, ao que parece, não sabe ler. Onde que a matéria se baseou em dados de distintos de revistas? É baseado em 1 teste só, da revista Carro, do mesmo carro (White-up!), no mesmo dia, medições com etanol e gasolina. Dados da mesma revista, do mesmo carro e no mesmo dia. E mostram que o up! com gasolina é melhor que o up! com etanol.
      Isso tava cara. As duas únicas publicações que testaram o up! com gasolina e com etanol mostram que o carro com gasolina é mais rápido.
      Isso é fato.
      Ou seja, em 100% dos testes onde o up! com gasolina foi confrontado com o up! com etanol, o up! a gasolina levou vantagem.
      Pode espernear quanto quiser, só precisa aprender a ler e entender, antes de sair falando besteira.

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    2. Então explique como 7CV a mais e 1kgfm a mais anda menos.

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    3. Os 7 cv a mais estão na superioridade do up! em velocidades mais elevadas. Acima de 130 Km/h o up! com etanol fica mais rápido.
      Mas até uns 120 km/h é evidente que a curva de torque mais plana do motor com gasolina mostra sua vantagem.
      O Up! é um carro urbano. E a VW fez o ajuste do motor para ser melhor com gasolina (99% dos consumidores usam gasolina) e em cidade. Parabéns a VW.
      E a dona Ford foi pega na moita, fazendo carro para andar melhor em revista de especializada..Rá..Rá.
      Fatos: 100% dos testes de up! gasolina x up! etanol, gasolina foi melhor.
      ISso é fato.

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    4. Não adianta dar meias respostas, 1kgfm de torque em um carro 1.0 é muita coisa mesmo e principalmente na cidade onde se mais precisda de torque, não tem como ter desempenho melhor que o etanol na cidade.

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    5. Vamos deixar claro aqui o que tá rolando.
      Revista Carro e Revista Quatro Rodas testaram o up! com gasolina e etanol.
      E nos dois testes o up! com gasolina foi melhor.
      Mas você só está bravinho, pois vc é um hater e não se conforma com o sabugo que o KA tomou do up! no teste da 4 Rodas com gasolina.
      Os fatos: up! com gasolina melhor que up! com etanol. Como deve ser.
      up! com gasolina HUMILHA KA com gasolina <= Isso que os haters não se conformam.

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    6. E falo mais. O Novo KA vai tomar outra sabugada do up! e não vai demorar muito, vai ser no teste de 100 dias da Carro com o Novo KA.
      Eles vão fazer o teste do KA com gasolina e vai ser aquela broxada...0 a 100 em 15,5....Rá..Rá..Rá.
      Ford foi pega com a boca na botija...kkk

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    7. CARLOS, cresça e pare com sua infantilidade absurda, o assunto aqui é UP! leu direito ou você além de "crianção" é CEGO?
      O assunto é UP!, se você não tem argumentos válidos para responder o que perguntei fique calado, não venha botar o Ka no meio do assunto pois não tem nada haver com o foco.
      Percebi que tem uma dor de cotovelo fortíssima com a FORD, já encomendou o seu Ka? Acho que sim hein!
      Se não tem capacidade técnica para responder não chame outros carros para despistar a sua falta de bom senso e começar mais uma vez com a sua falta de educação e desrespeito aos outros.
      Realmente eu vi que ficou muito bravo pois não tem argumento, eu pergunto sobre "A" e recebo uma resposta evasiva sobre "B", por acaso não é político? Pois tem o dom de se esquivar das respostas com outras asneiras provocativas.

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    8. Vamos parar de responder as provocações do Carlos... Ele é um mané. O Up é um bom carro, mas é até chato ele defender como se fosse o melhor do mundo. O carro dele é sò 1s mais rapido que o Ka e ele ta se achando um piloto. Por conta dele eu nao compraria o Up. Vai ser chato assim lá na Alemanha.

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    9. Como eu (e outros) já falaram aqui várias vezes, esses resultados bizarros é mais um motivo pra não acreditar nestes testes de revistas especializadas. Como expliquei outra vez a própria forma de divulgar os resultados, em termos de engenharia, está errada.

      Sobre o Carlos, ele já foi provado tantas vezes por mim é por outros que ele não entende de carros e que distorce os fatos, que responder aos seus comentários tendenciosos é fazer "mais do mesmo".

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    10. Concordo Rodrigo, esse Carlos4carros é tão chato que já estou começando a pegar antipatia com os carros da VW por causa dele. É um ótimo antipropagandista!

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  3. Só confirma o que eu venho dizendo há muito tempo. O teste da Revista Carro foi feito com o mesmo carro, no mesmo dia e nas mesmas condições. E mostra que o up! a gasolina é melhor.
    Com esse já são portanto dois testes que mostram o up! melhor com gasolina, o da 4 Rodas, onde o up! com gasolina humilhou o KA com gasolina.
    E agora esse de Carro.
    E na realidade a tendência é essa, de privilegiar a gasolina, já que 99% dos pessoas andam com gasolina.
    BMW Active Flex é igual com gasolina e etanol.
    Corolla e Civic são iguais com etanol e gasolina.
    E o up! está se mostrando até melhor com gasolina.
    É evidente, empresas "sérias" ajustam os motores para operar melhor nas situações de maior ocorrencia, e no caso dos carros, é com gasolina.
    A Ford, ao contrário, ajusta seus motores para ir muito melhor com alcool, como prova sua elevadíssima taxa de compressão. E o álcool é usado por quem? EM geral revistas "especializadas". Mas o teste da 4 Rodas e da Carro mostram a realidade dos fatos.

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    1. E você acha isso correto Carlos? Privilegiar a gasolina? Hoje em dia em que a sustentabilidade é um tema tão difundido pelas grandes empresas globais?

      Como você sempre gosta de dizer, vamos aos fatos:
      Composição do álcool: hidrogênio, carbono e oxigênio. Também conhecido como etanol ou álcool etílico, este combustível é produzido por fermentação a partir da cana de açúcar.
      Composição da gasolina: combustível constituído basicamente por hidrocarbonetos (carbono e hidrogênio).
      O álcool surgiu como uma alternativa brasileira ao petróleo e é gerado a partir de uma fonte renovável que é a cana-de-açúcar e a gasolina é produzida a partir de fonte não renovável (petróleo), o poder calorífico do álcool é maior do que da gasolina (significa que a mesma quantidade de álcool produz mais energia do que a gasolina no momento da combustão) A queima do álcool libera menos poluentes na queima do que a gasolina que libera grande quantidade de Dióxido de carbono (CO2 gás perigoso que contribui para o efeito estufa e o aquecimento global) e Monóxido de Carbono CO formado pela combustão incompleta. Isso ocorre por que não há oxigênio suficiente disponível para reagir rápida e completamente com todo o carbono disponível na gasolina, gerando assim resíduos poluentes, Todos estes gases, tanto CO2 e CO, se acumulam em nossa atmosfera causando diversos males à nossa saúde.
      E você fala que a realidade é essa privilegiar a gasolina.
      Se é como você está dizendo parabéns pra você e para a Volkswagen, muito bom!

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  4. Calma, pessoal!
    Muita calma nessa hora, ok?
    Conclusão das conclusões :
    O up! É ótimo no etanol, e EXCELENTE na gasosa, pelo que entendi na matéria!
    Pessoalmente, dirigindo o up!, concordo com o SDS: não me parece ter menos s desempenho com etanol, pelo contrário, acho ele mais ágil com esse combustível!
    Mas nada assim tão gritante, uma vez que, na gasosa, também faz o carrinho ter desempenho excepcional!
    O fato é:
    Anda bem etanol, anda bem na gasosa!

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  5. Não sei como é a metodologia de aferição desses testes, mas está tendo uma diferença gritante dos testes da Revista com uns testes que fiz no UP. Em um vídeo que fiz de aceleração do UP com duas pessoas na gasolina ele chegou a 140 em 25 segundos. Uma diferença de 10 segundos que é brutal. Tenho testado meu Golf highline e os números geralmente batem com as publicações das revistas, mas do UP está dando uma diferença muito grande.

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  6. Tenho um versão Move, com todos os opcionais. Não sei se o computador de bordo está otimista demais, mas hoje, em estrada, ele marcou 26km/l(100% gasolina, sem ar ligado, velocidade de 70km/h, quase 500km rodados). Fiquei pasmo. E nem pretendo testá-lo com álcool, o bichinho anda muito bem com gasolina, arranca rápido pra um 1.0. Sem contar todas as outras qualidades excepcionais de projeto, uma estrutura sólida, comportamento exemplar em curvas e direção rápida, cabine agradável e posição de dirigir maravilhosa. Tô muito feliz com o carro. A engenharia da VW acertou a mão nesse chassi e no motor 3 cilindros econômico, esperto e de funcionamento suave. A transmissão MQ200 é a "cereja no bolo". Sério, esse é um carro que dá prazer de ter. Só não pagaria 40 mil nos mais caros(o meu é um Move completo, tirei por 35 mil).

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    1. Andando a 70km/h é normal esses 26km/l no up!, não se assuste.

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    2. Acredito, Osvaldo, ainda mais a 70km/h!
      O meu também chega nesse patamar, mais nem comento aki, pois, quem não tem um, não acredita!
      E comprou num bom preço, pois o meu, igual ao seu, pintura sólida, paguei 36k!
      Abs

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    3. Realmente é possível fazer essas médias nessas condições supracitadas, mas eu recomendo fazer a medição no modo tradicional, somente para ver a margem de erro.

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    4. Já fiz isso, SDS!
      E a diferença entre os dois, pelo menos no meu caso, inclusive aferido na concessionária, deu, irrisórios 2%!

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    5. É sensacional esse consumo. Mesmo na casa dos 80 a 100km/h, acredito que ele fique na mesma faixa dos 20km/l(não fiz o teste constante nessas velocidades ainda). Fico imaginando quando ele amaciar totalmente, com seus 5000 ou 10000km rodados. Não entendo ainda o porquê de tantas criticas ao Up. Não é exatamente tão barato quanto esperavam que ele seria e seu visual divide opiniões(eu particularmente gosto muito, lembra os VW das décadas de 80 e 90, estilo retilíneo robusto), mas se for comparar com Uno, Celta e outros, qual oferece a mesma qualidade de construção, modernidade e segurança?

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    6. Com certeza, Cao! Achei um bom preço. O Up é uma escolha pra consumidores inteligentes, que sabem enxergar um projeto bem feito. Sei que irão chover críticas, mas é minha opinião. Abraço!

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    7. Nenhum, Oswaldo!
      Bom, o meu está com pouco mais de 7.000 kms rodados, e faz médias de 17/18 km/l, fácil, fácil, na podium e sem ar!
      O pior consumo que peguei, foi num engarrafamento monstro, que durou mais de 2 horas, no anda-e-para, foi de 7,3, na podium, sem ar e só eu à bordo!
      Mas, nessas situações, não há milagres!
      No geral, vc chega em 15/16 e chega aos 18km/l, que é o padrão, no meu caso, no meu modo de dirigir, claro!
      Abs

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    8. Concordo plenamente, Cao! No anda e pára, não dá pra fazer milagre, pq raramente se engata a 2ª, aí o consumo aumenta mesmo.

      Outro detalhe que acabei de me lembrar, ele não perde força com o ar ligado, pelo menos não que dê pra notar. O compressor tem acionamento silencioso(não dá aquele estalo ao ligar, que o de outros carros que já tive davam) e o ar é potente, essa de que a falta da saída central não dá conta é mito(peguei um dia com mais de 30Cº aqui em SP, gelou perfeitamente a cabine).

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    9. A galera só olha o design polêmico do carro e criticam o mesmo sem ao menos fazer um teste drive. O meu está com 5300 km e até agora nada de problemas, o que mostra que os defeitos grosseiros de fabricação não existem, pelo menos na unidade que adquiri rs

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    10. O consumidor brasileiro, no geral, só enxerga design. É assim mesmo.

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    11. Falando em test drive, acho que eu "comando" essa área, foram 4 no up! heheheeee

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    12. Five:
      Se vc não comprar um up!, depois de tanto bestdrives, leva uns cascudos, hein!!!!
      Kkkkkkkkkk

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    13. Esse início de semana ficaram de me responder se vão ou não comprar meu carro, se vender é quase certo que vou na mesma semana e fecho no up!
      Se não der certo vou levando e talvez consiga experimentar o Ka.
      Como já falei, tudo depende da venda do carro.

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    14. Claro!
      Dá trabalho mesmo, vender prá particular!
      Mas vale a pena!
      Que vc faça um excelente negócio, Five!
      Abs

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    15. Cuidado pra não ser ´´engomado´´ com essa velocidade toda ,rs

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    16. Oswaldo de Donato
      Na minha opinião, o Up! é a escolha mais racional do segmento.
      Carro moderno, seguro (referência na categoria), ótima diribibilidade, excelente conjunto mecânico (motor+câmbio), um carro que transmite uma solidez e total controle ao ser guiado, compacto por fora, mas com excelente aproveitamento do espaço interno e conta com a solidez da marca Volkswagen.
      Quem tem um ou conhece o carro (já andou nele) sabe de suas qualidades.
      Quem opta por um Up! tem uma visão que vai muito além de design.

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    17. Assino embaixo, André!! Pra ser sincero, eu nem considerei as outras opções da categoria. Surgiu a oportunidade de trocar o carro, eu já fui logo atrás do Up. Desde quando eu fiz o test drive nele, na época do lançamento, já tava com muita vontade de ter um.

      Abraço!!

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    18. Oswaldo :
      Só curiosidade mesmo, se não for incômodo prá vc:
      O teu é 4 portas?
      Qual a cor?
      Tem maps?
      Tem rodas de liga?

      Valeu

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    19. Cao, boa noite!

      Não, sem problemas! O meu é 4 portas, preto sólido. Não tem Maps e nem rodas de liga. Particularmente, não sinto falta desses 2 últimos, as calotinhas do Move são bem bacanas. O 4 portas, eu acho mais bonito que o de 2. E a pintura sólida da VW também é muito boa(tinha um Citroen C3 antes, que tb era preto. Tenho a impressão que a qualidade da pintura do Volks é bem maior).

      Excluir
    20. Idêntico ao meu, Oswaldo!
      Preto ninja, sem rodas de liga (embora, ao contrário de vc, ache-as feinhas, rsss! Mas já me acostumei), som completo, sem Maps, e 4 portas!
      Valeu

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    21. Hehehe...então, eu sempre curti carro sem calota(com as rodas de ferro pretas), mais pra frente pretendo tirar as calotas, acho show carro preto nas rodinhas pretas.

      O som original é muito bom também, bem prático de usar(reconhece as músicas do Pen Drive rapidamente) e tem boa qualidade.

      As rodas de liga 14" do Up(aquelas raiadas) eu acho muito feias.

      Flw!!!

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    22. As Amsterdam são feias, realmente!
      Gosto das São Paulo, que são de série da versão high!
      Abs

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  7. Achei interessante:
    http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2014/08/1501800-mais-de-500-mil-pessoas-morreram-no-transito-de-2003-a-2012-diz-ufrj.shtml

    Motoristas imprudentes, vias em péssimas condições e carros inseguros e mal conservados se traduz nessa pesquisa, minha percepção.

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  8. Acho que esse já foi comentado aqui no blog, mas não custa postar novamente:
    http://correiobraziliense.vrum.com.br/app/301,18/2014/05/12/interna_teste,49516/economia-e-seguranca-sao-pontos-fortes-no-volkswagen-up-e-nos-testamo.shtml

    Eu sinceramente desconfio da estrutura do Fox.

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  9. SDS:
    Como vc é especialista em motores, seria bom vc postar aki, como esse motorzinho consegue ser tão econômico?
    É a otimização da queima do combustível, o ponto de ignição, a melhor circulação dos gases?
    E, a aerodinâmica do modelo, que, se não me engano é de 0,32, ajuda nessa otimização de consumo?
    Enfim, seria ótimo ter tuas considerações nesse debate!

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  10. Este comentário foi removido pelo autor.

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    1. Valeu, SDS:
      Te perguntei, pois temos o HB20, por exemplo, que não consegue esses números!
      Abs

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  11. "Andando a 70km/h é normal esses 26km/l no up!, não se assuste."

    Vocês já estão me deixando puto com esse consumo amaldiçoado!

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    1. Eu diria, "abençoado "!
      Meu bolso agradece!

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    2. No teste de longa duração do N.A, o Up! chegou a fazer 26,8 km/litro (gasolina) andando a 80 km/h. / To conseguindo fazer 16 km/litro na cidade. / O carrinho é muito econômico.

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    3. Cuidado, André!
      O Tuan vai surtar! rsss

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    4. Ele é espetacular. Dirigindo "meio esportivamente"(fazendo as trocas entre 4000 e 5000rpm), ele não baixa dos 15km/l, dentro da cidade. Meu carro anterior(um C3 1.4) não fazia médias assim nem na estrada, andando de boa. Tudo reflexo de um motor moderno.

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    5. O Tuan precisa fazer um teste drive e conferir de perto, pois minha percepção do carro é exatamente igual ao dos colegas proprietários.

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    6. O meu Fiesta rocam 1.0 2008 fazia 11 km/litro na cidade e 14,5 km/litro na esrtrada.
      O meu Focus 1.6 2008 chegou a fazer 15,8 km/litro na estrada.
      (Sim, o Focus era mais econômico que o Fiesta rocam).
      O meu Up! tá fazendo 16 km/litro na cidade.
      Sempre na gasolina.

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  12. ué, o que aconteceu com o blog da vw...será que eles não sabem que o "novo" Fox já está estampado em todos os sites automotivos?
    Estou 'ansioso' aguardando pela nota e os comentários elogiosos ao hiper, super, ultra moderno Fox (recusado na Europa, não se pode esquecer...)...
    Que decepção!

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  13. gosto desse blog porque é altamente imparcial !
    é só falar mal de qualquer carroça da vw ( acho q isso é até pleonasmo ... ) que seu comentário é automaticamente deletado ...

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    1. Nem diga! Um dia nosso amigo carlos4carros disse que o Golf é um carro barato. Eu mandei uma réplica, dizendo que tanto "puxasaquismo" até pega mal. Adivinhe? Meu comentário foi excluído.

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  14. Quando acabar a ditadura dos motores Flex e as montadoras voltarem a produzir motores de apenas um combustível, teremos carros ainda muito mais econômicos, o motivo: motor Flex pode queimar 2 combustíveis, porém a taxa de compressão é uma só, fixa, não varia. Resultado: baixa demais para queimar alcool e alta demais para gasolina e o consumo assim fica exagerado. Com a tecnologia que temos atualmente, seria possível produzir um motor para rodar apenas com alcool e consumo de até 50% menos por litro consumido!!!

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  15. com gasolina (com ar cond), de curitiba a sao paulo, faixa de 100km/h, batido 20km/l. Na cidade 15 km/l, se for transito parado mesmo 13,4km/l. excepcional o UP!

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  16. Tenho um UP TSI e vou te falar que no meu carro com gasolina ele foi mais rápido nas acelerações! Era pra ser o contrário, mas não é. Na gasolina V-POWER ele vira um 🚀.

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