O Novo Ford Ka já foi apresentado oficialmente pela Ford e teve seus resultados em termos de consumo e desempenho aferido pela Revista Quatro Rodas (veja aqui) comparativamente a seus principais concorrentes de mercado, nomeadamente o Volkswagen up!, Hyundai HB20 e Chevrolet Onix, permitindo uma avaliação mais ampla do veículo.
Novo Ford KA Hatch 2015: problemas e defeitos
Neste artigo iremos relacionar, portanto, os aspectos negativos e defeitos (como já fizemos com Hyundai HB20 - aqui, Gol G6 - aquiChevrolet Onix - aqui e Volkswagen up! - aqui) que foram observados no novo modelo compacto da Ford até o momento, desde que suas principais características foram divulgadas oficialmente e seus resultados aferidos.

Novo Ford Ka 2015

1. Pouco espaço do porta-malas - 257 litros

O Novo Ford Ka tem um espaço de porta-malas divulgado pela Ford de 257 litros. Além disso, medições como a da Revista Auto Esporte apontaram um volume de 216 litros, o que torna insuficiente para o uso até mesmo de uma família pequena. Nesse aspecto o Novo Ka leva desvantagem em relação a modelos até menores, como o Volkswagen up!, com 285 litros e Hyundai HB20, com 300 litros.

2. Controle de Estabilidade e de Tração apenas na versão topo de linha SEL, de R$ 40.000 reais

O Novo Ford Ka anuncia a introdução de equipamentos de segurança ativa, antes presentes apenas em carros de segmento superior, no Novo KA, como o controle de estabilidade e de tração. Entretanto, esses itens não são para todos, pois estarão presentes apenas na versão topo de linha do modelo, a SEL, de quase R$ 40.000 reais.

Novo Ford Ka 2015

Na realidade, como a própria Ford considera que 80% das vendas do Novo KA concentrar-se-ão nas versões SE, que não contam com tais equipamentos, então a maior parte dos Ford KA que chegará às ruas não contará com tais itens.

É importante considerar que essa política de tratar equipamentos de segurança como itens de luxo ou conveniência, que são aplicados seletivamente às versões mais caras e sofisticadas, é algo estranha, pois segurança é um ponto fundamental e se um determinado veículo dispõe de recursos de segurança ativa homologados, eles deveriam ser aplicados à todas as versões, e não apenas aos modelos mais caros.

3. Consumo e desempenho inferiores aos do Volkswagen up! e do Nissan March

O Ford Novo Ka chega ao mercado estreando um motor 1.0 de três cilindros anunciado pela Ford como "o mais potente do mercado". Entretanto, em teste da Revista Quatro Rodas (veja aqui) o modelo se mostrou mais lento que o Volkswagen up! e que o Nissan March 1.0.

Novo Ford Ka 2015 - consumo

Além disso, seus dados de consumo em cidade foram piores que do Volkswagen up!, Hyundai HB20, Nissan March S 1.0, Palio Attractive 1.0 e Volkswagen Gol 1.0 Trendline, estes três últimos com motores de arquitetura de quatro cilindros muito menos moderna que a tri-cilíndrica do Novo KA.

4. Peso excessivo

O Ford Ka de geração anterior pesava 900 Kg, enquanto o novo modelo varia de 997 a 1.026 kg, de acordo com a versão. Essa elevação de peso vai de encontro com os principais projetos de carros modernos, como, por exemplo, o Golf 7 e a nova geração do Mercedes-Benz Classe C, que ficaram maiores, com mais equipamentos, mesmo assim cerca de 100 Kg mais leves que a geração anterior.

Novo Ford Ka 2015

Projetos modernos de carroceria envolvem o uso de aço de alta resistência e estruturas com desenho mais sofisticado, com a do up!, por exemplo, para conseguir menos peso - e, portanto, mais desempenho e melhor consumo - sem comprometer a segurança (Golf, up! e Mercedes Classe C receberam classificação máxima de segurança).

Volkswagen up! - carroceria com aço de alta resistência
Volkswagen up!: elementos em vermelho na estrutura apontam uso de aço de alta resistência
Isso posto, infere-se que projeto do Novo Ford Ka não teve como diretrizes metas de redução de peso e, portanto, ganhos de eficiência, já que, em sua nova geração, ele fica cerca de 100 Kg mais pesado que a anterior - um aspecto, portando, que vai na contra-mão dos modernos desenvolvimentos de novos modelos observados na indústria automotiva em âmbito mundial.

5. Falta de informações quanto à segurança ao impacto (crash-test - Latin NCAP)

O novo Ford Ka chega às lojas neste mês de agosto e os consumidores interessados no modelo não dispõem de informações quanto à sua resistência a impactos aferida pelo órgão Latin NCAP. Assim, se tais resultados não forem divulgados até a chegada dos primeiros modelos às mãos dos consumidores, estes estarão comprando um carro "às cegas".

Como contra-exemplo, podemos citar o Novo Golf 2015, que teve seus dados de segurança divulgados aos consumidores norte-americanos antes de sua sua chegada ao mercado (veja aqui), e também o Volkswagen up!, que também teve seus dados de resistência a impacto divulgados antes de sua chegada ao mercado (veja aqui).

5. Desempenho não entusiasma

Depois da chegada do Volkswagen up! ao mercado, com seu motor 1.0 que oferece performance similar a carros com motores entre 1.4 e 1.6, criou-se um novo paradigma: "carro 1.0 com bom desempenho". Entretanto, o novo KA, com desempenho abaixo do Nissan March e do up!, acabou decepcionando, com referências de "performance que não empolga como a do Up!".

Novo Ford Ka 2015

No teste da Revista Quatro Rodas, o up! foi o único modelo 1.0 a apresentar desempenho de motor superior ("não parecendo carro 1.0, de tão espevitado que é, segundo a revista"), e, segundo o site Best Cars (veja aqui), "o Novo KA "não entusiasma e parece lento nas respostas."

6. Falta de transmissão de operação automática como opção

O Novo Ka chega ao mercado sem oferecer aos consumidores uma opção barata de transmissão automática, o que é especialmente grave tendo em vista se tratar de um modelo destinado principalmente ao uso urbano - como provam seu porta-malas pequeno e dimensões reduzidas.

Novo Ford Ka 2015
Volkswagen up! I-Motion: compacto da VW oferece transmissão de operação automática como opcional
Entretanto, um carro destinado a ser usado em cidades congestionadas como as brasileiras e que não oferece a opção de transmissão automática, acaba reduzindo muito o conforto do motorista, já que em congestionamentos o motorista fica obrigado a executar milhares de operações de embreagem e troca de marchas, enquanto um carro com câmbio de operação automática, como o up! I-Motion (veja aqui), por exemplo, dispensa o motorista desse processo, aumentando em muito o seu conforto em tais situações.

Conclusão

Novo Ford Ka 2015

O Novo Ford Ka 2015 chega ao mercado trazendo aperfeiçoamentos em relação à geração anterior, um desenho agradável e um nível de precificação que o coloca em posição competitiva. Entretanto, alguns aspectos do modelo poderiam receber aperfeiçoamentos, como a oferta de itens de segurança ativa em todas as versões e a divulgação preliminar de dados de teste de impacto.

106 Comentários

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  1. O item 2 é um tanto estranho ser relatado como "defeito".
    O que interessa é que oferecerá ESP pelo menos na versão mais cara. E se apenas 20% dos Ka vendidos terão este dispositivo, o que dizer de todos seus concorrentes que terão 0% dos modelos com o mesmo dispositivo?
    Para mim faltou boa vontade (ou lógica) ao redigir esta parte.

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    1. A questão é a seguinte: se uma engenharia resolve colocar ESP e ASR em um carro, então ela entende que esse carro precisa de tais equipamentos, para atingir níveis adequados de segurança. Então todas as variações desse carro com o mesmo motor e cambio deveriam ter tais itens, do contrário os que não tem são deficiente em relação a segurança.
      Por outro lado, se o carro não tem tais itens, então a engenharia dessa empresa entende que esse modelo, com tal motor, não necessita disso. É o caso do Corolla, por exemplo, que não tem e a Toyota divulgou que o Corolla não precisa de tal item.
      O up! também não tem o item, no Brasil, e é o carro mais seguro fabricado aqui.
      Então ou tem e tem em todos, ou não tem. Do jeito que está, a Ford trata segurança de forma mercantil: quem pode e tem mais dinheiro, recebe um carro mais seguro, quem não pode, e as pessoas menos favorecidas, ficam com um carro inseguro. Não é correto.

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    2. Carlos

      O up de entrada só tem airbag e abs pq é obrigatório. A kombi só saiu de linha por causa dessa obrigatoriedade. Vc fala muita asneira!

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    3. Meu caro, com todo respeito, mas se vc não ganhar dinheiro da VW, vá atras de trabalhar lá, pq poucos funcionários vestem tanto a camisa da marca quanto vc. As vezes, isso é falta de uma mulher na tua vida.

      Cada post q aparece da VW (e nesse blog são muitos). é possível ver uma enxurrada de asneiras escritas por vc.

      Falar q a Ford só ofereceu o ESP no Ka pq ele "precisa", como justificativa pra falta do ESP no Up! pq "não ha necessidade" é um absurdo! Pq será q o Up! europeu tem, sendo q o de lá tem um acerto de suspensão até mais baixo? Deve ser pq o nosso é melhor né... Veremos seu argumento qndo a VW passar a oferecer.

      Em outro post, vc fala q a Fiat vai cometer o absurdo de oferecer o Start-stop em um carro manual. Isso só mostra q seu conhecimento sobre tecnologias automotivas é bem limitado. Veja um puco mais os carros q tem esse sistema na Europa, e volte aqui.

      O fato é q vc ta tão cego com a VW, q não consegue enxergar as qualidades q exitem SIM nos concorrentes.

      Aliás, no dia q vc começar a usar DE FATO um carro da VW, verá q ele não é nenhuma maravilha em qualidade/durabilidade.

      Tomara q qndo esse dia chegar, vc não entre em depressão.

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    4. Esse meu post foi para o Carlos

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    5. De boa Levi. Todos os comentários onde se diz "você tem o conhecimento bem limitado" automaticamente se dirigem para o fanboy VW.

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    6. Outra matéria estranha deste site, para criticar o porta malas serve a medição da autoesporte, ao comentar sobre desempenho e consumo o teste da autoesporte não serve porque o ka vence, melhor então utilizar o teste da quatro rodas, lamentável....
      Outra coisa estranha é criticar o fato de haver esp somente no top e não criticar os concorrentes por simplesmente não oferecer o equipamento, novamente lamentável...
      Não existe carro que não tenha necessidade de esp, do contrário por qual motivo no exterior todos os carros oferecem esp? Até mesmo os mais fracos, o up europeu roda em estradas muito melhores e tem esp, lá ele precisa e aqui não?

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    7. Pensei a mesma coisa Marcelo Massa! Bom saber disso, já que apesar do carlos4patas e seus seguidores, é sinal de que ainda existe vida inteligente neste blog...

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    8. De fato o up! europeu tem ESP e ASR, mas o carro é diferente do brasileiro. Aqui no Brasil nem a Toyota considerou importante no Corolla e por enquanto a VW tb não no up!, apenas em carros de alta performance, com Jetta, Golf, Saveiro 1.6 16V e Gol Rallye. Em carro 1.0 acho dispensável. Mas se for oferecer, que se ofereça em todos, e não apenas para quem pode pagar mais. Aì é discriminação de classe social...

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    9. Então a VW tb discrimina

      Quem pode pagar mais leva ar condicionado e direção hidráulica, quem não pode que passe calor.

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    10. Direção elétrica, hidráulica e ar-condicionado não é questão de segurança. São itens de conforto. Aí correto.

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    11. O up brasileiro não faz sombra ao europeu, o ESP e ASR são itens indispensáveis em qualquer carro, independente da categoria. O up nacional é um carro razoável, porém, cobra caro até pelo que não oferece, como todo carro da wv. No mais, carros de entrada, com motores 1.0, só compra quem não tem condições de ter algo melhor. Falo de todos, inclusive do ka e up.

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    12. ESP é importante. Mas dizer q é indispensável? Dirijo há 15 anos sem ESP. 99,99% da frota brasileira não tem ESP. Agora essas pessoas não poderão mais andar nos seus carros pois não tem ESP. E o Ka com ESP só na versão mais cara. Sendo q a versão mais vendida (responsável por 80% das vendas segundo a própria Ford vai ser a versão mais simples - sem ESP).

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    13. Indispensável foi, de fato, exagero. Porém, sistemas modernos de segurança, tal como o esp, o abs e o asr, são vitais e necessários à segurança do condutor e dos passageiros. São itens que já deveriam ser obrigatórios. Sobre o ka, só o fato de dispor já é um ponto favorável, compra a versão quem tem sabedoria e dinheiro.

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    14. Carlos, vc se contradiz nos próprios argumentos.

      O q vc diz então do caso da Saveiro, q veio como destaque da linha 2015 justamente o controle de estabilidade, mas só é oferecido na versão top de linha (mais cara)?

      Quer mais exemplos dentro da própria VW? O que dizer então do controle adaptativo de distancia do Golf, Windowbags do Jetta e um simples brake-light da Saveiro (olha ela aí de novo), itens q só são oferecidos nas versões tops ou opcionais desses carros??

      Nesses casos, não são descriminação de classe?

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    15. Pois é João. Acredito q quanto mais itens de segurança melhor. / Mas os carros já evoluíram bastante. Hoje, vc compra um popular com air bags duplo, freios Abs, EBD (no Ka top) e nota máxima em segurança (Up!). Fora outros itens como navegadores (gps) e telas multifunção. Há alguns anos atrás, popular era pelado mesmo, não vinham nem com desembaçador traseiro, não tinha encosto de cabeça traseiro e alguns nem controle interno dos espelhos externos. Já houve uma grande evolução.

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    16. O q vc diz então do caso da Saveiro, q veio como destaque da linha 2015 justamente o controle de estabilidade, mas só é oferecido na versão top de linha (mais cara)?

      Negativo. Eu acho que se o ESP/ASR é oferecido em um tipo de motorização, tem que ser oferecido em todas as versões que têm essa mecânica.

      No caso da Saveiro a abordagem é coerente. O ESP/ASR é oferecido na versão com motor 1.6 16V de alta performance.

      Nas demais versões com motores mais fracos não.

      Então a VW fez a coisa certa. Carros de alta performance que demandem ESP/ASR, ele contém (e não é opcional).

      Agora, a Ford no seu KA, só tem 1 tipo de motor: 1.0. E em alguns tem, outros não tem. OU seja, para a Ford, a segurança dos passageiros e crianças é uma questão de dinheiro: Se vc paga mais, ela oferece o máximo. Para o povo pobre, não.

      Isso sim é discriminação de classe.



      Quer mais exemplos dentro da própria VW? O que dizer então do controle adaptativo de distancia do Golf, Windowbags do Jetta e um simples brake-light da Saveiro (olha ela aí de novo), itens q só são oferecidos nas versões tops ou opcionais desses carros??

      Nesses casos, não são descriminação de classe?

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    17. "controle adaptativo de distancia do Golf"

      Isso não é item de segurança, mas de conforto.

      " Windowbags do Jetta"

      Todos os Jetta tem.

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    18. Ah ta certo, a desculpa agora é q o motor mudou...

      Se o motor fosse o mesmo, vc inventaria outro "filtro". Tipico mimimi.


      Quanto ao Golf, a VW vende o tal controle adaptativo como item de segurança.

      Fala com teus contatos de lá pra alterarem a forma q eles tão vendendo o item, e aproveita, pede pra ele alterar o site, pq la diz q somente o Jetta HIGHLINE possui Windowbag.

      Confira vc mesmo.

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    19. No caso do Gol Rallye essa abordagem não é coerente. Possui motor "mais forte" 1.6 16V mas não tem ESP/ASR!!!

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    20. Concordo, André. Sobre essa desculpa do wv lover, qualquer carro, independente da litragem do motor, pode eventualmente precisar desses itens de segurança, falar que é útil só em motores "potentes" é burrice. Simples assim.

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    21. Esp pode ser útil a 60km/h ou 80km/h em uma curva com pista suja, aquaplanagem e até mesmo um desvio brusco para escapar de um acidente.
      São velocidades que um carro 1.0 atinge facilmente, então não tem esta de que para carros de baixa potência não é necessário, isso é balela.
      O mesmo vale para afirmação de que o corolla não necessita, necessita sim, inclusive porque é um carro voltado para o conforto e tem menor estabilidade do que outro carro mais firme e estável, na Europa e EUA ele precisa, aqui com suspensão mais alta não precisa?

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    22. Claro, claro! A engenharia da Toyota não entende nada de carro. Quem entende é você.

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    23. E sobre o que o Levi Rodrigues os itens considerados de segurança pela VW no golf e que não estão disponíveis na versões de entrada. Pra variar o carlos simplesmente ignorou, já que contrariou o que ele falou da sua amada VW.

      Ah, e sobre o comentário das incertezas de medição relacionadas as medições de consumo entre o ka e up! que você simplesmente ignorou. E também tem os cálculos distorcidos de consumo que você fez (arredondando os números para cima) só para aumentar a diferença em relação a correção do inmetro.

      Sugestão: para de fugir da escola antes que você perca o ano. E depois que você fizer 18 anos e tirar a habilitação, dirija pelo menos alguns carros e só depois volta a comentar aqui!

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    24. Carlos, esta decisão não passou pela área de engenharia, até porque o carro funciona sem esp, esta decisão passou pelo financeiro e marketing, o financeiro disse que o carro fosse capado em tudo o que nao prejudicasse as vendas e o setor de marketing passou a lista do que poderia ser retirado do carro (e não foi pouca coisa) sem que o consumidor reclamasse.

      Esp é um destes equipamentos que podem ser capados porque o brasileiro é ignorante e realmente acha que o esp é importante apenas m altas velocidades, novamente, o nosso corolla é mais alto e marcio do que o modelo vendido no restante do mundo, se o deles precisa de esp o nosso precisa ainda mais.
      Na Argentina o corolla é mais baixo do que o nosso, e é feito aqui no Brasil.

      Impressionante como os engenheiros da matriz da toyota são ignorantes, equiparam o carro com o esp em todo o resto do mundo e não serve para nada, totalmente inútil, acho que deveriam tomar algumas aulas com os nossos japoneses.

      Ao que parece tu também entende mais do que os engenheiros alemães da volks que equiparam o up com esp, aqui a volks seguiu os teus conselhos e retirou o esp por ser inútil, interessante, uma pena que a volks européia não conte com as tuas dicas e conselhos, o up deles é um pouco mais baixo e certamente mais estável, que desperdício de dinheiro da matriz....

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  2. complicado essas informação
    o porta malas minusculo afeta quem quer o veículo como único da familia
    quanto ao consumo existem variáveis, mas uma é inegavelmente verdadeira e inquestionável, o peso do carro, ele afeta e muito o consumo do carro, pois é um carro pesado, apra sua categoria
    E quanto ao peso 997 a 1026, deixa claro e insofismável que se trata de um projeto de engenharia antiquado, aonde não se prioriza a eficiencia de uma estrutura com aços mais resistentes e consequentemente mais leves, explico se vc usa um aço comum, a sua resitencia seria digamos de 3600 kg/cm2, coisa que usar um de melhor categoria a resitencia subira para 6000Kg/cm2, e que é engnheiro ou estudou fisica, sabe que vc usa seções mais leves obtendo a mesma resitencia
    sem falar que o 3 cilindros da Ford usa bloco de ferro fundido e não de aluminio que é mais leve e presente em todos os motores atuais e modernos
    è complicado

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    1. Nivaldo, o up pesa na verdade bem mais do que os 910kg, este é o peso do carro pelado, sem ar, direção ou qualquer outro equipamento, já que ele vem totalmente pelado quando não tem nenhum opcional, então a diferença de peso deve estar na faixa de 40kg a 50kg.
      Esta diferença de peso de justifica perfeitamente pelo menor tamanho do up e pelo acabamento, painel pequeno, portas sem forração e por aí vai...
      Este motor com bloco em ferro visa diminuir vibrações, e conseguiu, excetuando a QR nos outros testes a maciez de funcionamento do motor foi elogiada.
      Interessante também notar que para criticar o carro foi usado a medição do porta malas feita pela autoesporte, mas para poder criticar desempenho e consumo foram utilizados os números da QR e não da autoesporte que veu vitória ao ka.

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    2. Os haters deveriam torcer para o up! pesar menos de 900 Kg e não mais.
      Antes de mais nada. AVW fala que o peso do up! é 910 Kg. Ponto, e a Ford fala que o peso do KA é de 996 Kg na versão pelada.
      Então tem uma diferença.
      Agora, se o up! é mais pesado que os 910 Kg, como diz aí o Marcio Santos, então a coisa ficar pior ainda para a Ford, pois o up! pesando, sei lá, 940 Kg, ainda assim humilha o Ka em desempenho e consumo, mostrando que o motor da Ford está bem atrasado...

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    3. versão pelada quem tem é o up

      essa versão o Ka desconhece

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    4. Versão pelada o ka não tem, carlos, garoto de programa da wv. Bom é ver que, com exceção de alguns esquizofrênicos, o pessoal percebe quando uma matéria é tendenciosa.

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    5. A volks declara apenas um peso para o up e ele vem de fábrica sem nada, então claramente é a versão sem nada que pesa 910kg, o ka não tem versão pelada, e a ford ainda é mais honesta ao declarar o peso do ka mais barato com 996kg e o mais caro com 1026kg.

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    6. Putz, se o up! pesa mais que 910, então fica ainda mais feio para o Novo KA. Se sendo mais leve ele já HUMILHOU o Novo KA em desempenho e consumo, a única desculpa para o KA era o peso. agora tão querendo tirar até o peso??? Coitado do KA....

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    7. Muito pelo contrário, prova que o motor do ka é bem mais eficiente, faz o ka andar mais, menos na avaliação da QR onde a própria revista ressalta que o carro estava com alguma falha em médias rotações, o ka anda mais ainda que pesando aproximadamente o mesmo.

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  3. Teste maroto da 4 Rodas. Tirou o Clio da jogada, que é mais leve e mais potente que o Nissan March. Assim preservou o up e os demais de ficarem mais atrás em desempenho. Em consumo provavelmente seria uma disputa apertada também. É aquele negócio, ninguém quer ver um carro novo ter números inferiores a carros com muito tempo de mercado. Não tem o Celta aí também, apesar que...ao contrário do Clio, ele não faria frente ao up em consumo ou desempenho.

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  4. item 2 e 4 por exemplo não fazem sentido, ta ae so pra enxer linguiça, tanto q a conclusão é bem mais realista. O ka nova geração e bem diferente do antigo, só leva o nome mesmo, por isso o peso não tem nada a ver, visto q é um carro totalmente diferente. agora o item 3 tem q ser bem analisado, visto q eu vou levar muito em conta na hora de comprar, visto q as medições do inmetro vão contra o resultado, assim como de outra revista, tem q ser muito bem estudado para realmente dizer q o ka e menos potente e mais beberrão, pq é pra ser o contrário...

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  5. Essa matéria parece muito tendenciosa, querendo desmerecer o ka, mas normal para esse blog.

    O ka da geração anterior pesava 936 kg de entrada e chegando a mais de 970 kg na versão mais completa, e não 900 como diz a matéria. o Ka atual é maior, então justifica o maior peso.

    Quanto ao controle de tração e estabilidade só na versão de 40 mil, não vejo como defeito. o up de 43 mil não tem, muito menos o Corolla de quase 100k. Em relação ao consumo, no inmetro foi diferente, em outras revistas tb, o que não se pode levar em consideração o resultado de uma só, idem ao desempenho.

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  6. Em tempo quanto a questão de peso um Honda Civic pesa 1267 Kg
    e o propalado ESP( controle de estabilidade) é uma coisa tanto aclamada, mas que acabará formando sim carros mediocres de pilotar, embora ele lhe salve de uma emergencia, que é louvável, mas de outro lado vc tem um carro amarrado e ruim de curva, pois a menor sintoma de desgarramento, pois uma cjurva bem feita vc da um a escorregada e é uma escorregada controlada aonde quem é motorista piloto controla e lhe dá prazer de dirigir
    agora se o carro determina o que vc pilota . ai se entra no quesito do carro da google aonde o computador determina e não o motorista
    Tem gosto para tudo, mas par amim o prazer de pilotar é fundamental

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    1. Nivaldo, eu concordo muito com você no quesito fazer uma bela de uma curva. Eu por exemplo, reduzo a marcha e entro firme nas curvas...Como sou de BH e sempre viajo para o interior o que não falta é curva, aliás a estrada foi apelidada de rodovia da morte. Porém, com o tempo e a maturidade as coisas mudam. Em um bate papo parecido com meu irmão o questionei do por que ele estava andando mais moderado, dado que ele adorava andar acelerado nas rodovias...Ele me disse que antes quando era jovem isso fazia sentido mas hoje quando olha no retrovisor e vê seu filho no banco detrás ele fica tranquilo e mantém a viagem com uma velocidade média mais baixa.
      E, sobre a BR 381 que eu falei "rodovia da morte" a estatística é 1 morte a cada 3 dias, sendo que 90% dos acidentes são de batidas frontais de carros que saíram das curvas...Acredito que o ESP poderia reduzir essa infeliz estatística e muitos poderiam ainda estar vivos!
      Abraço!

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    2. Equipamento será muito bem vindo, mas minha preocupação é a possibilidade desses equipamentos darem margem aos nossos já imprudentes motoristas somado a qualidade deplorável de nossas rodovias.

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    4. Nivaldo tu não sabe do que está falando, o esp entra em ação somente no limite, quando o carro começa a escorregar, ou seja, atrapalha o tempo em uma pista e não nas ruas.
      Agora, se tu anda assim nas ruas, levando o carro ao limite nas curvas a ponto de acionar o esp então tu deveria estar preso e ter a carteira apreendida, isso demonstra uma imensa irresponsabilidade ao colocar a vida de outras pessoas em risco nas estradas.

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  7. No geral, bem ponderado, mas com ressalvas, primeiro, o cambio do Up e automatizado e nao autmatico que diga se passagem e uma bomba. Segundo, o motor do up embora seja muito bom, nao se compara a um motor 1.4 (com o da fiat pode se ate fazer uma analogia) ou 1.6, uma vez que o torque desses motores sao bem superiores, algo em torno de 2 a 5 kgfm, onde em uma cidade como SP que alterna muito planalto com planicie, exige muito do carro, principalmente em marcha lenta e com o carro carregado. O que me preocupa no ka e a qualidade de montagem.Andei verificando carros de categoria superior tais como, ecosport e new fiesta, percebe se que nao houve esmero na montagem tanto da cabine quanto da carroceria, nesse aspecto os alemaes estao muito a frente.

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    1. Estão na frente de nada, gol, voyage e saveiro parecem bem montados visualmente mas batem muito, todos os meus amigos ou conhecidos que tem estes carros reclamam muito de ruídos de acabamento, um amigo possui uma saveiro com menos de 30.000km que bate tudo.
      Então é uma boa montagem apenas para os olhos, no uso é péssima.

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    2. Mas eu nem fiz referência a carros da linha gol. Na minha opiniao, a qualidade de montagem da ford e bem inferior, no geral ,desde o fiesta rocan ate o focus. O da linha gol pode não ser um primor, mas comparando, eu tive essa percepção.

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    3. SDS, os primeiros fiesta batiam muito mesmo, um amigo tem um rocam 2008 que pode em principio parecer ter montagem inferior ao gol mas não bate nada, já o gol e sua linha batem muito.
      Então, novamente, a volks faz uma montagem bem alinhada no interior dos carros mas com o uso eles ficam irritantemente ruidosos, então não vejo nenhuma vantagem nesta melhor montagem aparente.

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  8. Por quê que na véspera do up!
    Ninguém fez um posto com os pontos negativos?

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    1. Talvez porque não existam pontos negativos no up!...

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    2. O up tá cheio de pontos negativos, é pequeno por dentro, mal acabado com lata aparecendo, o motor vibra muito, espaço para pernas no banco traseiro muito ruim, revisões absurdamente caras (custam o mesmo que as do new fiesta sedan), 2200 reais em três anos, não tem esp, não tem asr e o câmbio automatizado é muito ruim, só serve para cidades planas.

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    3. Nenhum carro é perfeito. Nem os mais caros (de categoria superior). Sempre terão os prós e contras.
      O Up! não é pequeno por dentro (o espaço é suficiente pra levar 4 adultos com tranquilidade - similar aos concorrentes). O motor não vibra muito não (dirijo o carro todos os dias). As revisões não são absurdamente caras (preço na média dos concorrentes - e até mais em conta q outras marcas). ESP nem carros de categoria superior possuem.
      O Up! é um excelente carro compacto urbano (fácil de estacionar, econômico, seguro, ótima dirigibilidade).
      Acredito q o Ka seja um bom carro tbm.
      Um vai ter vantagens em alguns pontos, o outro em outros.
      Não existe superioridade absoluta entre eles (e nem entre qualquer outro carro).
      Tem gente q só sabe apontar os pontos negativos e não vê um ponto positivo.
      Tentam desqualificar um carro em detrimento do outro.
      Acho q são 2 carros bons na sua categoria e na sua proposta.
      O resto vai do gosto do consumidor escolher.

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    4. André, eu já entrei em todos estes novos carros, como march, hb20 e up, o volks é o menor internamente, principalmente no banco traseiro, não tem comparação.
      Regulei o banco do motorista do up para o meu uso e não consegui sentar no banco traseiro, minhas pernas ficaram apertadas, tenho 1.75m, em todos os outros sentei com tranquilidade.

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    5. Este video é altamente suspeito, a perna direita do cara está tão dobrada que chega a ficar na frente do painel, os braços estão tão dobrados que formam um angulo de 90 graus enquanto segura o volante.
      No restante do vídeo onde não se mostra o espaço traseiro os braços e pernas estão bem esticados, muito mais do que naquele momento em que é mostrado o espaço traseiro.

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  9. Não achei q são defeitos. O porta-malas é mesmo pequeno (mas acredito q a maioria não procura porta-malas grande num carro compacto). ESP tem na versão mais cara (os concorrentes não). Embora a maioria vá comprar mesmo a versão mais simples sem EBD (então não faz diferença mesmo). Desempenho de carro 1.0. Consumo bom. O peso e a falta de informações sobre segurança sim podem ser considerados pontos negativos. Câmbio automático/automatizado em carro 1.0 não me agrada muito (opinião pessoal). Acho o Ka uma boa opção na categoria. / Gostaria de ver o carrinho da Ford num teste de longa duração (andando nas nossas ruas esburacadas, de paralelepípedos irregulares, estradas de terra) pra ver como ele se comporta nessas situações. Fazer como fizeram com o Up! do blog.

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    1. O peso não é alto, os 910kg divulgados são do carro pelado, sem nada, acrescente os equipamentos + ar e direção e o peso ficará bem próximo do ka, e o ka é muito maior.

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  10. O detalhe do porta malas é igual em todos os carros, todos tem capacidade menor que o informado, se não me engano o Vrumm mediu o do up! e deu 250L totais, não sei porque todos os carros mentem a capacidade volumétrica ou medem de maneira diferente.
    Também não vejo o item 1 como problema/defeito afinal o porta malas foi sacrificado mas tem mais espaço para os ocupantes que o up!
    Item 2 também não é problema/defeito se for pensar por esse lado até ano passado todos os carros sem Airbag e Abs seriam considerados problemas.
    Item 3 está correto pela Quatro Rodas.
    Item 4 é meia verdade, não tem como um carro maior e mais reforçado ser mais leve que a geração anterior que não tem nada haver, o carro era uma casca de ovo e inseguro e não é 100 quilos mais leve.
    Item 5 também é meia verdade, assim como o Ka não entusiasma nem em sonho o up! se parece com carros 1.6...
    Item 6 é um problema que a Ford vai ter que repensar e o câmbio do up! é automatizado.

    Assim como o André espero os testes de longa duração para avaliar de forma real o carro.

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  11. Eu vou comprar um zero km, mês que vem...fiz várias pesquisas e test drive,estava na dúvida entre
    um HB20 1.0 e um WV UP e tinha como 3ª opção o Etios 1.4 X todos na mesma faixa de preço.Mas definitivamente vou esperar...,pois me parece e que tudo indica que sim, esse novo Ka vai botar a concorrência no bolso,pois terá um ótimo desempenho e consumo,além de opcionais que as outras não tem,a Ford evolui bastante em relação ao modelo anterior e vai entrar definitivamente na briga pela liderança nas vendas.

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  12. O Up! também não tinha versão automatizada, o que impede a Ford de lançar posteriormente? Sinceramente, único "defeito" é o porta-malas, em compensação é bem espaçoso por dentro.

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    1. A Ford já declarou que não terá versão automatizada, então é uma falha grave sim. Ninguém merece carro manual em trânsito de SP. Sou mais minha bike.

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    2. Merecia nem que fosse na 1.5.
      Defeito maior desse carro creio que seja o mesmo de outros Fords, peças mal encaixadas, achei dia desses no YouTube um testdrive com ele e mostraram portas, tampa traseira, tudo desalinhado.

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    3. Carlos, sua bike é automatizada? Manual ninguém merece!

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    4. Cambio automatico num carro 1.0?
      Não sei quem é mais louco
      a montadora de fabricar um carro assim ou quem pagar mais pra perder mais potencia de um motor amarrado.

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  13. Todos os problemas citados acima são meros detalhes negativos do produto, não são problemas de fato. Pra mim o maior problema foi a Ford começar com 35 mil, 37 e 39, todos sendo 1.0! Custava no SEL usar o 1.5 do NF?

    Me parece que essa materia foi feita pelo Carlos...

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  14. Que bobinhos... Que o povo não é muito alerta, isso a gente já sabe, mas matérias como essas só desabonam o site, a própria VW e claramente o UP... É muito forçado, o povo da Internet já não cai mais nessa não... Façam então uma matéria citando os problemas do UP (puxa, acho que não vão conseguir, pois julgam o carrinho perfeito...). Vamos tentar corrigir essa lista:

    1) Pouco espaço no porta mala?
    A maior parte dos consumidores com o perfil do KA tendem a usar a totalidade do porta-mala apenas nas exceções. Em 365 dias, pense quantas vezes você já lotou o porta-malas... Viagens? Mercado? Pode incomodar, mas, pensando bem, e levando em consideração que nos demais concorrentes você só levaria uma mochila a mais, não vale a pena trocar as demais qualidades por isso. Coloca a mochilha no banco de trás...

    2) Controle de estabilidade e tração apenas nas versões de 40 mil?
    Puxa, nem o Corola de 90 mil oferece !!! Focus de 70 também não!!! Lógico que seria legal que viesse na versão de 35. Assim como seria legal se a versão de 35 custasse 30. Assim como seria legal que o papai Noel existisse !!! Enfim, NENHUM CONCORRENTE DIRETO do KA oferece e ainda o criticam??? Ah, conta a do português agora...

    3) Consumo? Vixe, cada um fala uma coisa... Na pior análise, não dá 5% de diferença para os concorrentes... E o UP não conta, pois a versão take só vem volante, motor, rodas e banco do motorista... Mais um item subjetivo e que não desanima consumidores inteligentes... lataria à mostra desanima...

    4) Peso? Ok, pode até ser uns 50Kg mais pesado do que o UP (o basicão não conta!) e está na média dos demais... Olha a cara de preocupado da alera :| ...

    5) Idem a soma dos meus itens 3 e 4.

    6) Falta o automático. É, falta mesmo... Agora, a proposta do carro é mais "jovem e popular"... Acredito que a maioria desse público, no brasil, ainda não opta por carros automáticos... Mas... Quem quiser então, migre para os concorrentes que tem... Mas escolham de dupla embreagem ou automáticos de 6, 5 e 4 marchas... Pode ser até o Dualogic Plus, que tem 2 funções a mais (aceleração para manobras e redução para ultrapassagens) que imitam um pouco melhor os automáticos... Só não vá de automatizada IMotion, pois não tem nada disso, é confusa e até esse blog, que ama a VW, o criticou.

    7) (Já que o blog inventa, eu vou inventar também!) Não tem 5 estrelas no LatindoNCap. O crash test é importante, lógico. Eu gostaria que todos os carros tivessem 5 estrelas, lógico. Até o UP eu torço para que tenha as 5 estrelas quando for comprado um carro de concessionária, não fornecido do primeiro lote, pela VW. Se o KA chegar a 4 e tiver uma boa proteção para crianças, já será bacana. É importante lembrar que a segurança envolve mais do que a remediação de acidentes (Air Bag e estrutura), mas também conforto, satisfação e tecnologias de prevenção (ABS, bluetooh, controles de estabilidade, de tração, de diferencial...). Dessa forma, é preciso ter uma visão global e perceber que o KA pode ser um carro bem seguro ou até o mais seguro entre concorrentes até R$ 40 mil.

    8) Chega! Não tem item 8.

    Atenção aos proprietários a amantes de UP, VW e assim por diante: vocês têm total liberdade para deixarem suas opiniões. Só seria mais interessante e efetivo que o fizessem com educação e seriedade. Pois, defesas apaixonadas, delirantes e ofensivas acabam virando paisagem ou indo contra seus próprios argumentos.

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    1. Consumo? Vixe, cada um fala uma coisa... Na pior análise, não dá 5% de diferença para os concorrentes...

      Mentira. Ou não sabe fazer conta. No teste da 4 rodas o up! foi nada menos que 16,1% mais econômico que o Ka em estrada. E 23,6% mais econômico em cidade.

      E o UP não conta, pois a versão take só vem volante, motor, rodas e banco do motorista...

      Mentira. O Up! Take testado pela 4 rodas tinha ar-condicionado, direção elétrica, sistema de som, save, etc e tal.

      Novamente os fanboys do KA usam sua única arma: a MENTIRA. Que pena.

      O debate seria mais produtivo se não mentissem e trabalhassem com fatos.

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    2. Detalhe: o up! recebeu 5 estrelas em 2011 e novamente em 2013. E nos dois casos, o up! foi testado na Alemanha.

      Isso são fatos. O resto é mentira de haters, facilmente desmascarada.

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    3. Bem ponderado, Carlos JSB! Só não entendo todo esse preciosismo com os números. Embora eu seja proprietário de um Up! (segundo carro), não fico com todo esse mimimi. O carro é muito bom para a proposta o qual foi concebido, claro que tem seus defeitos como qualquer outro carro. Só para finalizar, o nossa amigo Carlos4carros, fala muita besteira, porém as vezes, tem algum tipo de embasamento em seus posts. O negócio e levar da melhor forma possível, do contrário, só dará margem para uma discussão totalmente improdutiva o que não é o objetivo do fórum.

      Abraço!

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    4. Este comentário foi removido pelo autor.

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    5. SDS, me desculpe por um provável excesso em meu post. Eu não sou contrário ao UP não, pelo contrário, admiro a tentativa da VW que fazer um bom carro.Sou contra mesmo a política da VW, de não inovar, oferecendo um carro minimamente completo, desde a versão inicial, e por um preço não condizente com o brasil (minúsculo mesmo).

      É tão óbvio o potencial do mercado brasileiro, mas tão óbvio, que só nos sobra justificar as decisões das montadoras como amadorismo e de desrespeito. A proporção de carros por habitante aqui é baixa e o mercado continua caindo... (???) Se a VW trouxesse o UP, com seus aparentes atributos, já com ar condicionado, direção elétrica, bluetooh, vidros e travas elétricos, por 30 mil, ela mudava o país.

      Como as tendências desse blog e de alguns comentaristas tendem a puxar a corda para o lado do UP, sem uma visão responsável, como a crítica que trouxe no parágrafo acima, alguém tem que tentar reequilibrar o jogo... Mas enfim: parabéns por sua compra! Hoje em dia, toda conquista, quando é fruto de trabalho, é árdua e merecedora. Óbvio que você tem um ótimo carro em mãos!

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    6. É tão óbvio o potencial do mercado brasileiro, mas tão óbvio, que só nos sobra justificar as decisões das montadoras como amadorismo e de desrespeito.

      Uau! Então você com essa inteligência toda está perdendo seu tempo comentando em blog de Internet? Tá esperando o quê para oferecer seus serviços às empresas?

      A proporção de carros por habitante aqui é baixa e o mercado continua caindo... (???) Se a VW trouxesse o UP, com seus aparentes atributos, já com ar condicionado, direção elétrica, bluetooh, vidros e travas elétricos, por 30 mil, ela mudava o país.

      Uau! Mudar o país? Entupindo as ruas com mais carros? Logo percebo que sua capacidade vai muito além do setor automotivo. É um pensador no país, a partir do up! Agora vejo que você deveria oferecer seus serviços ao governo, aos partidos, quem sabe à ONU?


      Como as tendências desse blog e de alguns comentaristas tendem a puxar a corda para o lado do UP, sem uma visão responsável, como a crítica que trouxe no parágrafo acima, alguém tem que tentar reequilibrar o jogo...


      Ah, entendi. Você se considera o justiceiro do Ka. Basta alguém apontar seus defeitos que você logo sai saltitante e faceiro para defendê-lo....e para isso usa de todos os recursos, especialmente mentiras...!!! muito bom!

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    7. Carlos4Carros você citou que o Ford KA não foi testado pelo latim NCAP, por quê?

      Todos os carros não deveriam ser testados depois de lançados? O UP não é ponto fora da curva por se permitir testar antes de lançado?

      Pelo que a própria Ford fala o novo KA deve alcançar algo em torno de quatro estrelas, o que não é bom nem muito ruim já que temos carros que concorrem com ele como o HB20 que tem quatro estrelas sem falar do vergonhoso ONIX que não é testado.

      Não duvide o Ford KA com controle de estabilidade ganhar cinco estrelas.

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    8. Primeiro, o teste antes do lançamento é obrigatório nos EUA e Europa. Golf, Sonata, Genesis, só para ficar nos recentes lançamentos nos EUA e Europa já tiveram seus resultados de impacto divulgados previamente antes de irem ao mercado.
      A venda de carro sem informação de crash test é uma vergonha, pois obriga o consumidor a comprar sem informação alguma, e por isso a iniciativa da VW foi louvável.
      Todas as empresas deveriam seguir, mas vemos que não é assim.
      A Ford, por enquanto, está na torcida do KA para 4 estrelas.
      O que por si só já é um vexame! Afinal o up! já é 5 estrelas desde 2011, quando foi testado no EuroNCAP e agora em 2014 quando foi testado no Brasil.
      O KA chega 4 anos depois, pesando 100 Kg a mais, com 26 cm a mais de comprimento e a montadora dela (a Ford) ainda torce por "4 estrelas"?
      Que piada! Não há outra palavra. O KA chega depois, tem mais lata, mais comprimeiro e a Ford está torcendo para que a diferença não seja tão grande...espera perder de apenas 1 estrela do up! que já tem 5 estrelas há 4 anos.
      Isso é revolução, Ford?
      Desculpe, mas o KA é carro para quem dá valor a futilidades: botoezinhos no painel, luzinhas, etc e tal.
      Mas na hora do vamos ver é uma vergonha: toma pau na pista, toma pau no consumo e se bater...vixi..não quero nem ver.

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    9. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

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    10. Comentário excluído por usar termo racista .
      http://observatorionegro2004.blogspot.com.br/2010/02/tolerancia-zero-para-denegrir.html
      []s.

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  15. Por isso que carro zero não vale,principalmente os populares que além de serem caras são péssimas em questão de segurança.So o up foi testado na Alemanha já os outros nem tanto.Controle de estabilidade e tração já devia ser obrigatório junto com vidros elétricso e travas elétricas e ar condiciona.Mas as concessionarias so se preocupa com o lucro que vai receber dos consumidores otarios.

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  16. PQP, já encheu isso, hein?

    O ideal é dirigir o carro antes de tirar conclusões.

    Sendo um Ford, já podemos esperar uma dirigibilidade muito boa, tradicional da marca...

    E porra, será que dois bons carros de entrada não poderiam conviver numa boa? Pessoal fica discutindo por causa de 1 segundo a mais ou a menos no 0 a 100 km/h ou nas retomadas...

    Parece até coisa de quem tem pinto pequeno!

    Eu, hein?

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    1. Caro Rogerio H!!

      Muito bem colocado o que você e o SDS SP postaram, o novo ka e o up são as duas melhores opções pra quem quer comprar um veiculo seguro e com qualidade construtivas no segmento de entrada hoje, sobre isso ninguém tem duvida, Fiat e Gm vão ter que rebolar e muito pra fazerem algo hoje similar o que a Ford e a volks colocaram no mercado a venda na categoria de entrada , e não adianta a Fiat querer enrolar colocando start- stop no uno e sistema multimídia sensível ao toque, pois o projeto defasado e inseguro vai continuar lá isso ai é só maquiar os problemas não resolve-los e a Gm então?!! tirou o Corsa de linha pra colocar o Onix e ainda vende o celta , ou seja, na minha opinião um retrocesso tremendo, visto que celta é uma coisa que não da pra entender com ainda esta sendo vendido e o projeto do corsa na minha opinião era bem melhor que o do Onix, só pra constar respeito o que cada um quer comprar, pois cada um sabe as suas necessidades, mas hoje no mercado não tem em projeto e segurança algo tão bom como o up e o novo ka, então o negocio e ignorar o vidente que mais erra nas previsões aqui do blog (o Carlos) e nos as pessoas normais debatermos não qual é melhor que qual mais sim que finalmente o nosso mercado esta recebendo produtos com um pouco de qualidade!!abs caro Rogerio H

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  17. Não entendo todo esse mimimi...Ambos são ótimas opções no seguimento "popular". Ambas estão de parabéns, ponto para ford, por introduzir os controles de tração e estabilidade no Ka e também por um design bacana e ponto para VW por um carro que tem um excelente conjunto motriz e a nota máxima no teste de colisão. Vamos tentar pelo menos conhecer pessoalmente ambos (de preferência fazer um test drive), antes de sair falando besteira. Eita povo brasileiro que gosta de sentar o porrete em tudo baseado em opinião de terceiros (famoso "Maria vai com as outras"), espero que isso mude um dia.

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  18. Vamos aos fatos:


    1) Concordo bastante pequeno, é um dos menores da categoria.

    2) Defeito ? nem os concorrentes oferecem isso.

    3) Dados divergentes com a tabela do Immetro que tanto gostam de pregar aqui, tem carro beberrão ali que aparece econômico como o Uno, Palio, Onix e Gol que nem aparecem com selo A pelo Immetro.

    4) O peso dele está condizente com os concorrentes dele que são HB20 e Onix, o Up é um subcompacto de categoria inferior que compete com Celta e Uno, que são mais leves, portanto comparação falha.

    5) O carro não foi nem lançado ainda, é o certo de realizar depois que ir para as revendas, o do Up foi feito um mês antes de ser lançado e gerou controvérsias.

    6) O desempenho apresentado pela JABÁ Rodas contradiz com o que foi publicado no CarPlace e Auto Esporte, se tratando de um veículo que gosta de "queimar" carros da Ford, isso aí nem deveria ser levado a sério.

    7) Só o Onix oferece câmbio AUTOMÁTICO de verdade, essas tranqueiras burras como I-Tranco, são gambiarras robotizadas que mais atrapalham do que ajudam, são indecisos e nem sempre respondem como o motorista deseja.



    Pode-se concluir que o carro não tem defeito, até porque muitas das coisas aí não são defeitos, são argumentos falhos para desmerecer um produto que se posiciona além de muitos outros da categoria.

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  19. Pois é...o artigo escancara as fraquezas e omissões do Ka, a maior delas, que outras montadoras cometem, a ausência de qualquer resultado de testes de absorção de impactos e preservação da vida dos ocupantes em caso de acidente, como o Blog alerta, quem comprar o Ka fique sabendo vai no escuro no quesito segurança.

    Não vi o Ka ainda, mas posso garantir que o espaço do porta-malas do Up é muito bom, podendo encarar qualquer viagem com bagagem para 3 a 4 pessoas.

    Parabéns ao Carblog por insistir no quesito segurança ativa e passiva, quem sabe um dia entra a cultura prevencionista na cabeça desse povo.

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  20. Essa 4 rodas deve ter algum problema com a marca Ford só pode , então o ka tem muitas falhas e defeitos??!!! controle de tração e estabilidade somente nas versões mais cara é defeito?!!! e o up que nem na versão top desconhece esse item é o que? Consumo?? ué , mas o que vale não são as medições do inmetro?!!!no qual ele é mais econômico que o up 0.5 km/l na gasolina e é 0.2 menos econômico que o up no etanol? Acredito que o consumo esta excelente assim como o do up!!!!crash teste? ué o ka usa a plataforma do new fiesta que tem 4 estrelas no latin , logo acredito eu ter no "MINIMO", 4 estrelas e ainda com controles de tração e estabilidade, então acredito que esta "OTIMO" esse resultado pelo segmento no qual ele pertence, ou seja, kd os defeitos????!!!Pra mim isso ai é tentar queimar o carro, pois quando a uol fez o que a 4 rodas esta fazendo com o ka mas com o up, só faltou os alucinados pela volks mandarem uma carta formalizada pra uol pedindo retratações, agora pro ka eles fazem ate link e ainda em negrito as coisas faladas pela revista 4 rodas , mas isso não vai adiantar o ka vai vender bem mesmo assim !!!!

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    1. Pra tu ver, Luiz...

      Num comparativo mais antigo, entre Gol G4, Mille, Celta, Clio e Ka, a supracitada revista teve a cara-de-pau de dar a vitória ao Celta.

      Mesmo o Celta tendo as revisões mais caras de todos, o pior espaço interno, o volante torto, àqueles bancos dianteiros péssimos com apoios de cabeça costurados e a péssima dirigibilidade.

      E deixaram o Ka na lanterna, mesmo com a melhor dirigibilidade de todos.

      Por isso mesmo que VOU CONFERIR AO VIVO e não fico nessa de ir pela "imprensa especializada".

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    2. Esse comparativo citado é simplesmente um show de horrores, e honestamente, não me surpreende o Celta ter "vencido"; talvez na época fosse o carro menos ruim desse grupo de "cadeiras elétricas" assassinas.

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    3. Dentre os populares naquela época o celta era a melhor opção (embora seja considerada uma cadeira elétrica hoje rs). Seguro barato, peças fáceis de encontrar, manutenção pode ser executada por qualquer mecânico e o melhor a liquidez como usado. Resumindo, foi meu primeiro carro (bons tempos de faculdade rs) e posso afirmar que me atendeu muito bem e o considero o melhor carro que eu tive em um contesto geral. Agora hoje, não quero de jeito nenhum e não sei como a GM vende isso por aqui ainda.

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    4. Caro Rogerio H!!

      É por isso que eu digo, faltam pessoas com comentários "imparciais" assim como o seu aqui no blog , mesmo você tendo o up como carro, você é um dos poucos aqui que não esta procurando defeitos no veiculo da Ford, ou falando que controles de tração e estabilidade "NÃO SÃO IMPORTANTES" num carro que isso é só" fluflu" da Ford que esses itens não são primordiais como já li isso aqui, que o up é isso é aquilo e o novo ka não é, entre outras coisas que se lê aqui no blog. Parabéns pela sua imparcialidade nos seus comentários caro amigo e sobre essa coisa de analise de revista é como você falou nada melhor do que você ir lá e fazer o teste drive você mesmo, por é fácil pegar o que uma revista publicou algo quando o que é falado lhe convém , o difícil e admitir que outras montadoras também fazem veículos com qualidade e comemorar isso e não ficar fazendo criticas sem embasamento nenhum , apenas por amor a marca x ou veiculo x da marca e sobre esse teste citado ai, realmente dar a vitória para o celta mesmo naquela época já era uma forçada de barra terrível e colocar o ka antigo como ultimo também é como falei falar coisas boas ninguém falam, só quando lhe convém ou lhe é interessante , mas pra querer queimar um produto , isso já tem de monte!!!! abs

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  21. Carlos, você só escreve asneiras!!!

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  22. E esse Carlos4carros? kkk... Será que é alguém do Blog, ou da Revista 4Rodas? ... Fala sério Carlos, vc é muito parcial, assim seus comentários não possuem validade... Esse André também é tipo o Carlos... Somente comentários tendenciosos, e o Up, sempre por trás... É até um bom carro o tal do Up! Mas aqui querem forçar demais a barra... Terminam deixando isso claro,,, Infelizmente .... Penso que esse novo Ka deixará o Up! comendo poeira, assim como o HB20 já vem fazendo...

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    1. O KA vai deixar o Up comendo poeira? Duvido muito, pois o consumidor está cada vez mais exigente, e já começa entender que com pouco dinheiro pode ter um carro (o Up) com segurança máxima, motor eficiente e excelente dirigibilidade.

      Quando eu puder andar no Ka e a Ford finalmente publicar os resultados (será?) do LNCAP poderei emitir opinião sobre a pequena "maravilha" da Ford do Brasil.

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    2. Caro Eddie!

      Não entendo essa ironia toda sua com o novo ka, um carro que tem controles de tração e estabilidade pelo - como opcionais e ainda com a plataforma 4 estrelas do new fiesta , você não acha seguro?!!, o up e o novo ka são excelentes opções do segmento e outra aqui ninguém questiona a nota do up no latin por que questionar a nota da plataforma do novo ka, será que no mínimo ele não vai ser 4 estrelas como o new fiesta?!!tanto o novo ka como o up são as melhores opções do mercado de entrada hoje então acredito que não tem o por que dessa ironia toda com o novo ka!!!!!

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    3. Luiz, vamos aguardar o resultado do teste. Mas somente para lembrar, o Gol / Voyage e Fox, compartilham a plataforma do Polo (plataforma PQ-24, se não me engano) e nem por isso obtiveram bons resultados no teste de colisão. O nosso polo com airbag obteve 4 estrelas para adultos, por outro lado o gol com airbag obteve 3 estrelas. Resumindo, vai depender que tipo de estrutura (tipo de aço, secção das peças estruturais etc) a carroceira vai receber. Esperamos que a Ford não economize nesse aspecto.

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    4. Eles não compartilham a plataforma, utilizam parte dela, e não são feitos com sola laser como polo e golf,
      Sobre o up, hoje é o segundo melhor carro que se pode comprar na categoria, atrás do hb20, com ka também parece ser melhor mas não vou afirmar nada porque não conheci o carro.
      O principal problema do up é a pobreza do interior, acaba com o carro.

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    5. Quanto a plataforma do gol, você tem razão, entretanto a do Fox realmente é a PQ-24 (só não sei o resultado do crash test). A solda a laser, melhora a qualidade da manufatura, que garante uma melhor montagem da carroceria o que a VW infelizmente economizou na hora de montar a linha gol e fox.

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    6. Concordo caro SDS SP!!

      Mas se a plataforma for exatamente a mesmo do new fiesta, qual que é a chance do mesmo ter nota inferior ao new fiesta no crash test?!!!E você não concorda que um veiculo que tem itens como controle de tração e estabilidade com uma plataforma "teoricamente" 4 estrela no latin não é mais que o suficiente pra segurança ser considerada ótima?!!É como eu falo caro amigo qualquer resultado que seja positivo de outro veiculo aqui que não seja um Volks aqui e posto em "xeque" e do Up é exaltado como essa matéria mais que tendenciosa sendo divulgada aqui, visto que na revista auto esporte o ka andou mais que o up e ainda foi bem econômico e aqui isso causou "estranheza" nos adoradores de veículos volks ainda mais por que foi citado que o novo ka é melhor que o Up, agora quando é falando mal o post é exaltado e muitos que se dizem "imparciais" são os primeiros a comemorar o fato de um resultado de uma revista no qual já tem uma certa fama de queimar veículos da Ford terem sidos piores que o do Up. Isso pra mim é um tremendo falta de inteligência visto que o ka é mais uma ótima opção pro nosso mercado necessitado de veículos de qualidade, assim como o up, mas pra essas pessoas isso não é importante , o que realmente importa é seu "VEICULO ou MARCA FAVORITA" serem pra eles a melhor opção , e isso é lamentável!!!abs amigo

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    7. Pois é caro Luiz, infelizmente a galera não entende isso. O negócio é não dar bola, pois só da margem para mais discussão sem produtividade, saindo do foco do fórum. Mas unica coisa que posso afirmar e que o mercado está evoluindo e isso é bom para todos.
      abs

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  23. Eddie, hoje o único argumento real do up se comparado ao ka são as cinco estrelas, e não muita considerando que o ka deverá receber quatro.
    O ka anda mais, gasta aproximadamente o mesmo, tem mais espaço, interior bem mais caprichado, mais equipado,mais bonito, tem revisões mais baratas e mesmo que tenha quatro estrelas tem esp para ajudar a evitar a colisão, coisa que o up não tem.

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    1. Acho 4 estrelas um resultado bastante aceitável, caso confirme esse resultado no Ka.

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    2. O Ka anda menos que o up! Segundo teste da 4 Rodas, abaixo, o KA é mais de 1 segundo mais lento que o up! no 0 a 100 Km/h e mais de 4 segundos mais lento no 80 a 120 Km/h.

      http://www.car.blog.br/2014/08/vw-up-supera-o-novo-ford-ka-em.html

      A lerdeza do Ka foi alertada pelo teste do Best Cars, o que é coerente com o fato de o KA ser 100 Kg mais pesado que o up!.

      E o KA consome muito mais combustível que o up!. Em cidade o KA ;e 26% mais gastão, enquanto em estrada ele é 19% mais gastão que o up!.

      Além disso, o KA tem menos espaço interno, já que seu porta-malas é de 257 litrtos, contra 285 litros do up!.

      Entáo o KA é 26 cm maior, mas aproveita menos esse espaço, já que oferece menos espaço para os passageiros, denotando um projeto de baixa qualidade.

      Pior: o KA é 100 Kg mais pesado, anda muito menos e bebe muito mais, e ainda é mais INSEGURO, já que a Ford está sonhando com 4 estrelas no latin ncap, enquanto o up! já foi testado 2 vezes, uma pelo Euro NCAP e outra pelo latin ncapo, e nas duas teve 5 estrelas.

      E por fim, o up! é mais barato.

      Assim, quem comprar o KA estará comprando um carro que anda menos, bebe mais, mais inseguro, com menor espa;ço de porta-malas, e ainda mais caro. Ou seja, estara passando atestado que nao sabe comprar carro e nem analisar carro.

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    3. Caro senhor mor conhecedor de veículos esses dados que você emitiu são mentiras, visto que na revista auto esporte o novo ka "ANDOU MAIS" que o up de 0 a 100 o novo ka vez em 13.5 s enquanto o up vez em 14.4 s , retomadas o novo ka vez em 12.7 s de 60 a 100km/h enquanto o up vez em 14s dados da revista auto esporte( na qual eu sou assinante e leio regularmente), sobre consumo ??Bom na auto esporte o up foi mais econômico em estrada onde ele marcou 15.7 km/l e o novo ka vez 13.3km/l e na cidade o novo ka foi mais econômico o up vez 10.2km/l e o novo ka 10.8km/l , lembrando que isso são dados da auto esporte, já o do inmetro a um empate "técnico" , visto que no etanol o up foi mais econômico e na gasolina o novo ka foi melhor , e sobre o novo ka ser inseguro, isso ai tem que rir desse seu comentário visto que o mesmo vai ter um projeto 4 estrelas e ainda com controle de tração e estabilidade então segurança , só pra você isso vai ser problema!!!!

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    4. Não da bola, fanático não aceita opiniões de terceiros. Vamos aguardar o lançamento e ver a percepção dos donos.

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    5. É verdade caro SDS SP, o problema que isso que ele faz é irritante , pois só gera discussões bobas no blog sem embasamento e fundamento nenhum , ai é difícil ignorar uma pessoa assim , mas vou tentar fazer isso mesmo pois discutir com ele não vale a pena !!!abs

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    6. Carlos, o ka não anda menos, no texto do teste a QR afirma que a unidade testado estava falhando um pouco em médias rotações, então sabe-se que aquela unidade estava com algum tipo de problema, por este motivo em todas as outras medições ele foi melhor do que o up, o teste da QR não serve para parâmetro para nada.
      O ka não é 100kg mais pesado porque o up de 910kg é o modelo pelado, sem nada, equipado ele pesa mais.
      O bestcars não fez nenhum tipo de medição, então não serve para base para nada, é achismo.
      O ka é mais longo e oferece um interior bem mais espaçoso, já foi dito em todos os testes, quatro pessoas de 1.85m ficam confortáveis no carro, algo impossível para o ka.
      O up não é mais barato, com equipamentos semelhantes ele custa os mesmos 35k na versão take up, basta simular no site da volks.

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  24. Gostaria de saber sobre sensor de estacionamento e se há compatibilidade com o sistema SYNC. Grato!

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  25. O carro é muito bom no torque e potência e no 1.0 , apenas para quem vai no banco de trás nas janelas a cabeça bate no teto.Só estou aguardando a chegada do sedã pra checar e caso contrário vou entrar no sedã !!

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  26. Comprei o meu Ka no começo do mês de outubro, quando sai da concessionária notei que o carro falhava em 2ª marcha quando em retomada, informei a concessionária. Andei 10 dia com o carro e a falha não era combustível. A 15 dias atrás fui ligar o carro e ele não ligou. A Ford mandou dois mecânicos em casa que não sabiam nem dar a partida em casa e estavam abrindo a mangueira do filtro de ar pra injetar gasolina. Mandei fechar imediatamente o capo e chamei o guincho para levar a concessionária. Fiquei 3 dias sem carro reserva, e no quarto dia baixei o verbo na Ford. O mecânico baixou novo firmware do módulo e disse que arrumou a falha do motor, mas em compensação perdeu o CODE das chaves. Chamaram até um engenheiro da Ford e não conseguiram arrumar. Já fazem 15 dias e nada mudou. Me ligaram da Ford e propuseram a ficar com o carro e quando eles tiverem uma solução me avisam para levar o carro para arrumar. Dei risada, só informei que os dias estão correndo e conforme o art. 18 eles tem 30 dias para arrumar e se me devolverem o carro com defeito novamente vou pedir substituição conforme o art. 18.

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  27. Comprei há uma semana na revenda Ford Morena da Av. Luis Eduardo Magalhães em Salvador, um Ford Ka+ SE PLUS, o qual é pré-concebido para a aquisição de farol de neblina, haja vista, possuir cavidade própria do farol de neblina no parachoque e indicador luminoso no painel de instrumentos, assim como, a Ford disponibiliza em seu catalogo de acessórios a serem adquiridos a opção de compra e instalação do farol de neblina genuinamente Ford. Ocorre que ao adquirir o Ka+ SE PLUS solicitei a concessionaria Morena que o carro me fosse entregue já com o farol de neblina instalado e ao pegar o carro para minha surpresa o indicador luminoso do painel de instrumentos não acende quando acionamos o botão do farol de neblina o que impossibilita e torna inviável para o cliente saber se o farol está ligado ou desligado. Ao indagar dos responsáveis pela instalação na concessionária fui informado que o farol de neblina foi instalado conforme manual de instalação da Ford e que no caso da instalação deste acessório ele não indica no painel, mas os mesmos funcionários disseram que os veículos que vêm de fabrica com este acessório o funcionamento se dar por completo, com a indicação de ligado no painel de instrumentos. Um absurdo, como vou saber se o farol está ligado ou não. Considero essa falha um vício de fabricação, conforme estabelece o Código de Defesa do Consumidor. Tentei reverter essa falha com a Ford indo até a concessionária reclamar uma solução não conseguir. Liguei para Ford para reclamar e eles me disseram que isso era um problema técnico e que eu procurasse a concessionária, ou seja, não conseguir. Já havia detectados outras falhas, mas de criação do veículo, como: sistema de travamento das portas e alarme na chave, no entanto ao ser acionado o alarme os vidros não levantam automaticamente, um absurdo, pois esta peça custa em qualquer lojinha de acessórios algo em torno de R$ 150,00 reais, ou seja uma ninharia em relação ao preço do veículo e o custo x beneficio em relação a satisfação do cliente, mais o pior é que tentei instalar o levantador de vidros na concessionária e não pude, pois a Ford não disponibilizou ainda, como pode isso, pois não posso instalar na rua que perco a garantia; outra falha é que o veículo não possui retrovisores elétricos e os concorrentes oferecem isso até em carros inferiores; uma simples luz no porta luvas também nada. Mas, estas falhas de criação são meros detalhes diante da minha reclamação principal que não é uma falha e sim um defeito mesmo.

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  28. Não vejo hora de passar o meu pra frente. Comprei 0km e com pouco mais de 6 meses de uso começou a bater todo, parecia uma carroça. Logo em seguida, recebemos uma carta pedindo que levássemos o carro até a loja para reparar um defeito de fabricação o carro poderia vir a não pegar. Numa bela manhã, um dia após o recebimento da mesma, quando eu estava saindo para o trabalho o carro resolveu não pegar. Tivemos que chamar o guincho e lá foi ele é nós ficamos sem carro por dois dias! Quando fomos buscá-lo falamos do barulho e nos disseram que o problema era com o painel, que teriam que gerirá-lo e Mingá-lo novamente pois era outro problema e que muitas pessoas além de nós estavam reclamando. Dessa vez ficamos 3 dias sem carro. Agora fazem mais ou menos 1 mês que voltou do concerto e já ouvimos alguns barulhos no painel novamente. Resultado: Ford nunca mais!!!

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  29. problemas com defeitos de fabricação acontecem com todos os veículos do mundo, inclusive com meu Land Rover comprado zero e enguiçando algumas vezes com menos de 1000 km de uso. Agora, discussão ideológico-social sobre os direitos dos "mais necessitados" a veículos seguros, esbarra no ridículo. Esta coluna é para se dar boas gargalhadas. Não é para conhecer opinões sérias

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  30. Independentemente do que esse Carlos ou outros podem dizer. Eu testei todos os carros os quais eu teria cassife pra comprar. Renault. Wv. Fiat. Ford e GM. Adivinha só. Comprei um Ford ka se. Muito bom o carro. Tem uma autonomia de 700 km com tanque. Acelero bastante, isso é claro com responsabilidade. Carro muito bom. E quem não conhece não deveria critica. Ainda digo mais deixei de comprar carros mais baratos.paguei um pouco amais mas o carro é lindo e super ágil.

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