A Volkswagen é a empresa que detém a maior cota de importação do México sem imposto de importação, de US$ 485,5 milhões de dólares (veja aqui) - o que representa 30% da cota total do setor de US$ 1.64 bilhão.
Dessa forma, caso a soma total dos valores dos carros que a Volkswagen traz do México ficar abaixo desse valor, ela não paga imposto de importação. Acima desse valor ela passa a pagar 35% de II, mas apenas sobre os carros que superarem a cota.
Assim, é possível estimar a quantidade de Golf que podem ser trazidos pela VW do México sem imposto de importação. Vamos considerar um preço de transferência (detalhes aqui) do Golf Comfortline DSG em torno de R$ 40.000 reais (no preço de transferência não entram impostos domésticos, como PIS/COFINS, IPI, IRJP, CSLL, ICMS, ISS, IOF, entre outros) e nem as margens de lucro da montadora e concessionárias.
Então, como a cota da Volkswagen seria de US$ 485 milhões de dólares, o que corresponde a R$ 1,091 bilhão de reais no período de março de 2014 a março de 2015, com esse valor seria possível trazer algo como 26.700 unidades do Golf Comfortline DSG. Essa quantidade corresponde a mais de 20 meses de venda do Golf no Brasil, que está em torno de 1.300 unidades/mês.
É importante considerar, porém, que a cota de importação da Volkswagen do México não é usada só para o Golf, mas também para o Jetta e para o Fusca. O Jetta teve cerca de 3.900 unidades vendidas de março a agosto, enquanto o Fusca vendeu cerca de 550 unidades. Levando-se em consideração que o preço médio desses carros é maior que o do Golf, representariam cerca de 5.000 carros.
Dessa forma, estimamos que a Volkswagen teria ainda um espaço em sua cota suficiente para trazer cerca de 21.000 Golf´s até março de 2015 - um período de 7 meses, o que seria suficiente para atender uma demanda de até 3.000 Golf/mês - mais do que o dobro do que é vendido hoje.
Mesmo lembrando que essa cota deve ser compartilhada com o Jetta e o Fusca, supondo uma média de vendas somada de 1.000 unidades/mês de Jetta e Fusca, ainda sobraria 2.000 unidades do Golf por mês (até março de 2015) - número que o colocaria como líder do mercado de hatchs médios.
Conclusão
A iniciativa da Volkswagen de passar a trazer o Golf do México faz todo o sentido, já que, como se pode inferir, a empresa conta com uma folga grande em sua cota de importação do México isenta de imposto de importação. Segundo nossas estimativas, seria o suficiente para atender toda a demanda pelo Golf no Brasil com carros sem os 35% do Imposto de Importação. Resta saber se essa vantagem em termos tributários será compartilhada, ao menos em parte, com o consumidor.
Agora a duvida,o GOLF vai abaixar 35% o valor?Exemplo se custa 100 mil vai custar
ResponderExcluirR$74.074,07?????ou a VW vai ganhar esses R$25.925,92 a mais..?
Preço no mercado não tem nada a ver com custo.
ExcluirPreço é o que o consumidor quer pagar pelo carro.
Custo é o parâmetro de quanto a empresa vai lucrar, e tem a ver com competência.
É evidente que o preço do Golf atual já está ótimo. Na realidade o Golf atual está barato, em face da concorrência, e só não vende mais porque não tem pra vender.
Então o preço do Golf não só não vai cair, como deveria até subir, já que ele está mais barato que Focus e Cruze, em versões equivalentes.
Se a VW vai lucrar mais, espero que lucre cada vez mais, pois como vemos o lucro da empresa é investido cada vez mais em fazer carros melhores para os consumidores, e o Golf e o up! estão aí para não me deixar mentir.
O Golf está "barato" e o preço deveria "subir" ?
ExcluirAgora o fanatismo do carlos4carros superou minhas expectativas.
não, mas seu cálculo está errado. A redução de 35% seria, como no exemplo, em cima dos 40 mil...mesmo assim não vai cair tudo isso!
ExcluirO comentários dos Carlos sem dúvida foi um dos melhores de todos que ele já escreveu por aqui.
ExcluirEles não vão baixar o preço. Talvez façam alguma promoção (taxa 0, etc) até que o mercado absorva bem as mudanças no carro. Mas baixar, não. E explico o motivo: a VW não teve a rentabilidade esperada com a plataforma MQB. Na verdade, está tendo dificuldades em recuperar o investimento feito. Não está reduzindo o custo de produção como esperavam. Por isso, não basta fazer a conta de "35% menos imposto". O custo do carro não é só o custo de produção no México, mas envolve também o retorno de investimentos feitos em desenvolvimento de tecnologias.
ExcluirSou fã da Volks mas tem hora que esse Carlos tinha que calar a boca, porque só sai merda.
Excluirbaixar o preço em 35% AHAHAHAHAHAHAHAHAHH sonha! Nem baixa e nem e pra baixar, eu não baixaria. O máximo que pode acontecer é como ele não vem com o freio de mão elétrico eles vão compensar com outro acessório! Golf em si e caro, comparado a concorrência não é caro, e um preço bem justo
ResponderExcluirEu entro nesse Blog só pra rir dos comentários que o Carlos faz! O cara é bom de mais.. kkkkkkkkkk
ResponderExcluireu também, será que ele é paga para alegrar os leitores? kkkkkkkkkkkk
ExcluirDeve ser... É o cara que vem postar pra gerar debate...
ExcluirVai baixar os 35% mesmo ?
ResponderExcluirA VW estava vendendo o Golf alemão no Brasil pelo preço pago na Europa, por isso estava "barato" uma vez que é literalmente o mesmo carro, de lá, ela recebeu subsídio pelo Inovar-Auto para uma cota que acabou agora em agosto.
ResponderExcluirO GTi mexicano é mais barato sim que o alemão e teve que ser barateado para custar no máximo 30 mil dólares (preço limite para carro premium nos EUA), quem disse isso foi o diretor da VW americana, que o exemplar europeu de 40 mil euros (completo) seria inviável no mercado americano por isso precisavam achar uma forma de reduzir o preço.
Apenas como comparação o Camaro SS custa 34 mil US$ nos EUA e é vendido aqui por 200 mil reais, o GTi custa 30 mil US$.
200 mil não, 220 mil uma piada. Ow talvez é porque não tenho dinheiro mesmo.
ExcluirDuvido muito que haja redução do preço. E se caso ocorra não passará de 5%.
ResponderExcluirDa Alemanha pro México já perdeu alguns itens, e qdo vir pra cá ?
ResponderExcluirÉ triste ler comentários de pessoas justificando e apoiando os preços abusivos de carros em nosso país. Lamentável
ResponderExcluirFicar reclamando de tudo sem analisar é típico de brasileiro mesmo.
ExcluirExistem carros que são extorsivos e outros não, porque um veículo vendido aqui no Brasil com IPI + ICMS (sem contar importo de importação), deveria ser mais barato que no local de origem?
A justificativa de que no local onde é fabricado os salários são mais altos e um com o salário médio dá para comprar uma BMW é outra coisa, mas o "melhor" valor que poderíamos ter seria esse.
Ok, mas qual é a justificativa então para o Golf mexicano não vir mais barato do que o alemão, já que o custo de produção por lá é menor do que na Alemanha.
Excluir"A justificativa de que no local onde é fabricado os salários são mais altos e um com o salário médio dá para comprar uma BMW é outra coisa, mas o "melhor" valor que poderíamos ter seria esse."
ExcluirEssa é o mais ridículo dos argumentos que sustentam que o carro deveria ser mais barato no Brasil. Na realidade, antes de ser um argumento, é uma justificativa para no Brasil, carro importado ser mais caro.
Ora, ora, se o Golf é produzido na Alemanha, que tem salários médios muito maiores que no Brasil, então o custo de produção na Alemanha é maior, logo, deveria ser mais caro que no Brasil, já que tem custo de frete e dos impostos que são mais altos no Brasil.
Segundo, os preços dos componentes são em sua maioria commodities, como aço, por exemplo, que tem cotação internacional. O custo varia pouco de país para país, sendo influenciado mais por mão de obra e impostos.
E a empresa não tem nada a ver com o fato de os salários médios serem baixos no Brasil. As empresas não são entidades de assistência social, mas organizações que buscam o lucro. Então quem tem que se preocuopar com salário baixo é o governo do país, não as empresas.
Na realidade, as empresa são sim atraídas por salários mais baixos, para aumentar sua competitividade e lucrar mais, vendendo no preço mais caro possível. Todas fazem isso e estão corretas, pois têm que maximizar o lucro.
"Ok, mas qual é a justificativa então para o Golf mexicano não vir mais barato do que o alemão, já que o custo de produção por lá é menor do que na Alemanha."
ExcluirComo eu já disse, o preço do Golf deveria é aumentar. O valor atual está muito baixo, tanto que não tem o carro para vender nas lojas. Tudo que chega já está vendido. Então a procura pelo Golf está muito acima da oferta, no Brasil. A solução para isso seria elevar o preço dele, até que a oferta e a demanda pelo carro se equilibrasse.
Mas a VW não faz isso porque há uma estratégia de aumentar a oferta do carro, com importação do México. Mas mesmo com a oferta adicional, o preço que o consumidor está disposto a pagar pelo Golf é muito mais elevado que Focus e Cruze, de modo que mesmo com a maior oferta a VW deveria subir ainda mais o preço.
Eu acho que os preços atuais só se sustentariam se a VW oferecesse de 5 a 6 mil Golfs por mês...aí talvez o preço atual poderia equilibrar oferta e demanda.
Tem outra questão. A tecnologia aplicada ao Golf tem muito valor. O Golf é TSP+, tem itens que nem em sonho os concorrentes têm, e alguns como o ACC que nem os BMW 1 e MB A têm. Então, de fato, o Golf deveria subir de preço.
Existem várias discussões que o Alemão veio "subsidiado" pela VW. O preço de um GTi de 120 mil custa para a concessionária 95 mil. Para vir por este valor o carro deve ter um faturamento na entrada do Brasil de aproximadamente 18 mil euros (60 mil reais o resto seria de imposto). Este carro custa 35 mil na Europa sem BTW (20%) cai para 28 mil, considerando uma margem de lucro de 15%, sairia por 23.5 mil EUR. Ou seja, seria mais lógico vender este carro aqui na Europa do que no Brasil (e a fila de espera aqui é enorme também).
ExcluirTente comprar um GTi no Brasil. Esqueça os preços do WM, tentei em vários mas sempre colocavam "fretes" de 10 mil (no anúncio indica frete não incluso). Nas CCS praticamente todos os carros dos próximos 2 ou 3 meses já estão vendidos,e com esse anúncio dos mexicanos a procura deve ter esgotado o restante.
As pessoas que compram o GTi não são "burras" nem "ignorantes", vários têem/tiveram Mercedes, BMW e Audi e confirmam que o Golf é do mesmo nível (eu também acho, perde em uns itens e ganha em outros). Sabem a diferença entre carros europeus e americanos (os americanos também sabem mas os brasileiros acham que tudo é igual).
Itens como o DLA (Não o FLA), ACC, direção variável, dupla injeção, bloqueio de diferencial, Brake Assist, só são encontrados em carros bem mais caros, e quem compra sabe para que serve cada um deles, quem fica apenas lendo blog vai achar que a coisa mais importante em um carro é uma central multimídia de 2 mil reais.
A VW não cobra mais caro no Golf pq tira leite de pedra com o GOL, cobrando mais de 40K nele!
ExcluirO fato é que se baixasse iria vender mais. Por que não baixa? A resposta é simples: cartel.
ResponderExcluirA explicação é bem simples, a VW está tomando prejuízo com a importação do golf da Alemanha, pois tem que "arcar" com o alto imposto, fora o elevado custo e baixa lucratividade com a plataforma MQB. E para acabar de arrematar a VW do brasil não está vendendo o famoso Up como deveria, ele está literalmente abaixo das vendas esperadas pela VW.
ResponderExcluirEla lançou o Golf antecipadamente para marcar terreno pois o G4.5 já estava prejudicando demasiadamente a marca, além de se antecipar ao Focus. Essa campanha tem mais a ver com a visibilidade e conceito de marca do que com lucro imediato. Nunca tive VW e achava a marca ultrapassada, mas mudei com o GVII, tanto que comprei um GTi Alemão.
ExcluirAo trazer um carro que tinha poucos meses de lançamento na Europa por um preço razoável ela se posicionou no mercado e fez o que faz na Europa onde o trio Polo/Golf/Passat são as referências de mercado, em que todas as outras marcas tentam mirar os seus produtos. Enquanto que na Europa os produtos VW são considerados "quase" premium (custam de 10 a 15% mais que os concorrentes e ainda vendem mais). No Brasil ela deitou na fama e seus carros ficaram para trás. Recuperou terreno com o excelente mas incompreendido UP e com o Golf. Se trouxesse o Polo europeu com o nome de Gol com motores 1.0, 1.2, 1.4 TSI detonaria a concorrência. Mas ao invés disso, fica lançando o novo motor 1.6 (que é bom, mas ainda é produto de países em desenvolvimento pois não é ofertado na Europa) a conta gotas em apenas algumas versões.
Quanto à plataforma, o ponto é exatamente este. A MQB ainda tem uma lucratividade baixa (estão aprendendo ainda), mas ela será usada até 2020 pela VW, AUDI, SEAT e SKODA, em carros que vão do Polo ao Passat, A1 ao A7, incluindo os SUVs. À medida que vai sendo empregada os custos tendem a diminuir pela otimização dos processos, além de ter o seu investimento inicial já pago.
Comentario perfeito
ExcluirNão acredito em prejuizo, estao trabalhando com margens praticadas internacionalmente.. filosofia de ganhar pouco para vender bem... que aqui não existe... estamos reescrevendo a historia, aqui o consagrado modelo japonês entrega menos por mais ... Fit por preco de Golf 1.4 Turbo vindo da Alemanha faturado em Euro .... Enquanto tivermos compradores haverá oferta de produtos caros, infelizmente
ExcluirÉ isso aí Klebber, parabens pelo comentário.
Excluircarlos4carros, eu não tenho nem palavras para você. Aliás, onde você trabalha? Quanto você ganha pra defender a VW? Eu queria arrumar uma "boquinha" dessas!
ResponderExcluirVocê não respondeu a minha pergunta, você está parecendo a Dilma no Jornal Nacional!
Porque o Golf não custará mais barato vindo do México, se por lá os custos de produção serão menores, e o carro virá com vários itens a menos?
Não precisa ser muito inteligente pra perceber que a resposta é: A VW terá mais LUCROS importando o Golf do México. E que se f. os consumidores que ficarão sem itens importantíssimos como o freio de estacionamento eletrônico, Auto-hold, DLA entre outros e ainda pagarão mais caro por isso!
Fora o carlos que faz questão de pagar mais caro pelo carro, consumidores com um mínimo de inteligência e vergonha na cara tenho certeza que não aceitarão isso.
Esse país tem o povo que merece mesmo!
Porque o Golf não custará mais barato vindo do México, se por lá os custos de produção serão menores, e o carro virá com vários itens a menos?
ExcluirJá falei. Preço não tem nada a ver com custo.
A VW estava subsidiando o Golf alemão no Brasil, tanto é assim que o preço no Braisl é mais barato que na Europa. Pode entrar em qualquer site da BW na Europa e configurar o Golf e vai ver que no Brasil está mais barato.
A VW estipulou o preço do alemão com base já no preço que o caro seria vendido nacionalizado.
Preço não vai baixar...
O que vai acontecer é que quando sair o nacional, terá a versão trendline mais barata que a Comfortline.
Nesse aspecto a VW é bem tradicional, não fica brincando com o preço até achar o ponto de equilíbrio, o que muitas vezes prejudica quem comprou no lançamento. Carro não é celular!!!! A Hyundai/CAOA é campeã nisso, lança carro por 80 mil e 6 meses depois custa 60. Além disso o carro não desvaloriza de uma geração para outra pois a identidade continua a mesma (exceção Gol Quadrado - Gol Bola - Gol GIII).
ExcluirComprei um Comfortline, Mecânico, por R$ 67 mil. Está bem longe de ser caro...
ResponderExcluirNão encontrei concorrentes para ele por menos de R$ 90 mil. O focus titanium, de 83 mil, chega perto, tem umas firulinhas a mais, tem itens importantes a menos, mas ainda acho um negócio ruim, já que, como disse, tem menos recursos essenciais que o Golf, motor gasta 20% a mais e não é tão forte quanto o 1.4 turbo, e ainda perde em acabamento e mercado (desvaloriza mais e em meses vem frente nova para o focus). Enfim, o focus é ótimo, mas o golf é melhor.
E, por 67 mil, preço um pouco MENOR do que é vendido na Alemanha (por conversão da moeda, é claro), essa foi uma oportunidade histórica, pois vai levar mais uns 15 anos para alguma montadora repetir o feito. A gente sempre viu e vê carros no brasil de 50 a 100% mais caro do que fora, ou com reduções de motor, tecnologia e acabamento. Não acho 67 mil barato, mas nunca teríamos a mesma chance de ter um carro tão bem feito e equipado por esse valor. O carro venceu os maiores hatchs do mundo logo ali, em 2013. Até um Tata Nano viria diferente...
Todos são bons carros, mas, analisando tudo, pra mim não compensa: 308 e Bravo, por 10 a 15 mil a menos, ou tem problemas sérios com pós-venda, ou conforto (tente achar um Bravo com o "moderníssimo recurso de interação com smartphones chamado bluetooth"...) Focus por 61 (me ofereceram por 57) tem um bom custo x benefício, mas a ausência de luz de neblina e estepe me irritaram. Focus acima de 67 nem surtado, pois o valor se equipara ao golf e a surra é feia. Cruze consegue ser ainda mais caro, mesmo sendo carcaça do vectra, gastão pra caramba e pesado. E focus de 83 tem boa relação de itens, mas, como já disse, ainda perde e custa 10 mil a mais que a versão DSG. Não dá...
No entanto, reconheço que encontrar as versões sem os pacotes é raridade... Tive muita sorte, pois não falta nada de efetivo no carro. Até controlar rádio / fone / computador eu faço pelo "volante", com botões especiais que vem na alavanca das setas. Se a versão mexicana trouxer maior flexibilidade e o brasileiro aprender a comprar carros, a concorrência tá ferrada.
Excelente compra, estou procurando pelo mesmo modelo!
ExcluirFiz test-drives no Golf, Focus, Cruze, Bravo... até mudei de categoria e fiz no Corolla e Civic.
Realmente nenhum outro veículo se compara ao Golf! Foi paixão ao primeiro test-drive.
Peguei raiva de pessoas que falam que o Corolla é muito mais carro que o Golf, só por pensar que estar em uma categoria diferente, ser um sedan, o faz ser melhor.
O Golf espanca qualquer um dos concorrentes, incluindo esses afamados sedans que vendem igual água por aqui.
Resumindo... quem estiver procurando comprar um carro, e contar com a sorte de encontrar um Golf Comfortline básico, seja ele manual ou automático DSG, com certeza será a melhor compra custo/benefício da sua vida!
#tamojunto
O choro é livre mas não vai diminuir 1 real do preço porque o consumidor não tem aonde correr.
ResponderExcluirO Golf tem que chegar no nível do trendline 1.6 MSI aspirado com calotas e bancos de up! pra se equiparar aos concorrentes na faixa de preço porque mesmo o mexicano continua com um CxB muito mas muito superior.
criativoscom, você comprou seu golf por encomenda ou estava na ccs?
ResponderExcluirCara, foi uma odisseia. Passei 1 mês negociando na ford e na VW. Até ofereceram valor de tabela no meu carro anterior! Mas, nesse ir e vir, a CSS vendeu a única versão sem os pacotes que tinha... Fiquei ligando nas CSSs da região para ver quem tinha o carro... Na véspera, quase comprei o focus. Desisti, esperei mais um pouco e encontrei um no Morumbi, em São Paulo. No mesmo dia, no meio da tarde, a primeira CSS me ligou, dizendo que o carro apareceu no sistema, que, se eu quisesse, teria umas 2 horas para decidir. Fechei na hora.
ExcluirA moral da história é que você tem que encontrar um vendedor legal, que fique consultando o sistema nacional da VW. Quando aparecer o veículo ele reserva para você. Ou ligue em várias CSS da sua região (outras cidades mesmo!) e pesquise... Insista e procure, o carro vale a pena! Até se for o Mexicano... Na prática, continua acima dos rivais. Se você conseguir entre 65 e 67 é uma ótima compra... Até por que tem gente que defende 63 em um fox... Vai entender...
Na importação de veículos não incide IRPJ nem ISS.
ResponderExcluirCom certeza, vc fez uma boa compra por esse valor, o carro é muito bom..
ResponderExcluirDa raiva de ler alguns comentarios p055a nao compare o preco de um veiculo com o outro ou marca por que isto que dizer ser amanha um veiculo a b c tiverem preços de 100 mil nao que dizer que o d por 80 mil da barato o preco tem que ser compativel com a nossa realidadea no nosso pais e nao la fora para de puxa saco de montadoras os caras deita;m e rolam aki tendo em vista que tambem elas estao com muitos e incentivos do governo nossa grana.
ResponderExcluirTodo mundo fala de custo mas alguém tem ideia de quanto é o custo de produção de um Golf ou similar?
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