A Ford do Brasil anuncia a introdução de um novo plano de manutenção para seus veículos junto com o lançamento da linha 2015. Com ele, o número de revisões durante o período de garantia foi reduzido de seis para quatro, trazendo, segundo a Ford, uma economia entre 30% e 40%. A garantia é de três anos de garantia para todos os veículos.


O novo plano traz um intervalo maior de tempo e quilometragem para substituição e verificação das peças: os modelos 2015 do Novo Ka, New Fiesta, Focus, Fusion, EcoSport e Ranger já estão com essa nova cobertura de manutenção. Na linha de crossover de luxo, o plano abrange também o Edge 2014 (único desse ano-modelo a antecipar a mudança).


O avanço da tecnologia dos motores e de componentes de desgaste credenciam essa mudança que é representada pela maior durabilidade dos produtos”, diz Joaquim de Arruda Pereira, gerente de Marketing de Serviço ao Cliente da Ford.


A Ford também oferece revisões com preço fixo.

Novos prazos

A primeira revisão continua a ser feita aos seis meses e a segunda aos 12 meses, ou 10.000 km (o que ocorrer primeiro), ambas com mão de obra gratuita. As outras duas são programadas aos 24 meses (ou 20.000 km) e aos 36 meses (ou 30.000 km).


Com a eliminação das revisões aos 18 meses (ou 30.000 km) e 30 meses (ou 50.000 km), o cliente deve retornar ao distribuidor nesses períodos apenas para substituir o filtro de combustível.


“Diferentemente das revisões, em que além da troca de fluidos e filtros são verificados mais de 60 itens do veículo, nesse caso é feita exclusivamente a troca do filtro de combustível”, diz Joaquim.


A tolerância máxima para a realização das revisões continua sendo de um mês, ou de 1.000 km para mais ou para menos.

43 Comentários

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  1. Pelo que "pesquei", as revisões de 10.000 em 10.000km, contam somente a partir da 1a. revisão, que deve ser feita aos 6 meses!
    Na prática mesmo, todos os carros devem passar por revisões de 6/6 meses, que é o tempo de duração do óleo do motor, que vai perdendo sua viscosidade e suas propriedades de lubrificação do motor.
    Além disso, filtros em geral, também vão perdendo suas características de filtrar impurezas, ainda mais num planeta com altos índices de poluição, e mais aqui no Brasil, com nossa famosa, no popular, "mijolina " que contribui ainda mais para causar danos ao motor e seus componentes!
    É prudente, portanto, fazer sim revisões de 6/6 meses!

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    1. Verdade...a maioria de nós recairá no uso severo do carro...

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    2. Eu não fiz revisão de 6000 ... está com 6980... é aconselhável fazer ou deixar para a proxima ?

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  2. É pegadinha do Malandro, na prática, só beneficia quem roda abaixo da média de 15mil km por ano.
    A primeira revisão ocorre aos 6 meses, a segunda aos 10mil km, a 3° aos 20mil. Se o cidadão rodar 10mil por ano fará 4 revisões em 3 anos, mas se rodar 15mil km por ano fará 5 revisões.

    Supondo que o cidadão roda 15mil(média do brasileiro) por ano e comprou o veículo em JANEIRO, a primeira é feita com 6 meses, em junho, quando o veículo está com cerca de 7,5mil km, a segunda será feita já aos 10mil, ou seja, 2 meses depois(supondo a média de 15mil = 1250km/mês), em agosto. De agosto até dezembro o cidadão fechará os 15mil km. No ano seguinte, fará a 3° revisão em abril, ao atingir 20mil(supondo a média 1,25mil/mês). No final do ano o cidadão atingirá 30mil e fará a 4° revisão.

    Ou seja, 4 revisões em 2 anos, só no último ano que fará só uma revisão, que será a de 40mil.

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    1. Nada a ver, se ele fez a primeira em 6 meses, a próxima é depois de 6 meses ou 10 mil km, esses 10 mil são contados a partir da revisão de 6 meses, ou seja se nessa revisão de 6 meses ele ta com 7,5 mil, a próxima será ou em 6 meses ou em 17,5 mil, o que atingir primeiro.

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    2. Nossa, realmente fiz confusão, por isso que tinha achado um absurdo. Se é assim, então está bom mesmo, pois serão 4 revisões em 3 anos.

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    3. Entendo que a Ford propõe revisão semestral no 1ro ano e depois somente anual ou até 10.000 km rodados (máximo). Para carros de frota isso ocorre na pratica, eles rodam 10.000 km a cada 6 meses facilmente. Já para gente com eu, a revisão anual ou 10 000 km chega em boa hora num momento em que todos vão ter que apertar o cinto. Só quero saber, como dito aqui, quanto vai custar, só falta a Ford distribuir os preços entre as anuais em maior numero de horas por revisão, por exemplo.

      Para a longevidade do carro, principalmente, de quem roda pouco (como eu) ainda acho que a revisão semestral com troca de óleo do motor e filtro é a melhor solução, pois carro de garagem ou com frequentes partidas para trajetos curtos, o lubrificante degrada rapidamente apesar de toda tecnologia aplicada.

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    4. Também acho complicado, pois o uso nas grandes cidades, em trânsito pesado, costuma ser bastante severo. Mas, se a Ford está apostando nisso, deve ter feito algum estudo sobre os riscos.

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    5. Errado, Gustavo :
      A primeira revisão é aos 6 meses, a contar da data da NF de compra, e a 2a aos 12 meses, também, a contar da data da NF, e não 12 meses depois da 1a revisão!
      A partir da 3a revisão, aí sim, conta-se 12 meses, a partir da data da 2a revisão, e assim sucessivamente!
      Isso, é claro, quando é por tempo.
      Por quilometragem, atingindo os 10.000km, antes do tempo, vale a quilometragem!
      Na prática, vai dar no mesmo, pois o óleo e alguns filtros, DEVEM ser trocados a cada 6 meses, independentemente da quilometragem.

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    6. sim cão, e eu falei algo diferente disso??

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    7. Então :
      Vc falou que a 2a seria após 6 meses, ou com 17.500km, o que ocorrer primeiro, certo?
      O correto é 6 meses ou 10.000km, e não 17.500km!
      O Felipe está correto:
      Se vc rodar 7.500km nos 6 primeiros meses, e se rodar + 2.500km em 2 meses, digamos, será obrigado a fazer uma nova revisão, e não aguardar mais 10.000km!
      Entendeu?
      Acho que não fica dúvidas, não?

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    8. Não cão, se na primeira revisão ele tava com 7.500, a próxima será 6 meses depois ou 10.000 km, o que atingir primeiro. Esses 10mil km contam a partir dos 7.500 km que ja tinha ao ser feito a primeira revisão.

      Não tem lógica seu raciocío, então se eu faço a primeira revisão com 6 meses e esta com 9.500 km, então qndo eu rodar mais 500 km eu teria que fazer outra revisão?? sem sentido algum.

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    9. Tipo meu ka, a primeira revisão ele tava com 3800 km, a segunda revisão seria 6 meses após a primeira ou 13800 km, o que atingisse primeiro.

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    10. Estive verificando as notas das revisões de meu antigo Ka Sport 1.6, e é isso que vc diz:
      Após a 1a revisão, são 6 meses ou MAIS 10.000 km, e não ao atingir 10.000 km!
      Peço desculpas a vc, Gustavo!

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    11. Gustavo tem razão, meu ka fez a primeira revisao aos 6 meses com 8.500km, a segunda está sendo agora com um ano, com 18.000km.

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    12. Gustavo tem razão, meu ka fez a primeira revisao aos 6 meses com 8.500km, a segunda está sendo agora com um ano, com 18.000km.

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    13. Pegadinha do malandro msm concordo, porque comprei um Ka+ em janeiro e deu 4 meses agora e já rodei 5 mil tive que fazer a revisão. Perdi 2 meses, na próxima revisão não terá dado 12 meses, e terei que fazer de novo, porque nas revisões tem que fazer o que vier primeiro no meu caso quilometragem... Então como rodo muito, até dar 3 anos provavelmente estarei na 9 revisão e ficará tão caro que terei que abandonar a garantia...

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    14. A primeira revisão é com seis meses OU 5000 km, o que atingir primeiro, se rodar 5000 km em dois dias, vai ter q fazer previsão, independente do período, e assim serve para as outras também

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  3. Não vi diferença alguma, porque na prática acaba dando no mesmo na maior parte dos casos...

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  4. Este comentário foi removido pelo autor.

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  5. Também não vejo diferenças. Óleo de motor DEVE ser trocado de 6 em 6 meses, independente do quanto rodou (como falei em outro post, óleo é um composto orgânico e se degrada com o tempo), pois do contrário as consequências podem ser nefastas para o motor (Desgaste e corrosão das bronzinas de biela e mancais centrais, desgaste prematuro dos anéis de pistão que por consequência leva a perda de compressão e posterior perda de potência e consumo de óleo excessivo). E tem gente que reclama das revisões semestrais, inclusive as chamadas revistas "especializadas". As vezes eu vejo no site reclame aqui, relato de pessoas que perderam o motor do carro com pouco tempo de uso e que essa perda pode ser por um motivo tão banal, como uma simples troca de óleo inadequada.

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  6. Tomara que não aumente o preço das revisões, pq daí não vai adiantar nada.

    To com meu Ka há 1 ano e 8 meses, ele ta com 14.100 km rodados, não rodo muito mesmo! Até agora ja foram 3 revisões, 1ª= R$ 196,00, 2ª R$ 248,00 e a 3ª R$ 398,00. A 4ª que deve ser em fica em mais de 800 reais, muito caro! Pelo menos só foi as revisões, de resto não queimou nem 1 luz sequer.

    To querendo vender meu Ka e comprar o novo, aí fujo da 4ª revisão e do seguro que vence em janeiro tb rsrs

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    1. A 3ª foi 392 e não 398***

      A 4ª que deve ser em janeiro***

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  7. A ford atrasada como sempre. A revisão a cada 6 meses era um abuso. Esse check-up de 80 ítens é conversa. Nenhuma marca faz isso na prática. Só vai verificar o problema se o cliente indicar. O focus tem sido questionado quanto ao acabamento também. A ford já deveria ter tomado providências faz tempo. Alguns plásticos de aspecto barato nas portas e carrocerria desalinhada com vão enormes são imcompatíveis para um carro de 80 mil reais.

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    1. Plásticos de qualidade duvidosa em quase todos os carros da Ford, o Ka eu não conheço ainda, mas parece que houve avanço em termos de qualidade.

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    2. Isso sem contar o forro do teto que afunda com facilidade...

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  8. Agora só falta a VW acabar com as revisões semestrais. Minha Saveiro está com 30 mil km e já fiz 5 revisões desde 2012.

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  9. Dobraram o tempo de revisão e dobraram o preço, foi isso?

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  10. e se o carro chegar aos 10mil km antes dos 6 meses? como fica a próxima revisão?

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  11. to fazendo a primeira revisao na ford center em maringa hoje, peguei meu carro dia 27 de dezembro de 2015 e hoje, 4 meses depois estou fazendo a revisao de 10.000km.
    Valor: 4x140,00
    Um absurdo isso!

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  12. Alguém me ajude, por favor: tenho um New Fiesta 2013/2014, que está indo para a quarta revisão este mês (06/2015). Notei que a quarta revisão deve ser feita aos 24 meses da compra ou 40.000 km. Meu carro ainda não tem 15.000km rodados e, mesmo assim precisarei trocar todos esses itens que constam na página? "Óleo do motor, fluido de radiador, fluido de freio, filtro de combustível. filtro de óleo do motor, velas de ignição, filtro do vapor de óleo, filtro de ar do motor, filtro de cabine.". Será mesmo necessário ou algumas peças só deveriam ser trocadas quando a quilometragem se aproximasse dos 40.000 km? Obrigada!

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  13. AS REVISÕES REALMENTE MUDARAM
    FICARAM ASSIM: 1ª REVISÃO 6 MESES OU 5 MIL KM / 2ª REVISÃO 10 MIL KM OU 12 MESES / 3ª REVISÃO 20 MIL KM OU 24 MESES / 4ª REVISÃO 30 MIL KM OU 36 MESES.

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  14. óleo, filtro de óleo, filtro de combustível, filtro de ar do motor, filtro de cabine (pólen), velas de ignição, liquido de arrefecimento, óleo de freio, e é bom verificar pastilhas de freios e coxim dos amortecedores dianteiros.

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  15. Ninguém tem o costume de ficar vendo o manual, e acaba seguindo as informações da etiqueta no para-brisa (Falha nossa).
    Porém - ao adquirir uma Ecosport 2013/2014, fui informado de que o veículo dariam um sinal luminosos e sonoro para as revisões, o que ocorreu nas duas primeiras.
    Entretanto, para a revisão dos 30.000km ou 24 meses, não deu este aviso e acabei perdendo a garantia segundo informações da Ford Curitiba.
    Acontece que, estou dentro da kilometragem (27.780km), e o carro não emitiu nenhum aviso. Alguém sabe me informar se tenho direito de reverter a garantia? (kotelak@gmail.com)

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  16. Bom dia Senhores, o meu carro precisa fazer a 1° revisão, só que esta com 9.452 km e 7 meses de uso apos a nota fiscal,isso porque estava viajando.

    Será que implicará em alguma coisa na hora da revisão?

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    1. É bem provável que perdeu a garantia, porque o certo é 6 meses ou 5 mil km, o máximo que pode passar é 5999 km

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    2. Não tem problemas não André Soares. Com essa mudança a Ford é obrigada a aceitar carros com a PRIMEIRA revisão acima dos 5.000km. Foi o que aconteceu comigo. Peguei o carro em Janeiro e, em Junho já tive de fazer a revisão de 6 meses ou 5.000km, mas já tinha 10.000km rodados. Eles fizeram as duas meio que numa só. Ja que ainda estão migrando esse novo modo de revisões. Se eles não fizerem, pode ir no PROCON!

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  17. Rapaz, os Veiculos 2014 continuam sendo de 6 em 6 meses?

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  18. Alguém sabe informar? No caso, no meu Ford focus adquirido em Fevereiro de 2014( o modelo ja novo)foram feitas a primeira a segunda revisoes na autorizada. A terceira que foi a troca de oleo do motor, troca de filtro de oleo do motor e troca de filtro de combustivel foi feita fora da autorizada. Que garantias que eu perdi não continuando a 3 revisão(18 meses) na autorizada?

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  19. Quais componentes devo trocar numa revisao de 90 mil FOR KA / 15???

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  20. Quais componentes devo trocar numa revisao de 90 mil FOR KA / 15???

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