A Toyota Motor Corporation lançou há 25 anos a marca Lexus com o objetivo de impor competição às alemãs premium: Audi, BMW e Mercedes-Benz - algo que até o momento não se concretizou. Mas a Toyota não desistiu e está adotando providências para atingir seu objetivo.
A primeira ação nesse sentido aconteceu no ano passado, quando o presidente da Toyota - Akio Toyoda - colocou a Lexus sob sua supervisão direta, e prometeu transformá-la em uma marca premium reconhecida mundialmente. Atualmente 50% das vendas da Lexus acontecem nos EUA.
Agora, a Toyota anunciou que iniciará a produção do Lexus GS em sua fábrica de Motomachi, no Japão, já em agosto. Os veículos produzidos nessa fábrica têm a missão de aumentar as vendas e o status da marca globalmente.
Com o início da produção do Lexus GS em Motomachi, a planta de Tahara - na região central do Japão - passará a produzir um novo modelo, cujos detalhes serão revelados posteriormente.
Além de Motomach, a Toyota fabrica veículos Lexus nas plantas em Tahara e Miyata, bem como em sua fábrica em Ontário, Canadá. Ela também vai começar a fazer veículos Lexus em sua planta no Estado Norte-Americano de Kentucky, nos Estados Unidos a partir do segundo semestre de 2015.
A Lexus vendeu 523 mil veículos em 2013, cerca de 30% do que vendem Audi e Mercedes-Benz, estas com vendas em torno de 1.5 milhão de unidades anuais, e 25% do que comercializa a BMW, que, com cerca de 2 milhões de carros vendidos por ano é a maior marca de carros de luxo do planeta.
Fonte: The New York Times
Toyota quer transformar a Lexus em marca premium global
Fabio Mendes
Pós-graduado em Engenharia de Computação (POLI-USP - Escola Politécnica da USP);
Graduado em Engenharia Civil (EE da Universidade Mackenzie - SP); Cursou Engenharia Metalúrgica na Escola Politécnica da USP (até o 4º ano);
Pós graduado em Administração Pública; Graduação em andamento em Ciência Política (UnB - Universidade de Brasília)
Não se concretizou aqui e na Europa tb, pq nos EUA Lexus vende a rodo e é muito mais comum do que o trio alemão
ResponderExcluirVerdade, a marca Lexus é bastante forte nos EUA, fora de lá é aí que complica.
ExcluirContam uma história que não sei se é verdade, mas vou reproduzir para vocês.
ResponderExcluirO Presidente da Toyota no Japão comprou um Mercedes Classe S e uma BMW série 7, colocou no pátio da fábrica e chamou seus engenheiros. Alí explicou o que seria o "projeto Lexus", uma marca premium da Toyota para competir com aqueles carros. E disse aos engenheiros que o projeto do novo carro só estaria pronto e nos moldes por ele exigido, quando fosse melhor, em todos os aspectos, que aqueles carros que estavam alí no páteo.
LFA /tears
ResponderExcluirVai passar um tempão sem ficar pronto.
ResponderExcluirPostar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.