Externamente não houve qualquer alteração, tanto nas versões "civis" - Trendline, Comfortline, Highline e Pepper...
...quanto na "aventureira" -- CrossFox. O vídeo a seguir mostra o CrossFox 2016 I-Motion Automatizado em teste.
O CrossFox 2016 I-Motion nós estamos avaliando em um teste de longa duração (clique aqui para ver os posts relativos a essa avaliação).
Já no interior há muitas novidades. Começa que o "volante de Golf" agora passa a ser adotado em todas as versões.
E, em termos mecânicos, o motor 1.0 três cilindros da família EA-211 (o mesmo do up!) é estendido às versões 1.0 das configurações Trendline e Comfortline (antes era exclusivo da Bluemotion).
Além disso, temos a incorporação, como itens de série em todas as versões, de ar-condicionado, direção com assistência elétrica, novo volante global e vidros e travas elétricos.
A grande novidade tecnológica são os novos sistemas de infotainment, Composition Media e Discover Media, agora opcionais, e que são detalhadas no vídeo abaixo.
Tabela de preços - Fox 2016
Modelo | versão | Motor | Preço |
Fox 2016
|
Trendline
| 1.0 12V - 82 cv | R$42.890 |
1.6 8V - 104 cv | R$46.390 | ||
Bluemotion | 1.0 12V - 82 cv | R$45.790 | |
Confortline
| 1.0 12V - 82 cv | R$45.490 | |
1.6 8V - 104 cv | R$48.990 | ||
Highline |
1.6 16V - 120 cv
| R$53.490 | |
Pepper | R$54.120 | ||
CrossFox | R$62.490 |
Equipamentos
- Trendline: ar-condicionado, direção elétrica, travamento elétrico das portas, vidros dianteiros com acionamento elétrico, rodas de aço aro 15” com pneus 195/55, volante com regulagem de altura e profundidade, novo volante global (igual ao do Novo Golf);
- Bluemotion: mesmos itens da Trendline;
- Comfortline: esta versão já pode ser equipada com o sistema de infotainment “Composition Media” (R$ 2.190 reais) ou “Discover Media” (R$ 2.900 reais);
- Highline: passa a contar o sistema de infotainment “Composition Media” de série. Esta versão passa a contar com o pacote de opcionais Elegance (que contempla acabamento interno em native, teto solar e rodas de liga leve 16”) e o módulo Tecnológico, que acresceta controlador automático de velocidade (piloto automático), faróis de neblina com luz de conversão estática (“cornering lights”), sensores de chuva e de luminosidade, retrovisor interno eletrocrômico e o infotainment “Novo Discover Media”.
As novas centrais multimídias contam com a Volkswagen App Connect, que reúne os sistemas MirrorLink, Apple CarPlay e Google Android Auto.
Essa tecnologia permite que a tela do celular seja “espelhada” na tela central do sistema de infotainment. Ou seja, a tela do veículo repete o que está sendo exibido na tela do celular e é possível comandar o sistema de infotaiment pelo celular ou comandar o celular pelo sistema de infotainment.
Os novos sistemas de infotainment são o “Composition Media” e o “Discover Media”, uma evolução dos sistemas de infotainment ofertados no Novo Golf. Ambos adotam telas de 6,33” sensíveis ao toque, coloridas, de alta resolução e conectividade avançada com os smartphones por meio do App-Connect.
Fotos, vídeos e músicas em diversos formatos são alguns exemplos de mídias que podem ser “lidas” nos novos sistemas de infotainment da Volkswagen.
Praticamente todos os comandos podem ser executados sem a necessidade de o motorista tirar as mãos do volante, operando o sistema por meio das teclas do volante multifuncional ou por comandos de voz. Por falar nisso, é possível selecionar as mídias (CD, SD-Card, Bluetooth, entradas auxiliar e USB), operar o telefone e o sistema de navegação apenas utilizando a voz.
Soma-se a isso o sistema I-System, que também mostra na tela central no painel de instrumentos as principais operações de rádio, telefonia e navegação exibidas na tela do sistema de infotainment.
O novo sistema de infotainment “Discover Media” traz adicionalmente recurso de navegação que se destaca pela facilidade de uso e interatividade com o painel de instrumentos, possibilitando uma condução mais segura e confortável. Esse sistema também contempla o “MapCare”, que permite a atualização periódica gratuita da base de mapas durante toda a vida do veículo.
Conexões múltiplas
Além do botão à direita do sistema de infotainment e da barra de frequências que aparece na parte inferior da tela e os botões do volante, os sistemas oferecem a possibilidade de operar o rádio por meio de comandos de voz. Também é possível associar imagens salvas em um SD-Card ou pen drive, por exemplo, aos logotipos de emissoras.
Tanto o “Composition Media” como o “Discover Media” oferecem telas com sensor de aproximação: assim que o motorista ou o passageiro da frente movimentam a mão próximo à tela, o sistema automaticamente apresenta comandos e funcionalidades na tela, aproveitando ao máximo o espaço da tela.
No modo display o sistema de infotainment mostra apenas o essencial. No modo operacional, novos elementos aparecem, podendo ativar funções através de toques que são destacados para simplificar a utilização intuitiva. As telas também têm uma função que permite que as listagens sejam roladas ou que as capas dos CDs na biblioteca de mídia sejam selecionadas rapidamente.
As centrais contam ainda com leitor de CD, entrada para SD-Card (no “Discover Media” são duas), Aux in e porta USB. Estas duas ficam posicionadas à frente do câmbio, na parte inferior do console central, uma região de fácil acesso que permite abrigar com segurança aparelhos de celular no porta-copos, por exemplo. A(s) entrada(s) para o SD-Card fica(m) na(s) lateral(ais) da área frontal dos sistemas de infotainment. Tudo ao alcance do motorista, melhorando ainda mais a funcionalidade e a ergonomia do Novo Fox, considerado referência nesses quesitos em sua categoria.
É possível parear via Bluetooth dois celulares simultaneamente e operar telefone e áudio. Ambas centrais de infotainment permitem a leitura de mensagens de texto (SMS) do celular por meio dos alto-falantes. E mais: é possível responder por meio de comando de voz a mensagem, que é enviada em formato SMS.
Os novos sistemas de infotainment do Novo Fox 2016 já estão habilitados para operar os mais modernos sistema de espelhamento: Apple CarPlay, MirrorLink e Android Auto. Vale lembrar que no hatch Volkswagen só podem ser “espelhados” aplicativos certificados por cada um dos sistemas e que algumas funções estão disponíveis para determinados modelos de aparelhos celular.
App-Connect
Um único sistema para quase todos os smartphones. A Volkswagen apresentou o MirrorLink pela primeira vez – espelhando o smartphone na tela do veículo – no lançamento do Polo na Europa em 2014. O MirrorLink foi desenvolvido por um consórcio industrial de fabricantes de automóveis e smartphones (Samsung, HTC, Sony e LG).
Apenas um ano depois, Volkswagen está expandindo a gama de plataformas de smartphones, acrescentando sistemas da Apple (CarPlay) e Google (Android Auto). Da mesma forma que o MirrorLink, eles são usados para exibir e operar aplicativos de smartphones utilizando as telas dos sistemas de informação e entretenimento. Mais do que isso: a Volkswagen reuniu os sistemas CarPlay, Android Auto e MirrorLink dentro do conceito App Connect.
MirrorLink
Essa tecnologia possibilita mostrar conteúdos e operar funções do telefone celular por meio da tela do sistema de infotainment. Para evitar distrair o motorista, aplicativos desenvolvidos especialmente podem ser utilizados com o carro em movimento.
A operação é intuitiva: o usuário simplesmente conecta o smartphone ao carro e passa a usar o aplicativo por meio da tela do sistema de infotainment. O MirrorLink utiliza um padrão desenvolvido pelo Car Connectivity Consortium (CCC). Segundo esse padrão, os aplicativos do telefone são “espelhados” na tela da central multimídia do carro e sua operação é feita por meio do sistema de infotainment sem comprometer a segurança na condução do veículo.
Como os aplicativos de smartphone s estão sempre atualizados, o MirrorLink nunca se torna obsoleto. Entre os aplicativos disponíveis estão My Guide, Shared Audio, Glympse, Aupeo!, miRoamer, Parkopedia e Sygic – aplicativo de navegação offline, que permite baixar os mapas localmente e utilizar a navegação mesmo sem sinal GSM.
Google Android Auto
O Android Auto foi desenvolvido pelo Google para smartphones que utilizam a plataforma Android. Exatamente como no MirrorLink e no CarPlay, aplicativos selecionados desses telefones são mostrados na tela do sistema de infotainment do carro.
Assim como nos demais sistemas, uma conexão USB serve de interface. Os aplicativos que podem ser incorporados por meio do Android Auto incluem Google Maps, Google Play Music, WhatsApp e Spotify. Também estão planejados: SoundCloud, Text Me!, textPlus, Sticher Radio, Pandora® internet radio, iHeartRadio, TuneIn Radio, Pocket Casts, Joyride Podcast e Umano.
Muitos aplicativos do Android Auto podem ser utilizados tanto por meio da central multimídia do veículo como pelo controle de voz Google Voice, que poderá ser ativado por um botão no volante multifuncional do Novo Fox.
Apple CarPlay
O Apple CarPlay é a tecnologia de espelhamento desenvolvida pela Apple e incorpora o controle por voz da Siri e também funciona com os controles do carro, como botões ou tela sensível ao toque. Assim como os demais sistemas, o Apple CarPlay foi desenvolvido para ser usado no trânsito, permitindo utilizar alguns recursos do telefone enquanto estiver dirigindo, sem que o motorista precise tirar as mãos do volante ou mesmo desviar os olhos do trânsito.
Com o telefone conectado na entrada USB, a interface pode ser feita por meio de comandos de voz, com a ajuda da tecnologia da Siri. É possível realizar chamadas telefônicas, retorne ligações e escutar mensagens de voz por meio dos alto-falantes do veículo. O sistema também é capaz de ler, enviar e responder mensagens de texto.
O Apple CarPlay permite ouvir toda a coleção de músicas e podcasts armazenados no telefone, controle de mensagens, controle do telefone e alguns outros aplicativos a serem disponibilizados pela Apple como por exemplo o Spotify, Podcasts, Stitcher, Overcast e Umano
WLAN: internet no carro
O sistema de infotainment “Discover Media” contará em breve com a tecnologia WLAN (Wireless Local Area Network, que em Português significa “Rede Local Sem Fios”). É uma rede local que usa ondas de rádio para transmissão de dados e para conexão à internet, sem necessidade de usar cabos para conectar dispositivos.
Uma das tecnologias usadas pela WLAN é o padrão de transmissão wi-fi (wireless fidelity), que permite a ligação de um modem, por exemplo. Basta conectar o dispositivo na entrada USB e pronto: o sistema de infotainment propaga pela área da cabine o sinal do wi-fi.
E agora o FOX esta bem equipado, da para bater de frente com seus concorrentes HB20 e ONIX e so a VW baixar um pouco os PREÇOS aí a briga vai ser boa.
ResponderExcluirE eu que comprei o carro mes passado, fico com o volante velho e motor velho tendo pago o mesmo preço, valeu VW.
ResponderExcluirÉ parceiro, no mundo automobilístico é assim mesmo. Eu estava namorando um Fox Highline mas vou esperar mais, provavelmente ano que vem essa plataforma sai de linha e entra a do Golf.
ExcluirFaltou pesquisa. Nunca compre um carro sem pesquisá-lo minuciosamante. Se vc tivesse pesquisado ia está lá na Internet que o carro ia mudar.
ExcluirAcho que agora a única coisa que faltou no Fox foi o Ar Condicionado no mínimo digital, já que é um item praticamente de praxe nessa categoria.
ResponderExcluirEngraçado como os preços do Fox esbarram totalmente nos preços Gol, mais uma prova que a própria VW matou o Gol e nem percebeu isso até as vendas caírem absurdamente.
Bem agora não tem concorrência pro highline. O choro é livre.
ResponderExcluirTudo continua opcional, campeão. Só ganhou telinha como ítem de série.
ExcluirSandero Rs ta vindo ai
Excluir"Great news!!
ExcluirThe Dacia Sandero RS is almost here!"
O que me chamou a atenção foi vir com acendedor de cigarros, já que a maioria dos carros vem com tomada de 12V. Qual será o motivo ? Estranho.....
ResponderExcluirQuando comprei meu carro em 2009, lembro que a VW oferecia o Fox 1.0, 2 portas, com pacote trend, incluindo ar condicionado e vidros elétricos, por R$ 32.990,00.
ResponderExcluir6 anos depois, considerando as melhorias em equipamentos e tecnologia, está 10 mil reais mais caro.
Veja bem Carioca, corrigindo o valor citado para agosto de 2015 (pelo IPCA - índice oficial da inflação) encontramos R$ 47.906,78. O grande problema é que nosso salário não acompanha!
ExcluirA melhor versão deste carro é a highline que tem um bom custo beneficio. A 1.0 é muito cara mesmo com o ótimo motor não faz milagre, se é pra pegar 1.0 economiza e vai de UP. O problema dele é a frente baixa e a traseira que não combina com este carro alto.
ResponderExcluirConcordo, se optar por 1.0 na linha VW melhor ir de Up, exceto se precisar de mais espaço no banco traseiro, viagens constantes e longas com pessoas adultas no banco traseiro daí o Bluemotion e agora o Trend/Comfort 3 cil. é a melhor opção.
ExcluirEu tenho um High up! e não recomendo ele pra viagens longas no banco TRASEIRO, ele é muito reto, o do Fox é mais inclinado e isso torna a viagem mais confortável.
ExcluirEu tenho um High up! e não recomendo ele pra viagens longas no banco TRASEIRO, ele é muito reto, o do Fox é mais inclinado e isso torna a viagem mais confortável.
ExcluirÉ o cúmulo do absurdo, um carro 1.0 e hatch partir de R$ 42 mil...
ResponderExcluirNinguem investe no transporte publico, aí o fox fica caro... kkk
Excluirnão gosto da VW mas devo admitir que esse Fox ficou bem bonito.
ResponderExcluiro defeito real do Fox é o preço!
ExcluirTanta tecnologia e não tem um "tecnológico" aviso de portas mal fechadas...
ResponderExcluirNessas horas a gente se lembra que o Fox surgiu como um low cost aspirante a aposentar o Gol hahaha.
ResponderExcluirGostaria de ver um crash test atualizado do Fox, hoje o teste é mais rigoroso do que outrora...
ResponderExcluirTanta tecnologia e não tem vidros traseiros elétricos, forçando assim o cliente a levar em casas de gambiarras para que seja adaptado o mesmo. Ridículo VWB, ridículos.
ResponderExcluirOque é dirigi tem.
ExcluirHoje fiz o teste driver no novo fox e não gostei, pelas fotos na internet o acabamento do carro até parece muito bom, mais ao vivo o negócio é outro não gostei a porta tinha rebarbas e um plástico muito duro e ruim encostando na lata da porta do carro com certeza com o tempo irá aparecer vários barulhos de acabamento, MAIS O QUE MAIS ODIEI FOI A SUSPENSÃO DO CARRO ACHEI MUITO DURA! tenho um Ford focus antigo e se tivesse só o fox como opção ficaria com meu carro o resto da vida.
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