Os câmbios do tipo CVT são em geral associados com melhoria de desempenho e de economia de combustível em face de sua capacidade de manter o motor nas faixas de rotações de melhor rendimento. Entretanto, tais transmissões são também criticadas por tornar a condução monótona, já que o motor varia pouco de rotação.


Tanto é assim que a Toyota, no lançamento da geração atual do Corolla, adotou uma transmissão CVT, porém com um software de gerenciamento que cria sete marchas artificiais, devolvendo ao condutor o prazer ao dirigir. A estratégia - de sucesso, já que o câmbio CVT-S do Novo Corolla vem sendo muito elogiado (veja detalhes aqui) - acaba de ser replicada pela Nissan.


A montadora japonesa anunciou hoje que as linhas 2015 de seus modelos vendidos nos EUA e Brasil estão recebendo uma atualização de software para fazer seus câmbios CVT simularem o funcionamento de um câmbio automático convencional, com o objetivo de fornecer aos motoristas as sensações de mudança de marchas.


Trata-de da funcionalidade D-Step Shift Logic, que é apenas um software, que passa a segurar a rotação do motor subindo em marcha, para posteriormente subir a uma marcha mais longa, simulando o funcionamento de um câmbio convencional.


O novo ajuste de câmbio estará presente no Versa Note, Sentra, Pathfinder, Altima V6 e Quest.


A mudança na transmissão da Nissan torna o funcionamento do conjunto motriz menos eficiente para dar aos proprietários a sensação da mudança de marcha, o que é associado por alguns como "prazer ao dirigir".

Fonte: Automotive News

10 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. "A mudança na transmissão da Nissan torna o funcionamento do conjunto motriz menos eficiente para dar aos proprietários a sensação da mudança de marcha, o que é associado por alguns como "prazer ao dirigir"." Regresso... Compra então um manual pô...

    ResponderExcluir
  2. Por se tratar de um software que faz esse gerenciamento, isso não poderia ser deixado como opção ao comprador do carro? Acredito que isso poderia ser facilmente alterado/reprogramado pela concessionária sem nenhum custo adicional, satisfazendo um número maior de compradores.

    ResponderExcluir
  3. Apesar de um utilizar um motor defasado em relação aos concorrentes, eu gosto do Sentra.
    Bom nível de acessórios, preço justo para o padrão Brasil e um acabamento que se mostra superior à maioria dos outros sedãs. Acredito até (não tenho informações para julgar) que o pós-venda e a durabilidade seja semelhante à Honda e Toyota.
    Mas a Nissan peca, como sempre, no desing. Talvez isso seja herança de Renaut.
    O Sentra é um carro um tanto quanto acanhado. Um sedã tem que arrancar suspiros do dono quando dele se aproxima, seja na garagem de casa, estacionado na rua ou quando o manobrista traz ele para você na recepção do estacionamento. Essa sensação também tem que ocorrer quando você entra no carro. Não importa se os materiais do acabamento são de qualidade e as peças bem encaixadas, o proprietário tem que olhar para o painel do seu sedã e se sentir apaixonado.
    E esse poder o Sentra não tem! Por isso eu não compraria um, apesar de todos os atributos do carro.

    ResponderExcluir
  4. Essa é boa o cara vai perder eficiência energética e forçar desnecessariamente o giro do motor pra ter uma falsa sensação de esportividade. Só pra "peloto" de semáforo mesmo.

    ResponderExcluir
  5. Fala serio!!! O que eu mais gosto do CVT é este conforto de não sentir a troca de marcha! Quem acha isso monotono deveria ter um carro manual, cheio de trocas de marchas e emoções!

    ResponderExcluir
  6. Que idiotice sem tamanho. Vai aumentar a potencia do motor? Vai diminuir o consumo de combustivel? Vai aumentar a velocidade do carro? Vai por... nenhuma, apenas vai dar aquele tranquinho como se fosse cambio at convencional, e tem imbecil que chama isso de "prazer de dirigir". Ora, faça-me o favor!

    ResponderExcluir
  7. Estúpido e ridículo. O cara quer tranco para parecer que o carro anda mais. Estão desvirtuando o melhor do CVT que são as relações infinitas. É a idiotice o motorista de fim-de-semana piorando a tecnologia.
    Vou te contar heim ...

    ResponderExcluir
  8. Pessoal , esse câmbio adicional é uma boa , tenho um fluence que já possui 6 marchas além do cvt , é ótimo , não dá tranco nenhum e ajuda quando se quer descer / subir uma serra por exemplo

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem