O segmento de hatchs médios do mercado brasileiro mostrou o VW Golf na liderança do segmento no início de junho (veja aqui), mas no fechamento do mês o Ford Focus reassumiu a liderança do segmento, relegando ao Chevrolet Cruze a terceira colocação.
O Focus fechou junho com 1.428 unidades transacionadas, colocando-se como hatch médio mais vendido do mês de junho, sendo também o líder de vendas no acumulado do ano, com 11.271 carros entregues.
O Volkswagen Golf ficou com a segunda colocação em junho, logrando êxito em emplacar 1.337 unidades. No acumulado do ano o hatch médio da Volkswagen também surge em terceiro, com 9.617 veículos emplacados.
A terceira posição no mês ficou com o Chevrolet Cruze Sport6, vendendo 1.105 unidades no mês. No acumulado do ano o hatch médio da Chervrolet já registrou 9.394 emplacamentos, também terceiro lugar.
A quarta colocação cabe ao Peugeot 308, com 420 unidades vendidas em junho, e 3.184 no acumulado do ano.
O Fiat Bravo conquistou a quinta colocação, com 381 unidades vendidas no mês passado. No ano já conseguiu 2.739 pessoas dispostas a levá-lo para casa.
O Hyundai i30, mesmo com cor branca, motor mais forte (1.8), queda de preços, ainda patina em vendas, tendo registrado 378 unidades vendidas em junho e 2.764 no ano. Sexto lugar.
O BMW Série 1, em suas versões 116i, 118i, 125i e 135i, emplacou 200 exemplares em junho, sendo o líder do segmento premium, e sétimo hatch médio mais vendido no ranking geral.
O Mercedes-Benz A200 foi o oitavo hatch médio mais vendido em junho, com 152 unidades, sendo o segundo do segmento premium. No acumulado do ano ainda fica atrás do Audi A3.
Que, com 144 unidades vendidas em junho, foi o nono hatch médio mais vendido - terceiro entre os premium. No ano já vendeu 1.138 unidades.
Ford Focus reassume a liderança entre os hatchs médios
Fabio Mendes
Pós-graduado em Engenharia de Computação (POLI-USP - Escola Politécnica da USP);
Graduado em Engenharia Civil (EE da Universidade Mackenzie - SP); Cursou Engenharia Metalúrgica na Escola Politécnica da USP (até o 4º ano);
Pós graduado em Administração Pública; Graduação em andamento em Ciência Política (UnB - Universidade de Brasília)
ontem fiz um teste drive no focus SE 2.0 e o golf 1.4 TSI. Em desempenho, consumo, console e painel o golf manda muito, mas na suspensão peca. Por outro lado, o focus é uma bela opção mesmo que o desempenho fique um pouco longe do golf, mas a suspensão é suave, muito boa mesmo.Agora levando para subjetividade, eu escolheria o golf mesmo que fosse o confortline , pois o acabamento em black piano é bonito, no entanto em aço escovado se brincar é mais.O golf só n vende mais, porque não tem em estoque e leva meses e meses pra conseguir do seu gosto
ResponderExcluirFiz uma comparação pesada entre Golf e Focus. O Golf venceu com folga e 30 dias após ainda não acredito no carro que dirijo... Pra mim, a única versão do Focus que vale a pena pensar, que chegou perto do Golf por uma questão de custo x benefício, foi a de entrada, o Focus S, pois conseguiria pelo preço final de 57 mil...
ExcluirO Focus é bom, o painel todo preto do S é muito bonito, tem airbag duplo, abs, bom motor, painel emborrachado e bom acabamento. Em vias gerais, atende bem e custa 10 mil a menos do que um Comfortline. No entanto, o Golf, além do motor 30% mais econômico (no meu caso, R$ 100,00 por mês de economia) e absurdamente mais forte (o 1.4 turbo bate o 2.0 da Ford com sobra), vem com pelo menos mais 10 diferenciais objetivos:
7 airbags, controles de tração, estabilidade e diferencial, sensores de estacionamento frente e traseira ativos e inteligentes, start-stop, assistente de rampa, desembaçador do retrovisor, bela e moderna central multimídia, luzes de apoio nas curvas, freio de estacionamento eletrônico (opa, deu 11 itens). E ainda tem o acabamento refinado + roda e estepe originais. É uma surra.
O Focus mais perto custa 80 mil e não tem o que um Golf de 74 tem. E a frente atual ainda vai mudar em menos de 1 ano... Ou seja, vem mais desvalorização por aí: o Focus está caro e incompleto. De 80 mil deveria custar 70. Aí sim seria pensável...
Mas se você pensa em um bom hatch mecânico, não encontra o Comfortline na VW, pode levar o Focus S. Não virá com um estepe sério, nem luz de neblina. O air bag é duplo, sem controles de estabilidade e não tem mais nenhuma tecnologia a mais, mas, enfim, dirigindo bem, você não precisará muito desses caras não. O Focus é bom, mas, pelo amor, não comparem com o Golf...
Concordo contigo em tudo!
ExcluirComentários que agregam. Muito bom.
ExcluirConcordo em grau, gênero e número! O Focus é um ótimo carro, mas o Golf esta em outro patamar na minha opinião, me arrisco a falar que pode se comparar com o segmento premium.
ExcluirOk, concordo com tudo o que foi exposto pelo Carlos JSB mas com ressalvas, primeiro da msm forma que o focus vai mudar a frente o Golf vai ser nacionalizado e ai o que ocorrera q qem ficar com o golf alemao alem de ter pagar mais caro pelas peças de reposicao q serao apenas importadas, vale o exemplo do new fiesta mexicano e brasileiro, o farol do mexicano custa me parece mais de 1000 reais ja a versao brasileira acho q eh 500, eu sei q um eh menos da metade do outro, vai ter uma depreciacao do carro talvez pior q o focus e acrescenta a isso ele so beber a gasolina o que da mais uma depreciacao ja que brasileiro gosta da porcaria do flex e ainda tem outro detalhe referente a isso, cada ano q passa aumenta a concentracao de alcool na gasolina e motor dele eh so a gasolina e ainda por cima turbinado ninguem e nao tem como prever como q ficara esse motor se aguentara o tranco da mijona nossa. A central do Golf é incompleta se nao me engano nao tem GPS, nao sei ao certo mas falta nela alguma coisa obvia. Em relacao ao motor 1.4 equivale ao 2.0, sao semelhantes em performance sendo q o primeiro arranca primeiro mas perde do segundo em velocidade final. Fora isso tudo nao se acha o raio do Golf basico de 66 mil reais, alem disso tudo citado o golf foi feito pra estradas tapetes o que nao existe no brasil, so temos estradas pessimas. O preco do focus nao vale pelo carro que vem, vale lembrar q o focus titanium da geracao anterior vinha com mais itens e custava menos de 70000 comparado com o focus se 1.6 e golf eh um excelente carro sem sobras de duvidas, alias os dois sao mas fica essa incognita o que a VW BR vai fazer c ele, talvez nacionalizado obriga a ford a abaixar os precos ou pior do jeito q as marcas sao safadas mantenham o preco igual ao importado igual a Mitsubishi fez com o ASX, acho q o momento eh de cautela, vem crise de vendas de carros por ai, talvez obrigue a melhorar o cartel. Foda q nenhuma marca entra no Brasil peitando todas e fazendo precos mais justos, a Hyundai achei q ia nesse caminho mas foi uma enganacao total, veja o preco do mico do I30.
ExcluirO gênio diz que o Focus vai mudar, mas esquece que lá fora o Golf vai ser atualizado e o fabricado aqui vai ser anterior ao facelift, esses haters são dose, aposto que não dirigiu nem um e nem outro .
ExcluirQue frescura esse negócio de "haters" parece criança. Pelo amor, se não gostou da opinião, sugiro ir para outro blog.
ExcluirPara o 112728689844750094123 (?), toda opinião é válida. Respeito a sua, no entanto, penso exatamente o contrário. Se a VW não acertar com o Golf Brasileiro, acabamento, tecnologia e motor (o vendedor me disse que a versão nacional, uma ou todas, terá o novo 1.6 do gol, original ou mexido para chegar em 130 cv), o Golf Alemão vai ficar como referência, diminuindo qualquer boato de desvalorização. Pelo contrário, tem chance de virar até um diferencial.
ExcluirQuanto a peças, antes de comprar o carro, vi na concessionária que os preços são normais de mercado, sem exageros nem dificuldades de acesso. Ele citou como exemplo os outros carros que a VW importa há anos...
Quanto à beber só gasolina, pra mim e para quem pensa um pouco além, é até um diferencial positivo. Tive um 206 1.0 a gasolina que fazia 14 por litro fácil na cidade. O manual dizia que fazia 21 na pista e quase já fiz... Troquei pelo Punto e nunca coloquei uma gota de álcool (que ainda não vale a pena em SP). Motores a gasolina são mais econômicos. Com o Golf, sério, deixei de gastar 100,00 por mês, passando de 400,00 a 300,00 e uma ida a menos no posto. Nem precisa desenhar para entender a vantagem e que o não-flex não perde em nada.
Quanto a achar o Golf por 67, 68, você tem razão. Tem que ligar nas concessionárias da região e procurar. Se não, tem que pedir para o vendedor acessar diariamente o sistema.
Sobre o cartel, sempre critiquei a VW, mas reconheço que ela fez algo histórico. Pela "primeira vez", o brasileiro pode ter por um preço "menos injusto", um carro de alta qualidade mundial, considerado o melhor hatch da atualidade, batendo marcas como Audi, Volvo, Mercedes e BMW (analisando seus hatchs).
Por fim, reafirmo que nada disso faz do Focus um carro ruim. Atende muito bem. Só acho que, com um Golf desse no mercado, deveriam cobrar menos ou reequiparem o carro.
Para o Paul, indico que seu blog não é esse. Procure algo tipo GLS que vai encaixar melhor em você.
Segmento bem interessante, com: Focus, Golf, Cruze, Hyundai i30, Peugeot 308, Fiat Bravo. Acredito que o consumidor estará bem servido com qualquer um desses carros. Gosto muito do Ford Focus, desde que foi lançada a primeira geração - ótimo carro - acho que tem o melhor custo x benefício da categoria.
ResponderExcluirO golf é um ótimo carro, mas infelizmente não chega aos pés do líder que é o focus, que sempre foi o líder dos hatch medio, sua suspensão, conforto, estilo e tudo mais, formam um conjunto que atrai os compradores do golf !!
ResponderExcluirO Focus é líder em razão da versão 1.6. O Golf é bem superior no geral. Ele é 30% mais econômico e anda mais. Só perde na maciez da suspensão, mas também né, foi feito para as autobanh da Alemanha.
ExcluirA primeira piada do dia ficou por conta do Leandro. Podem contar outras.
ExcluirMuito boa a piada!
ExcluirCara, não escreva mais essas coisas... Pega mal...
ExcluirEsse Leandro entende de carro.
ExcluirSó que não.
Façam uma correção no texto. No acumulado o Golf está em segundo e não terceiro. E o que há de tão errado com o I30, depois da reformulações e redução de preço era para está vendendo ao menos umas 700 unidade por mês. De qualquer forma o chocolate para a Hyundai é merecido.
ResponderExcluirÉ porque ficou com a fama de mico
Excluiri30 não está vendendo nada mesmo, o mercado não perdoa, carro uma vez "micado", já era.
ExcluirUma vez queimado dificilmente recupera. Para voltar a vender precisa colocar o motor 2.0 de "178 hp" do Elantra e reduzir o preço bem abaixo dos concorrentes. Do jeito que está as vendas continuarão em baixa.
ExcluirPois é. Eu diria que eu compraria um novo I30, mas usado e com o preço lá embaixo. Talvez este pode ser o pensamento geral.
ExcluirO i30 para vender tinha de ter o motor do Elantra, uma transmissão boa de dupla embreagem, suspensão multilink na traseira e custar uns 5 mil a menos.
ExcluirQuem te viu, quem te vê i30. Parabéns à CAOA do Brasil que conseguiu acabar com o carro.
ResponderExcluirNo dia do lançamento do Focus achei que o mesmo voltaria ser líder do mercado dos médios e um idiota me chamou de fã boy (sou fã é do meu dinheiro e não de qualquer marca, criança), e de fato se confirmou, ao meu ver isso aconteceria, dentre outros, ao maior portfólio de opções por este. Caso ocorra a inserção do novo motor 1.6 16v no GOLF na produção nacional (quando ocorrer) acredito que a disputa ficará um pouco mais acirrada, até porque isto, provavelmente, faria com que o Focus reduzisse (acredito em milagres, rs!) um pouco o seu preço nas versões de entrada. Briga boa.
ResponderExcluirEu falo a MSM coisa que o jhoneribas eu tbem compraria um i30 semi novo tbem por um preço bem convidativo
ResponderExcluirAlguém sabe se o facelift sai no primeiro semestre próximo ano?
ResponderExcluirFotografia do focus europeu reestilizado!!!
ResponderExcluirOs nº da Fenabrave estão sinalizando mais uma queda este mês, acredito que terá mais uma revisão para baixo da Anfavea.
ResponderExcluirUNO ocupando o 3º lugar e ameaçando o Gol, não sei se foi venda a frotistas, o fato é que reagiu, por outro lado o UP emplacou pouco mais de 1707 unidades, se continuar nesse ritmo venderá menos do que nos meses passados, atestando que o sucesso se deu pela promoção com taxa de 0,79%.
O fator novidade já está passando e tudo vai ficar no mesmo patamar mais na frente.
ExcluirOs melhores hatch medio para mim, sao focus, golf e I30 mais a hyundai tem que baixar a bola e vender 5 mil mais barato se quiser decolar pra terceiro lugar pois o cruze cobra caro e oferece pouco. Mais focus e o melhor pra se guiar, ja o gol esta com recall nos EUA e em breve aqui no brasil, aqui a volks so faz recall se a justica obrigar.
ResponderExcluirEste blog tem tudo para ser bom....poisbsempre vejo muitas pessoas comentando.... Porém com cada dia se perde mais....insisti em só escrever sobre VW..... Tem um turminha que adora difamar e acredito os outros..... Tipo este carlos4carros ou um tal de cao..... Que escrevem o que querem e nunca são censurados.....agora se atrevam a responde-los.... Vai correr o risco, como este meu comentário agora, de ser excluído
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