A BMW do Brasil já está distribuindo à sua rede de concessionárias autorizadas a versão de acesso do sedã médio série 3, o BMW 316i 2015, que teve seu preço reduzido para R$ 116.950 reais com a exclusão de uma série de itens de conveniência.
Externamente esse BMW 316i 2015 de acesso à Série 3 se diferencia dos demais, especialmente BMW 320i Active Flex e BMW 328i Active Flex, pelo fato de contar com rodas de alumínio de 16 polegadas com desenho mais simples (os modelos mais caros contam com rodas de 17 ou 18 polegadas).
Outra alteração no veículo é o fato de os faróis dianteiros não serem do tipo bi-xênon, como também estão ausentes: sistema de iluminação diurna em LED; sensor de chuva para acionamento dos faróis, câmera traseira; assistente de farol alto.
Mecanicamente o BMW 316i não tem motor flex, e adota um propulsor 1.6 turbo de 136 cavalos (turbocompressor TwinScroll com Valvetronic, Duplo VANOS e injeção de Alta Precisão), enquanto o 320i fica com o 2.0 Turbo de 184 cv, e o 328i o 2.0 Turbo de 245 cavalos.
No interior o BMW 316i perdeu ajuste elétrico dos bancos dianteiros e o pacote de conveniência com o acesso Keyless. O sistema de som porém permite a conexão com o smartphone via Bluetooth ou USB, mas não permite streaming de áudio (tocar as músicas armazenadas no telefone no sistema de som do carro).
Não há também o sensor de estacionamento traseiro e o para-brisas com sombreado acinzentado.
BMW 320i e 328i Active Flex
O que vem chamando a atenção em relação ao BMW 316i é o fato de estar vendendo menos que seus irmãos mais caros (320i e 328i).
O BMW 320i Active Flex (imagem acima e abaixo), por exemplo, teve 453 unidades emplacadas em junho, sendo oferecido em três versões: 320i básica, 320i GP e 320i Sport GP.
Já o BMW 328i Active Flex (imagens abaixo) teve 27 unidades vendidas em junho, mas em julho já emplacou 36 unidades.
Enquanto isso, o BMW 316i registrou apenas 5 unidades transacionadas em junho, mas neste mês de julho já emplacou 13 unidades.
O BMW 328i Active Flex é vendida em duas versões, 328i GP e 328i Sport GP.
Todas as 328i Active Flex contam com shift paddle para trocas manuais de marchas, piloto automático adaptativo, função start-stop, pacote de conectividade completo com Internet e sistema de navegação.
BMW 316i de R$ 116.950 reais já está nas concessionárias
Fabio Mendes
Pós-graduado em Engenharia de Computação (POLI-USP - Escola Politécnica da USP);
Graduado em Engenharia Civil (EE da Universidade Mackenzie - SP); Cursou Engenharia Metalúrgica na Escola Politécnica da USP (até o 4º ano);
Pós graduado em Administração Pública; Graduação em andamento em Ciência Política (UnB - Universidade de Brasília)
Esse carro tem um desempenho bem pacato para um motor turbo, 0 a 100 em 9 Segundos se estiver com o ar desligado e vazio.
ResponderExcluirO carro é excelente, pena que a BMW faça uma política mesquinha: itens básicos de conforto (qualquer compacto melhorzinho de 40 mil tem) como Cruize Control apenas nas versões 328i, conexão BT mesma coisa. Carro "Premium" não pode ser tão pelado, daqui a pouco tiram até o vidro elétrico.
Excluiro 316 nao tem turbo!
ResponderExcluirTem sim.
ExcluirObvio, que o 316i venderá menos, BM é pra quem pode (seguro e manutenção), não adianta ter a grana ou financiamento aprovado, é preciso gastar muito em manter um BM, então a turma vai direto no 320 e 328.
ResponderExcluirOutro ponto, comprar um excelente carro como o 316i pagando 116k e não vir com sensores traseiro e dianteiro, gps, etc., fica difícil.
O 320i básico também não tem GPS. Precisa pegar o 320i GP para ter GPS...
ExcluirNo fim das contas, o Audi A3 Sedan é bem mais negócio que o Série 3...
Na tua opinião sempre os carros audi ou volks são melhor opção, chega chato ler sempre a mesma coisa.
ExcluirMarcio, tens toda razão, eu só não quis bater na mesma tecla, assim, VW/Audi é a compra racional. Bem anotado. Sds
ExcluirDessa vez eu sou obrigado a concordar com o Carlos, um A3 Sedã é mais negócio que essa 316i, essa 316i não tem nada que justifique o preço, deveria custar o mesmo que Civic e Corolla, lá pros 80K, pelo preço dessa 316i eu iria de Jetta TSI se fosse para escolher um sedã.
ExcluirEsse carro não tem nada demais. Deveria custar o mesmo que um Civic ou Corolla... 80k estaria muito bem pago! Quem sabe assim venderia um pouco mais!
ResponderExcluirApoiado.
ExcluirConcordo , mais por ter nome , e por ser sedan "premium" , não vem por esse preço.
ExcluirResumindo, só paga por status.
ResponderExcluirSem sensor de estacionamento traseiro é uma piada. Para que tirar um item tão barato e essencial como este?
ResponderExcluirRetiraram umas das coisas mais legais do carro que é o contorno do farol em LED. Que bosta!
ResponderExcluirAcredito que se essa 316 custasse na faixa de 110mil e tivesse os itens que foram perdidos teriam vendas melhores.
ResponderExcluirO grande problema é essa globalização "popular"... 320 tem mercado, quando cai os numeros do modelo nego tem preconceito. Pronto, falei!
ResponderExcluirO problema dessas grandes renomadas montadoras é querer abocanhar o mercado de populares ...BMW, AUDI não pode ser, nem ter carros populares. popular é coisa de HUEHUE!
ResponderExcluirClaro que não vai vender muito. CENTO E DEZESSEIS MIL reais em um sedan 1.6 turbo com rodas 16,sem sensor de estacionamento, sem camera de re, faróis halógenos. Nao vale!
ResponderExcluirO carro vem completo, foi mal avaliado.
ResponderExcluirEssa é uma versão downsizing legítimo 100%, com um motor 3 cilindros 1.5 turbo com 136 cv. Um carro super económico e com um excelente desempenho. Pena que aqui no Brasil todo mundo resolveu ser fazendeiro e comprar pick-ups para andar na cidade. São poucos os que pesquisam e sabem decidir por si só.
Detalhe: com o valor do camburão SW4, dá para comprar dois 316i.
Quem já conduziu um BMW saberá que o que é um carro a sério.
Tenho pena de que muitos desdenharam o carro sem nem ter a oportunidade de conduzi lo e sem ter dinheiro sequer para comprar uma bike.
Fique quieto, já!!!
ExcluirPostar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.