O Volkswagen Golf Highline DSG do teste de longa duração da Revista Quatro Rodas apresentou problemas de bolhas em todos os seus pneus.
A primeira bolha no pneus do Golf da Quatro Rodas surgiu espontaneamente aos 3.000 Km, sem qualquer evento anormal no carro. Aos 10.000 Km outra bolha condenou outro pneu do Golf, porém neste caso após a passagem de uma lombada não sinalizada (infere-se que o carro passou em velocidade elevada).
Aos 35.000 quilômetros outro pneu do Golf apresentou um calombo, e novamente sem que o carro tenha sido submetido a impacto anormal. Por fim, aos 36.000 quilômetros surgiu outra bolha em outro pneu do carro.
Como a revista teve que trocar os quatro pneus do Golf, hoje o veículo do teste de longa duração roda com todos os pneus Pirelli Cinturato P7 225/45 R17 94W - unidades que são ligeiramente diferentes dos que vieram no carro (Pirelli Cinturato P7 225/45 R17 91W).
A diferença nos números finais se refere a especificação de carga. O 94W (que é o importado pela Pirelli para o Golf) suporta uma carga maior que o 91W (que é o pneu que vem originalmente no Golf), deixando a dúvida se os pneus originais do Golf (91W) não são adequados para as vias brasileiras, ocasionando as bolhas.
Os pneus do Golf tem preço de R$ 474 reais cada um. Dessa forma, o custo adicional com trocas de pneus que apresentaram bolhas causou um prejuízo à Revista Quatro Rodas de R$ 1.896 reais.
Mercedes A200 também tem problemas com bolhas
O Mercedes-Benz A200 da Quatro Rodas também exigiu a troca dos quatro pneus em função da ocorrência de bolhas.
Ocorre que os pneus neste caso são Runflat Dunlop (permitem rodar mesmo furados), e, portanto, mais caros: R$ 1.466 reais cada um, resultando em um custo adicional de R$ 5.864 reais para substituição. E também neste caso o pneu substituído foi de especificação 94W (maior carga), contra 91W do original.
Volkswagen e Mercedes dizem que pneus 91W são adequados
A revista questionou tanto a Volkswagen quanto a Mercedes a respeito da suposta inadequabilidade dos pneus 91W ao piso brasileiro e recebeu a informação de ambas as montadoras de que não há reclamações suficientes em sua rede que sustentem essa hipótese.
Pirelli e Dunlop
A Pirelli já está fabricando os pneus do Golf no Brasil, na especificação de maior carga (94W), mas disse que está iniciando a importação dos com especificação 91W.
No caso da Dunlop (fornecedora dos pneus do Mercedes-Benz A200), sua oferta homologada para o Brasil de pneus com medida de 225/45 R17 são os com índice de carga 94.
Conclusão
A ocorrência de bolhas em pneus com especificação de carga 91W tanto no Golf quanto no Mercedes-Benz A200 da Revista Quatro Rodas sugere que esses pneus não são adequados ao piso brasileiro - hipótese que encontra sustentação no fato de a Pirelli ter optado por fabricar no Brasil pneus mais reforçados para o Golf (94W contra o 91W que vem no carro), e também na homologação da Dunlop que especifica pneus mais fortes (também 94W) que os originalmente enviados no A200 (91W).
VW Golf: pneus apresentam bolhas em teste de longa duração
Fabio Mendes
Pós-graduado em Engenharia de Computação (POLI-USP - Escola Politécnica da USP);
Graduado em Engenharia Civil (EE da Universidade Mackenzie - SP); Cursou Engenharia Metalúrgica na Escola Politécnica da USP (até o 4º ano);
Pós graduado em Administração Pública; Graduação em andamento em Ciência Política (UnB - Universidade de Brasília)
Meu TSI com 4.300 km rodados utiliza Pirelli(s) Cinturato 17 pol 91 W e estão em perfeito estado. O carro sofreu um evento apenas, a roda dianteira direita acertou um boiero com tampa aberta não causando qualquer dano a roda ou pneu.
ResponderExcluirMinha experiência, pneus precisam estar constantemente calibrados, se o proprietário ou usuários não tiverem cuidado vão pagar caro por isso, aparecem bolhas ou mesmo rasgos, acredito que isso foi a causa principal de tantos pneus pedidos pela 4Rodas. Carro que todo mundo põe a mão, os pneus é que sofrem, ninguém calibra.
Claro a 4 rodas detonou os pneus, entram moendo nas lombadas, meio fio e buracos, achando que estão de ka aro 13 pneu balão.
ExcluirPneus importados de regioes climaticas diferente da america e o caso da europa e asia que e muito frio ai quando chega no brasil da super aquecimento ja vi varios casos o recomendado e quem tem um golf e viaja muito e trocar os 4 pneus pra nao. correr o risco de um capotamento.
ResponderExcluirTalvez com as rodas Dover originais, de aro 16, não apresentasse esses problemas mas infelizmente a volks manda aro 17 Geneva ou Madrid goela abaixo de quem pega o carro com qualquer pacote de opcionais.
ExcluirNayilthon,
ExcluirEste seu conhecido jogou dinheiro fora. Calibragem cada semana (29 lbrs nos quatro) é o suficiente para pneus 17 pol 91W. Sds
Netvski,
ExcluirTive Golf com roda 16 pol e agora um TSI com rodas Madrid 17 pol, sem problemas. Calibragem regularmente é a solução.
Cade o Carlos pra dizer que a culpa é das estradas???
ResponderExcluirSó um detalhe, meu caro: o pneu não tem nada a ver com a Volks. Ele é da Pirelli. No meu veio o Bridgestone e não tive problemas! Se alguém tem de ser contestado, esse alguém é a Pirelli.
ExcluirA Pirelli é um das piores marcas atualmente,pois está vendendo a maioria dos pneus de segunda linha e deixando a primeira linha para outros motivos que n colocarei aq,por isso caiu no meu conceito e não pego mais pirelli nunca mais.Isso td foi recomendação de profissional no ramo.
ExcluirPirelli é ruim mesmo, na F1 os pneus sempre dão problemas, acho que eles deviam mudar de ramo pq pneus eles não sabem fazer. E não pensem que pq são originais de muito carro top de linha que são bons, pois os fabricantes compram o que for mais barato e pneu bom custa uma fortuna, logo pneu original é tudo porcaria.
ExcluirTirei uma S10 Ok no final de 2011. Um dos pneus (Pirelli Scorpion) deformou e não dava mais balanceamento. E olha que andava com ela só em estradas boas, mesmo as de terra. Outro perdia ar, pois formaram micro rachaduras nos sulcos, o me obrigou a colocar uma câmara de ar. A loja de pneus da minha cidade, que é revendedor Pirelli, disse que é normal ocorrer problemas semelhantes aos meus nos Scorpions. Ou seja: o pneu é um lixo.
ExcluirTenho um tsi com rodas Dover, porém ele veio da concessionária com pneus Hankook... Achei estranho mas após 3000km tudo ok
ResponderExcluirNão se poder esperar muito dos pneus da Pirelli.
ResponderExcluirMesmo a série Cinturato é mediana em comparação com Bridgestone, Michelin ...
Tive Bridgestone num Golf, bons pneus, mas ainda prefiro os Cinturato pois são mais silenciosos.
ExcluirEu sempre usei Michelin e nunca tive problema. Em um dia de chuva, a rua alagada com uns 10 cm de água não era possível ver buracos. Havia um bueiro sem tampa, a pressão da água empurrou a tampa para fora. Eu não vi e a roda do carro caiu dentro do bueiro, explodindo o pneu. Devido a qualidade do pneu Michelin eu não tive nenhum dano na roda de liga leve, sequer marcou a roda.
ExcluirInsisto, no caso dos Pirelli e Dunlop do Golf e A200 da revista 4Rodas, não foram os pneus a causa das bolhas e sim a falta de calibragem, duvido que estes carros tiveram calibragem semanal recomendada pelas respectivas montadoras.
ResponderExcluirPneu com pressão baixa que acerta um buraco ou quebra-molas é fatal. Eu não lembro a ultima vez que tive um pneu com bolha ou rasgado (talvez há 20 anos), pois faço a calibragem cada semana ou quinzenalmente.
Quatro Rodas. O senhor Eddie fez um minucioso teste nos quatro pneus que deram problemas e comprova que: O cara que calibra os pneus sempre deixa um com uma calibragem menor para prejudicar a quatro rodas. Por isso, os pneus apresentaram problemas alternadamente. kkkkkkkkkkk . Vou ri que é melhor.
ExcluirNa empresa que trabalho tem 3 golfs incluindo o meu, que tem dunlop, os outros que tem pirelli um tem 2 bolhas e o outro 1, não sei se é sorte minha ou marca.
ResponderExcluirPirelli é uma bela porcaria! NUNCA MAIS!
ResponderExcluirNo meu Palio os dois traseiros deformaram MUITO e tive que trocar eles, fui de Dunlop e por enquanto estou satisfeito. Detalhe que os Pirelli tinham menos de 30mil km, fiz as geometrias etc NUMA AUTORIZADA PIRELLI e não me deram garantia.
Tirei uma S10 Ok no final de 2011. Um dos pneus (Pirelli Scorpion) deformou e não dava mais balanceamento. E olha que andava com ela só em estradas boas, mesmo as de terra. Outro perdia ar, pois formaram micro rachaduras nos sulcos, o me obrigou a colocar uma câmara de ar. A loja de pneus da minha cidade, que é revendedor Pirelli, disse que é normal ocorrer problemas semelhantes aos meus nos Scorpions. Ou seja: o pneu é um lixo.
Excluirtenho 2 golf: 1 GTI com Pirelli P7 e um Highline com Dunlop. Ambos estão com 8 mil km e nenhuma bolha. Acho que os jornalistas da 4R precisam melhorar um pouco suas habilidades ao voltante. O asfalto do Brasil é ruim, então não se pode adotar o mesmo padrão de direção que no resto do mundo: tem que guiar mais devagar na cidade e tomar cuidado. Mas sabe como é carro de frota...
ResponderExcluirHoje na Css VW para fazer o download da nova versão do M&M do Up, apareceu um TSI rodas 17 pol pneus Dunlop com o pneu dianteiro direito rasgado, o gajo acertou um buraco com água, não viu. Disse-me que calibra regularmente os pneus, duvido pois o gajo roda 4.000 km por mes. Contudo, os novos pneus 94W deverá amenizar esta situação de troca-troca de pneus dos importados.
ExcluirOs pneus Dunlop que vem no Golf também são 91W, assim como os Bridgestone. Ou seja, nada a ver com o índice de carga.
ResponderExcluirOsvaldo,
ExcluirAo contrario, veja a tabela.
Deverá reduzir o numero de danos desses pneus importados passando de 91 para 94W. O flanco de um pneu menos flexível ou que suporta maior carga/peso deverá resistir melhor ao piso das nossas estradas e avenidas, Sds
http://www.boosttown.com/wheels_tyres/tyre_load_index.php
O meu é Dunlop... 91W
ExcluirO problema, na minha opinião, está na recomendação quanto à calibragem desses pneus. 29psi para pneus com essa medida (225/45 R17) os deixa muito vulneráveis à esse tipo de dano. Para se ter uma ideia o modelo GTI, que possui pneus com a mesma medida de versão 1.4, tem pressão recomendada de 36psi. Ainda que o GTI seja pouco mais de 70kg mais pesado, essa variação de quase 25% na calibragem entre os dois modelos não pode ser explicada unicamente pela diferença de peso.
ResponderExcluirNo manual da Mercedes (Classe C) é explicado que a pressão recomendada na tampa do tanque de combustível é para uma condução segura à até 210 km/h e que, caso o veículo seja utilizado em velocidades mais baixas pode ser utilizado até 4 libras a menos do que o recomendado.
ResponderExcluirJustamente com medo de bolhas, mantenho a pressão dos pneus da minha Mercedes no máximo recomendado para o veículo com carga média, sem considerar essa recomendação de redução para velocidades menores, muito sei que o carro seria muito mais confortável com 4 libras a menos.
Será que no caso do Golf e do Classe A a recomendação de pressão não está mais voltada para o conforto do que para a segurança dos pneus?
Tenho um golf e já apresenta uma bolha com 14.000 km, a calibragem faço semanalmente.
ResponderExcluirPneus Importados não sabe um bom lugar para adquiri los ?
ResponderExcluirO meu golf highline 1.4 tsi ja deu bolha em dois pneus Bridgestone.
ResponderExcluirandos sempre com os pneus calibrados e em 27 anos de carteira é a primeira (e segunda) vez que me acontece isso. Muito chato.
O meu Highline tem Geneva 17 e pneus Continental. Sempre calibro com 32 libras regularmente a cada duas semanas. Está com 15 mil km e os pneus estão perfeitos!!
ResponderExcluirNa troca de pneus, pretendo usar um pneu macio no golf GTI, alguém conhece uma marca boa?
ResponderExcluir
ResponderExcluirGoodyear Eagle Excellence Aquamax 225/45R17 94V
O meu Golf GTI com menos de 14000 km apresentou bolhas nos dois pneus dianteiros, isto nunca tinha ocorrido em nenhum dos carros que tive, e só tomei conhecimento deste artigo da Quatro Rodas após trocar os pneus o que, infelizmente, me levou a cometer o erro de trocar por pneus rigorosamente iguais. O mais lamentável é o pouco caso, para dizer irresponsabilidade, da Volkswagen em não admitir o erro de ter dotado o carro com pneus inadequados que afetam a segurança dos ocupantes dos carros.
ResponderExcluirMeu Golf 1,4 TSI apresentou o mesmo problema nos quatro pneus da DUNLOP 225/45 R17, entre 10000 e 20000 Km rodados. Quando solicitado a VW a troca, fui informado que não é escopo da VW. Fiz denuncia a ouvidoria da mesma e não houve resposta. Estarei entrando contra a VW já que colocou pneus inadequados para o carro em questão.
ResponderExcluirtenho um gti rodando com pirelli , marca que considero inferior a continental ou dunlop e nao tive nenhum problema. Tem é mto bração dirigindo ai ......pneu tem que estar sempre calibrado e os buracos são para serem desviados ou se nao der, passe devagar ......dirigindo com cuidado não há problema !
ResponderExcluirTenho um TSI alemão com cinturato, 22.000 km e já apresentou bolhas em 3 pneus, mesmo mantendo calibragem regular.
ResponderExcluirComigo aconteceu a mesma coisa fiz uma viagem até RJ pela Dutra, fiz calibragem correta. Voltando não que é que vejo que os dois pneus dianteiros apresentavam bolhas. Fui na VW e lá me disseram que o problema tinha de ser resolvido na Pirelli, reclamei na Pirelli e me dissera dando um olhada porca que o problema era má utilização.
ResponderExcluirTenho um golf com pneus dunlop e 18.000km, todos sem bolhas, mas rodo com 36psi nos pneus. Menos que isso, é besteira.
ResponderExcluirMas da fabrica tava vindo PIRELLI e não DUNLOP.
ExcluirMEU GOLF TSI ALEMÃO TODOS OS CINCO PNEUS PNEUS DANIFICADOS COM BOLHAS E PERFURADOS COM 12000KM.PARABENIZO A TODOS OS PROPRIETARIOS QUE SEGUEM EXATAMENTE TUDO QUE O FABRICANTE INDICA E QUE ESTÁ NO MANUAL.ME RESERVO AO DIREITO DE NÃO ACREDITAR! DUVIDO QUE ALGUEM CONSIGA FAZER EXATAMENTE TUDO QUE É INDICADO. SEMPRE TIVE GOLF,TALVEZ SEJA O VIGÉSIMO QUE TENHO NUNCA VI UMA BARBARIDADE DESSAS ACONTECER. COMO ALGUEM PODE VIR AQUI CONTESTAR A QUATRO RODAS QUE TEM ANOS LUZ MAIS EXPERIÊNCIA DO QUE TODOS OS AGENTES DEFENSORES DA VOLKS E PIRELLI JUNTOS.VOU ACOMPANHAR PARA VER SE ALGUM DESSES DEFENSORES NO FUTURO VENHAM AQUI RECLAMAR QUE UM DE SEUS PNEUS APRESENTARAM-SE DANIFICADOS SEM UM RAZÃO PLAUSÍVEL.CONHEÇO SUPERFICIALMENTE A EUROPA E A ALEMANHA EM PARTICULAR.....NOS LOCAIS E CIDADES POR ONDE PASSEI NÃO LEMBRO DE TER VISTO UM SÓ BURACO...FOI UM ERRO COMPRAR UM CARRO ALEMÃO PARA RODAR NAS ESTRADAS E RUAS (BURACOS) BRASILEIRAS.PESQUISEI E CONSTATEI QUE TODAS AS MARCAS DE PNEUS USADOS NO MODELO DO GOLF IMPORTADO COM O ARO 17 TEM TIDO PROBLEMAS. NAS PROPRIAS AURTORIZADAS CONFIRMAM ISSO VELADAMENTE. SEI QUE O TALVEZ O PIOR POS VENDA NO BRASIL É SEM DUVIDAS O DA VW, ASSIM SOMENTE NA JUSTIÇA CONSEGUIREI RESSARCIMENTO. É PENA TER QUE ACOMPANHAR UM RECLAMANTE DESSE MESMO PROBLEMA NA INTERNET E TROCAR DE MARCA QUE A DECADAS TENHO FIDELIDADE, SAINDO DA MARCA VW POR SUA INFIDELIDADE COM OS CLIENTES MAIS ASSÍDUOS. ESPEREMOS QUE A VW TENHA UM COMPORTAMENTO MAIS ATENCIOSONO BRASIL POIS O MERCADO ESTÁ ACIRRADO E DESSA FORMA , JÁ PERDEU A LIDERANÇA E SE BOBEAR VAI ACABAR SENDO ENGOLIDA PELAS DEMAIS, PRINCIPALMENTE AS JAPONESAS E COERANAS. EU MESMO ESTOU EM BUSCA DE UMA DELAS AGORA....
ResponderExcluirO meu Golf GTI com menos de 12000 km apresentou bolhas em todos pneus dianteiros e traseiros e no estepe que foi ao chão com menos de 3000 km pois cai em um buraco pequeno e que cortiou um pneu. Sempre tive golf e jamais isso tinha ocorrido em nenhum dos carros que tive, tomei conhecimento deste artigo da Quatro Rodas e vou atras dos meus direitos pois mantive rigorosamente o que dita a tampa da entrada do deposito de combustível em relação a calibração. O mais lamentável é o pouco caso, ou seja a irresponsabilidade, da Volkswagen em não admitir o erro de ter dotado o carro com pneus inadequados que afetam a segurança dos ocupantes dos carros e pode até em casos extremos causar a morte dos ocupantes.Duvido que faça isso na Alemanha .....Lá existem Leis e elas são rigorosamente cumprdas...já no pais da lava a jato?????????????????
ResponderExcluirÉ uma barbaridade! O Brasil importa carros (Golf) e esquece os peneus que certamente vão dar Pau na Alemanha! Quando seremos respeitados Dna.Volkswagen e Dna. Dunlop?
ResponderExcluirMeu carro também apresentou bolhas nos quatro pneus, acredito que o problema seja além da inadequação os buracos das estradas brasileiras. Olha que temos o ipva mais caro. Acho que vou colocar pneus de perfil mais alto. Alguém sabe me dizer se vai alterar muito o desempenho?
ResponderExcluirRealmente tive o mesmo problema com os pneus originais: meu carro está com 44.000 e só resta um pneu sem bolha... Como pego estrada diariamente, calibro com frequência e comparo o desempenho dos pneus ao meu carro anterior, um spacefox, sempre no mesmo trajeto. Muito diferentes. Desempenho dos pneus para dois carros que rodaram a mesma quilometragem nas mesma estradas e com a mesma manutenção.
ResponderExcluirTenho um Golf TSI 2015 e já vou para o terceiro pneu com bolha...Resolvi pesquisar sobre e vejam só: vários proprietários sofrendo com isso. Descaso da VW, tenho 53 anos e dirijo desde os 18...é a primeira vez que isso acontece, e ainda recorrente...Caso de polícia, uma vez que isso pode acarretar acidentes fatais
ResponderExcluirDescaso da VW !!! Meu Golf TSI só anda na cidade e com 28.800Kms já apresentou bolhas em 3 pneus. Uma vergonha e caso de polícia, uma vez que pode causar um acidente fatal ! Tenho 53 anos e nunca vi nada similar, ainda mais sendo recorrente...
ResponderExcluirmeu tsi alemão veio c Dunlop...nao muito diferente de outros proprietários, tive problema nos quatro pneus.
ResponderExcluircom essa quantidade de gente reclamando, acredito q o problema realmente esteja nos pneus
Tive bolhas em 2 pneus e já troquei 2 deles por pneus originais dunlop. Mesmo os que troquei já apresentaram bolha ou rasgaram em buracos (2 pneus meus rasgaram, um deles em baixa velcidade). Todos calibrados com 30psi. Devo colocar mais psi?
ResponderExcluirTenho um Golf Variant 2017 e com 10.000 eu cai em um buraco e fez 1 bolha, passado 3 meses cai em outro buraco e outra bolha, passado mais 2 meses cai em outro buraco e mais outras 2 bolhas, sendo uma em cada pneu. Todas as vezes que cai nos buracos as rodas foram danificadas,ou seja, na verdade já tive que trocar 4 pneus, os pneus que eu estava usando são da goodyear. Meu irmão tem um cruiser com o mesmo tipo de pneu, andamos nas mesmas estradas e ele já caiu em alguns buracos e não fez bolhas nos pneus. Acho essa avaliação da revista 4 rodas bem interessante e expressa bem o que vem acontecendo comigo.
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