O Volkswagen up! de nosso teste de longa duração chega ao seu primeiro mês de uso superando os 2.000 quilômetros rodados, sendo que neste final de semana ele enfrentou um desafio e tanto para um carro 1.0 : a serra que dá acesso à cidade de Campos do Jordão, no Estado de São Paulo.

Volkswagen up! - teste de longa duração

Confirmando nossas impressões, o up! se mostrou bastante solícito na subida da Serra da Mantiqueira, exigindo porém reduções para quarta ou terceira nos trechos mais ingrimes, algo normal e esperado até em carros de maior cilindrada.

Volkswagen up! - teste de longa duração

Nessas situações, porém, o up! permite até mesmo ultrapassagens seguras na subida de serra, visto que o carro compacto da Volkswagen ganha velocidade com desenvoltura mesmo em subida, quando se reduz as marchas e se acelera para uma ultrapassagem.

Volkswagen up! - teste de longa duração

O comportamento do carro transmite muita segurança ao motorista e referenda nossas impressões de que a dinâmica do carro em nada se parece com os demais veículos com motor 1.0 até agora oferecidos, com agilidade e rapidez dignas de carros com motor entre 1.4 e 1.6.

Volkswagen up! - teste de longa duração

É importante considerar, porém, que até o momento estamos usando apenas etanol, o que eleva a potência do motor para 82 cavalos, contra 75 cavalos quando abastecido com gasolina.

Volkswagen up! - teste de longa duração

O consumo com etanol, por sua vez, apresentou uma pequena melhora para 11.4 Km/l em um percurso que envolve 65% de ciclo urbano (cidade) e 35% de ciclo rodoviário (estrada), com o agravante deste se desenvolver em regiões serranas, na região metropolitana de São Paulo, o que acaba exigindo mais do motor.

Volkswagen up! - teste de longa duração

O interior até este momento permanece absolutamente íntegro e o rodar do carro continua a transmitir solidez. Não observamos o surgimento de ruídos internos parasitas, com o modelo continuando a impressionar pelo silêncio interno.

Volkswagen up! - teste de longa duração

E também pelo conforto proporcionado a motorista e passageiro. No caso do condutor, desfruta-se de uma excelente posição de dirigir, graças ao ajuste milimétrico de altura do banco, e também à regulagem de altura do volante de direção.

Volkswagen up! - teste de longa duração

Em percursos mais longos, porém, sentimos falta de um apoio de braço no banco dianteiro, similar ao que é oferecido no Hyundai HB20 Premium.

Volkswagen up! - teste de longa duração

Outro ponto que merece críticas é o cinto de segurança dianteiro, que, por não oferecer regulagem de altura, acaba "enforcando" pessoas de estatura mais baixa - causando desconforto no uso.

Volkswagen up! - teste de longa duração

O sistema multimídia Maps and More integrado ao sistema de som do carro, com navegação por GPS, mostra-se útil, mas a operação e introdução de endereços de destino é algo complicado, já que o sistema tenta facilitar a operação sugerindo nomes de ruas, mas o resultado final, na nossa avaliação, não é positivo. Seria mais interessante que houvesse uma opção de desativar a assistência à digitação.

No caso do sistema de áudio, seu funcionamento agrada, mas a qualidade do som que sai dos alto-falantes poderia melhorar também, até mesmo porque a Volkswagen cobra bem caro por ele: R$ 335 reais pela preparação; R$ 235 reais pelos alto-falantes e R$ 538 pelo sistema propriamente dito, o que resulta em R$ 1.108 reais para o som básico.



A opção pelo Maps and More é ainda mais onerosa, pois além do sistema em si, que custa mais R$ 1.200 reais, é necessário comprar a preparação de R$ 620 reais. Ou seja, R$ 2.928 reais por um sistema que funciona bem, sim, mas que poderia oferecer uma qualidade de som um pouco melhor.

Conclusão

Volkswagen up! - teste de longa duração

O Volkswagen up! vem se mostrando um modelo que impressiona por sua agilidade tanto em cidade quanto em estrada, baixo consumo de combustível, ótimo conforto e silêncio interno e rodar sólido.

47 Comentários

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  1. UM BELO CARRO VOU VENDER MEU NISSAN MARCH,PARA COMPRAR O MOVE UP BRANCO 4 PORTAS COM AR E DIREÇÃO.

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    1. Não compra, espera o ka já está pra sair, depois vc escolhe entre os 2, sem falar que você compra essa move up, gasta um monte com ar, direção e acessórios, na revenda vai vender como tabela fipe move up pelada. Qual o seu nissan march?

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    2. Tenho um take up 4p. carro muito bom. rápido em qualquer situação. 13,5 km litro na cidade,facilimo de manobrar e com uma estabilidade boa. Falam que é caro...mas apenas 1000,00 reais a mais que o uno só que anda igual ao 1.4 da fiat que custa bem mais.

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    3. Tenho um take up 4p. carro muito bom. rápido em qualquer situação. 13,5 km litro na cidade,facilimo de manobrar e com uma estabilidade boa. Falam que é caro...mas apenas 1000,00 reais a mais que o uno só que anda igual ao 1.4 da fiat que custa bem mais.

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    4. Ficar comparando up! com HB20 e esse novo Ka ainda vai, mas com Uno e outras tranqueiras é sacanagem. Meu carro anterior era um HB20 e já dirigi muita tranqueira (carros de trabalho nos últimos anos: Celta e Uno). O HB20 é bom e bonito, mas o visual dele cansa...
      Agora tenho um up!, carro fantástico. Humilha o HB20, em minha opinião. Não sei como conseguiram fazer um carro ao mesmo tempo tão ágil (ninguém fala que é 1.0 qdo dirige) e ao mesmo tempo tão econômico. Interior nota 10, alto nível pelo preço. Dirigibilidade perfeita. Faz milagres com seu pequeno tamanho (a parte interna é semelhante ao Fox, o que diminuíram foi o tamanho do capô, e olha que é o mesmo motor do Fox... coisa de engenharia alemã top de linha). Fazer vaga com esse carro é coisa de criança... só mesmo pegando um pra ver. Seguro barato. Isso tudo sem contar que se bater certamente poderia ser a diferença entre morrer ou não... ou perder uma perna, sei lá... mas nem precisamos botar isso na balança. Não se liga em comentário tosco, dá uma pesquisada em revistas ou sites especializados, vai na concessionária e pega um pra dar uma volta. Quem conhece, compra. E quem compra, não se arrepende.

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  2. Cadê carlinhos o Rei das Abobrinhas.

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    1. Tá esperando só vc vazar fora!!!!
      Bye-bye, baby........

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  3. A subida da serra pela SP-123 é relativamente íngreme... E é um belo teste para o torque disponível.

    Pela experiência que tive com o meu carro em serras, ele sobe numa boa, mesmo com o AC ligado e sem pedir muitas reduções.

    E ele abre fácil nas subidas se comparado aos outros 1.0. Não dá para comparar o desempenho do EA-211 com os dos motores da geração passada... A diferença chega a ser gritante.

    Ainda não acho que anda que nem um 1.6, mas que ele sequer lembra um 1.0, isso é verdade...

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    1. Sobre o sistema de som original... Bom saber disso.

      Ainda bem que o meu carro não veio com ele. Instalei um Pioneer 1650 com resultados muito bons, mesmo com os falantes originais.

      Um bom rádio faz milagres.

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  4. ALGÉM AI SABE ME DISSER O SEGURO DO WV UP E CARRO?

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    1. R$ 1.300 reais é o máximo que se paga , já que tem convênio da VW com seguradoras. Dependendo do perfil, pode ser mais baixo. Em alguns casos, bem mais baixo.

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    2. Eu, particularmente, não achei muito caro.

      Tenho 39 anos, deixo o carro na rua quando vou ao trabalho e só tenho garagem em casa... Moro em Rondonópolis-MT.

      E foi a primeira apólice, ou seja: sem desconto algum... Saiu a R$ 1560,00.

      Isso é algo a pesquisar, porque existem muitas diferenças de seguradora para seguradora... Eu acabei fechando com a Itaú Seguros.

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    3. Detalhe importante sobre seguro, o mesmo em tabela deve ser somente nas versões oficiais, se comprar um move up! de 30mil e equipar vai ter que fazer seguro de 115% ou 120% da fipe para cobrir os acessórios, isso acaba deixando um pouco mais caro.

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    4. Carlos, pelo menos onde comprei não tinha essa de negocio convenio, o fato que estou pagando 1600 reais (Solteiro, 28 anos e morador da zona oeste de sp), na Itau seguros, nas outras passavam dos 2k.

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    5. Stefano:
      É pelo seu perfil! Uma pergunta: qual seu bônus?
      O meu saiu a $ 976,00, 58 anos, único condutor, bônus 10!
      Abs

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    6. Achei os 1600 reais um valor bastante razoável, uma vez que não tinha classe de bônus e pelo meu perfil em geral. Eu era para estar com bônus classe 3, mas como tive dois sinistros nos últimos três anos, estou somente com classe 1.

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    7. É verdade, Stefano.

      Na Porto, que seguro o meu Gol Power, o do Up! saia a R$ 2,4K...

      Aliás, renovei o do Gol nesta última semana e deu R$ 968,00... Bônus classe 5. SE eu fosse transferir para um Jetta Comfortline, que é o que pretendo pegar no final do ano, sairia a R$ 1470,00...

      Cotei o do Civic e do Corolla também e saíram praticamente o dobro do preço!

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    8. Stefano, o índice da Cesvi de mais barato não faz jus ao preço cobrado pelas seguradoras, isso deve cair por terra em pouco tempo.
      Pago 1400,00 em um clio 2007 bonus 2, isso que carro antigo é mais caro.
      Fato que ou a Cesvi está mentido, o que acho provável pois as peças do up! estão mais caras que outros carros vide angumas cotações de foristas, ou as seguradoras estão metendo a mão.

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    9. Esse indice Cesvi, nunca levei em conta.

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  5. Pena nenhum teste ser feito com gasolina que é o combustível mais usado.
    Por isso que eu insisti e fiz dois testdrive no up! com três pessoas a bordo na gasolina e não foi essa diferença toda para o meu clio 1.0 também com três pessoas.
    Já subi a serra gaúcha em terceira ou quarta marchas sem esforço mas o giro tem que ser sempre acima de 3mil rpm.
    Sobre andar próximo de um carro 1.6 pode ser verdade se o motor for de 20 anos atrás, no mais no pouco que andei gostei.

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    1. Com gasolina, acho que não dá muita diferença em relação ao Clio.

      Mas com álcool, são 7 cv e quase 1 mkgf de torque a mais. O carro não anda como um 1.6, acho isso meio exagerado... Mas que não lembra um 1.0, não lembra mesmo.

      Para um motor 1.0, esses números são uma diferença muito considerável. Eu nunca usei gasosa, até porque aqui em MT, compensa usar álcool...

      Aliás, usei gasosa uma única vez, quando tive um Ka 2009. Não notei diferença alguma, nem em desempenho, tampouco em consumo... Só gastei mais para abastecer.

      Desde então, nunca mais usei gasolina... Aliás, sempre gostei dos carros a álcool. Já tive Santana, Escort e Versailles, todos originais a álcool.

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    2. Isso eu já comentei antes e fui crucificado quando falei que andou bem parecido com o clio, aqui em POA etanol não vale a pena nunca logo vou usar sempre na gasolina e ai sim o up! é quase equivalente a um 1.0 em desempenho, por isso que estou esperando o ka para fazer o test drive pois são 5cv e mais torque na gosolina.

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    3. Bom, eu só ando com gasosa e t digo que meu moveup tem um desempenho muito, mas muito superior a qualquer outro, inclusive na estrada e carregado!
      Parece, nitidamente, tratar-se de um motor maior.

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  6. O problema do 1.0 é quase se coloco 5 pessoas à bordo, ocasião que sente muita diferença, principalmente em subidas. Com essa carga, até no 1.6, sente se a queda de desempenho.

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  7. O Up! é um carrinho muito bom! Se tivesse um câmbio totalmente automático seria ainda mais sedutor (mas isso é opinião minha e não defeito do carro) pra enfrentar trânsito pesado em horário de pico...

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  8. VALEU meu nissan march modelo 2011 modelo 2012,sem ar e direção eletrica ta em torno de 1140 reais parcelado em 4 vezes sem juros no cartão pela hdi seguros,bonus 2 minha corretora me disse que a cotação do move up,com os opcionais ar e direção ainda não tinha feito ainda por isso estou postergando comprar o carro,so vou vender meu march por que ele e basico, e muito economico mas o wv up e mas carro que o march fiz o teste drive aqui em mogi das cruses na original veiculos e cambio e excelente e o ar gela muito bem enfim passei por lombadas e valetas e tem boa estabilidade o new march so mudou a frente tem que trocar o cambio e muito ruidoso.

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  9. Seguro anual do White Up na Mapfre, 1.200 reais; franquia a 1.170 reais.

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  10. valeu pessoal o novo ford ka também pode ser uma boa,mas como eu gosto de cambio manual e qualidade construtiva o wv up carro de entrada no brasil no momento,e o melhor do brasilse a ford caprichar no qualidade construtiva pode ser uma boa opção também.

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    1. Nossa.......
      Finalmente uma postura isenta e com avaliação correta!
      Mentalidade de europeu consciente e de quem sabe das coisas!
      Nesse mar de asneiras, é de se destacar sua postura!
      Parabéns!
      Ahhh........se todo brasileiro tivesse essa mentalidade......

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    2. Melhor aguardar o Ka e fazer teste pra decidir na compra.

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    3. Se for pegar um carro ate 30 mil com ar e direcao, pode comprar o up 2 portas sem medo. Ou mesmo o 4 portas. O ka vem a mais de 35 mil. Nao sera concorrente do up, mas do hb20. O ka seta 5 mil mais caro q o up em vonfiguracao equivalente.
      E outra. O ka vem so em agosto.

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    4. Onde eu compro o Up 4 portas com ar e direção? no site o move Up 4 portas com ar, direção e som sai por 35 mil, com aceso completo 36 mil, com som 37 mil. Por 37500 eu compro o New March 1.6S com ar, direção e vidros elétricos.

      Para mim carro sem conta giros não é carro no seculo XXI, o take Up peladão pode ser para frotistas, não para usuário final.

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    5. Onde vc compra? Simples: na concessionária VW mais próxima da sua casa.
      Preço sugerido do up! 4 portas take + ar + Direção + vidros e travas elétricas: 33.680.
      Mas tem desconto. Só pesquisar.

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    6. E o March não conta, já que foi REPROVADO em crash test. Nem se fosse mais barato que o up! valeria a pena.
      Levou BOMBA no teste do Latin NCAP o March, o que significa dizer que andar nele é correr risco de vida constante. Você e do seus filhos.
      Quem não liga para sua integridade física e de seus filhos, compra March.
      Quem dá importância à segurança só tem uma opção: up!

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    7. Se fosse 3 mil a menos eu compraria, ate 2500 a menos, take Up não compro, carro sem conta giros só para PJ. Se a VW vendesse 2500 a menos o Move Up eu compraria, meu amigo também trocaria o carro, mas com o preço atual não da, só se fosse promoção pela copa ou do final de semestre. Sem desconto é melhor comprar outros modelos mais completos.

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    8. eu tb vou fazer isso.Eu vou vender o meu civic para poder comprar um carro mais econômico, pois estou rodando muito.Vou esperar um pouco mais para poder avaliar o UP, Ford Ka, fox reestilizado ou o taigun ( o que mais gostei, caso vier com o motor 1.0 TSI turbo).Eu sei que são categorias diferentes,mas eles são econômicos.

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  11. Viajamos 400km ( três adultos ) hoje no nosso Move Up! e foi muito tranquilo. Ocupei o banco do carona na ida e dirigi na volta.Em nenhum momento sentimos cansaço ou incômodo nos bancos que tem ajustes precisos para cada passageiro. O terceiro passageiro no banco de trás dormiu o percurso todo. Em terreno pedregoso ele derrapou um pouco.

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  12. Um carro bem legal esse Up! O painel é muito mas muito bonito para um carro nessa faixa de preço! A única coisa que não me agrada muito é a traseira mas nada nesse mundo é perfeito então..

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  13. EU como consumidor,espero que todas as empresas automotivas no brasil,respeite mas o consumidor brasileiro,so´vamos ser respeitados quando exigimos que as montadoras que fabreiquem o mesmo carro fora do brasil vende com a mesma qualidade,a wv esta de parabéns pelo wv up e a ford pelo novo ka e a nissan,tem que melhorar o cambio do march,enfim estou vendo mudanças das montadoras com o consumidor brasileiro,a toyota pensou que o etios iria vender bem so com a marca,mas o consumidor brasileiro e diferente,do indiano o etios também e um baita carro,que venha a competição..

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    1. Muito bem colocado!
      A concorrência é saudável e somos nós, que sustentamos essa indústria, é que ganhamos!

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  14. um bom lugar pra se testar o desempenho do motor do up é na serra de Ubatuba, ali é um excelente teste visto que é uma serra bem íngreme e vai exigir muito do motor do up!!!!!

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  15. um bom lugar pra se testar o desempenho do motor do up é na serra de Ubatuba, ali é um excelente teste visto que é uma serra bem íngreme e vai exigir muito do motor do up!!!!!

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    1. A serra da Oswaldo Cruz (SP-125) é brava... Até carro 2.0 pede primeira ali. Quem conhece, sabe muito bem que o apelido dela é Rodovia Oswaldo "Cruzes", devido ao número de cruzes na beira da estrada...

      E ai do carro que não estiver com o sistema de arrefecimento em ordem... Ferve mesmo. Na última vez que fui para Ubatuba, contei mais de 30 carros encostados com o radiador fervendo. Fora uma Courier Endura 1.3 que não conseguia subir a serra, pois estava com duas motos na caçamba. Mas a subida é cruel, até carro potente e torcudo pede primeira em alguns trechos...

      A estrada é belíssima, mas extremamente perigosa e não é permitido o trânsito de ônibus e caminhões de grande porte, já que não conseguem fazer as curvas da estrada.

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  16. Daqui a Pouco tão dizendo que o Motor 1.0 do UP é comparado a 1.8,2.0 ...

    Tsk Tsk Por que o povo ''Endeusa'' tanto os carros da VW??

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  17. EU FIZ TESTE DRIVE NELE E GOSTEI MUITO. SÓ NÃO COMPREI POR QUE TINHA QUE PAGAR MAIS UM ANO E ACABEI PEGANDO FOX 1.0 COMPLETO. POR SER 3 CILINDROS E UM 1.0 NÃO DEIXOU A DESEJAR, CARRO RÁPIDO E ECONÔMICO. RECOMENDO QUEM QUER COMPRAR UM CARRO RÁPIDO FAZEM UM TESTE DRIVE.

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