O mercado automotivo brasileiro absorveu em maio de 2014 um total de 277.862 veículos, o que representa uma retração de 0,7% sobre os 279.753 vendidos no mês imediatamente anterior, e de 7,5% quando comparado com os 300.379 unidades vendidas em maio de 2013. Ocorre que este comportamento não é uniforme, com empresas e modelos avançando enquanto outras caem, provocando mudanças nas posições relativas.

Volkswagen up! - vendas em ascenção

No caso das marcas, entre as 17 maiores em operação no Brasil, a que mais avançou quando se compara as vendas de maio sobre abril de 2014 foi a Audi, com incremento de 45,6%. Já entre o G4 (Fiat, VW, Ford e GM), o destaque fica para a Volkswagen, avançando 6,13% em maio - um resultado notável para um mercado que, em média, caiu 0,7% - sendo esta a única montadora entre as quatro grandes a avançar.

Audi A3 Sedan

G4 - Volkswagen avança / Ford, Fiat e GM caem

No âmbito das quatro maiores, a Volkswagen foi a única que logrou êxito em subir suas vendas totais em abril, enquanto as demais caíram. A maior perdedora - entre as 4 maiores - de maio foi a Ford, que viu suas vendas despencarem 7,47%.

Vendas da Ford estão em queda

A Fiat foi a segunda que mais perdeu, com retração de 7.13% em suas vendas, que caíram de 60.245 para 55.948 em maio.

Fiat: líder do mercado colheu resultados ruins em maio

Finalmente a General Motors do Brasil viu suas vendas serem erodidas em 2.28%, caindo de 50.043 para 48.904, cedendo, dessa forma, a vice liderança do mercado para a Volkswagen.

Ranking Marca abr/14 mai/14 Variação
1 Audi 897 1306 45,60%
2 Mercedes-Benz 1.085 1278 17,79%
3 Renault 19.053 21614 13,44%
4 Citroën 4.599 4883 6,18%
5 Volkswagen 47.240 50135 6,13%
6 Mitsubishi 4.913 5090 3,60%
7 Hyundai 19.288 19619 1,72%
8 Toyota 16.556 16627 0,43%
9 BMW 1.226 1202 -1,96%
10 GM 50.043 48904 -2,28%
11 Peugeot 3.791 3642 -3,93%
12 Nissan 5.589 5348 -4,31%
13 Honda 11.237 10725 -4,56%
14 Fiat 60.245 55948 -7,13%
15 Ford 26.346 24378 -7,47%
16 Chery 776 679 -12,50%
17 Kia 2.300 1960 -14,78%

Honda Fit, VW Saveiro e Volkswagen up! entre os modelos que avançaram em maio

No caso dos modelos, também temos comportamentos diferenciados. O carro que mais avançou na comparação de maio sobre abril foi o GM Classic, com um impressionante avanço de 68%.

Honda City - vendas disparam com nova versão

O Honda Fit é outro destaque, sendo o 3º carro que mais avançou, com incremento de 37.87%, refletindo a boa aceitação da nova geração do modelo - o qual conta com longas filas de espera nas concessionárias.

Volkwagen up! - vendas em maio são 10% maiores que em abril

Entre os lançamentos, temos também o Volkswagen up!, com avanço de 10,5% em suas vendas de maio quando comparadas com abril, outro número interessante, levando-se em conta a situação de baixa do mercado.

Pick-up leve da VW, Saveiro, avança em maio

No caso das pick-ups médias, a Saveiro é destaque, com avanço de 34,89% em vendas sobre o mês de maio.



A tabela a seguir mostra os 25 carros que mais avançaram em vendas em maio, quando comparados com abril.

Ranking Modelo abr/14 mai/14 Evolução [Maio/Abril]
1 GM/CLASSIC 2677 4499 68,06%
2 RENAULT/CLIO 933 1427 52,95%
3 HONDA/FIT 2923 4030 37,87%
4 VW/SAVEIRO 5422 7314 34,89%
5 NISSAN/VERSA 718 961 33,84%
6 NISSAN/MARCH 1276 1696 32,92%
7 VW/VOYAGE 5977 7592 27,02%
8 VW/AMAROK 1359 1726 27,01%
9 FORD/FIESTA SEDAN 1284 1607 25,16%
10 FIAT/DOBLO 1031 1255 21,73%
11 FIAT/FIORINO 1823 2219 21,72%
12 TOYOTA/RAV4 675 804 19,11%
13 GM/TRACKER 1084 1291 19,10%
14 VW/SPACEFOX 694 826 19,02%
15 VW/JETTA 690 818 18,55%
16 GM/CRUZE SEDAN 1437 1651 14,89%
17 RENAULT/SANDERO 8744 9910 13,33%
18 HYUNDAI/HB20S 4451 4954 11,30%
19 TOYOTA/HILUX sw4 1119 1238 10,63%
20 VW/UP 5198 5744 10,50%
21 RENAULT/DUSTER 3631 3960 9,06%
22 FIAT/DUCATO 901 975 8,21%
23 CITROEN/C3 2332 2508 7,55%
24 HYUNDAI/IX35 1332 1424 6,91%
25 MITSUBISHI/PAJERO 1257 1340 6,60%

Honda City, Civic e Fiat Uno entre os maiores perdedores de vendas em maio

Em um mercado com tendência de baixa, é natural que muitos modelos observem redução de suas unidades vendidas. Nesse contexto, o modelo que mais perdeu foi a Nissan Frontier, com queda de 40,76% em suas vendas.


O Honda City, que será atualizado ainda este ano, despencou 38.46%. A pick-up leve Montana caiu outros 34.65%.


O Fiat Uno - modelo que frequenta o topo dos ranking de vendas - viu suas vendas desabarem 30,26% em maio.


Outro que tem vendas em baixa é o Honda Civic, refletindo a difícil missão de enfrentar o Corolla renovado, perdeu 18.57%.

Ranking dos 25 carros que mais caíram em maio

Ranking Modelo abr/14 mai/14 Retração [abril/maio]
1 NISSAN/FRONTIER 1445 856 -40,76%
2 HONDA/CITY 2314 1424 -38,46%
3 GM/MONTANA 3781 2471 -34,65%
4 FIAT/UNO 11286 7871 -30,26%
5 HONDA/CIVIC 5774 4702 -18,57%
6 FORD/FOCUS 2034 1666 -18,09%
7 NISSAN/SENTRA 1481 1233 -16,75%
8 TOYOTA/ETIOS HB 3438 2961 -13,87%
9 CITROEN/C4L 1014 883 -12,92%
10 GM/ONIX 13247 11696 -11,71%
11 FORD/NEW FIESTA 982 869 -11,51%
12 FORD/FOCUS SEDAN 1320 1174 -11,06%
13 VW/GOL 16964 15188 -10,47%
14 GM/PRISMA 8122 7355 -9,44%
15 GM/SPIN 3254 2962 -8,97%
16 FORD/FUSION 1160 1057 -8,88%
17 FORD/FIESTA 12042 10976 -8,85%
18 FORD/RANGER 2342 2139 -8,67%
19 HYUNDAI/TUCSON 1610 1481 -8,01%
20 VW/GOLF 1504 1394 -7,31%
21 GM/AGILE 810 766 -5,43%
22 FIAT/STRADA 13297 12615 -5,13%
23 FORD/ECOSPORT 4734 4541 -4,08%
24 FIAT/PUNTO 2270 2178 -4,05%
25 FIAT/PALIO 15408 14910 -3,23%
26 FIAT/PALIO WEEKEND 1417 1379 -2,68%

Com informações: O Mundo em Movimento

46 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Haters partindo para o desespero, com suas justificativas mirabolantes em 3..2.1......

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. Vamos dar nomes aos bois: Ford, Fiat e GM vão de mal a pior, com vendas caindo mais que o mercado como um todo.
      Já Volkwagen brilha enormemente, com vendas DISPARANDO MAIS DE 6% em meio ao marasmo...
      Obesevo que a VW está a apenas 5.000 carros da Fiat. Isso significa que se as vendas do up! subirem mais 2.500 unidades e as do Uno cairem 2.500, a VW toma a liderança da Fiat.
      A Fiat está com sua liderança sendo questionada neste momento....

      Excluir
    2. "A Fiat está com sua liderança sendo questionada neste momento...."

      E o responsável por isso é o up!....

      Excluir
    3. Desde sempre tu fala isso, liderança questionada, sabe de nada inocente.

      Excluir
    4. Responsável é o sucesso estrondoso, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      Excluir
    5. Basta as vendas do up! subirem 2.500 unidades e as do Uno cairem 2.500 que a VW toma a liderança da FiaT.
      Quando isso acontecer, profetizo suicício coletivo dos haters....kkkk

      Excluir
    6. Quando isso acontecer, Mãe Dicarlos ataca novamente.

      Excluir
    7. Concordo em partes, carlos4carros, não podemos enxergar o mercado como todo apenas avaliando um mês. O fato que o mercado esta mal se comparado 2013 independente da montadora. Isso e bom que podem aparecer ofertas interessantes nos próximos meses.

      Excluir
    8. Só que não acontecerá. O Uno chegará remodelado no segundo semestre e provavelmente trará o motor três cilindros da Fiat (eu preferia o de dois)... As noivas da VW piram. Até hoje espero as 500 vendas por dias profetizadas outrora.

      Excluir
    9. Algo interessante, a soma das vendas do gol + Up ficaram em torno de 21 mil unidades no ultimo mês de maio. No mesmo período do ano passado, as vendas do gol nova geração somado ao antigo gol somaram aproximadamente 20 mil unidades, o que pode mostrar que o Up supriu as vendas do antigo gol G4.

      Excluir
    10. Enquanto a Fiat vai ter uma recauchutagem do Uno, que não vai resvolver nada, a VW vem com a Saveiro Cabine Dupla e o Novo Fox.
      A Saveiro 2015 está avançando bem, inclusive este mês Saveiro disparou enquanto Strada caiu.
      Não acho difícil a Saveiro tomar a liderança da Strada quando chegar a Cabine Dupla.
      Então vamos ver, as tendências:
      O up! vem roubando vendas do Uno.
      Saveiro vem roubando vendas da Strada.
      Isso sem facelift.
      Agora no 2 semestre teremos impulso na Saveiro e no Fox.
      E o up! que continua seu processo de aceleração de vendas, agora impulsionado pela versão de 2 portas.
      A Fiat pode se desesperar, pois acho que ela não chega no final do ano líder..
      Quem viver, verá.

      Excluir
    11. ^Vamos aos fatos x Achismos:
      Achismos: Up, como de costume alguns poucos, pouquíssimos sujeitos juraram que as vendas da caixinha de fósforo ia decolar de vez com a chegada da versão 2 portas
      Fatos: UP, hoje ocupa a 14ª colocação em vendas. Digamos que para um carro popular com grandes expectativas em vendas, podemos afirmar que é um fracasso estrondoso.
      Fatos: Corolla, esse sim é um sucesso estrondoso. Dona Toyota da umas aulinhas para a querida VW.
      Fatos: Vendas abaixo de 6 mil unidades, fato que os amantes do carro já se conformaram com esse numero, esqueceram de vez do numero mágico "12 mil", agora acima de 5 mil é lucro, é sucesso estrondoso
      Achismos: Chegada da versão mais básica do Golf levou aos amantes da marca a esperança e a crença que chegariam ao topo, os bravos colegas escreveram bastante, mostraram números sei lá de onde, escreveram textinhos longos todos os dias, com a certeza e a afirmação que os dias de Cruze e Focus estavam contados, porem....
      Fatos: Golf mesmo com a versão mais pelada e barata, segue na sua ladeira a baixo, louquinho para perder a 3ª colocação.
      Aos amantes da VW sugiro mais esforço, porque ficar aqui o dia todo com textinhos longos, não tá funcionando.

      Excluir
    12. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    13. Eu desejo mercado equilibrado em termos de participação, não da mais para concentrar mais da metade do mercado em apenas quatro montadoras, pois quem perde somos nós consumidores. Espero que essa concentração acabe logo.

      Excluir
    14. Não adianta ficar bajulando montadora A ou B, o fato que enquanto nós brasileiros andamos em carroças (Strada, Saveiro, Uno, Gol, Onix e por ai vai, sem exceção). E infelizmente temos que engolir a seco, pois somos dependentes do carro.

      Excluir
    15. Aqui já está parecendo o blog do desespero. É muita sardinha puxada pra pouco resultado. Esse pessoal de esquerda, os volkers, já ficam ate sem argumentos pra sustentar as próprias provocações. Aí tem que apelar pra especulação.

      Excluir
    16. O Stefano deve ser dono de uma Ferrari...

      Excluir
    17. Para sua informação, possuo um VW Move up.

      Excluir
    18. Para completar, estou bastante satisfeito com o veículo. Eu procuro ser o mais democrático possível nos meus cometários não pendendo para o lado de nenhuma montadora.

      Abraço

      Excluir
    19. Também possuo um Move up e não o considero uma carroça. Sei que pagamos caro por um veículo no Brasil, parte (maior) devido aos impostos e parte (menor) devido ganancia das montadoras.
      Abraço

      Excluir
    20. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    21. É um bom carro, mas longe de ser perfeito, tem pontos a melhorar. Se tivesse mais "bala na agulha" com certeza não seria minha primeira escolha, no mais esta me atendendo bem. O que me chateia e pelo preço que pagamos, poderíamos andar em um carro muito melhor, mas um dia chegaremos lá.

      Abraço

      Excluir
  3. Ranault e Citroen figuraram bem na lista, e como de costume nem foram citadas no texto, que beleza hein.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É porque a matéria está falando de carros, mas carros de verdade e não de subprodutos.

      Excluir
    2. A Citroen tem bons carros, mas o pós vendas é péssimo, quanto a Renault, precisa melhorar muito em termos de qualidade de manufatura, mas seus carros são até robustos.

      Excluir
    3. Citroen bons carros? No Brasil não mesmo.
      Fiquei estarrecido com o que vi neste artigo:

      http://www.car.blog.br/2012/08/os-problemas-de-qualidade-de-acabamento.html

      Como pode um carro de showroom com tantos desleixos!!??



      Excluir
    4. Ia falar exatamente isso! A Renault, por exemplo, figurou em um ponto percentual atrás da Ford.

      Aproveitando a oportunidade, como de costume, a Toyota já aumentou o preço de tabela do Corolla.

      Excluir
    5. Isso não é exclusividade da Citroen, pode pesquisar no reclame aqui que vai achar problemas em carros de todas as montadoras sem exceção.

      Excluir
  4. A Fiat brega está mais do que na hora de sair de sena.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Fiat no Brasil chegou ao topo,por total incompetência,das marcas que aqui estavam,onde fora a Itália a Fiat é a primeira em vendas?

      Excluir
  5. Fiquei surpreso com o aumento nas vendas da dupla nissan (march/versa)....

    ResponderExcluir
  6. Impressionante a ascensão das vendas do up!, que deve encerrar maio, em torno de 6.000 unidades comercializadas (dados consolidados, após auditados), um acréscimo de, impressionantes 21% em relação a abril, ante uma retração geral do mercado!
    Já, já, o up! chegará ao seu merecido lugar: o topo!
    Afinal, o brasileiro está deixando de ser um consumidor ignorante, e começa a separar o joio do trigo, e começa a distinguir gambiarra de qualidade, segurança de cadeira elétrica, etc
    Outro destaque, é a impressionante ascensão da VWB,que já, já, também, chegará onde merece: o topo!
    Nada mais justo que, a montadora que inovou com o carrinho que sacudiu o mercado, sejam reconhecidos!
    E que os concorrentes aprendam a lição, e passem a oferecer produtos realmente de qualidade, seguros, econômicos e modernos, e não façam como a Dna. Nissan, com seu "novo" March, um arremedo melhorado, com a péssima segurança de sempre, escandalosamente, reconhecida pela própria fábrica, um atestado de incompetência e desrespeito ao consumidor!!!
    Parabéns VWB!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 'A Volkswagen do Brasil tem como meta vender 120.000 unidades do seu novo modelo de entrada, o up!, ainda em 2014, segundo informou o gerente de marketing da empresa, Henrique Sampaio.
      Isso significa que a VW pretende vender uma média de 12.000 unidades do up! por mês.
      Fonte: CAR.BLOG.BR

      Excluir
    2. Meta deste ano não vai ser atingida por conta do desempenho do mercado em geral. Mas tem potencial para atingir os 120 mil no futuro, caso a VW não cometa algum erro estratégico, fazendo melhorias no veículo nos próximos anos. E não fazer a bobagem que a GM fez com o Onix, empobrecendo o veiculo no modelo 2015.

      Excluir
    3. Hecatombe!!!! Queda 50% desempenho do mercado em geral?????

      Excluir
    4. O mercado sendo otimista, deve manter o mesmo volume do ano passado ou ate menos, ou seja, sem aumento de vendas e consequentemente sem o volume esperado (que era de 100 a 120 mil).

      Excluir
    5. Sei???? rs,rs,rs.Vendas acima de 50% em 2014, nova hecatombe!!!!
      03/01/2014 às 12h57
      'Fenabrave prevê queda de 3,24% nas vendas de veículos em 2014'
      (Olivia Alonso | Valor)
      ps.veja data da matéria

      Excluir
    6. Fanfarrão rs deve ser dono de um march rs. Eu acho um bom carro também, mas pode ficar tranquilo que não puxo sardinha para montadora nenhuma.

      Excluir
    7. Não, tenho um Passat antigo, que amo,comprei um Up! para minha neta,conheço o carro.

      Excluir
    8. Que as expectativas de retração do mercado automotivo brasileiro de 50% do senhores Carlos e Cao-RJ não se confirme, caso contrário, este país vai entrar em uma grande crise econômica. Mais tranquilo aceitar que a VW errou em mais de 100% a projeção da meta inicial de vendas do UP.. rsrsrs

      Excluir
  7. O crash-test do March foi feito pela Latin NCAP, após o veículo começar a ser vendido,e retirado de una de suas concessionárias.Quando isso não acontece, para averiguar a segurança dos carros que estão sendo usados pelos consumidores, o Latin NCAP tem por norma refazer os testes de colisão após o início das vendas.

    ResponderExcluir
  8. "Fatos: Vendas abaixo de 6 mil unidades, fato que os amantes do carro já se conformaram com esse numero, esqueceram de vez do numero mágico "12 mil", agora acima de 5 mil é lucro, é sucesso estrondoso"

    Muito bem colocado e como sempre é repetido, acrescento o fato dos descontos existirem como noticiado no blog o TAKE UP! a 28,990 em brasília e 33,990 High UP! no Rj. Se configurarmos o TAKE no site com os mesmos opcionais fica por volta de 32,788, mais de 3798 Reais a menos, na versão HIGH UP! o mesmo desconto antes custava 34,990, adicionando o ar condicionado vai a 38,490 , menos os 700 Reais ficaria 37,790, os mesmos 3800 Reais.

    Esse aqui sem o rádio ficaria 35,990 já incluso o aumento de 700 Reais:


    http://www.icarros.com.br/ache/detalhes.jsp?id=6098549&posicao=57


    ResponderExcluir
  9. Gostei da matéria pelo seu caráter parcial(comum no Blog), pois o mês que VW teve melhora nas vendas, foi feito um comparativo. Caro o blog queria passar uma impressão de imparcial, o melhor é fazer um levantamento do período ( 5 meses de 2014) com os (5 meses) de 2013. Simples

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem