No caso das marcas, entre as 17 maiores em operação no Brasil, a que mais avançou quando se compara as vendas de maio sobre abril de 2014 foi a Audi, com incremento de 45,6%. Já entre o G4 (Fiat, VW, Ford e GM), o destaque fica para a Volkswagen, avançando 6,13% em maio - um resultado notável para um mercado que, em média, caiu 0,7% - sendo esta a única montadora entre as quatro grandes a avançar.
G4 - Volkswagen avança / Ford, Fiat e GM caem
No âmbito das quatro maiores, a Volkswagen foi a única que logrou êxito em subir suas vendas totais em abril, enquanto as demais caíram. A maior perdedora - entre as 4 maiores - de maio foi a Ford, que viu suas vendas despencarem 7,47%.
A Fiat foi a segunda que mais perdeu, com retração de 7.13% em suas vendas, que caíram de 60.245 para 55.948 em maio.
Finalmente a General Motors do Brasil viu suas vendas serem erodidas em 2.28%, caindo de 50.043 para 48.904, cedendo, dessa forma, a vice liderança do mercado para a Volkswagen.
Ranking | Marca | abr/14 | mai/14 | Variação |
1 | Audi | 897 | 1306 | 45,60% |
2 | Mercedes-Benz | 1.085 | 1278 | 17,79% |
3 | Renault | 19.053 | 21614 | 13,44% |
4 | Citroën | 4.599 | 4883 | 6,18% |
5 | Volkswagen | 47.240 | 50135 | 6,13% |
6 | Mitsubishi | 4.913 | 5090 | 3,60% |
7 | Hyundai | 19.288 | 19619 | 1,72% |
8 | Toyota | 16.556 | 16627 | 0,43% |
9 | BMW | 1.226 | 1202 | -1,96% |
10 | GM | 50.043 | 48904 | -2,28% |
11 | Peugeot | 3.791 | 3642 | -3,93% |
12 | Nissan | 5.589 | 5348 | -4,31% |
13 | Honda | 11.237 | 10725 | -4,56% |
14 | Fiat | 60.245 | 55948 | -7,13% |
15 | Ford | 26.346 | 24378 | -7,47% |
16 | Chery | 776 | 679 | -12,50% |
17 | Kia | 2.300 | 1960 | -14,78% |
Honda Fit, VW Saveiro e Volkswagen up! entre os modelos que avançaram em maio
No caso dos modelos, também temos comportamentos diferenciados. O carro que mais avançou na comparação de maio sobre abril foi o GM Classic, com um impressionante avanço de 68%.
O Honda Fit é outro destaque, sendo o 3º carro que mais avançou, com incremento de 37.87%, refletindo a boa aceitação da nova geração do modelo - o qual conta com longas filas de espera nas concessionárias.
Entre os lançamentos, temos também o Volkswagen up!, com avanço de 10,5% em suas vendas de maio quando comparadas com abril, outro número interessante, levando-se em conta a situação de baixa do mercado.
No caso das pick-ups médias, a Saveiro é destaque, com avanço de 34,89% em vendas sobre o mês de maio.
A tabela a seguir mostra os 25 carros que mais avançaram em vendas em maio, quando comparados com abril.
Ranking | Modelo | abr/14 | mai/14 | Evolução [Maio/Abril] |
1 | GM/CLASSIC | 2677 | 4499 | 68,06% |
2 | RENAULT/CLIO | 933 | 1427 | 52,95% |
3 | HONDA/FIT | 2923 | 4030 | 37,87% |
4 | VW/SAVEIRO | 5422 | 7314 | 34,89% |
5 | NISSAN/VERSA | 718 | 961 | 33,84% |
6 | NISSAN/MARCH | 1276 | 1696 | 32,92% |
7 | VW/VOYAGE | 5977 | 7592 | 27,02% |
8 | VW/AMAROK | 1359 | 1726 | 27,01% |
9 | FORD/FIESTA SEDAN | 1284 | 1607 | 25,16% |
10 | FIAT/DOBLO | 1031 | 1255 | 21,73% |
11 | FIAT/FIORINO | 1823 | 2219 | 21,72% |
12 | TOYOTA/RAV4 | 675 | 804 | 19,11% |
13 | GM/TRACKER | 1084 | 1291 | 19,10% |
14 | VW/SPACEFOX | 694 | 826 | 19,02% |
15 | VW/JETTA | 690 | 818 | 18,55% |
16 | GM/CRUZE SEDAN | 1437 | 1651 | 14,89% |
17 | RENAULT/SANDERO | 8744 | 9910 | 13,33% |
18 | HYUNDAI/HB20S | 4451 | 4954 | 11,30% |
19 | TOYOTA/HILUX sw4 | 1119 | 1238 | 10,63% |
20 | VW/UP | 5198 | 5744 | 10,50% |
21 | RENAULT/DUSTER | 3631 | 3960 | 9,06% |
22 | FIAT/DUCATO | 901 | 975 | 8,21% |
23 | CITROEN/C3 | 2332 | 2508 | 7,55% |
24 | HYUNDAI/IX35 | 1332 | 1424 | 6,91% |
25 | MITSUBISHI/PAJERO | 1257 | 1340 | 6,60% |
Honda City, Civic e Fiat Uno entre os maiores perdedores de vendas em maio
Em um mercado com tendência de baixa, é natural que muitos modelos observem redução de suas unidades vendidas. Nesse contexto, o modelo que mais perdeu foi a Nissan Frontier, com queda de 40,76% em suas vendas.
O Honda City, que será atualizado ainda este ano, despencou 38.46%. A pick-up leve Montana caiu outros 34.65%.
O Fiat Uno - modelo que frequenta o topo dos ranking de vendas - viu suas vendas desabarem 30,26% em maio.
Outro que tem vendas em baixa é o Honda Civic, refletindo a difícil missão de enfrentar o Corolla renovado, perdeu 18.57%.
Ranking dos 25 carros que mais caíram em maio
Ranking | Modelo | abr/14 | mai/14 | Retração [abril/maio] |
1 | NISSAN/FRONTIER | 1445 | 856 | -40,76% |
2 | HONDA/CITY | 2314 | 1424 | -38,46% |
3 | GM/MONTANA | 3781 | 2471 | -34,65% |
4 | FIAT/UNO | 11286 | 7871 | -30,26% |
5 | HONDA/CIVIC | 5774 | 4702 | -18,57% |
6 | FORD/FOCUS | 2034 | 1666 | -18,09% |
7 | NISSAN/SENTRA | 1481 | 1233 | -16,75% |
8 | TOYOTA/ETIOS HB | 3438 | 2961 | -13,87% |
9 | CITROEN/C4L | 1014 | 883 | -12,92% |
10 | GM/ONIX | 13247 | 11696 | -11,71% |
11 | FORD/NEW FIESTA | 982 | 869 | -11,51% |
12 | FORD/FOCUS SEDAN | 1320 | 1174 | -11,06% |
13 | VW/GOL | 16964 | 15188 | -10,47% |
14 | GM/PRISMA | 8122 | 7355 | -9,44% |
15 | GM/SPIN | 3254 | 2962 | -8,97% |
16 | FORD/FUSION | 1160 | 1057 | -8,88% |
17 | FORD/FIESTA | 12042 | 10976 | -8,85% |
18 | FORD/RANGER | 2342 | 2139 | -8,67% |
19 | HYUNDAI/TUCSON | 1610 | 1481 | -8,01% |
20 | VW/GOLF | 1504 | 1394 | -7,31% |
21 | GM/AGILE | 810 | 766 | -5,43% |
22 | FIAT/STRADA | 13297 | 12615 | -5,13% |
23 | FORD/ECOSPORT | 4734 | 4541 | -4,08% |
24 | FIAT/PUNTO | 2270 | 2178 | -4,05% |
25 | FIAT/PALIO | 15408 | 14910 | -3,23% |
26 | FIAT/PALIO WEEKEND | 1417 | 1379 | -2,68% |
Com informações: O Mundo em Movimento
Haters partindo para o desespero, com suas justificativas mirabolantes em 3..2.1......
ResponderExcluirMercado vai de mal a pior...
ResponderExcluirVamos dar nomes aos bois: Ford, Fiat e GM vão de mal a pior, com vendas caindo mais que o mercado como um todo.
ExcluirJá Volkwagen brilha enormemente, com vendas DISPARANDO MAIS DE 6% em meio ao marasmo...
Obesevo que a VW está a apenas 5.000 carros da Fiat. Isso significa que se as vendas do up! subirem mais 2.500 unidades e as do Uno cairem 2.500, a VW toma a liderança da Fiat.
A Fiat está com sua liderança sendo questionada neste momento....
"A Fiat está com sua liderança sendo questionada neste momento...."
ExcluirE o responsável por isso é o up!....
Desde sempre tu fala isso, liderança questionada, sabe de nada inocente.
ExcluirResponsável é o sucesso estrondoso, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
ExcluirBasta as vendas do up! subirem 2.500 unidades e as do Uno cairem 2.500 que a VW toma a liderança da FiaT.
ExcluirQuando isso acontecer, profetizo suicício coletivo dos haters....kkkk
Quando isso acontecer, Mãe Dicarlos ataca novamente.
ExcluirConcordo em partes, carlos4carros, não podemos enxergar o mercado como todo apenas avaliando um mês. O fato que o mercado esta mal se comparado 2013 independente da montadora. Isso e bom que podem aparecer ofertas interessantes nos próximos meses.
ExcluirSó que não acontecerá. O Uno chegará remodelado no segundo semestre e provavelmente trará o motor três cilindros da Fiat (eu preferia o de dois)... As noivas da VW piram. Até hoje espero as 500 vendas por dias profetizadas outrora.
ExcluirAlgo interessante, a soma das vendas do gol + Up ficaram em torno de 21 mil unidades no ultimo mês de maio. No mesmo período do ano passado, as vendas do gol nova geração somado ao antigo gol somaram aproximadamente 20 mil unidades, o que pode mostrar que o Up supriu as vendas do antigo gol G4.
ExcluirEnquanto a Fiat vai ter uma recauchutagem do Uno, que não vai resvolver nada, a VW vem com a Saveiro Cabine Dupla e o Novo Fox.
ExcluirA Saveiro 2015 está avançando bem, inclusive este mês Saveiro disparou enquanto Strada caiu.
Não acho difícil a Saveiro tomar a liderança da Strada quando chegar a Cabine Dupla.
Então vamos ver, as tendências:
O up! vem roubando vendas do Uno.
Saveiro vem roubando vendas da Strada.
Isso sem facelift.
Agora no 2 semestre teremos impulso na Saveiro e no Fox.
E o up! que continua seu processo de aceleração de vendas, agora impulsionado pela versão de 2 portas.
A Fiat pode se desesperar, pois acho que ela não chega no final do ano líder..
Quem viver, verá.
^Vamos aos fatos x Achismos:
ExcluirAchismos: Up, como de costume alguns poucos, pouquíssimos sujeitos juraram que as vendas da caixinha de fósforo ia decolar de vez com a chegada da versão 2 portas
Fatos: UP, hoje ocupa a 14ª colocação em vendas. Digamos que para um carro popular com grandes expectativas em vendas, podemos afirmar que é um fracasso estrondoso.
Fatos: Corolla, esse sim é um sucesso estrondoso. Dona Toyota da umas aulinhas para a querida VW.
Fatos: Vendas abaixo de 6 mil unidades, fato que os amantes do carro já se conformaram com esse numero, esqueceram de vez do numero mágico "12 mil", agora acima de 5 mil é lucro, é sucesso estrondoso
Achismos: Chegada da versão mais básica do Golf levou aos amantes da marca a esperança e a crença que chegariam ao topo, os bravos colegas escreveram bastante, mostraram números sei lá de onde, escreveram textinhos longos todos os dias, com a certeza e a afirmação que os dias de Cruze e Focus estavam contados, porem....
Fatos: Golf mesmo com a versão mais pelada e barata, segue na sua ladeira a baixo, louquinho para perder a 3ª colocação.
Aos amantes da VW sugiro mais esforço, porque ficar aqui o dia todo com textinhos longos, não tá funcionando.
Este comentário foi removido pelo autor.
ExcluirEu desejo mercado equilibrado em termos de participação, não da mais para concentrar mais da metade do mercado em apenas quatro montadoras, pois quem perde somos nós consumidores. Espero que essa concentração acabe logo.
ExcluirRenato, falou tudo.
ExcluirNão adianta ficar bajulando montadora A ou B, o fato que enquanto nós brasileiros andamos em carroças (Strada, Saveiro, Uno, Gol, Onix e por ai vai, sem exceção). E infelizmente temos que engolir a seco, pois somos dependentes do carro.
ExcluirAqui já está parecendo o blog do desespero. É muita sardinha puxada pra pouco resultado. Esse pessoal de esquerda, os volkers, já ficam ate sem argumentos pra sustentar as próprias provocações. Aí tem que apelar pra especulação.
ExcluirO Stefano deve ser dono de uma Ferrari...
ExcluirPara sua informação, possuo um VW Move up.
ExcluirPara completar, estou bastante satisfeito com o veículo. Eu procuro ser o mais democrático possível nos meus cometários não pendendo para o lado de nenhuma montadora.
ExcluirAbraço
Também possuo um Move up e não o considero uma carroça. Sei que pagamos caro por um veículo no Brasil, parte (maior) devido aos impostos e parte (menor) devido ganancia das montadoras.
ExcluirAbraço
Este comentário foi removido pelo autor.
ExcluirÉ um bom carro, mas longe de ser perfeito, tem pontos a melhorar. Se tivesse mais "bala na agulha" com certeza não seria minha primeira escolha, no mais esta me atendendo bem. O que me chateia e pelo preço que pagamos, poderíamos andar em um carro muito melhor, mas um dia chegaremos lá.
ExcluirAbraço
Ranault e Citroen figuraram bem na lista, e como de costume nem foram citadas no texto, que beleza hein.
ResponderExcluirÉ porque a matéria está falando de carros, mas carros de verdade e não de subprodutos.
ExcluirA Citroen tem bons carros, mas o pós vendas é péssimo, quanto a Renault, precisa melhorar muito em termos de qualidade de manufatura, mas seus carros são até robustos.
ExcluirCitroen bons carros? No Brasil não mesmo.
ExcluirFiquei estarrecido com o que vi neste artigo:
http://www.car.blog.br/2012/08/os-problemas-de-qualidade-de-acabamento.html
Como pode um carro de showroom com tantos desleixos!!??
Ia falar exatamente isso! A Renault, por exemplo, figurou em um ponto percentual atrás da Ford.
ExcluirAproveitando a oportunidade, como de costume, a Toyota já aumentou o preço de tabela do Corolla.
Isso não é exclusividade da Citroen, pode pesquisar no reclame aqui que vai achar problemas em carros de todas as montadoras sem exceção.
ExcluirA Fiat brega está mais do que na hora de sair de sena.
ResponderExcluirA Fiat no Brasil chegou ao topo,por total incompetência,das marcas que aqui estavam,onde fora a Itália a Fiat é a primeira em vendas?
ExcluirFiquei surpreso com o aumento nas vendas da dupla nissan (march/versa)....
ResponderExcluirSurpreso como?
ExcluirImpressionante a ascensão das vendas do up!, que deve encerrar maio, em torno de 6.000 unidades comercializadas (dados consolidados, após auditados), um acréscimo de, impressionantes 21% em relação a abril, ante uma retração geral do mercado!
ResponderExcluirJá, já, o up! chegará ao seu merecido lugar: o topo!
Afinal, o brasileiro está deixando de ser um consumidor ignorante, e começa a separar o joio do trigo, e começa a distinguir gambiarra de qualidade, segurança de cadeira elétrica, etc
Outro destaque, é a impressionante ascensão da VWB,que já, já, também, chegará onde merece: o topo!
Nada mais justo que, a montadora que inovou com o carrinho que sacudiu o mercado, sejam reconhecidos!
E que os concorrentes aprendam a lição, e passem a oferecer produtos realmente de qualidade, seguros, econômicos e modernos, e não façam como a Dna. Nissan, com seu "novo" March, um arremedo melhorado, com a péssima segurança de sempre, escandalosamente, reconhecida pela própria fábrica, um atestado de incompetência e desrespeito ao consumidor!!!
Parabéns VWB!!!!
'A Volkswagen do Brasil tem como meta vender 120.000 unidades do seu novo modelo de entrada, o up!, ainda em 2014, segundo informou o gerente de marketing da empresa, Henrique Sampaio.
ExcluirIsso significa que a VW pretende vender uma média de 12.000 unidades do up! por mês.
Fonte: CAR.BLOG.BR
Meta deste ano não vai ser atingida por conta do desempenho do mercado em geral. Mas tem potencial para atingir os 120 mil no futuro, caso a VW não cometa algum erro estratégico, fazendo melhorias no veículo nos próximos anos. E não fazer a bobagem que a GM fez com o Onix, empobrecendo o veiculo no modelo 2015.
ExcluirHecatombe!!!! Queda 50% desempenho do mercado em geral?????
ExcluirO mercado sendo otimista, deve manter o mesmo volume do ano passado ou ate menos, ou seja, sem aumento de vendas e consequentemente sem o volume esperado (que era de 100 a 120 mil).
ExcluirSei???? rs,rs,rs.Vendas acima de 50% em 2014, nova hecatombe!!!!
Excluir03/01/2014 às 12h57
'Fenabrave prevê queda de 3,24% nas vendas de veículos em 2014'
(Olivia Alonso | Valor)
ps.veja data da matéria
Fanfarrão rs deve ser dono de um march rs. Eu acho um bom carro também, mas pode ficar tranquilo que não puxo sardinha para montadora nenhuma.
ExcluirNão, tenho um Passat antigo, que amo,comprei um Up! para minha neta,conheço o carro.
ExcluirQue as expectativas de retração do mercado automotivo brasileiro de 50% do senhores Carlos e Cao-RJ não se confirme, caso contrário, este país vai entrar em uma grande crise econômica. Mais tranquilo aceitar que a VW errou em mais de 100% a projeção da meta inicial de vendas do UP.. rsrsrs
ExcluirO crash-test do March foi feito pela Latin NCAP, após o veículo começar a ser vendido,e retirado de una de suas concessionárias.Quando isso não acontece, para averiguar a segurança dos carros que estão sendo usados pelos consumidores, o Latin NCAP tem por norma refazer os testes de colisão após o início das vendas.
ResponderExcluir"Fatos: Vendas abaixo de 6 mil unidades, fato que os amantes do carro já se conformaram com esse numero, esqueceram de vez do numero mágico "12 mil", agora acima de 5 mil é lucro, é sucesso estrondoso"
ResponderExcluirMuito bem colocado e como sempre é repetido, acrescento o fato dos descontos existirem como noticiado no blog o TAKE UP! a 28,990 em brasília e 33,990 High UP! no Rj. Se configurarmos o TAKE no site com os mesmos opcionais fica por volta de 32,788, mais de 3798 Reais a menos, na versão HIGH UP! o mesmo desconto antes custava 34,990, adicionando o ar condicionado vai a 38,490 , menos os 700 Reais ficaria 37,790, os mesmos 3800 Reais.
Esse aqui sem o rádio ficaria 35,990 já incluso o aumento de 700 Reais:
http://www.icarros.com.br/ache/detalhes.jsp?id=6098549&posicao=57
Gostei da matéria pelo seu caráter parcial(comum no Blog), pois o mês que VW teve melhora nas vendas, foi feito um comparativo. Caro o blog queria passar uma impressão de imparcial, o melhor é fazer um levantamento do período ( 5 meses de 2014) com os (5 meses) de 2013. Simples
ResponderExcluirPostar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.