O regime automotivo Inovar Auto estabelece benefícios às montadoras na forma de redução de imposto - IPI, sendo que uma das metas definidas é a que exige aumento da eficiência dos motores, e, consequentemente, redução de consumo. O cálculo do aumento de eficiência será feito com base nos números de consumo aferidos pelo INMETRO no âmbito do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBVE), o que obrigará, portanto, todas as empresas a submeterem seus carros até 2017.
O PBVE foi instituído em 2009 com apoio de Chevrolet, Fiat, Honda, Kia e Volkswagen, mas, em 2010 a Chevrolet desistiu de participar do programa, o que impede uma comparação de consumo de seus carros com o das demais montadoras. Entretanto, até 2017 a montadora norte-americana terá que aderir ao programa, visto que sua ausência implica em prejuízos financeiros consideráveis.
Com base nos números do INMETRO, até 2017 as montadoras terão que, obrigatoriamente, aumentar a eficiência energética de seus carros em 12%. Além disso, haverá incentivos fiscais para aumentos de eficiência "voluntários" acima da meta obrigatória. Por exemplo, caso as empresas subam a eficiência entre 18,2% e 23,1%, a montadora receberá uma redução de 1% e 2% do IPI, válido entre 2017 e 2020.
A rigor, os reflexos do estabelecimento de metas de ganhos de eficiência já está produzindo efeitos no mercado brasileiro, que desde 2013 assiste a chegada ao mercado de carros cada vez mais econômicos, sobretudo no segmento de entrada: começou com o Renault Clio 1.0 16V, depois veio o Volkswagen up! e, agora, com o Novo Ford KA - todos com classificação "A" de eficiência segundo o INMETRO.
Conclusão
A adoção de metas de melhora de consumo por parte das montadoras de automóveis instaladas no Brasil com premiação para o atingimento por meio de redução de impostos é um dos mecanismos mais eficientes por meio do qual os governos traçam diretrizes para suas indústrias.
Com informações: Fernando Calmon / UOL
Medição de consumo pelo INMETRO será obrigatória até 2017
Fabio Mendes
Pós-graduado em Engenharia de Computação (POLI-USP - Escola Politécnica da USP);
Graduado em Engenharia Civil (EE da Universidade Mackenzie - SP); Cursou Engenharia Metalúrgica na Escola Politécnica da USP (até o 4º ano);
Pós graduado em Administração Pública; Graduação em andamento em Ciência Política (UnB - Universidade de Brasília)
Já deveria ser de participação obrigatória. Esta GM foge dos testes de consumo e de segurança igual ao cão foge da cruz, sinal de que não confia nem um pouco nos produtos que vende. Mas com base em promoção por cima de promoção está aumentando a participação de mercado.
ResponderExcluirAe chevrolet! Vamo desenvolver um motorzin digno agora? Kkkkkk
ResponderExcluirPra quê? O motor do Onix é o "moderníssimo" SPE 1.4, que nada mais é do que a evolução do 1.4 usado no Corsa 1994...
ExcluirE tem quem fale que só a VW é que tem motores ultrapassados...
VW e GM são de longe as duas montadoras com os motores mais ultrapassados no mercado.
ExcluirA VW fabrica o motor mais moderno e eficiente do mercado, o 1.0 12V do up!.
ExcluirE o motor 1.6 16V do Gol e Saveiro de 120 cv EA211 é campeão de performance e consumo, e é um dos mais modernos do país.
E o motor 1.4 TSI do Golf é um dos mais modernos do mundo.
A GM sim, motores ultra-ultrapassados.
Fiat nem vou falar que é caso perdido.
No fim das contas, na média, a VW tem a linha de motores mais moderna e eficiente do Brasil. Isso são fatos.
E agora, Dna GM????
ResponderExcluirFinalmente, a máscara vai cair e saberemos o que tem de real, atrás dessa máscara!!!!
Agora a GM vai ter que sair da moita....
ResponderExcluirPior que acho que quando ela sair da moita, ainda vai estar fazendo número 2....
xiiiii.....
Vocês falam de revisões da ford que é cara a do onix 1.4 sai mais cara que a do ford new fiesta 1.5, a gm não testa os carros em colisão e impacto e nem consumo de combustivel !!!!! porque será ?.
ResponderExcluir“Nossa, consigo este mesmo consumo com meu carro de motor 5.0 com 12 cilindros”. Esta frase certamente é um exagero, mas achamos bom começar com ela para chamar a atenção de muitos que tem reclamado do consumo apontado em nossa avaliação de um ano.
ResponderExcluirA frase ilustra as reclamações dos leitores a respeito do consumo do up!. Muitos falam que conseguem este consumo com hatches 1.4 ou 1.6, com sedãs 2.0 e até mesmo com modelos de seis cilindros (o curioso é que aqui em nossa cidade nós não passamos de 5 km/l com modelos de seis cilindros).
Nosso Volkswagen up! da Avaliação 365 tem conseguido médias urbanas de 11 km/l com gasolina"
(Texto acima retirado de uma avaliação feita no NA sobre o andamento do teste de 1 ano)
Então quer dizer que a propaganda que o cao-rj faz sobre o 'excelente' consumo do up! é apenas isso...propaganda.
Quando vc se referir ao consumo do Up da Avaliação 365 da NA, informe que o consumo de 11 km/l com gasolina foi obtido em BH, se vc já esteve lá, vc sabe que é impossível obter medias elevadas naquela cidade devido ao relevo acidentado de ruas e avenidas.
ExcluirOnde trafego, o Up (arcon desligado) faz medias entre 15 e 16 km/l na cidade.
O nosso up! de longa duração, andando com álcool, em região montanhosa, estão fazendo mais de 11 Km/l de consumo, de etanol. Carro com 2.000 Km, ar-condicionado ligado direto, às vezes trânsito de SP. E sem qualquer preocupação com consumo.
ExcluirSempre manipulando dados, carlos automotivo/Rasec, veja o trecho seguinte do mesmo texto:
Excluir"Com isso, o Volkswagen White up! de nossa avaliação chegou a 13,4 km/l na cidade. Este número não é lá grande coisa? Sim, não é, mas na cidade aí em que você mora, com menos subidas íngremes, este número certamente se traduziria em algo NA CASA DOS 16 km/l."
Foi humilhado.
Esse Carlos automotivo é uma piada.
ExcluirLê as coisas pela metade e já sai falando bobagem por pura má-fé.
Achismo é uma m##$#@ mesmo.
Meu Fox 1.6 "apezão" faz 10,5 na cidade no uso normal. Quando vou ao trabalho, ar ligado, quando retorno desligado. Praticamente igual ao anterior Celta 1.0. no qual andava mais com giro elevado, pois não dá para toda hora ir até a 4ª, 5ª marcha.
ExcluirNa gasosa, né? Porque no álcool, esse EA-111 1.6 gasta pra caramba.
ExcluirMeu Gol faz na base de 6 km/l e olhe lá. Estrada, muito mal ele chega aos 10 km/l. Isso se andar bem de boa, no máximo a 100-110 km/h.
Vá lá que esse consumo é com o AC ligado. Mas que consome igual a um AP 2.0 carburado, consome sim... Com a diferença que o AP 2.0 tem bem mais torque.
Com gasolina. Com álcool 7,5. Na mesma trave do Celta. Na estrada com meu estilo de dirigir 14 com gasolina, 10,5 com álcool. Não acho ruim, principalmente por serem bem próximos do Celta que era 1.0.
ExcluirÉ... O Up! é gastão mesmo... O Sr. Automotivo está coberto de razão:
Excluirhttp://autoentusiastas.blogspot.com.br/2014/06/no-uso-volkswagen-red-up-i-motion.html
Achismo é uma m@rda mesmo... (2)
O up! I-Motion simplesmente arrepiou nesse teste do AE.
ExcluirO carro é realmente muito bom e absurdamente econômico. òtimo teste do AE>
Chevrolet onix 1.4 LTZ cambio manual 48.571,00 branco, ford new fiesta 1.5 SE cambio manual 46.890,00 branco, fiat punto 1.4 46.120,00, branco cambio manul, chevrolet onix um carro popular mais caro que punto e fiesta que são compacto premium dona gm esta enfiando a faca nos brasileiros.
ResponderExcluirAnde no seu Punto 1.4 e ande no Onix 1.4. O Primeiro parece que é 1.0, o segundo, o Onix comprado ao primeiro parece um esportivo. kkkkkkk. Já o Punto 1.6 melhora bastante. Não estou dizendo que a GM presta, mas os concorrentes são da mesma laia.
ExcluirUma parte dos testes necessários para esclarecer o consumidor está, assim, encaminhada.
ResponderExcluirOutra parte importante seria a obrigatoriedade do crash test.
Devagar se vai ao longe, mas as coisas precisavam ir um pouco mais rápido no Brasil.
João,
ExcluirQuem tiver um mínimo conhecimento sobre automóveis e acesso à informação, poderá fazer uma compra "segura" e "econômica", é só pesquisar. Por exemplo, no LNCAP e EuroNCAP estão listados os carros "seguros".
Montadora que não fez crash test declarado, não merece ter seu modelo como o escolhido pelo consumidor. Simples.
Sds
O problema é que a maioria dos consumidores não são bem informados e muitos sequer sabem da existência desses testes.
ExcluirConcordo. A obrigatoriedade do crash test seria um avanço considerável em segurança automotiva no Brasil.Talvez, uma proposta com menor IPI para carros mais seguros. Outra proposta em segurança seria a ampliação do número de air-bags, dos atuais 2 para 4 ou cinco.
ResponderExcluirEddie, você deve concordar comigo que pouquíssimas pessoas têm esse esclarecimento da importância do crash test. A obrigatoriedade traria a verdade à tona e facilitaria inacessibilidade essa informação.
ExcluirE, Fábio, também gostei da idéia de incentivo fiscal, como no caso do consumo.
É mexendo no bolso que se chama mais a atenção do consumidor.
Não sei de onde meu telefone tirou "inacessibilidade". Kkkkk
ExcluirPor favor, leiam "o acesso a essa informação."
Sim João,
Excluirconcordo com vc plenamente, por isso que temos todos nós aqui do Blog bater nesta tecla sempre; carros não podem ser avaliados simplesmente em aparência e desempenho, mas economia de combustível e manutenção, mais segurança ativa e passiva. Pena que poucos carros ultimamente foram avaliados pelo LNCAP. Sds
Quando for obrigatório, ou a GM pega e IMPORTA a linha da Opel e produz aqui e traz carros decentes pro Brasil ou fecha as portas e vai pra puta que pariu. Coisa ruim!!!
ResponderExcluirConcordo plenamente.
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