A Hyundai-CAOA e a Toyota têm o maior índice de satisfação entre as montadoras de automóveis no Brasil, de acordo com o Sales Satisfaction Index (SSI) StudySM Brasil 2014, divulgado pela J.D. Power do Brasil.


O estudo, em seu segundo ano, é uma análise da experiência de compra de veículos novos e explora a satisfação do cliente com a concessionária onde efetuou a compra, examinando cinco fatores, que em ordem de importância são: Lidando com o negócio (29%); Processo de entrega (22%); Test drive (18%), incluído em 2014 pela primeira vez; Vendedor (16%); e Instalações da concessionária (16%).


As cinco primeiras marcas do ranking

A Hyundai-CAOA (com 787 pontos em uma escala de 1.000) se desempenha particularmente bem nos fatores instalações da concessionária, lidando com o negócio e processo de entrega, enquanto a Toyota (787 pontos) se sobressai em vendedor, lidando com o negócio, processo de Entrega e test drive.


Em terceiro lugar, há um empate entre a Citroën e a Hyundai-HMB (cada uma com 776 pontos), seguidas pela Nissan (769 pontos). A média geral de satisfação do estudo é de 754 pontos.

Ranking das melhores marcas do Brasil - Satisfação do cliente - 2014


Fonte: JD Power - Brasil

45 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Honda em último lugar?
    Quanto a Toyota, nenhuma novidade!
    Atendimento, desde a chegada a loja, exemplar!
    Na entrega, atendimento primoroso, com total atenção ao comprador, tanto na explanação dos itens do carro, como na atenção aos detalhes, como, quando da entrega de meu Corolla, ser recebido com champanhe francês Viet Cliquot e o manual do proprietário vir encadernado numa linda capa de couro natural, detalhes que fazem a diferença no atendimento, tratamento que não recebi, por exemplo, ao retirar meu Ford Edge Limited, quando 0km!
    Isso fideliza e tranquiliza o cliente, que tem total confiança na qualidade do serviço numa eventual manutenção!
    Parabéns Toyota!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas esse cao-rj não perde a oportunidade de se mostrar, em toda mensagem ele arruma um jeito de falar quais carros possui, é muita ostentação, eita espirito de pobre!

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Cao-rj, diferentemente de você, não tenho necessidade de ficar falando o que tenho, por isso não direi nada sobre isso, não preciso me auto-afirmação em um blog de carros. Quanto a estudar, já demonstrei que o meio analfabeto aqui é você. Esqueceu do "enchergar"?

      Excluir
    4. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    5. Ah! Só pra reforçar: não tem como o corretor ortográfico corrigir para "enchergar"...então, acho que está precisando estudar mais um pouquinho é você, talvez leitura seja o indicado.

      Excluir
    6. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    7. Nossa, Viet Cliquot para comemorar corolla Cao-rj, deve ser por isso que vem sem ESP e espelho no para sol, para pessoas como vc fiquem felizes na compra, mas no dia a dia não tenham segurança.

      Excluir
    8. Estava me referindo quanto ao diferencial do atendimento recebido, assunto deste post!
      Não desvirtue o tema, por favor!

      Excluir
    9. Até agora o CAO tem Corolla (esse ele disse em outra página que comprou o modelo mais simples, pois era a escolha da mulher), Edge e UP!(esse nunca disse se tinha o fantastico GPS gambiarra no painel).

      No mais, VW ABAIXO DA MÉDIA GERAL.Só faltou o UP! ou algum outro carro da marca VW para ilustrar a matéria, como é feito em todas as matérias daqui.

      Excluir
    10. Desde a matéria deste blog, na qual fui objeto, de 23/02, com o título "VOLKSWAGEN UP! - EX-DONO DE KA SPORT RELATA SUAS IMPRESSÕES ", mencionei que meu up! veio com todos os opcionais, MENOS Maps, rodas de liga e faróis/lanterna de neblina!

      Excluir
    11. Esta anotado, agora só falta sabermos o tamanho dos seus sapatos e cor favorita para não errarmos mais.

      Excluir
  2. VW nada bem nessa matéria
    Carlos uma hora dessa deve tá dando entrada na UTI.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Q nada!! Ela vai gritar q a pesquisa está errada...
      Ah, e q o blog está jogando contra a "melhor do mundo", a vw...!
      Mas, ainda pode alegar q o brasileiro é burro!! Rsrsrs

      Excluir
    2. O FIAT, "carro de eleitor do PT", palavras do Carlos em uma matéria sobre o Grand Siena, acima da média da matéria e a primeiro entre as 4 grandes do mercado nacional.

      Excluir
  3. Para uma compreensão inteligente, é preciso entender esse resultado como valores médios, até por que, na prática, cada equipe da concessionária é o que faz a diferença. AQUI EM JUNDIAÍ, a Ford e a VW Felivel são excelentes. A Peugeot é uma tragédia, com vendedores desanimados e até mal-educados. Kia e Citroen também desanima, mas pelo menos não são mal-educados. As 2 GM até que tentam, mas aí o problema é a marca mesmo. A Fiat já foi exemplar e agora é de normal para regular. Honda e Toyota são básicas e não se esforçam em nada. Enfim, cada equipe faz muita diferença e a escolha marca-modelo depende de muita pesquisa e negociação mesmo. ir por "estudos" assim é furada...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, aqui no sul de MG a rede Via Mondo (Renault e Fiat) está com um atendimento que deixa muitíssimo a desejar... Vendedores desanimados que mais parecem estar interessados num mosquito que os rodeia do que no cliente em potencial.

      Já o atendimento da GM aqui é um dos melhores, eu diria!

      Excluir
  4. Comprei um VW 0 km e concordo 100% com a pesquisa, ou seja, com certeza entre os piores. Também já tive carro da Chevrolet, e o atendimento da autorizada é muito superior ao VW também.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depende de concessionária para concessionária, e não da marca.

      A concessionária Ford aqui deixou de me vender um carro 3 anos atrás simplesmente pelo péssimo atendimento.

      Resultado? Fui na VW, o vendedor me atendeu muito bem, já me oferecendo o test-drive logo de cara e... Fechei o negócio. E até hoje sou muito bem atendido para serviços de pós-venda nos meus carros.

      Atendeu bem, não importa se o produto custa mais caro... O cliente acaba comprando e voltando a comprar na maioria dos casos.

      Resultado? Comprei mais 1 carro lá. E vou comprar outro no final deste ano...

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  5. Aqui no Rio, o pior atendimento é o da Fiat, seja qual concessionária for.
    Quanto a VW, depende da concessionária ; umas tem atendimento muito bom, outras, regular, assim como as da Ford

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já não sou nem um pouco fã da Fiat e depois que visitei uma concessionária aqui na minha cidade, piorou mais ainda. Gostaria que a Fiat melhorasse seus carros para instigar a concorrência. Particularmente tenho apatia pela marca e seus carros. Acho muito brega, coisa de quem sobe no capô para tentar aparecer.

      Excluir
    2. Em Goiânia, Navesa Ford e Saint Martin Peugeot, na minha opinião, respectivamente os melhores atendimentos, que inclusive sou cliente.

      Excluir
    3. O Cao, feroz defensor do UP! VW, o que você foi fazer na fiat ?

      Excluir
    4. Acompanhar meu filho, que estava cotando o Pálio Sporting!
      Acabou comprando um Golf GTi.

      Excluir
    5. Fiat Palio Sporting 1.6 16V (Flex) 2014 Preço sugerido: R$ 42.480,00

      Golf GTI "4,5" custava R$ 107.640, tem versão na casa dos 90 mil e outra de 130 mil


      Cao, depois você não entende porque ninguém te leva a sério aqui.

      O seu filho estava cotando um carro de 40 mil, mas acabou comprando um que custa quase o triplo !?!?

      Complicado.

      Excluir
    6. Meu amigo, estou pouco me importando se vc ou outros aqui me levam a sério ou não!!!
      E outra, EU paguei e dei de presente o Golf, sonho de consumo dele, mas que estava além de suas posses, que só alcançariam até uns $ 50k, pois está começando sua carreira de médico neurocirurgião, teve dois filhos gêmeos em fevereiro e está montando apto.!
      Como pai, tenho direito a presentear meu filho, ou não?
      Mas algum questionamento sobre minha vida particular?
      Afff..........

      Excluir
  6. Aqui em vitoria/ES, o pior atendimento é o da fiat (podium). Tentar comprar carro lá e sair sem fechar negocio. Em contrapartida, GM (CVC), hyundai (Tai motors) e VW (vitoriawagen), são ótimas.

    ResponderExcluir
  7. Pessoal, traduzam mais... CAO o seu EDGE nao foi com a capa pois, a Toyota tbm nao faz isso amigo... quem coloca esses mimos é a css com sua gorda taxa de lucro..
    vejam que quem está nos primeiros patamares??? Todas que trabalham com carros de mais de 60 Dilmas como FOCO.
    A clientela é muiiiitooo diferente... quando se vende um corolla com agio fica facim..facim
    Quanto ao EDGE, está complicado as vendas desse gigante assim como o Freemont.
    imaginem o tio zé quando compra o UNO... fica puttto quando recebe o carro sem gasosa, sem tapete, sem protetor de cater..ai é impossível receber uma boa nota.
    Agora, um comprador de corolla, nao se importa de pagar mais 300 contos para vir com uma placa 0003, 1010 e assim por diante... Com o cartão Platinium ele parano primeiro posto e manda encher, o tio zé...kkk manda botar R$ 50 e ainda diz que o ponteiro nao sobe....
    Estou certo ou errado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Recomendo uns 2 engovs!
      A ressaca tá braba, né amigo?
      Começa a falar coisas desconexas e vomitar asneiras encima de asneiras!!!!
      Amanhã vc vai estar bem melhor......
      Tadinho.........

      Kkkkkkkkk

      Excluir
    2. Michel, sua observação faz todo o sentido e concordo com você.

      As primeiras colocadas possuem foco no consumidor de carros mais caros, que a pouco tempo passou a "tentar entrar" no mercado popular, e ainda assim, são carros caros.

      Não vamos estender pro Etios, vamos no foco do HB20 por exemplo, dito popular, mas é muito mais caro do que os da concorrência.

      O atendimento e espaço das primeiras colocadas atende a um tipo de público específico, publico esse que não entraria na loja se fosse qualquer uma do segmento de maior venda dos populares, que são as 4 grandes aqui, FIAT, GM, FORD e VW.

      O Cao ficou maravilhado por ter bebido Champanhe na entrega do Corolla dele, "mimo" esse que jamais veríamos nas 4 revendas dos populares, pois o consumidor quer é o protetor de cárter e tapetes e quem sabe pelícuas no vidro.

      A FIAT tem a melhor pontuação entre as 4 grandes brasileiras, e é justamente a que a décadas vende o UNO como carro chefe e tenta o Linea como 'sedan médio de luxo' e a Freemont de segmento superior.

      A VW possui carros mais caros a decadas, como o Passat, Bora, Jetta e é a pior classificada, o que remeta a sua observação, o consumidor do GOL não esta interessado na beleza da CSS, quer é preço, já o consumidor do segmento mais caro, não vê a instalação "conjunta" com bons olhos.

      Excluir
    3. Não fiquei "maravilhado" pelo espumante, mas pelo diferencial no atendimento, e comparei com o da Ford, quando da entrega do Edge, só isso!
      Essas tuas tentativas de me ridicularizar soam bem infantis!
      Tentemos manter diálogos como adultos, respeitando as experiências dos outros!
      Essa prática de oferecer mimos ao comprador, na Europa, até submarcas como Skoda ou Dácia, oferecem!
      Trata-se de estratégia de marketing que, embora bobas para alguns, fidelizam e vinculam a marca ao cliente!
      Prática comum por lá, e rarissima por aqui!
      Por isso a minha citação!
      É uma questão de maturidade entender o que tentei passar e, quem a tem, entendeu perfeitamente o que quis dizer!
      Agora, outras interpretações remetem a inveja, recalque e criancice, infelizmente, ainda muito presente em certas pessoas!

      Excluir
    4. Cao, ninguém aqui tenta ridicularizar você, suas postagens fazem isso automaticamente para você.

      Excluir
    5. Será?
      Todos aqui estão testemunhando suas tentativas de encambar para o ridículo!
      Mas, graças a Deus, tem gente bem séria e educada aki, como o Felipe, Eddie, Rogerio H, Douglas Bustamante, Marcelo Massa, Luiz, Gomes, Stefano, etc e etc e tenho certeza que todos repudiam comentários como os teus, bem recalcados e mau-educados!

      Excluir
    6. A Hyundai (CAOA) o atendimento dos vendedores eu achei péssimo, nem ao menos conhecem o produto que vende. Agora o da Toyota e primoroso, desde o atendimento de venda (mesmo não comprando o veículo) quanto no pós vendas. Agora as chamadas "quatro grandes" precisam melhorar e muito. Lembrando que as mesmas vendem carros de entrada e luxuosos ao mesmo tempo e o atendimento, pelo menos na minha percepção não muda.

      Excluir
  8. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Apenas dá um jeito de se amostrar,toda matéria dá um jeito de falar dos carros dele , já falou até de emprego...
      Esse é o Novo Rico, gosta de se amostrar, pois realmente que têm, não sai por ae se exibindo.

      Excluir
    2. Juquinha.........
      Perdeu,fiote, perdeu!!!!!!!
      Volta pro teu buraco.............

      Kkkkkkkkk

      Excluir
    3. Putz, Lourenço......
      Português tá mal, hein, fio!!!!!
      Tenta assim ó:
      Escreve esse seu dialeto que vc chama de Português, leva prá tua fissura corrigir e posta depois aki, ok?
      Tem excelentes professoras............
      .......em alfabetização!!!!!!

      Kkkkkkkkkk

      Excluir
    4. Cara estou no celular, mas já que você é professor de letras poderia dar uma aula para nós?

      Excluir
    5. Infelizmente, dou palestras de administração pública e programas sociais, exclusivo para pós-graduandos!
      Não tenho experiência como professor de..........
      alfabetização!!!!!!!

      Kkkkkkkkkk

      Excluir
    6. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  9. Cadê os defensores da VW deste blog sumiram neste post!!! VW é uma piada total desrespeito ao consumidor brasileiro!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem