O IPI - Imposto sobre Produtos Industrializados - foi reduzido em 2012 para estimular as vendas de automóveis, sendo que em janeiro de 2014 iniciou-se a recomposição das alíquotas. Originalmente de 7%, estão agora em 3%, com previsão de voltar aos 7% novamente em julho, segundo o cronograma estabelecido pelo Ministério da Fazenda.


Entretanto, o mercado automotivo está apresentando um desempenho em 2014 inferior ao observado em 2013 o que tem levado as montadoras a dispensar trabalhadores - algo que nunca é bom, mas é especialmente ruim para um governo que busca a reeleição.

Assim, o Ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse que vai "avaliar a situação para ver se podemos prosseguir com elevação do IPI a partir de julho. O que está definido é que terá um aumento. Poderá ser pequeno, ou não. Vamos avaliar a situação do mercado na véspera", finalizou dizendo que "o setor automotivo tem que andar com suas próprias pernas".

Dessa forma, é provável que a alíquota do IPI não seja elevada aos 7% originalmente previstos, pois essa medida poderia derrubar ainda mais as já fracas vendas de automóveis no Brasil. E, da mesma forma que nas ocasiões anteriores, tanto montadoras quanto governo vão negar que haverá prorrogação, pois seu anúncio é o suficiente para frear ainda mais o ímpeto do consumidor em comprar um novo carro, já que deixando em suspense, as pessoas ficam com medo de aumento, e antecipam as compras.

Crédito

Outras medidas que estão em análise no governo é no sistema de crédito associado aos automóveis, que vem registrando quedas neste ano. Há uma proposta de direcionar R$ 5 bilhões dos depósitos compulsórios que os bancos são obrigados a reter no Banco Central para o crédito ao setor automotivo, mas ainda não há decisão final sobre o tema.

Com informações: Folha de São Paulo

9 Comentários

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  1. Governo incompetente !

    Vou querer "incentivos" para minha empresa quando o contador vier com o turbilhão de tributos que não tem nenhuma destinação prática.

    Enquanto esse Desgoverno não toma atitudes sólidas sobra farelos para o empresariado:

    http://www.infomoney.com.br/mercados/noticia/3386305/rosenberg-reduz-projecao-producao-industrial-ano

    Tenho extrema repulsa a essa equipe econômica do Brasil.

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  2. O governo deveria criar o bolsa carro. Estas intervenções diretas e pontuais só adiam o problema, quando não pioram.

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    1. Em pleno ano de eleição presidencial, com a certeza de que haverá manifestações anti-copa, com a incerteza da seleção ganhar, alguém duvidava que o governo incomPTente não prorrogaria o desconto do IPI?
      E quanto ao bolsa carro, fique calado, não dê ideia, vai que gostam e lá se vai nosso dinheiro p/ as montadoras.

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  3. sem querer ser chato, mas podia ter escolhido uma foto melhor né......kkkkkkkkkkkk

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  4. O governo joga contra a sociedade (como sempre!) ao adiar a decisão sobre o aumento só trará ansiedade e a tradicional corrida irracional às concessionárias. Que o consumidor médio é burro, ainda mais nesse país, todos sabem, agora, era de se esperar de um governo minimamente responsável (eu sei, não é o caso desse que está aí) que tomasse todas as medidas para evitar esse tipo de situação! Se o discurso é que as montadoras têm que andar com as próprias pernas, ao adiar a decisão para provocar uma corrida às concessionárias o efeito é justamente o contrário do discurso! Ademais, já está na hora de o governo parar de ficar fazendo joguinho político com o IPI, fixar uma taxa e o mercado que se adapte à situação. Ao invés de bondades às pobrezinhas concessionárias, poderiam fazer bondades aos pagadores de impostos, bolsas e afins! Aceito um corte na minha taxa de IR! 27,5% é um pouco excessivo, não acham?

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  5. Rodrigo A concordo demais com você, estou revoltada com meu imposto a pagar ,27,5%, este governo é uma piada, é fácil bondades com dinheiro alheio,aliás imposto referente a força de trabalho , e não ao lucro no meu caso.

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  6. Interessante, muita gente reclama que o preço do automóvel está caro, lucro exagerado das montadoras, impostos demais, etc. No momento em que o Gov acena com a possibilidade de manter o IPI reduzido como maneira (correta) de diminuir os efeitos da queda da demanda, começam as reclamações contra o incentivo, não dá para entender. A indústria automobilística parada é um efeito muito mais danoso ao país do que dar o incentivo à produção como é feito para outros ramos da indústria e produção. Existe uma cadeia enorme pendurada na venda de um automóvel 0km, sem erro, metade de nós é afetado pela retração da indústria automobilística. A redução do IPI traz muito mais benefícios do que danos. Isso vale para eletrodomésticos, indústria de móveis e outras. Os impostos sobre a produção no Brasil precisam baixar; se não, seremos engolidos pelos importados e pior, não conseguimos exportar.

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  7. Governo lixo esse nosso. O pior de tudo é que os outros candidatos são tudo a mesma porcaria.
    Vai tá bom de comprar carro no fim do ano, do jeito que já em Junho os estoques estão cheios..
    Passo quase todo fim de semana na fábrica de Gravataí/RS da Chevrolet, o pátio ENTUPIDO de Onix/Prisma/Celta

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  8. Só depende de nós mesmos a mudança, uma vez que quem ditam as regras sao os consumidores, mas brasileiro adora mostrar pros vizinhos amigos e parentes o carro novo.

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