O Volkswagen Golf GTI em sua versão básica é apontado como um dos modelos de melhor custo x benefício para quem busca um carro de alta performance, já que, pelo seu preço sugerido, de R$ 98.990 reais, não se encontra no mercado brasileiro um carro que reúna predicados similares em termos de desempenho, estabilidade, segurança e equipamentos de série.
O Golf GTI mostrado nas imagens é um exemplar da versão básica, pintado na cor Branco Puro - que não acrescenta valor adicional ao preço, porém equipado com o opcional Teto Solar Panorâmico - que soma R$ 4.730 reais, resultando em um valor sugerido de R$ 103.720 reais.
O interior deste Golf GTI em sua configuração básica é revestido em tecido, com a tradicional padronagem listrada em cinza com costuras vermelhas - temática que está presente no Golf GTI há mais de 40 anos, sendo uma marca registrada do modelo.
Além da ausência do revestimento em couro, externamente esta versão de entrada do Golf GTI se diferencia por contar com faróis dianteiros sem o sistema de iluminação diurna em LED, adotando, portanto, faróis de halogênio convencionais.
Na traseira, porém, a lanterna com elementos em LED, assim como a saída dupla de escape e os sensores de estacionamento estão todos lá - de modo que desse ângulo não há alterações em relação às demais versões - Exclusive e Premium.
Além disso, a motorização é a mesma dos demais GTI, ou seja, está lá o 2.0 TSI de 220 cavalos associado com a transmissão automática DSG de 6 marchas - conjunto que faz o GTI superar na pista carros muito mais caros, como o BMW 125iM e o Mercedes-Benz A250 (veja aqui).
O carro conta também com os seletores de trocas de marchas manuais atras do volante, mas esta versão básica tem sistema de acionamento do motor por meio da chave de partida, e não com o botão Start que é usado nas configurações mais completas.
Por outro lado, o acionamento do freio de mão por meio de sistema eletro-hidráulico está presente - algo que foi retirado do Golf GTI vendido nos EUA (veja aqui).
O volante é revestido em couro, com costuras vermelhas, e os painéis de porta contam com revestimento em tecido até mesmo nos locais inacessíveis às mãos - o que contribui para aprimorar o silêncio interno mesmo que objetos soltos sejam deixados nos porta-objetos.
Apesar de ser um modelo "básico", a lista de itens de série contempla 7 airbags (2 frontais, 2 de cortina e 1 de joelho para motorista), alerta de perda de pressão dos pneus, ar condicionado digital com duas zonas " Climatronic", bloqueio eletrônico do diferencial "EDS e XDS", "Piloto automático", display multifuncional "Premium", entrada para SD-Card e interface para iPod, faróis com função "Coming & Leaving home", faróis de neblina, freio de estacionamento eletrônico com função "Auto Hold", pedais em aço inoxidável, sensores de chuva e crepuscular, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro "Park Pilot", sistema de alarme com comando remoto "Keyless", sistema Infotainment "Composition Media" com rádio CD-Player, tela touchscreen de 5.8", sensor de aproximação e Bluetooth e vidros dianteiros e traseiros elétricos, com função "one touch".
Em termos de segurança, o Golf GTI foi submetido ao rigoroso teste de impacto do IIHS dos EUA e recebeu a mais alta classificação de segurança - Top Safety Pick+ (veja detalhes aqui).
Conclusão
O Golf GTI básico, de fato, encerra em seu preço uma boa relação custo x benefício - visto que ele conta com uma gama de atributos dinâmicos, tecnológicos e de conveniência que só é encontrada em carros muito mais caros.
Entretanto, para quem vai gastar quase R$ 104 mil reais em um carro desse nível, consideramos que vale a pena fazer um esforço adicional e pegar a versão Exclusive, que já vem com dois itens de série sensacionais, o ACC - Piloto Automático Adaptativo - e o DLA - Dynamic Light Assist (veja aqui).
Golf GTI Básico + Teto Branco Sólido: Preço de R$ 103.720
Fabio Mendes
Pós-graduado em Engenharia de Computação (POLI-USP - Escola Politécnica da USP);
Graduado em Engenharia Civil (EE da Universidade Mackenzie - SP); Cursou Engenharia Metalúrgica na Escola Politécnica da USP (até o 4º ano);
Pós graduado em Administração Pública; Graduação em andamento em Ciência Política (UnB - Universidade de Brasília)
Que banco brega...!!
ResponderExcluirXadrez?! Fala sério!
Na minha opinião este carro deveria vir com xenon de série. E deveria existir também a opção de câmbio manual.
ResponderExcluirAí ficaria o ideal, o preço ficaria próximo do básico atual, com bancos xadrez (que eu tbm acho perfeitos), carro na mão e a segurança do xenon à noite. O resto é totalmente dispensável para mim.
Golf GTI ficaria lindo até com calotas..
ResponderExcluirEsse é o melhor carro do mundo. Só isso.
Ele está 10 anos à frente da concorrência.
na realidade não tem concorrência, já que ele humilhou a A250 e a 125 IM..
GTI 7 é o mito do mito!
Também acho.
ResponderExcluirE se Deus quiser (mas só se ele quiser) o Golf GTI será meu próximo carro dentro de no máximo 2 meses!
ResponderExcluirto contigo carlos!!!!
ResponderExcluirTambém acho! Só que tive que comprar com o Couro.. não tive opção... o pacote Premium devia ter a opcao de vir com esse banco também.
ResponderExcluirGolf GTI, não existe concorrente para este carro hoje e nos próximos anos, talvez nunca.
ResponderExcluirThe very best.
Semana passada peguei um highline + elegance + teto, os caras da css me disse que era o último que eles íam trazer da alemanha esse ano e que aqui na cidade só tinha 2 golfs, o que eu comprei e um branco 13/14 que era de exibição do showroom, será que realmente acabaram os alemães e agora vão entrar somente os nacionais?
ResponderExcluirTalvez sim Carlonis.
ExcluirVc comprou seu Golf TSI made in Germany 0km no momento certo. Parabéns!
Talvez tenhamos a importação do mexicano como linha 2015 (com preço mais competitivo) e esperar pelo Golf nacional já linha 2016.
Só suposição, talvez não.
Sds
Eu acho esse interior horrível. Com 100 mil, eu pegaria uma BMW usada.
ResponderExcluirUma pena que não seja possível comprar um gti mais completo com este estofamento xadrez, o couro deveria ser um opcional à parte de todos os outros, compra quem quer.
ResponderExcluirEu na minha opinião não vejo custo benefício algum no golf pois o seguro é caro a manutenção idem e ainda apesar de custar mais de 100k continua sendo um Volkswagen, para gastar isso em um carro prefiro fazer como o amigo do post ai de cima e comprar um audi, BMW ou Mercedes usados.
ResponderExcluirCara isso do seguro é puro preconceito, eu sei pq eu pensava assim igual a vc, queria trocar o meu civic lxr por um outro carro tinha descartado o golf justamente pelo seguro e a manutenção como não me satisfiz com os que eu fui ver acabei indo numa ccs da volks que é perto de casa e fiz um test drive, cara o carro me surpreendeu achei muito bom mesmo, até pensei em pegar um Gti mas pelo jeito eles acabaram, daí pensei: "vou tomar uma paulada no seguro e nas revisões" mas aí tive outra surpresa o seguro saiu 3.180 e as 4 primeiras revisões vão ficar em torno de 980 reais, olha não tem diferença nenhuma do civic no último seguro eu paguei 2.800 e as 2 primeiras revisões me custaram uns 500 reais.
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