A FENABRAVE - Federação Nacional de Distribuição de Veículos Automotores - negocia com o governo mudanças na legislação que regulamenta o financiamento automotivo para permitir uma retomada mais rápida de bens dos inadimplentes, e, com isso, permitir uma ampliação do crédito, com taxas de juros e entradas menores.


A entidade sustenta que os bancos estão mais restritivos na liberação do crédito por conta das dificuldades que têm para recuperar o veículo dado como garantia do empréstimo. Segundo Flávio Meneghetti, presidente da FENABRAVE, "são mais de 200 dias até que a instituição financeira consiga leiloar o bem. O reflexo disso é que por causa de 5% a 6% de inadimplentes os 94% a 95% bons pagadores são penalizados com juros maiores, entradas maiores e dificuldades para conseguir o crédito.

A medida é considerada importante para permitir juros mais baixos dos financiamentos automotivos, e, portanto, melhorar as vendas, já que as empresas, apesar do aceso do Ministro da Fazenda com a possibilidade de adiar o aumento do IPI, trabalham com o cenário de que o governo vai manter o cronograma de elevação tributária negociado em janeiro.

Isso ocorre porque avaliam que o governo está enfrentando dificuldades para fechar suas contas, então um aumento de impostos sobre os carros seria bem vindo, pois aumentaria a arrecadação federal.

Fonte: [AutoData]

9 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Essa me parece uma boa proposta, entre tantas lambanças. Caloteiro precisa perder o bem rapidamente mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso daí é só mais um golpe Felipe! Vem falar abobrinha que que o carro é dado como bem de garantia e que demora para achar o veiculo e não sei mais o que..
      Se fosse assim, financiamento de casa própria o juros seria quase zero, já que NÃO EXISTE como "sumir" com a casa! é conversa fiada!

      Excluir
    2. Não sou caloteiro, apenas entrei com revisional dos juros do meu contrato que achei exorbitante e ganhei.

      Excluir
  2. Tomara que o governo não fazem nada.Esse cartel tem que acabar .

    ResponderExcluir
  3. ^^ Caloteiro detected.

    ResponderExcluir
  4. seria interessante que fosse feito isso , pois iria beneficiar pessoas que pagam em dias suas prestações com juros bem menores, e tbm abaixo de 1% pra compradores que pagam corretamente,mas o problema é que essa "redução" de juros deve ser coisas miniscula, coisa de 0,001% na taxa de juros...a conferir!!!!!!

    ResponderExcluir
  5. 5 a 6 % de inadimplente ? somente em sonho, esse número é muito maior visto o altíssimo número de veículos com BA, fora os consumidores que pagam de maneira alternada (1 mês paga o outro mês não paga )

    ResponderExcluir
  6. Isso é típico de quem come ovo mas quer mostrar um carro na garagem pros vizinhos....

    ResponderExcluir
  7. Tem os caloteiros, mas também existe imprevistos com pessoas de bem que mesmo sendo honesto pode atrasar algumas parcelas. Tem-se que ter prudência nisso aí por que não é todo mundo que já financia o veículo com a intenção de fazer um cabrito. Já imaginou o cidadão de bem paga mais de 70% do valor do veículo, atrasa por motivo de imprevisto, e em menos de 2 meses o banco toma, vende por uma ninharia e o cara fica sem nada. Vão cair no conto do vigário.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem