A indústria automotiva mundial cresceu 4,5% nos primeiros três meses de 2014 quando comparado com o mesmo período de 2013,mas o mês de março registrou um avanço de 13%, com vendas globais de 21,6 milhões de veículos, quase 1 milhão a mais do que em 2013. O ano de 2014 deverá registrar novo recorde histórico para o mercado de automóveis.
Os dois líderes - Toyota Corolla e Ford Focus - começaram o ano perdendo vendas, 1% e 6% respectivamente, quando comparados com seus números do primeiro trimestre de 2013. Contudo, a diferença deles para os demais é ainda bem ampla.
A sétima geração do Volkswagen Golf foi lançado na Europa nos últimos meses de 2012, sendo que no 1º trimestre de 2013 ele ainda estava em processo de consolidação de mercado. Mesmo assim, o icônico modelo alemão terminou o ano em sétimo lugar entre os mais vendidos do mundo, mesmo sem vendas dessa nova geração nos dois principais mercados do globo - China e EUA.
Agora, com mais de 223.000 unidades vendidas no varejo, o Golf surge no pódio, com avanço de 27.9% sobre o período correspondente do ano passado.
A quarta colocação é ocupada por um utilitário compacto chinês, o Hongguang produzido pela Wuling, uma marca de propriedade da SAIC-GM-Wuling Automobile, que é uma joint venture entre a SAIC Motor, General Motors, e Liuzhou Wuling Motors Corporation Ltd., com sede em Liuzhou, no sudoeste da China. Este modelo foi o 23º mais vendidos de 2013, e registrou aumento de 52%, saltando para o quarto lugar com 210.109 unidades vendidas no varejo.
O Hyundai Elantra, com cerca de 200.000 carros vendidos no trimestre, caiu para a quarta colocação, mantendo-se à frente do Ford F-150, que é o veículo mais vendido nos EUA, com 199.431 unidades no trimestre.
Na sequencia temos Ford Fiesta com 184.949 vendidos, Volkswagen Polo, com 184.931. Polo e Fiesta estão lutando cabeça a cabeça pela liderança entre os carros pequenos.
O líder do segmento de médio porte, o Toyota Camry, foi o 9º mais transacionado no planeta, com 178.705 exemplares vendidos, uma queda de 3,8% em relação a 2013, enquanto o Chevrolet Cruze foi o 10º mais vendidos do mundo, com 176.537 unidades, um aumento de 10,2%.
O BMW Série 3 é o primeiro produto premium classificado em 23º lugar do mundo, com 113.105 unidades vendidas, aumento de 15,6%, enquanto que o primeiro modelo francês foi o Renault Clio, na 25ª colocação, com 106.723 unidades transacionadas, aumento de 1,8%, apenas uma posição à frente do Honda Fit, um grande sucesso no Japão, na 26º posição e 105.433 vendidos, um aumento de 39,4%.
O primeiro modelo italiano no ranking está fora do top 50, sendo o Fiat 500, 77º mais vendido, com 60.077 unidades comercializadas, aumento de 26,2% sobre 2013.
Ranking - 1º tri/2014
|
Modelo
|
Unidades vendidas
|
Participação de mercado
|
1 | Toyota Corolla | 276.766 | 1,50% |
2 | Ford Focus | 256.284 | 1,40% |
3 | Volkswagen Golf | 223.249 | 1,20% |
4 | Wuling Hongguang | 210.109 | 1,10% |
5 | Hyundai Elantra | 200.220 | 1,10% |
6 | Ford F-Series | 199.431 | 1,10% |
7 | Ford Fiesta | 184.949 | 1,00% |
8 | Volkswagen Polo | 184.931 | 1,00% |
9 | Toyota Camry | 178.705 | 0,90% |
10 | Chevrolet Cruze | 176.537 | 0,90% |
11 | Honda CR-V | 165.017 | 0,90% |
12 | Volkswagen Passat | 153.898 | 0,80% |
13 | Volkswagen Lavida | 150.801 | 0,80% |
14 | Volkswagen Jetta | 148.464 | 0,80% |
15 | Buick Excelle | 148.312 | 0,80% |
16 | Toyota Hilux | 139.977 | 0,70% |
17 | Honda Civic | 137.203 | 0,70% |
18 | Toyota RAV4 | 130.887 | 0,70% |
19 | Volkswagen Tiguan | 128.591 | 0,70% |
20 | Toyota Prius | 124.065 | 0,70% |
21 | Chevrolet Silverado | 118.013 | 0,60% |
22 | Honda Accord | 115.078 | 0,60% |
23 | BMW 3 Series | 113.015 | 0,60% |
24 | Toyota Yaris | 108.545 | 0,60% |
25 | Renault Clio | 106.723 | 0,60% |
26 | Honda Fit | 105.433 | 0,60% |
27 | Kia Sportage | 98.480 | 0,50% |
28 | Nissan Altima | 98.168 | 0,50% |
29 | Ram pick-up | 96.906 | 0,50% |
30 | Wuling Sunshine | 95.436 | 0,50% |
31 | Nissan Qashqai | 95.087 | 0,50% |
32 | Skoda Octavia | 90.408 | 0,50% |
33 | Mazda CX-5 | 89.616 | 0,50% |
34 | Hyundai Sonata | 88.832 | 0,50% |
35 | Hyundai ix35 | 88.486 | 0,50% |
36 | Hyundai Santa fe | 88.379 | 0,50% |
37 | Chevrolet Malibu | 86.554 | 0,50% |
38 | Ford Fusion | 86.186 | 0,50% |
39 | BMW 5 Series | 84.334 | 0,40% |
40 | Ford Escape | 84.178 | 0,40% |
41 | Audi A4 | 81.835 | 0,40% |
42 | Peugeot 208 | 80.849 | 0,40% |
43 | Volkswagen Santana | 79.840 | 0,40% |
44 | Chevrolet Sail | 78.916 | 0,40% |
45 | Toyota Aqua | 78.004 | 0,40% |
46 | Daihatsu Tanto | 76.321 | 0,40% |
47 | Mazda3 | 76.147 | 0,40% |
48 | Mercedes C Class | 75.595 | 0,40% |
49 | Volkswagen Sagitar | 74.163 | 0,40% |
50 | Maruti Alto | 73.575 | 0,40% |
Fonte: Focus2Move
matéria altamente tendenciosa para Ford e Toyota. Ora, ora. Somam vendas de Focus Hatch e Focus Sedan, somam vendas de Cruze Hatch e Cruze Sedan, somam vendas de Corolla Hatch e Corlla Sedan, mas não somam vendas do Golf Hatch e Golf Sedan (Jetta).
ResponderExcluirEntão já que não somaram, vamos somar Golf + Golf Sedan (Jetta) = 371.713 carros, humulhando a todo e a todos.
Isso sem computador vendas de Sagitar e Lavida, que nada mais são que Jettas.
Então a realidade dos fatos é: família de carros Golf é a mais vendida do mundo. E de longe ainda.
Correto,Golf + Golf Sedan (Jetta) = 371.713 carros,Sagitar e Lavida,menos.
ExcluirJetta não é golf sedan, a começar pelo interior e acabamento, o focus sim é idêntico o interior dos dois.
ExcluirSempre o mesmo Mimimi~... se as vendas do Golf não entram como as do Focus e Corolla (Hatches + Sedans) é porque algo de diferente não é aceito na contagem. Todo ano é assim e nunca muda. Você acha que a VW nunca foi atrás disso pra deixar o Golf em primeiro lugar? Óbvio que já foi, e aposto que ainda vai... até que um dia eles atendam o critério pra ser aceito.
ExcluirEntão seu Mimimi só é aceito pra quem acha que deve ser aceito.
Eu concordo em partes com você, mas essa choradeira SEMPRE com o mesmo comentário já deu né?
Na prática o Jetta é, sim, um Golf sedan. Desde o lançamento em 1979.
ExcluirGLI, Bora, Vento, Clasico, Sagitar, etc: todos são Jettas.
Quanto ao mesmo carro ter diferentes nomes, antigamente a Toyota somava os Coronas aos Corollas, imagino que os Sprinter (Trueno) e demais variações também. Alguém sabe se ainda o fazem?
O corolla não soma com nenhum hatcj, a Choradeira do Carlos é absurda quando Vw fica para trás!!
ExcluirSoma sim. Corolla Hatch, muito prazer!
Excluirhttp://www.car.blog.br/2009/12/corolla-hatch-comeca-ser-vendido-na.html
Soma com o Toyota Matrix dos EUA, que é hatch.
Tinha que ser do Car blog ?
ExcluirA matéria não fala nada, só expressa que poderia ser, o que não é!
Esse carro não tem nada a ver com o corolla, painel outro e plataforma diferente.
Aff, é matéria de 2009 ? .
ExcluirSe o Jetta fosse um Golf Sedan a VW chamaria ele de Golf Sedan não?
ExcluirSe o Jetta fosse Golf Sedan a geração 7 do Jetta teria chegado aqui com o Golf 7 não?
....parece obvio isso não??????????
Se a VW por motivo de marketing ou outro qualquer não quis chamar o Jetta de Golf Sedan ou fazer um Golf Sedan o problema é dela não????
Se a própria montadora considera os dois veículos produtos diferentes, E DÁ NOMES DIFERENTES, porque diabos um estudo estatístico iria se preocupar em juntar os números dos dois veículos....
Se continuar assim daqui a pouco teremos que juntar os numeros do Golf com a Audi A3, da Fiat com a Dodge, da Tata Motors com a LandRover e por ai vai, kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Ford com 3 modelos no top 10.
ResponderExcluir"O primeiro modelo italiano no ranking está fora do top 50, sendo o Fiat 500, 77º mais vendido, com 60.077 unidades comercializadas, aumento de 26,2% sobre 2013."
ResponderExcluirA Fiat realmente é uma marca de 3° linha.
Tanto que lidera em vendas aqui na grande potência de 3º mundo que é o BR; combina bem com o mercado e os clientes locais.
ExcluirCadê a foto do Hongguang?????
ResponderExcluirhttp://en.wikipedia.org/wiki/Wuling_Hong_Guang
ExcluirQuando vem o Corola esportivo XRS dos EUA?
ResponderExcluirImpressionante o Golf VII sozinho ficar em 3° lugar geral, mesmo sem contar com somatória de carroceria sedã. É simplesmente um hatch médio que, sozinho, consegue brigar em números de vendas com concorrentes que possuem derivação sedã. Quando o Jetta for atualizado e receber a MQB passará será contabilizado como Golf VII, aí será sim a briga ficará justa, em termos de números.
ResponderExcluirAtualmente o Jetta ainda utiliza a plataforma do Golf VI, talvez por isso não seja contabilizado como Golf sedã. Lembro que o Jetta, na geração anterior, nada mais era do que um Golf com "bunda".
Meus parabéns meu caro vou ficar na torcida também que a VW seja primeira em tudo, se isso te faz bem e deve fazer, vamos ser solidários, isso te faz mais feliz, derrepente tem um grande executivo alemão e te contrata que maravilha hein, sucesso pra você, continue assim.
ResponderExcluirAgora nem a VW quis colocar o nome Golf em nenhuma versão sedã, puxa nem a própria queridinha sua aposta muito nisso.
Ah outra coisa onde diz" O Novo Jetta será exatamente um Golf VII sedã, mesmo interior, design bem parecido, mesma plataforma e tecnologia embarcada"
Bom vamos juntar então as vendas no New Fiesta com a da Ecosport, interior parecido, mesma plataforma é mais pratico e econômico não é, ah um é mais altinho, tem umas rodinhas maiores mas detalhe só né.
Não é torcida, VW hater, são apenas fatos. Além disso, o Corolla já soma Auris e o Focus soma outros veículos, a exemplo do Ford C-Max. O Jetta, muito provavelmente, passará a fazer parte da soma do Golf quando for renovado, isso não é torcida. E por um motivo muito lógico: Mesmo interior, mesma categoria(médios) e mesma plataforma. A Ford soma o C-Max e a Toyota o Auris, ambos compartilham apenas plataforma com Corolla e Focus, respectivamente.
ExcluirPorém, essas metodologias variam de uma consultoria para outra, e pouco importam, o importante é a fabricante estar emplacando mais em determinado segmento de mercado, no caso, hatches e sedãs médios. O resto é lenda e papinho de hater bobinho que quer se sentir melhor colocando a VW para baixo.
pior é um fanatico fan boy alucinado q ama e coloca a volks acima de tudo e todos,sendo q é apenas uma marca de veiculo cujo o dono(ou os donos), não dão a minima pra vc, so esta interessado no seu dinheiro e se vc não quer tem quem compre e goste,cara na boa vc consegiu superar o carlos nesse ponto de fanatismo,parabens amigo!!!!
ExcluirEle é um coitado, a VW nem sabe que ele existe!
ExcluirPena uma pessoa ser tão limitada, um dia ele acorda pra vida.
concordo gomes!!!
Excluircom ele não tem como vc fazer um debate sadio, ele é o dono da verdade e a volks é a "melhor melhor do mundo", e ainda por cima quer vir colocar adjetivos em todo o mundo...alem de ser uma pessoa com falta de educação, parece aquelas crianças mimadas no gual,quando o pai discorda do q ela esta fazendo ela fica fazendo birra e t chamando de "chato"....aff!!!!
Na verdade, Gomes e Luiz, vocês ficaram incomodados com o que falei apenas porque são 2 Fiateiros safados. O que disse foram fatos, mas que incomodam os olhos de 2 VW haters de uma maneira absurda. Simplesmente não resistem.
ExcluirPra vocês, só posso dizer isso: "O primeiro modelo italiano no ranking está fora do top 50, sendo o Fiat 500, 77º mais vendido, com 60.077 unidades comercializadas".
A Fiat é café com leite.
Meu comentário foi totalmente imparcial, mas a verdade dói muito nos Fiateiros. Dá até pena, um comentário que tratou apenas de fatos incomodar tanto 2 pessoas. Realmente, a Fiat tem os piores fanboys.
Excluirmimimimimi....a volks é a melhor.mimimimimi.........so pelo seu comentario ja da pra perceber seu total descontrole emocional e falta de educação..sem mais.....
ExcluirPode chorar, Fiat fanboy, tudo que escrevo é na maior tranquilidade. Porém, evite ficar floodando as notícias com comentários que não adicionam nada, como é o caso desse último. A sei que verdade dói muito em vocês, fanboys da Fiat, mas eu piso na ferida sem pena mesmo. rsrsrs
ExcluirPostar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.