O mercado automotivo europeu terminou o primeiro trimestre de 2014 liderado novamente pelo Volkswagen Golf, que conseguiu ainda ampliar ainda mais sua participação de mercado, quando comparado com o mesmo período de 2013.

Volkswagen Golf 2015 - líder de mercado na Europa

Além disso, outros dois modelos derivados do Golf, o Skoda Octávia e o Audi A3 - vem ganhando posições no ranking europeu: o modelo tcheco entrou no top ten, e o A3 foi o 11º carro mais vendido no Velho Continente.


Volkswagen Golf 2015 - líder de mercado na Europa

O líder europeu, o VW Golf, ganhou 0,3% de participação de mercado em relação a 2013, melhorando seus resultados trimestrais em 19%, com vendas totais de 138.494 unidades.

Volkswagen Polo 2015

A segunda colocação no trimestre ficou com o Volkswagen Polo, que registrou 91.730 unidades, avanço de 4,7% sobre um ano atrás.

Ford Fiesta 2015

O terceiro colocado foi o Ford Fiesta, subindo uma posição sobre o ano passado, com 85.716 unidades e ganho de 6,4%, tomando o lugar o Focus, que despencou para a sexta colocação.

Renault Clio 2015

A quarta posição fica com o Renault Clio, que teve 81.996 exemplares vendidos, representando 2% do mercado, enquanto o quinto colocado é o Opel Corsa - estável sobre 2013, com 65.124 unidades transacionadas.

Peugeot 208 2015

O Peugeot 208 perdeu vendas mas mesmo assim subiu para a 7ª colocação, graças às perdas ainda maiores de Nissan Qashqai e Opel Astra, enquanto o Skoda Octavia entrou no ranking dos dez mais vendidos, melhorando sua participação de mercado de 1,1% em 2013 para 1,5% agora.

Skoda Octavia

A subsidiária da VW vendeu 65.251 unidades do Octávia, um avanço impressionante de 58.5%.

Opel Astra 2015

O Opel Astra foi o 10º colocado, seguido do Audi A3, 11º mais vendido, com 52.917 vendidos, 1.3% do mercado e um avanço não menos extraordinário de 56,7% sobre 2013.

Audi A3 2015

Ranking de 100 carros mais vendidos - Europa - 1º trimestre de 2014

Ranking 1º Tri/2014
Modelo
Março de 2014
Q1 2014
Participação de mercado - Q1/2014
1 Volkswagen Golf 58.506 138.494 3,40%
2 Ford Fiesta 44.226 85.716 2,10%
3 Volkswagen Polo 38.232 91.730 2,30%
4 Ford Focus 34.669 71.955 1,80%
5 Opel Corsa 34.165 65.124 1,60%
6 Renault Clio 33.965 81.996 2,00%
7 Nissan Qashqai 30.217 61.258 1,50%
8 Opel Astra 27.739 57.208 1,40%
9 Peugeot 208 26.652 62.875 1,50%
10 Skoda Octavia 24.506 61.251 1,50%
11 Audi A3 22.719 52.917 1,30%
12 BMW 3 Series 20.876 45.614 1,10%
13 Fiat 500 20.016 41.913 1,00%
14 Toyota Yaris 19.929 43.941 1,10%
15 Volkswagen Passat 18.017 44.516 1,10%
16 Renault Megane 17.831 36.888 0,90%
17 Volkswagen Tiguan 17.745 45.290 1,10%
18 Audi A4 17.087 35.309 0,90%
19 BMW 1 Series 16.979 33.601 0,80%
20 Mercedes C Class 16.565 31.205 0,80%
21 Nissan Juke 16.306 32.400 0,80%
22 BMW 5 Series 15.294 31.268 0,80%
23 Skoda Fabia 15.111 34.792 0,90%
24 Kia Rio 14.576 34.581 0,80%
25 Audi A1 14.456 31.124 0,80%
26 Seat Leon 13.911 30.824 0,80%
27 Fiat Panda 13.755 39.480 1,00%
28 Ford C-max 13.658 25.618 0,60%
29 Opel Insignia 13.427 25.980 0,60%
30 Renault Captur 13.406 34.419 0,80%
31 Lada Granta 13.200 32.882 0,80%
32 Peugeot 308 13.177 32.596 0,80%
33 Citroen C3 13.091 35.908 0,90%
34 Mini 12.935 23.058 0,60%
35 Mercedes A Class 12.737 30.831 0,80%
36 Toyota Auris 12.536 34.130 0,80%
37 Kia Cee’d 12.485 28.843 0,70%
38 Seat Ibiza 12.267 28.124 0,70%
39 Dacia Sandero 11.837 34.170 0,80%
40 Volkswagen Up! 11.767 31.007 0,80%
41 Renault Scenic 11.473 26.686 0,70%
42 Mercedes B Class 11.355 24.973 0,60%
43 Fiat 500L 10.997 24.446 0,60%
44 Hyundai ix35 10.959 27.115 0,70%
45 Dacia Duster 10.911 28.895 0,70%
46 Peugeot 2008 10.795 28.897 0,70%
47 Ford Mondeo 10.760 18.965 0,50%
48 Mercedes E Class 10.529 23.668 0,60%
49 Renault Twingo 10.218 20.854 0,50%
50 Citroen DS3 9.938 16.900 0,40%
51 Hyundai Solaris 9.837 25.444 0,60%
52 Kia Sportage 9.583 26.481 0,60%
53 Volkswagen Touran 9.326 23.356 0,60%
54 Ford KA 9.307 15.970 0,40%
55 Mazda CX-5 9.042 19.706 0,50%
56 Peugeot 3008 8.890 21.358 0,50%
57 Honda Jazz 8.837 13.516 0,30%
58 Mitsubishi Outlander 8.815 15.241 0,40%
59 Hyundai i10 8.723 20.819 0,50%
60 Ford S-max 8.717 14.871 0,40%
61 Opel Mokka 8.653 23.149 0,60%
62 Mini Countryman 8.625 15.891 0,40%
63 Nissan Micra 8.489 18.287 0,40%
64 Citroen C4 8.400 22.750 0,60%
65 Hyundai i30 8.077 19.903 0,50%
66 Toyota RAV4 7.889 19.898 0,50%
67 Fiat Punto 7.864 24.534 0,60%
68 Renault Duster 7.841 21.322 0,50%
69 Land Rover Range Rover Evoque 7.820 16.567 0,40%
70 Lada Kalina 7.705 18.245 0,40%
71 Nissan Note 7.635 16.271 0,40%
72 Audi A6 7.600 17.986 0,40%
73 Opel Zafira 7.596 16.099 0,40%
74 Volvo XC60 7.577 18.114 0,40%
75 Audi Q3 7.337 19.849 0,50%
76 Hyundai i20 7.254 19.067 0,50%
77 Mazda3 7.113 16.750 0,40%
78 Mitsubishi ASX 7.055 16.527 0,40%
79 Toyota Aygo 7.033 17.880 0,40%
80 Ford Kuga 6.969 17.604 0,40%
81 BMW X1 6.918 16.778 0,40%
82 Skoda Yeti 6.635 15.024 0,40%
83 Skoda Rapid 6.596 16.600 0,40%
84 Lancia Ypsilon 6.528 17.251 0,40%
85 Chevrolet Cruze 6.386 17.342 0,40%
86 Mazda6 6.089 13.810 0,30%
87 Volkswagen Jetta 6.078 14.633 0,40%
88 Lada Largus 6.056 14.716 0,40%
89 Citroen Berlingo 5.986 15.174 0,40%
90 Honda CR-V 5.985 14.786 0,40%
91 Opel Meriva 5.940 12.612 0,30%
92 Lada Priora 5.822 13.647 0,30%
93 Renault Kangoo 5.741 14.622 0,40%
94 Smart Fortwo 5.546 14.977 0,40%
95 BMW X3 5.528 13.332 0,30%
96 Toyota Corolla 5.453 14.339 0,40%
97 Peugeot 107 5.389 12.912 0,30%
98 Chevrolet Aveo 5.306 12.090 0,30%
99 Volvo V70 5.193 11.784 0,30%
100 Kia Picanto 5.047 14.732 0,40%

11 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Inveja do lineup de mais vendidos na Europa...só modernidades, segurança e tecnologia no top 20...por aqui, bem...sem querer ser vulgar, mas não dá para comparar...os mais vendidos são quase todos 'refugos tropicalizados' (tropicalizar um veículo no Brasil=depenar o mesmo dos seus principais equipamentos de segurança/conforto/utilidade) de versões europeias vendidas a preço de ouro...e pensar que alguns consumidores 'se acham' quando saem das revendas com seus Celtas, Classics, Palio Fire...tamo ferrados....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo, vc quer o quê? A Europa tme renda percapita de U$ 45 mil dólares por ano e aqui mal passamos de U$ 5.000 dólares. Os europeus ganham em média 10 vezes mais que os brasileiros.
      Os europeus desenvolvem e fabricam Mercedes-Benz, Audi, BMW, Volkswagen, Citroen, Peugeot, Fiat, Ferrari, Lamborghini, Bentley, Rolls-Royce e etc.
      E nós desenvolvemos o quê? Nada exceto minério de ferro e petróleo (com muita corrupção) e vendemos para eles.
      Os europeus tem Philips, Siemens, Airbus, etc, e nós temos o quê? Gradiente falida?
      Os europeus elegem Angela Merkel para sua líder, e nós temos o quê? Dilma....kkkkkk
      Tamos fu$%$%# mesmo, mas não é por causa dos carros. Eles são apenas consequencia...

      Excluir
    2. Carlos tenho pena das pessoas como amigos e parentes que são obrigados a conviver contigo, devem chorar lágrimas de sangue todos os dias.

      Excluir
    3. Acho que a Embraer e a unica que salva!

      Excluir
    4. Carlos:
      Brilhante explanação sobre as diferenças entre Europa e Brasil!
      Por 12 anos residi na Alemanha e sou testemunha da gigantesca diferença de qualidade de vida entre Alemanha e Brasil!
      E não só a renda é muito mais alta, como quase tudo é mais barato que aki, proporcionalmente, é claro! Um aluguel de um apto de sala e dois quartos em Litz, na periferia de Munich, região nobre, sai pelo equivalente a $ 3.000,00, aproximadamente 25/30% da renda de um trabalhador de classe média! Aki no Rio, em condições iguais, o mesmo trabalhador tem que desembolsar algo como 45/50% de sua renda!!!!
      Este país é um absurdo de caro!

      Excluir
    5. Residi em Nova Iorque por seis anos e lá é tudo absurdamente caro: aluguel, estacionamento, pedágio para atravessar pontes...mas os carros são absurdamente baratos quando comparados com os preços dos mesmos modelos vendidos no Brasil - inclusive os BMW e Mercedes importados da Europa, que lá vendem a dezenas de milhares por ano.

      A grande diferença é que o consumidor de lá não é como o brasileiro, que prefere carro a casa...e se dispõe a vender a alma para sair por ai em um celtinha que custa, em dólares americanos, o equivalente a um Corolla versão mais básica vendido por lá.

      É esse consumidor desmiolado e sem limites que dá a deixa para o cartel de indústrias instaladas no Brasil fazer o que fazem, como bem disse o Renato Rocha: mesmo com uma margem de lucro absurdamente grande, não perdem a oportunidade de chantagear o governo (fraquíssimo) em busca de isenção de impostos e outros benefícios para 'tentar manter empregos'. Diminuir a margem de lucro nem pensar...como diz o ditado: "Mateus, primeiro os meus".

      Excluir
    6. Perfeito o comentário! Retratou perfeitamente a nossa realidade. Tenho esperanças, depois da conclusão do Inovar-Auto, de que teremos carros melhores e com preços mais justos.

      Excluir
    7. Gentem.........
      Durou pouco a colher de chá do Rasec no blog!
      Em cinco minutos, as baixarias foram tantas que foi banido de novo!!
      Coitado......

      Excluir
  2. Um tolo você...descobriu a roda...como se as pessoas não soubessem o que você afirmou...Conhecimento made in wikipedia detected!!!.

    O europeu pode ter renda per capita 5 vezes maior que a do brasileiro (e todo mundo sabe disso tolo) mas o carro que eles pagam U$ 15 mil lá, é vendido, depenado aqui, pelo equivalente a U$ 30-45 mil. E o pior é que vende...tem trouxas suficientes para garantir essas vendas.

    E não adianta culpar os impostos exagerados daqui...a lucro Brasil desses fabricante é super-hiper exagerado...não tem fabricante de carro no Brasil que dê prejuízo...a filial local da Fiat por muitos anos salvou a pele da matriz na Europa...deu para entender?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carlos automotivo como disse o nosso colega Rasec não adianta perder tempo com esse camarada, é um coitado motivo de piadas aqui no blog, Ah e detalhe daqui a pouco ele vai postar que os carros da VW estão super baratos e que deveriam ser mais caros.
      Falando um pouco do seu comentário Carlos Automotivo acontece que a culpa não é só do governo como disse e sim também pelas maiores margens de lucro que aqui são praticadas. Porem vejo também o nosso governo apoiando essa pratica, por exemplo, atualmente as montadoras estão com seus estoques cheios, as vendas não estão em seu melhor momento e o que ocorre, as montadoras sabem que não precisam reduzir preços e suas margens, sabem que o governo é corrupto e que joga contra os interesses da sociedade, as montadoras jogam a bomba na mão do governo alegando sobre os desempregos, sobre a recessão e um monte de coisa, ai vem o governo e tira o IPI, aumenta os prazos de financiamento para que as parcelas caibam no bolso e no final das contas o consumidor é que prejudicado e banca tudo isso. As montadoras aqui não precisam ter o trabalho em alterar as suas "baixíssimas margens".

      Excluir
  3. Está passando da hora de a lei do mercado (oferta x procura) começar a valer para o setor automotivo brasileiro! As vendas caíram? Que se baixem os preços até um novo equilíbrio! As concessões do governo em atendimento ao mi mi mi das montadoras provocam grandes distorções! Nadaram de braçada por longos anos e ao menor sinal de esfriamento na demanda, começam a chorar! Lembro bem de quando fui comprar meu carro, em 2011, quando eu propus pagar à vista, esperando por um desconto, o vendedor só faltou rir na minha cara! E é assim que a vida vai na terra da banana e da jabuticaba: com a ajuda do governo, todos riem da nossa cara!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem