Além disso, outros dois modelos derivados do Golf, o Skoda Octávia e o Audi A3 - vem ganhando posições no ranking europeu: o modelo tcheco entrou no top ten, e o A3 foi o 11º carro mais vendido no Velho Continente.
O líder europeu, o VW Golf, ganhou 0,3% de participação de mercado em relação a 2013, melhorando seus resultados trimestrais em 19%, com vendas totais de 138.494 unidades.
A segunda colocação no trimestre ficou com o Volkswagen Polo, que registrou 91.730 unidades, avanço de 4,7% sobre um ano atrás.
O terceiro colocado foi o Ford Fiesta, subindo uma posição sobre o ano passado, com 85.716 unidades e ganho de 6,4%, tomando o lugar o Focus, que despencou para a sexta colocação.
A quarta posição fica com o Renault Clio, que teve 81.996 exemplares vendidos, representando 2% do mercado, enquanto o quinto colocado é o Opel Corsa - estável sobre 2013, com 65.124 unidades transacionadas.
O Peugeot 208 perdeu vendas mas mesmo assim subiu para a 7ª colocação, graças às perdas ainda maiores de Nissan Qashqai e Opel Astra, enquanto o Skoda Octavia entrou no ranking dos dez mais vendidos, melhorando sua participação de mercado de 1,1% em 2013 para 1,5% agora.
A subsidiária da VW vendeu 65.251 unidades do Octávia, um avanço impressionante de 58.5%.
O Opel Astra foi o 10º colocado, seguido do Audi A3, 11º mais vendido, com 52.917 vendidos, 1.3% do mercado e um avanço não menos extraordinário de 56,7% sobre 2013.
Ranking de 100 carros mais vendidos - Europa - 1º trimestre de 2014
Ranking 1º Tri/2014
|
Modelo
|
Março de 2014
|
Q1 2014
|
Participação de mercado - Q1/2014
|
1 | Volkswagen Golf | 58.506 | 138.494 | 3,40% |
2 | Ford Fiesta | 44.226 | 85.716 | 2,10% |
3 | Volkswagen Polo | 38.232 | 91.730 | 2,30% |
4 | Ford Focus | 34.669 | 71.955 | 1,80% |
5 | Opel Corsa | 34.165 | 65.124 | 1,60% |
6 | Renault Clio | 33.965 | 81.996 | 2,00% |
7 | Nissan Qashqai | 30.217 | 61.258 | 1,50% |
8 | Opel Astra | 27.739 | 57.208 | 1,40% |
9 | Peugeot 208 | 26.652 | 62.875 | 1,50% |
10 | Skoda Octavia | 24.506 | 61.251 | 1,50% |
11 | Audi A3 | 22.719 | 52.917 | 1,30% |
12 | BMW 3 Series | 20.876 | 45.614 | 1,10% |
13 | Fiat 500 | 20.016 | 41.913 | 1,00% |
14 | Toyota Yaris | 19.929 | 43.941 | 1,10% |
15 | Volkswagen Passat | 18.017 | 44.516 | 1,10% |
16 | Renault Megane | 17.831 | 36.888 | 0,90% |
17 | Volkswagen Tiguan | 17.745 | 45.290 | 1,10% |
18 | Audi A4 | 17.087 | 35.309 | 0,90% |
19 | BMW 1 Series | 16.979 | 33.601 | 0,80% |
20 | Mercedes C Class | 16.565 | 31.205 | 0,80% |
21 | Nissan Juke | 16.306 | 32.400 | 0,80% |
22 | BMW 5 Series | 15.294 | 31.268 | 0,80% |
23 | Skoda Fabia | 15.111 | 34.792 | 0,90% |
24 | Kia Rio | 14.576 | 34.581 | 0,80% |
25 | Audi A1 | 14.456 | 31.124 | 0,80% |
26 | Seat Leon | 13.911 | 30.824 | 0,80% |
27 | Fiat Panda | 13.755 | 39.480 | 1,00% |
28 | Ford C-max | 13.658 | 25.618 | 0,60% |
29 | Opel Insignia | 13.427 | 25.980 | 0,60% |
30 | Renault Captur | 13.406 | 34.419 | 0,80% |
31 | Lada Granta | 13.200 | 32.882 | 0,80% |
32 | Peugeot 308 | 13.177 | 32.596 | 0,80% |
33 | Citroen C3 | 13.091 | 35.908 | 0,90% |
34 | Mini | 12.935 | 23.058 | 0,60% |
35 | Mercedes A Class | 12.737 | 30.831 | 0,80% |
36 | Toyota Auris | 12.536 | 34.130 | 0,80% |
37 | Kia Ceed | 12.485 | 28.843 | 0,70% |
38 | Seat Ibiza | 12.267 | 28.124 | 0,70% |
39 | Dacia Sandero | 11.837 | 34.170 | 0,80% |
40 | Volkswagen Up! | 11.767 | 31.007 | 0,80% |
41 | Renault Scenic | 11.473 | 26.686 | 0,70% |
42 | Mercedes B Class | 11.355 | 24.973 | 0,60% |
43 | Fiat 500L | 10.997 | 24.446 | 0,60% |
44 | Hyundai ix35 | 10.959 | 27.115 | 0,70% |
45 | Dacia Duster | 10.911 | 28.895 | 0,70% |
46 | Peugeot 2008 | 10.795 | 28.897 | 0,70% |
47 | Ford Mondeo | 10.760 | 18.965 | 0,50% |
48 | Mercedes E Class | 10.529 | 23.668 | 0,60% |
49 | Renault Twingo | 10.218 | 20.854 | 0,50% |
50 | Citroen DS3 | 9.938 | 16.900 | 0,40% |
51 | Hyundai Solaris | 9.837 | 25.444 | 0,60% |
52 | Kia Sportage | 9.583 | 26.481 | 0,60% |
53 | Volkswagen Touran | 9.326 | 23.356 | 0,60% |
54 | Ford KA | 9.307 | 15.970 | 0,40% |
55 | Mazda CX-5 | 9.042 | 19.706 | 0,50% |
56 | Peugeot 3008 | 8.890 | 21.358 | 0,50% |
57 | Honda Jazz | 8.837 | 13.516 | 0,30% |
58 | Mitsubishi Outlander | 8.815 | 15.241 | 0,40% |
59 | Hyundai i10 | 8.723 | 20.819 | 0,50% |
60 | Ford S-max | 8.717 | 14.871 | 0,40% |
61 | Opel Mokka | 8.653 | 23.149 | 0,60% |
62 | Mini Countryman | 8.625 | 15.891 | 0,40% |
63 | Nissan Micra | 8.489 | 18.287 | 0,40% |
64 | Citroen C4 | 8.400 | 22.750 | 0,60% |
65 | Hyundai i30 | 8.077 | 19.903 | 0,50% |
66 | Toyota RAV4 | 7.889 | 19.898 | 0,50% |
67 | Fiat Punto | 7.864 | 24.534 | 0,60% |
68 | Renault Duster | 7.841 | 21.322 | 0,50% |
69 | Land Rover Range Rover Evoque | 7.820 | 16.567 | 0,40% |
70 | Lada Kalina | 7.705 | 18.245 | 0,40% |
71 | Nissan Note | 7.635 | 16.271 | 0,40% |
72 | Audi A6 | 7.600 | 17.986 | 0,40% |
73 | Opel Zafira | 7.596 | 16.099 | 0,40% |
74 | Volvo XC60 | 7.577 | 18.114 | 0,40% |
75 | Audi Q3 | 7.337 | 19.849 | 0,50% |
76 | Hyundai i20 | 7.254 | 19.067 | 0,50% |
77 | Mazda3 | 7.113 | 16.750 | 0,40% |
78 | Mitsubishi ASX | 7.055 | 16.527 | 0,40% |
79 | Toyota Aygo | 7.033 | 17.880 | 0,40% |
80 | Ford Kuga | 6.969 | 17.604 | 0,40% |
81 | BMW X1 | 6.918 | 16.778 | 0,40% |
82 | Skoda Yeti | 6.635 | 15.024 | 0,40% |
83 | Skoda Rapid | 6.596 | 16.600 | 0,40% |
84 | Lancia Ypsilon | 6.528 | 17.251 | 0,40% |
85 | Chevrolet Cruze | 6.386 | 17.342 | 0,40% |
86 | Mazda6 | 6.089 | 13.810 | 0,30% |
87 | Volkswagen Jetta | 6.078 | 14.633 | 0,40% |
88 | Lada Largus | 6.056 | 14.716 | 0,40% |
89 | Citroen Berlingo | 5.986 | 15.174 | 0,40% |
90 | Honda CR-V | 5.985 | 14.786 | 0,40% |
91 | Opel Meriva | 5.940 | 12.612 | 0,30% |
92 | Lada Priora | 5.822 | 13.647 | 0,30% |
93 | Renault Kangoo | 5.741 | 14.622 | 0,40% |
94 | Smart Fortwo | 5.546 | 14.977 | 0,40% |
95 | BMW X3 | 5.528 | 13.332 | 0,30% |
96 | Toyota Corolla | 5.453 | 14.339 | 0,40% |
97 | Peugeot 107 | 5.389 | 12.912 | 0,30% |
98 | Chevrolet Aveo | 5.306 | 12.090 | 0,30% |
99 | Volvo V70 | 5.193 | 11.784 | 0,30% |
100 | Kia Picanto | 5.047 | 14.732 | 0,40% |
Inveja do lineup de mais vendidos na Europa...só modernidades, segurança e tecnologia no top 20...por aqui, bem...sem querer ser vulgar, mas não dá para comparar...os mais vendidos são quase todos 'refugos tropicalizados' (tropicalizar um veículo no Brasil=depenar o mesmo dos seus principais equipamentos de segurança/conforto/utilidade) de versões europeias vendidas a preço de ouro...e pensar que alguns consumidores 'se acham' quando saem das revendas com seus Celtas, Classics, Palio Fire...tamo ferrados....
ResponderExcluirAmigo, vc quer o quê? A Europa tme renda percapita de U$ 45 mil dólares por ano e aqui mal passamos de U$ 5.000 dólares. Os europeus ganham em média 10 vezes mais que os brasileiros.
ExcluirOs europeus desenvolvem e fabricam Mercedes-Benz, Audi, BMW, Volkswagen, Citroen, Peugeot, Fiat, Ferrari, Lamborghini, Bentley, Rolls-Royce e etc.
E nós desenvolvemos o quê? Nada exceto minério de ferro e petróleo (com muita corrupção) e vendemos para eles.
Os europeus tem Philips, Siemens, Airbus, etc, e nós temos o quê? Gradiente falida?
Os europeus elegem Angela Merkel para sua líder, e nós temos o quê? Dilma....kkkkkk
Tamos fu$%$%# mesmo, mas não é por causa dos carros. Eles são apenas consequencia...
Carlos tenho pena das pessoas como amigos e parentes que são obrigados a conviver contigo, devem chorar lágrimas de sangue todos os dias.
ExcluirAcho que a Embraer e a unica que salva!
ExcluirCarlos:
ExcluirBrilhante explanação sobre as diferenças entre Europa e Brasil!
Por 12 anos residi na Alemanha e sou testemunha da gigantesca diferença de qualidade de vida entre Alemanha e Brasil!
E não só a renda é muito mais alta, como quase tudo é mais barato que aki, proporcionalmente, é claro! Um aluguel de um apto de sala e dois quartos em Litz, na periferia de Munich, região nobre, sai pelo equivalente a $ 3.000,00, aproximadamente 25/30% da renda de um trabalhador de classe média! Aki no Rio, em condições iguais, o mesmo trabalhador tem que desembolsar algo como 45/50% de sua renda!!!!
Este país é um absurdo de caro!
Residi em Nova Iorque por seis anos e lá é tudo absurdamente caro: aluguel, estacionamento, pedágio para atravessar pontes...mas os carros são absurdamente baratos quando comparados com os preços dos mesmos modelos vendidos no Brasil - inclusive os BMW e Mercedes importados da Europa, que lá vendem a dezenas de milhares por ano.
ExcluirA grande diferença é que o consumidor de lá não é como o brasileiro, que prefere carro a casa...e se dispõe a vender a alma para sair por ai em um celtinha que custa, em dólares americanos, o equivalente a um Corolla versão mais básica vendido por lá.
É esse consumidor desmiolado e sem limites que dá a deixa para o cartel de indústrias instaladas no Brasil fazer o que fazem, como bem disse o Renato Rocha: mesmo com uma margem de lucro absurdamente grande, não perdem a oportunidade de chantagear o governo (fraquíssimo) em busca de isenção de impostos e outros benefícios para 'tentar manter empregos'. Diminuir a margem de lucro nem pensar...como diz o ditado: "Mateus, primeiro os meus".
Perfeito o comentário! Retratou perfeitamente a nossa realidade. Tenho esperanças, depois da conclusão do Inovar-Auto, de que teremos carros melhores e com preços mais justos.
ExcluirGentem.........
ExcluirDurou pouco a colher de chá do Rasec no blog!
Em cinco minutos, as baixarias foram tantas que foi banido de novo!!
Coitado......
Um tolo você...descobriu a roda...como se as pessoas não soubessem o que você afirmou...Conhecimento made in wikipedia detected!!!.
ResponderExcluirO europeu pode ter renda per capita 5 vezes maior que a do brasileiro (e todo mundo sabe disso tolo) mas o carro que eles pagam U$ 15 mil lá, é vendido, depenado aqui, pelo equivalente a U$ 30-45 mil. E o pior é que vende...tem trouxas suficientes para garantir essas vendas.
E não adianta culpar os impostos exagerados daqui...a lucro Brasil desses fabricante é super-hiper exagerado...não tem fabricante de carro no Brasil que dê prejuízo...a filial local da Fiat por muitos anos salvou a pele da matriz na Europa...deu para entender?
Carlos automotivo como disse o nosso colega Rasec não adianta perder tempo com esse camarada, é um coitado motivo de piadas aqui no blog, Ah e detalhe daqui a pouco ele vai postar que os carros da VW estão super baratos e que deveriam ser mais caros.
ExcluirFalando um pouco do seu comentário Carlos Automotivo acontece que a culpa não é só do governo como disse e sim também pelas maiores margens de lucro que aqui são praticadas. Porem vejo também o nosso governo apoiando essa pratica, por exemplo, atualmente as montadoras estão com seus estoques cheios, as vendas não estão em seu melhor momento e o que ocorre, as montadoras sabem que não precisam reduzir preços e suas margens, sabem que o governo é corrupto e que joga contra os interesses da sociedade, as montadoras jogam a bomba na mão do governo alegando sobre os desempregos, sobre a recessão e um monte de coisa, ai vem o governo e tira o IPI, aumenta os prazos de financiamento para que as parcelas caibam no bolso e no final das contas o consumidor é que prejudicado e banca tudo isso. As montadoras aqui não precisam ter o trabalho em alterar as suas "baixíssimas margens".
Está passando da hora de a lei do mercado (oferta x procura) começar a valer para o setor automotivo brasileiro! As vendas caíram? Que se baixem os preços até um novo equilíbrio! As concessões do governo em atendimento ao mi mi mi das montadoras provocam grandes distorções! Nadaram de braçada por longos anos e ao menor sinal de esfriamento na demanda, começam a chorar! Lembro bem de quando fui comprar meu carro, em 2011, quando eu propus pagar à vista, esperando por um desconto, o vendedor só faltou rir na minha cara! E é assim que a vida vai na terra da banana e da jabuticaba: com a ajuda do governo, todos riem da nossa cara!
ResponderExcluirPostar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.