Em março de 2014 o Fiat Ottimo teve 6.541 unidades vendidas, posicionando-se como 84ª carro mais vendido do maior mercado do mundo.
As vendas do Fiat Ottimo ajudaram as vendas da Fiat, que pularam para 9.353 no mês, ou seja, o novo hatch médio representou mais de 2/3 das vendas da montadora italiana na China em março.
O Fiat Ottimo é vendido na China com motor T-Jet 1.4 Turbo de 150 cavalos associado com uma transmissão automática de dupla embreagem de 7 velocidades.
Os preços do Ottimo na China começam em 148.880 Yuans (R$ 52.300 reais) para o Ottimo 1.4 T-Jet DCT 7 marchas (carro azul das fotos).
A versão mais topo de linha, com caracterização esportiva, sai a a 162.800 Yuan (R$ 57.300 reais). Trata-se do Fiat Ottimo Sport 1.4 T-Jet DCT 7 marchas (modelo vermelho).
Talvez não seja tão "péssimo assim". Tomara que a Fiat traga para o Brasil e seja bom, pois achei indiscutivelmente bem mais bonito que o Bravo.
ResponderExcluirO problema da Fiat não é o design... Bravo e Linea são carros muito bonitos na minha opinião. A Marea Weekend era um carro belíssimo também.
ExcluirO problema da Fiat é a falta de tradição no segmento de carros médios. Nem aqui no Brasil e nem na Europa a Fiat emplaca em algum modelo além de 500/Panda/Palio/Uno/Punto.
E, claro, tem o problema da própria marca nivelar os seus modelos por baixo... Veja o Linea, por exemplo... É um bom carro, mas é inferior em acabamento e qualidade dos materiais se comparado aos carros de porte semelhante, tais como Cruze, Jetta, C4, Fluence, Civic e Corolla. OK, é bem mais barato... O preço dele começa nos R$ 59K e o carro é bem equipado mesmo na versão de entrada, a Essence.
Aí a Fiat me divulga que quer roubar compradores dos sedans pequenos top de linha com o Linea... Puxa, que complexo de inferioridade, não? Se comparado ao acabamento do Tempra fabricado até 1994, o Linea deixa bastante a desejar.
Talvez seja a velha história de mudar os personagens, mas a histórica continuar a mesma...
Ops... Corrigindo: "a história continuar a mesma"...
ExcluirEm tamanho eu ate concordo... mas a vergonha maior é um Jetta de 70 mil com motor ruim, aspero, antigo, 8 v e correia dentada!! isso é mais vergonhoso...
ExcluirNa verdade, vergonha maior ainda é depender do "ótimo" transporte coletivo neste país.
ExcluirO motor do Jetta é antigo e áspero, mas ruim... Nem de longe. Gozado que o 2.0 TSi usa basicamente o mesmo motor, mas o povo rasga seda para ele só porque é turbinado e tem cabeçote 16v.
É comprovadamente resistente e de bom torque em baixas rotações. E qual o problema da correia dentada? Ela dura menos tempo, mas é bem mais em conta para se trocar do que a corrente... Com a manutenção devida, a correia dentada tem boa durabilidade, embora menor do que a corrente.
Agora, piada de mau gosto é pagar R$ 75K, ou seja, mais caro ainda, num carro cujo câmbio automático é uma verdadeira piada, sendo lento, indeciso e com modo sequencial pífio, que nem o Cruze. E fora que o carro é pesado demais para o motor que tem... É 100 kg mais pesado do que o Jetta.
E isso, nem o Jetta "santanossauro" é assim. O câmbio tiptronic dele é muito mais eficiente, sendo fornecido pela Aisin, que também fornece essa mesma caixa para o C4 Lounge 2.0 16v.
Dirija ambos e veja qual é o melhor de se conduzir.
Abraços
O problema q no Brasil eles deixaram o carro pelado, com cambio "duallogic" e diversas peças do punto palio etc. Eles regridem o carro.
ExcluirMas acho que a Fiat já percebeu que até no BRASIL, se ela não melhorar os carros que não sejam os de entrada, vai continuar sem vender praticamente nada.
ExcluirNão sou fã do Cruze, mas ele ainda anda mais que o JettaSantana. Isso foi comprovado em vários testes de revistas. Se a VW trouxer o Jetta com motor 1.4 TSI o carro tem tudo pra ser um sucesso.
ExcluirPode ser, mas não anda tão a menos para se passar vergonha não. Muita gente fala asneira do Jetta e tenho certeza de que sequer dirigiu o carro para saber.
ExcluirE eu vivo dizendo isso: carro é um conjunto de fatores, não se faz tão somente de motor.
E o câmbio tiptronic do Jetta dá de 1000 a zero no "6 speed" do Cruze, que é simplesmente RIDÍCULO.
Os fãs da VW podem inventar, criar qualquer adjetivo, descrever qualquer vantagem para tentar salvar a pele do Jetta 2.0 com motor de 116 cv e câmbio manual vendido a R$ 67 mil....mas a verdade é uma só: o mercado rejeitou o carro, que virou mico e vende de forma miserável - se comparado com veículos da mesma categoria e preços superiores.
ExcluirAinda bem que o consumidor brasileiro - pelo menos nisso - está conseguindo discernir a tentativa da VW de empurrar uma versão anacrônica de um bom carro por preço turbinado. Que mofe nos salões e pátios das revendas. Fico com pena dos trouxas que compraram essa versão...
Pois é... Como se o Cruze também "valesse" R$ 72K na versão LT manual, né?
ExcluirMais caro do que um Corolla ou Civic. Só pra fãs da GM mesmo...
O carro virou dinossauro mesmo, mas ainda vende igual o novíssimo Línea. Não sei qual o mix de vendas, já que têm o clássico 2.0 TSI na conta. De qualquer forma, acredito que já tenha passado da hora de a VW retirar o 2.0 de 116 CV de linha. Talvez um com o motor 1.4 TSI e com preço compatível poderia turbinar um pouco as vendas do modelo.
ExcluirNão vão tirar tão cedo Max. A razão? É nas versões mais básicas e peladas que a facada é maior, ou seja, o ganho é maior. Para que incrementar o carro se não é possível aumentar o preço de venda de forma desproporcionada mantendo o mesmo nível de ganho?
ExcluirColocar o motor 1.4TSI irá 'encarecer' o carro, e se aumentar muito o preço, ele vai terminar concorrendo com as versões mais baratas de BMW e Mercedes à venda no Brasil e ai não tem como convencer consumidores - mesmo sem noção - que é 'um grande negócio' levar VW no lugar das marcas citadas. É o Brasil!
Traz ele com um motor turbo, por um preço legal e bem equipado. Beleza ele tem pra vender. só falta o resto.
ResponderExcluirNão moraria na China por uma série de fatores contrários aos direitos humanos e no tocante ao respeito ao meio ambiente, todavia identificar o espantoso crescimento do mercado automotivo daquele país é algo surpreendente.
ResponderExcluirEles conquistaram respeito, o mercado automotivo por lá está anos luz desenvolvido quando comparado ao brasileiro, ainda que pese o fato do nosso mercado ter tido claro desenvolvimento em tecnologia.
Concorrência é a palavra chave no oferecimento de preços mais competitivos e de melhor qualidade. Aqui padecemos por demais com carros simplificados e valores incompatíveis com o valor agregado.
Um dos problemas que impedem a Fiat de fazer sucesso no segmento dos médios é que ela não tem opção de câmbio automático pra seus carros, ou ao menos um automatizado avançado como o PowerShift da Ford.
ResponderExcluirA Fiat tem ótimos carros. Andei de Marea, Tempra, Tipo, Stilo etc são ótimos. O problema é quando saem de linha. Daí a coisa fica feia pra manter. O menos pior deles é o Stilo, pois com aquele motor powertrain GM/Fiat é mais tranquilo de fazer manutenção. O que te cobram um rim e um pulmão é pra consertar os 5cil dos Marea, um horror.
ResponderExcluirÉ... mas, uma coisa é vc citar motores "bons" (não tenho essa experiência, por isso não posso afirmar nem q sim, nem q não) das décadas de 1990/2000... Outra é considerarmos os motores vendidos hoje...
ExcluirÉ o que é feito, não o que pôde ter sido feito (ou que, corretamente, deveria estar sendo feito).
O fato é que, HOJE, a FIAT fabrica motores mancos!
Afirmo isso, por experiência própria e de forma comparativa, tendo em vista a concorrência existente...
Outra coisa é a péssima qualidade na montagem e na resistência dos carros! parecem de plástico!! Tenho um Punto Attractive (2012 / 1.4 / 8v), como primeiro carro que comprei da FIAT, para nunca mais... Ô bicho manco, fraco, frágil e beberrão...
Sei que eu não poderia esperar o desempenho de um Golf VII! Impossível! Mas, que é pior do que o mínimo aceitável pela categoria e pelo VALOR pago... Aaahhh isso é!!
Mas, no final, entendo q o problema pode até nem ser essa marca ou a outra, mas sim o país onde são fabricados, c a mão de obra que temos aqui...
Bah cara, Punto 1.4 é fraquinho! Aquele 1.4 da Fiat é ruim mesmo, até em Palio não é aquilo tudo. Anda quase igual meu Palio ELX 1.0 e gasta bastante. Eu dirigi o Punto Essence 1.6 e achei um puta carro.
ExcluirBom, já que isso parece ser de conhecimento geral ("Aquele 1.4 da Fiat é ruim mesmo, até em Palio não é aquilo tudo."), é correto vendê-lo, pelo preço que vendem...?!!
ExcluirSe dá para afirmar isso assim, acredito que a FIAT saiba dessa "missa" melhor até q vc e eu...
Mas, no final, o motor nem é o q, p mim, mata o carro (e a marca). O pior são os barulhos (c 6 meses), os enguiços (c 6 meses) e o fato de não resolverem quando levo à css, empurrando c a barriga o problema...
Por isso, reafirmo: FIAT nunca mais!!
É complicado, cara. Meu Palio tem 5 anos e 75 mil kms e tá show de bola. Alguma coisa que bate eu arrumei facil ou só agora foi aparecer, tipo agora que tá dando um barulho chato na traseira, deve ser no tampão do porta malas. Mas comparado a um Gol GIII que eu tinha, o Palio é ouro!
ExcluirMeu caro Vinícios, não me venha falar que Marea era um ótimo carro pois aquela porcaria precisa ir pra retifica a cada tantos quilometros rodados e paga-se um absurdo por isso!
ExcluirO Marea em si era um bom carro sim.
ExcluirO problema foi o pós-venda da Fiat, que orientava mal os consumidores com àquele papo de trocar óleo a cada 20.000 km.
Fora o pessoal que comprava o carro e não queria gastar com manutenção, achando que dava para mantê-lo como se fosse um Gol quadrado, usando óleo 20w50 e por aí vai...
kd o carlos falando mal desse carro? to estranhando ja.
ResponderExcluirNo Brasil em 2018, e se vier ainda.
ResponderExcluiro problema da fiat é nivelar seus carros pra baixa , falar q o linea agora é pra roubar clientes de sedans compactos é dose , se a propria empresa nivela por baixo seu produto quem vai dar valor a ele?!!claro q esse carro ai me parece outro tipo de pensamento , q se ele vie-se pra k com o poucas motificações mecanicas e mante-se a estetica seria uma excelente opção pro mercado , agora falar q todos os motores da fiat são "mancos" ai ja é d + , o cara comprou um punto 1.4 q tem relação peso/potencia um pouquinho melhor q carro 1.0 e quer desempenho?!!!! ai fica dificil , a fiat coloca o carro com esse motor so pra fazer numeros de vendas pro veiculo , pq todo mundo sabe q o punto pra começar a valer a pena e ter um desempenho no minimo "digno" é do 1.6 essence pra cima, o 1.4 anda menos ate q o uno ou palio 1.4 da propria marca tbm!!!!!abs
ResponderExcluirO carro ficou legal, mas o maior problema é aquele símbolo no meio do volante!
ResponderExcluirA Fiat deveria seguir o exemplo da VW e Toyota no qual elas dão longa vida a seus modelos, a exemplo do Golf e Corolla. Esse esquema de lançar um carro e depois tirar de linha deixa o consumidor com um pé atrás!
concordo 100% com seu comentario max , a fiat tem um serio problema de lançar um carro e depois de 2 , 3 anos tirar ele de linha o q deixa os seus proprietarios com uma verdadeira bomba pra consequir revender por um bom preço , tanto sedan com hatch medio a fiat tem esse problema foi assim com o stilo , agora vai ser com o bravo, pq ao inves disso faz como a volks , toyota e acrescento a ford nesse sentindo, poe um projeto novo no mercado mais mantem-se o nome ai sim a fiat iria criar uma confiança com o consumidor!!!!abs
ExcluirDesenhos externo e interno bem bonitos.
ResponderExcluirOttimo será sucesso. Vai vir para o Brasil. E acho que a Fiat vai começar a mudar a ideia dos brasileiros sobre ela fazer carros medios. Os carros que a Fiat faz no Brasil são bons e aguentam muito bem. Os futuros modelos medios serão bons, terão manutenção compativel com o mercado. Já e lider agora, e imaginem se ela começar a vender bons carros médios. Ai é que ninguem segura.
ResponderExcluirEu compraria um fácil !!
ResponderExcluirMuito bonito, e barato, por la, pelo menos.
ResponderExcluirPodia trazer esse câmbio para cá ne? Ou pelo menos equipar o Bravo com um motor beeeeeem mais potente!
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