A Mercedes-Benz apresenta oficialmente a versão station-wagon do novo Mercedes-Benz Classe C - veículo que chega ao mercado europeu para impor competição ao Audi A4 Avant e BMW série 3 Touring.
Em comparação com o Classe C anterior, esta station de quarta geração tem uma distância entre eixos 80 milímetros mais longa, permitindo uma ampliação de 45 milímetros no espaço para as pernas no banco traseiro.
No porta-malas, o Mercedes-Benz Classe C Estate oferece 1.540 litros de capacidade volumétrica, 10 litros a mais do que o antigo classe C, e comparável com os 1.500 litros do BMW Série 3 Touring, ambos superiores aos 1430 litros oferecidos no Audi A4 Avant .
Entre as novidades, a nova Station Wagon alemã permite a operação da porta-traseira sem o uso de mãos, apenas com a passagem do pé embaixo do para-choque traseiro.
Há também um mecanismo elétrico para dobrar os bancos traseiros, que se rebatem no acionamento de um botão. Eles podem ser separados em uma fração de 40:20:40 em vez de 60:40 do modelo anterior, o que dá mais flexibilidade.
O interior ostenta um painel com menos botões, ostentando uma tela central de 7 polegadas, que pode ser controlada por um comando insculpido e posicionado no console central.
Há também, opcionalmente, um head-up display e - pela primeira vez em um carro Mercedes - um sistema de conectividade que permite, por meio de uma aplicação de iPhone conhecer o nível de combustível, além de monitorar a localização do carro. O controle de temperatura também tem uma novidade: ele usa o sistema de navegação para fechar automaticamente a recirculação de ar quando o carro entra em um túnel.
Bluetooth é de série em toda a gama, e há um leque de recursos de segurança, incluindo faróis adaptativos, avisos de limite de velocidade, alerta de manutenção em pista e sistemas de frenagem automática.
Há também um sistema de auto-estacionamento, e , além do controle de cruzeiro adaptativo, um sistema "Stop & Go" mantém uma distância entre o seu carro e o que vai à frente, em tráfego pesado.
Mais leve
A nova Station Wagon do Mercedes-Benz Classe C pesa até 65 kg a menos do que seu antecessor, o que foi conseguido graças ao uso de alumínio em 49% da carroceria, além da adoção de aço de alta resistência.
Há também uma engenharia inteligente por baixo, com menos componentes de suspensão, que permitem menor peso e menor custo. A nova suspensão dianteira de quatro links amplia a precisão da dirigibilidade, sobretudo quando associada com a suspensão pneumática Airmatic.
Os motores serão, inicialmente, os mesmo do sedã. Ou seja, um 2.0 litros, injeção direta de quatro cilindros a gasolina com 179 cavalos, além de um 2.1L Twin-Turbo diesel common-rail em dois sabores: 168 cv ou 201 cv.
Preço
A Mercedes-Benz ainda não anunciou os preços do carro para o mercado europeu, mas espera-se algo em torno do equivalente a R$ 106 mil reais, quando chegar às lojas, no final de 2014.
Mercedes Classe C Estate: preço ~ R$ 106 mil, na Europa
Fabio Mendes
Pós-graduado em Engenharia de Computação (POLI-USP - Escola Politécnica da USP);
Graduado em Engenharia Civil (EE da Universidade Mackenzie - SP); Cursou Engenharia Metalúrgica na Escola Politécnica da USP (até o 4º ano);
Pós graduado em Administração Pública; Graduação em andamento em Ciência Política (UnB - Universidade de Brasília)
Postar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.