A Daimler anuncia a disponibilidade, no Brasil, da versão esportiva do sedã compacto CLA, o Mercedes-Benz CLA 45 AMG, com motor 2.0 turbo com 360 cv, associado com câmbio esportivo de sete marchas, suspensão especial e tração integral permanente. O preço é de R$ 289.900 reais.

Mercedes-Benz CLA 45 AMG

O motor AMG 2.0 turbo, associada com a transmissão SPEEDSHIFT DCT de sete velocidades, permite ao cupê de quatro portas acelerar de 0 a 100 km/h em 4,6 segundos, para atingir uma velocidade máxima de 250 km/h (limitada eletronicamente).

Mercedes-Benz CLA 45 AMG

Apesar de ser atualmente o motor quatro cilindros mais potente do mundo, o AMG 2.0 de 360 cavalos não descuida do meio-ambiente, pois conta com função ECO start/stop, que desliga o motor quando o carro está parado, para economizar gasolina.

Mercedes-Benz CLA 45 AMG

Transmissão esportiva AMG SPEEDSHIFT DCT com sete marchas

A transmissão esportiva AMG SPEEDSHIFT DCT com sete marchas tem três programas de condução, função de dupla debreagem e sistema RACE START (controle de largada) para máxima aceleração. A transmissão esportiva AMG DCT permite a troca de marchas sem qualquer interrupção da força de tração, e, em operação sequencial, anéis sincronizadores com área de fricção revestida de fibra de carbono aumentam a durabilidade e, ao mesmo tempo, otimizam o tempo de resposta.

Mercedes-Benz CLA 45 AMG

"Modo M momentâneo"

Outro item criado para aumentar a performance dinâmica e o prazer da condução, é o "Modo M momentâneo". Quando o automóvel estiver sendo usado nos modos C ou S, ele permite que o motorista ative o modo manual (M) sem ter que tirar as mãos do volante, pressionando uma vez qualquer uma das borboletas (shift paddles) de comando do câmbio. No modo M Temporário, o motorista experimenta o dinamismo e o desempenho das trocas manuais em todos os programas de comando automáticos, sem deixar de contar com trocas automáticas tanto para cima como para baixo. Isto permite que o condutor volte toda sua atenção ao impressionante desempenho do veículo.

Tração integral AMG 4MATIC voltada à performance

O CLA 45 AMG vem equipado de série com o sistema de tração integral variável AMG 4MATIC voltado à performance. Esse sistema da Daimler pesa 25% menos que as versões de tração integral oferecidas no mercado.

Mercedes-Benz CLA 45 AMG

Um eixo cardã com duas seções transfere a força do motor AMG 2 litros quatro cilindros turbo para o eixo traseiro. Para melhor distribuição de pesos, uma embreagem multidiscos controlada eletro-hidraulicamente é integrada ao diferencial do eixo traseiro. Qualquer deslizamento no eixo dianteiro é detectado imediatamente pela embreagem multidiscos. Nesse caso, uma bomba hidráulica pressiona instantaneamente os discos, juntando-os e transferindo o torque do motor para as rodas traseiras, sem que o motorista perceba.

A distribuição de forças é totalmente variável: em condução normal, o CLA 45 AMG utiliza tração dianteira, fornecendo o máximo de eficiência. Quando a dinâmica de condução exige, a transmissão variável AMG 4MATIC com tração integral divide o torque entre os eixos dianteiro e traseiro até uma proporção 50 : 50%. As variáveis que influenciam na distribuição de força são a velocidade do veículo, aceleração lateral e longitudinal, ângulo do volante, diferença de rotação entre as rodas, marcha selecionada e posicionamento do acelerador.

Programa eletrônico de estabilidade (ESP) com três estágios e Curve Dynamic Assist (Assistente de Curva Dinâmico)

Uma característica do CLA 45 AMG é a interação da tração integral AMG 4MATIC com o ESP de três estágios e o ESP Curve Dynamic Assist (Assistente de Curva Dinâmico). Os três estágios do ESP permitem que o motorista varie a dinâmica do veículo de acordo com sua preferência ao toque de uma tecla. Orientado para a segurança, o modo "ESP ON" ajuda a manter características de condução neutras. O sistema começa a intervir freando uma ou mais rodas e reduz o torque do motor quando detecta que as condições de operação se tornaram instáveis.



Um leve toque na tecla ESP ativa o modo “SPORT Handling" (Direção Esportiva). Este modo orientado para o dinamismo aplica as estratégias de controle do ESP mais tardiamente e aumenta o torque no eixo traseiro. Isto proporciona mais diversão ao volante para quem deseja explorar o potencial dinâmico do veículo. Pressionando a tecla ESP por mais tempo, é ativado o modo "ESP OFF". Neste modo, as funções ESP são desativadas. Por isso, o “ESP OFF” só deve ser usado por pilotos experientes e em pistas de corrida fechadas. De qualquer forma, por medida de segurança, quando o motorista pisa violentamente no pedal do freio nos modos "SPORT Handling" ou "ESP OFF", todas as funções do ESP são restauradas.

O ESP Curve Dynamic Assist complementa o sistema ESP, elevando-o à perfeição: em curvas feitas em velocidade, uma intervenção imperceptível nos freios das rodas do lado interno do percurso originam um movimento de rotação ao redor do eixo vertical do automóvel, resultando em maior precisão para o CLA 45 AMG e garantindo que o veículo permaneça sob controle todo o tempo. O Curve Dynamic Assist se adapta ao modo ESP selecionado pelo condutor. Nos modos "ESP SPORT Handling" e "ESP OFF", ele contribui para o anseio do motorista por maior agilidade e dinamismo de condução. O ESP Curve Dynamic Assist é uma função adicional do Electronic Stability Program (Programa Eletrônico de Estabilidade) que melhora de forma perceptível não apenas a agilidade, mas também a segurança ativa em situações críticas.

Suspensão esportiva AMG independente nos eixos dianteiro e traseiro

Como todos os automóveis AMG de alta performance, o CLA 45 AMG é dotado de uma sofisticada tecnologia de suspensão. A suspensão dianteira com três braços é dotada de cubos mais resistentes e de uma elastocinemática totalmente nova. Juntas mais rígidas são empregadas no plano dos braços inferiores, proporcionando comportamento mais ágil nas curvas e uma sensibilidade da superfície da estrada mais precisa e direta. As juntas mais rígidas também proporcionam maior rigidez na cambagem permitindo maior velocidade nas curvas. No desenvolvimento do eixo dianteiro, foi dada grande importância para atingir a melhor tração possível na condução dinâmica mais radical.

A suspensão traseira com quatro braços do CLA 45 AMG é um desenvolvimento totalmente novo. As buchas dos amortecedores foram totalmente adaptadas para proporcionar o máximo de dinamismo e controle na condução. O suporte do eixo traseiro conta com mancais mais rígidos para maior estabilidade na condução. O subchassi é rigidamente conectado à carroceria. A suspensão esportiva AMG com molas e amortecedores especialmente calibrados e barras estabilizadoras maiores permite grandes acelerações laterais e reduz a tendência à rolagem em curvas muito fechadas. O CLA 45 AMG importado para o Brasil vem de série com rodas de liga leve AMG de 19 polegadas.

Direção esportiva AMG sensível à velocidade e sistema de frenagem AMG de alto desempenho

A direção esportiva AMG Dual Pinion (com dois pinhões) com um sistema sensível à velocidade e relação de redução constante (14,5:1) proporciona alta precisão e agilidade. O motor elétrico é instalado em uma configuração especial para ocupar pouco espaço no sistema de direção. O sistema AMG de frenagem de alta performance com discos ventilados e perfurados com 350 x 32 milímetros na frente e 330 x 22 milímetros atrás, garante uma desaceleração imediata e confiável.

Design AMG

A semelhança do CLA 45 AMG com o CLS 63 AMG é absolutamente intencional. A linguagem de design original do Mercedes-Benz CLA foi enriquecida pela AMG com uma série de elementos característicos, criando um novo ícone de design. As proporções esportivas são enfatizadas ainda mais pela grade do radiador AMG com lâmina dupla e pela estrutura transversal do conjunto dianteiro, ambas pintadas de cinza titânio fosco. As grandes entradas de ar são emolduradas por aletas pretas que aumentam o fluxo de ar direcionado aos módulos de refrigeração posicionados logo atrás delas. Faróis bi-xenônio são equipamentos de série.



O aspecto cativante da lateral é criado pelos painéis das soleiras com insertos em preto brilhante. Outros elementos adicionais típicos dos modelos AMG topo de linha incluem as rodas AMG de liga leve pintadas de preto, além da inscrição "TURBO AMG" na lateral. Pinças de freios vermelhas reforçam a personalidade esportiva do automóvel. Visto de traseira, o CLA 45 AMG não traz apenas as aberturas das saídas de ar nos lados, mas também incorpora um grande difusor e uma seção de acabamento em preto brilhante.

A versão comercializada no Brasil é também equipada com o exclusivo Pacote AMG Night, que inclui vidros escurecidos, faixa da linha de cintura em preto anodizado, ponteiras de escapamento pretas com detalhes cromados, barbatanas do radiador em cromo prateado, divisor aerodinâmico dianteiro, espelhos externos e friso traseiro pintados de preto.

Interior

Qualidade impressionante, materiais de alta categoria e todo o dinamismo e exclusividade característicos da Mercedes-AMG: o interior do CLA 45 AMG não deixa nada a desejar. Bancos esportivos em couro vermelho e preto com pespontos contrastantes em vermelho, cintos de segurança vermelhos, volante multifuncional com base achatada e acabamento em Alcântara com as palhetas do câmbio e AMG DRIVE UNIT são equipamentos de série. Combinando perfeitamente entre si, figuram o acabamento em alumínio escovado do painel de instrumentos e as cinco saídas de ar da ventilação interna. O conjunto de instrumentos AMG transmite informações pelo display central colorido, o menu principal AMG e o RACETIMER.

O conforto interno é elevado ainda pelo ar-condicionado THERMOTRONIC com comando eletrônico. O CLA 45 AMG também é equipado de série com o sistema Comand Online com navegação GPS e Media Interface, com conexões para USB, iPod e MP3. O estacionamento é facilitado pela câmera de ré e as manobras podem ser feitas automaticamente por meio do Active Parking Assist.

Segurança

Como um veículo de alta performance, o CLA 45 AMG mereceu cuidados especiais neste sentido. Além da estrutura projetada para proteger a área dos ocupantes e das áreas de deformação programada na dianteira e traseira, que absorvem a energia em possíveis colisões, o automóvel dispõe de uma vasta gama de itens de segurança ativa e passiva.

Um total de sete airbags protege os passageiros: além dos dois frontais, há airbags laterais para o motorista e o passageiro da frente, um airbag para proteção dos joelhos do condutor e airbags de janela laterais em toda a extensão da cabine. Em caso de perda de pressão em algum dos pneus, o motorista é alertado imediatamente por um indicador no painel de instrumentos.

Um item importante também é a direção eletromecânica Direct Steer. Este sistema de assistência de direção proporciona melhor sensibilidade ao condutor em comparação com sistemas tradicionais na maioria das situações de uso e dá espaço para várias funções de assistência de direção ativadas pela unidade de controle do ESP (electronic stability control - programa eletrônico de estabilidade). Entre elas, estão o contraesterço em caso de saída de traseira, correção da direção em frenagens em superfícies com diferentes níveis de aderência, redução da influência da tração dianteira na direção e compensação de ventos laterais e inclinação lateral da estrada.

Mercedes-Benz CLA 45 AMG

Os equipamentos de segurança incluem também freios adaptativos (ABR) com sistema de assistência (BAS), pré-carregamento (PRIMING), secagem automática dos discos em caso de chuva e função HOLD, que mantém o carro freado sem necessidade do motorista manter o pé no pedal em semáforos ou paradas no trânsito. Outros itens importantes são o ATTENTION ASSIST, que alerta o motorista caso detecte sinais de cansaço ao dirigir, o controle de tração na aceleração (ASR) e o controle eletrônico da tração em cada roda (ETS). O sistema ISOFIX no banco traseiro facilita a instalação de cadeirinhas para crianças e bebês.

Mercedes-Benz CLA 45 AMG - Ficha Técnica

Cilindrada
1.991 cm³
Potência
265 kW (360 cv) a 6.000 rpm
Torque máx.
450 Nm entre 2.250 - 5.000 rpm


Peso
1.585 kg
Altura
1.416 mm
Largura
2.032 mm
Comprimento
4.691 mm
Capacidade do porta-malas
470 L
Capacidade do tanque do combustível
56/8 L
Pneus
235/35 R19
Aceleração 0-100 km/h
4,6 s
Velocidade máxima
250 km/h*
* limitada eletronicamente

11 Comentários

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  1. por esse meu coraçao balança e meu bolso tbm

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  2. Prefiro o Audi S3...tanto em estética quanto mecânica. Inclusive o Audi S3 anda mais que esse 45 AMG.

    http://www.car.blog.br/2014/05/audi-s3-x-bmw-m135i-x-mercedes-a45-amg.html

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    1. GOSTO É GOSTO E NÃO SE DISCUTE, PARA MIM O AUDI É O MAIS FEIO DE TODOS, EXTERIOR E INTERIOR PAVOROSO, POBRE DIGNO WV

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  3. Respostas
    1. 1001 vezes. O M135i com 6 canecos e 50% a mais de capacidade cúbica tem margem muito maior para upgrade de potência e custa bem mais barato.

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    2. A M135i também foi devidamente superada no 0 a 100 pelo Audi S3. Atenção, não foi o RS3, mas o S3 mesmo.
      Imagina o strike que não será quando chegar o Audi RS3....
      Não adianta, das três, a Audi é a top suprema.

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    3. Mais o 2.0 dela é muito mais do que o golf gti, quantos cavalos mais ele tem mesmo?são tantos que fica dificil de contar.

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  4. Espero que ninguém responda as indagações do Carlos. Nem precisa né...

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  5. SÓ PARA EFEITO DE COMPARAÇÃO ELE É VENDIDO NOS EUA POR 47 MIL DÓLARES...
    FAÇA AS CONTAS E VEJA O QUANTO VOCÊ É ROUBADO....

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  6. Belíssimo carro. Merças AMG´s são show de bola...

    Essas rodas mataram a pau.

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  7. ai fala que é o atual 2.0 mais potente por enquanto deixa chegar o rs3 de 400 cv ai quero ver.

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